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PublicouAgustina Antas Neiva Alterado mais de 8 anos atrás
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Motores a combustão interna e a Transmissão de sua potência
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O que sabemos sobre motores à combustão?
Motores diferentes para combustíveis diferentes? Motores aspirados e turbinados? 8 ou 16 válvulas? De onde vêm a potência dos motores à combustão? Como a potência do motor é transferida para as rodas? Todos os motores usam velas? Quais os ciclos de um motor? Motor em linha, em V ou boxer? Quais os sistemas de um veículo? Cilindradas?
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Motores a combustão interna
NICOLAS OTTO, alemão, é o inventor do motor de combustão por centelha; RUDOLF DIESEL, alemão, engenheiro, é o inventor do motor de combustão por compressão;
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Ainda existem outros tipos
Wankel – combustão interna porém sem pistões
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Constituição dos Motores
Motor de combustão interna: produção de calor no interior do próprio motor. O motor de combustão interna é um conjunto de mecanismos que transforma energia térmica em energia mecânica
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Principais partes do motor
Cabeçote, bloco e cárter
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Cabeçote do motor o cabeçote é a parte superior do motor;
são fabricados em ferro fundido ou alumínio.
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Bloco do motor o bloco é a parte central do motor;
normalmente construído de ferro fundido;
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Cárter do motor o cárter é a parte inferior do motor;
normalmente é o reservatório de óleo lubrificante.
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Principais Componentes no Cabeçote
Válvulas: as válvulas são usadas nos motores de quatro tempos. Controlam a entrada e saída de gases em cada cilindro do motor.
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VÁLVULAS Responsável pelo fechamento e abertura das válvulas nos motores de 4 tempos
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Principais Componentes no Cabeçote
Eixo de cames; Eixo de comando de válvulas; possui ressaltos ou cames para cada válvula. são fabricados em aço forjado ou ferro fundido.
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Principais Componentes no Bloco
Cilindro:o cilindro é um furo no bloco aberto nas duas extremidades.
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Principais Componentes no Bloco
Virabrequim ou árvore de manivelas:
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Principais Componentes no Bloco
Pistão: o pistão é fechado na parte superior e aberto na inferior. Apresenta ranhuras na parte superior para fixação dos anéis de segmento
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Principais Componentes no Bloco
Biela: em forma de haste, serve para transmitir o movimento linear alternativo do pistão para o virabrequim.
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Principais Componentes no Cárter
reservatório de óleo lubrificante; bomba de óleo lubrificante está localizada no cárter; fechamento da parte inferior do motor.
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Motores do Ciclo Otto motores de ignição por centelha;
utilizam a energia da centelha elétrica da vela de ignição para dar início a reação de combustão.
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Motores do Ciclo Diesel
motores de ignição por compressão; utilizam o aumento da temperatura devido a compressão de uma massa de ar para dar início a reação de combustão
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Motores de 4 Tempos Realiza o ciclo em quatro cursos;
Realiza o ciclo em duas voltas (720o) na árvore de manivelas
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Motores de 2 Tempos Realiza o ciclo em dois cursos;
Realiza o ciclo em uma volta (360o) na árvore de manivelas
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Motores do ciclo otto de 4 tempos
Os motores do ciclo otto de quatro tempos admitem mistura de ar e combustível.
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Motores do ciclo diesel de 4 tempos
Os motores do ciclo diesel de quatro tempos admitem somente ar. Não Há centelha (faísca)
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Motores do ciclo otto de 2 tempos
Os motores do ciclo otto de dois tempos admitem mistura de ar,combustível e óleo lubrificante.
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Funcionamento básico dos motores de 4 tempos
Primeiro curso: Admissão Ar + combustível
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Funcionamento básico dos motores de 4 tempos
Segundo curso: Compressão
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Funcionamento básico dos motores de 4 tempos
Terceiro curso: Expansão
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Funcionamento básico dos motores de 4 tempos
Quarto curso: Descarga Resíduos da combustão
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Motor 4 tempos
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Abertura e fechamento de válvulas
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Funcionamento básico dos motores de 2 tempos
Primeiro curso: compressão e admissão no cárter. Segundo curso: expansão, admissão no cilindro e descarga.
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Sistemas de Alimentação do motor Circuito de Ar
Responsável pelo suprimento de ar e combustível ao motor
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Ocorre diferente para os diferentes tipos de motor
Otto Diesel Injeção eletrônica Veículos carburados
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Quanto à forma de entrada de ar
Admissão do ar por meio do vácuo criado pelo movimento descendente do pistão: motor aspirado sob pressão: motor turbinado
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Circuito de combustível DIESEL
Injeção de combustível atomizado, sob pressão, no interior da câmara de combustão de cada cilindro segundo a ordem de ignição do motor; Pressão de injeção: 2000 bar
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Bomba injetora Dosagem e controle da injeção de combustível sob pressão
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Bomba alimentadora Bomba alimentadora: baixa pressão – bombeamento do combustível do tanque até a bomba injetora
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SISTEMA DE ARREFECIMENTO
O sistema de arrefecimento é um conjunto de dispositivos eletromecânicos Tem como função controlar a temperatura dos motores de combustão interna. Alta temperatura Combustão - Calor
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Sistema de arrefecimento
25-35% do calor é transformado em trabalho mecânico; 65-75% é liberado para o meio ambiente: por radiação direta, gases do escape e pelo sistema de arrefecimento. Motor CALOR Radiação direta SISTEMA DE ARREFECIMENTO Gases do escape Trabalho útil Trabalho para vencer resistências
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Meios arrefecedores Os meios arrefecedores usados são o ar e a água.
(origem nas guerras) O meio arrefecedor entra em contato com as partes aquecidas do motor, absorver calor e transfere para o meio ambiente.
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TIPOS DE SISTEMAS DE ARREFECIMENTO
Sistema ar de circulação livre ou forçada; Sistema ar e água de termossifão ou de Circulação Forçada
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Sistema ar-água de arrefecimento
Usa AR e ÁGUA como meios arrefecedores. A água absorve o calor dos cilindros e transfere para o ar através de um radiador.
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Tipos de sistemas ar-água
Termossifão Circulação forçada
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Sistema ar-água de circulação forçada
Usado nos tratores agrícolas
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SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO
O sistema de lubrificação tem como função distribuir o óleo lubrificante entre partes móveis do motor para diminuir o desgaste, o ruído e auxiliar no arrefecimento do motor.
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Sistema de lubrificação
Nos motores de quatro tempos o óleo lubrificante é armazenado no cárter e o fluxo de óleo é feito sob pressão através de galerias existentes no motor. Nos motores de dois tempos do ciclo Otto o óleo lubrificante fica misturado com o combustível no tanque. Óleo lubrificante 4 tempos OTTO/DIESEL 2 tempos OTTO Cárter do motor Tanque de combustível
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Sistema de mistura com o combustível
Utilizado nos motores de 2 tempos do ciclo OTTO; O óleo é misturado no combustível na proporção de 1:20 a 1:40.
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Sistemas de Transmissão da potência
Em máquinas agrícolas (também em nossos veículos) necessitamos de transferir a energia do motor para as rodas para gerar movimento além de acionar implementos agrícolas. Exemplo- trator
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SISTEMA DE TRANSMISSÃO
Mecanismos responsáveis pela recepção, transformação e transmissão da potência do motor até os locais de sua utilização nos veículos. Nos tratores agrícolas os locais de utilização de potência são: tomada de potência, sistema hidráulico do engate de três pontos e barra de tração
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Tipos de mecanismos de transmissões
Transmissão mecânica : contato direto das engrenagens Transmissão hidráulica : realizada por meio de fluxo de óleo. Transmissão hidromecânica : associam-se componentes de transmissão hidráulica e mecânica.
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Transmissões mecânicas
Contato direto de engrenagens (mais comum)
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Componentes do sistema de Transmissão
Embreagem-caixa de marchas-diferencial-redução final
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Componentes do sistema
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Embreagem do volante
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Caixa de marchas (Câmbio)
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Diferencial
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Diferencial: satélites-planetárias
Semi-eixo DESLOCAMENTO EM LINHA RETA DESLOCAMNETO EM CURVAS
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Sistema Elétrico Diferente para ciclo otto e diesel;
Tem como função auxiliar na partida dos motores; Controlar a iluminação do veículo; Nos motores do ciclo otto controla e produz centelha elétrica para combustão; Nos motores do ciclo diesel não faz parte do processo de combustão. Sistemas de baixa e alta tensão
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Componentes básicos do sistema
Bateria Alternador Motor de partida
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Componentes do motor de partida
Volante
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SISTEMA HIDRÁULICO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
O Sistema Hidráulico permite maior versatilidade no uso das máquinas agrícolas; Permite transmitir força para diversos pontos da máquina; Permite movimentar partes de máquinas a distância por fluxo de óleo através de mangueiras de alta pressão ( ).
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Sistema hidráulico Mecanismo de transmissão de força através de fluxo de óleo sob pressão. O óleo é incompressível e lubrificante.
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Constituição básica do sistema
Reservatório Filtro Bomba Válvula de controle Alavanca do operador Cilindro hidráulico Bomba de engrenagens
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Engate de 3 pontos Levantar máquinas Abaixar máquinas
Controle de profundidade em de máquinas de solo Controle de altura em de máquinas de superfície
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Para Vocês (cai na Prova!!!):
O que é o ciclo otto e ciclo diesel em motores. O que é um motor de 2 e 4 tempos? Onde é adicionado o óleo de lubrificação em um motor 2 tempos? Qual a função do diferencial? Quais os ciclos de um motor 2 e 4 tempos?
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vídeo Montagem de motor e seus ciclos Lubrificação do motor
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Obrigado a todos!!! Valeu!!!!!!!!
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