A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Artes AULA DIGITAL E PLANO DE AULA 8º Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Artes AULA DIGITAL E PLANO DE AULA 8º Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Artes AULA DIGITAL E PLANO DE AULA 8º Equipe responsável pela produção
Produtoras da Aula: Cássia Reis e Miriam Henriques Revisora da Aula: Gisele Alves (Dezembro/2014) Coordenadora de Disciplina: Lêda Aristides Disciplina Ano Aula número Artes Cênicas 8º ano 7 Tema da Aula Digital Jogo Teatral: Ação, Personagem e Espaço Cênico

2 Competências e Habilidades envolvidas
Artes Ano PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Conhecer as várias funções existentes num espetáculo teatral; Entender a importância do trabalho em equipe para a realização efetiva de uma montagem teatral; Elaborar um mapa conceitual próprio, para criação de espetáculo teatral; Valorizar a linguagem teatral; Desenvolver a compreensão formal e estética de uma apresentação cênica. Agir e interagir criticamente diante de uma apresentação teatral. Referencial Teórico BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte - terceiro e quarto ciclos:Secretaria Fundamental de Educação. – Brasília: MEC / SEF, 1998. JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino de teatro. Campinas, SP: Papirus, 2001. PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999. RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Multieducação: O ensino do Teatro. Rio de janeiro, 2008 (Temas em Debate). RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares de Artes Cênicas. Rio de Janeiro, 2009.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Artes Ano PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5 a 7

4 Artes Atividade 1: Relembrando
Ano Atividade 1: Relembrando Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade faz referência à aula anterior. Relembre os conceitos estudados na aula 6, do 8º ano, na Plataforma Leve para a sala de aula o vídeo sugerido aqui e converse com seus alunos a respeito. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Vídeo sugerido: Vídeo do aluno: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Opcional

5 Artes Atividade 2: Apresentação inicial
Ano Atividade 2: Apresentação inicial Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, pergunte aos alunos sobre a expressão “jogo teatral”. Este é um momento importante porque a expressão tende a causar uma certa confusão. Nos estudos de teatro “jogo teatral” pode tomar duas direções distintas. A primeira, e usada nesta aula, fala do jogo teatral como a própria representação e seus elementos de encenação; como um conceito pedagógico da disciplina teatral. A segunda trata do jogo como uma estratégia pedagógica ou uma atividade. Isto é, como um improviso, exercício ou dinâmica. Vide os jogos de Viola Spolin ou Augusto Boal. Nesta atividade informe aos alunos o que ele irá aprender sobre o Jogo Teatral. Leve um vídeo de uma cena de teatro e faça as seguintes perguntas: Quem são esses personagens? (Personagens) Onde acontece essa cena? (espaço) O quê eles estão fazendo? (Ação) Fonte da Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Sugestão de vídeo: Tempo de duração da atividade: 5 Minutos Organização da sala de aula: Opcional.

6 Artes Atividade 3: Pergunta-desafio
Ano Atividade 3: Pergunta-desafio Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, faça a pergunta-desafio aos alunos e analise as respostas. Uma sugestão é perguntar a eles: “Quando vocês assistem a uma peça ou a um filme, o que vocês são naquele momento?”. A palavra plateia e/ou espectador deve vir à tona. Essa é uma forma de introduzir os alunos na dinâmica do conceito do Jogo Teatral. Eles se dão conta de que a plateia é fundamental para que o Jogo Teatral aconteça. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Sugestão de vídeo: Acessando o link acima os alunos assistirão um trecho de uma apresentação da companhia francesa “Theatre du Soleil”. Chame a atenção dos alunos para os elementos do jogo: O Quê, Quem e Onde. Interessante nesse vídeo é que o “onde” se transforma ao longo da cena através da manipulação do cenário e objetos de cena. Tempo de duração da atividade: 15 Minutos Organização da sala de aula: opcional

7 Artes Atividade 4: Por que isso é importante?
Ano Atividade 4: Por que isso é importante? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, essa atividade está diretamente ligada a atividade anterior porque explicita os elementos do Jogo Teatral. Reforce o fato de que compreender a dinâmica desses elementos é importante em 3 situações: sendo plateia, pois podem fruir melhor o Jogo Teatral; sendo atores, pois fazem a ação acontecer, enquanto personagens; sendo encenadores (cenógrafos e diretores), pois criam o “onde”, o espaço cênico. Uma sugestão que pode ser divertida é perguntar em quais dessas situações eles preferem estar. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 Minutos Organização da sala de aula: Opcional

8 Artes Atividade 5 a 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Ano Atividade 5 a 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos no momento do 1º Educoquiz composto por três questões cujo o objetivo é verificar se o aluno está acompanhando as informações básicas que foram transmitidas até aqui. Verifique os feedbacks de cada um e esclareça possíveis dúvidas. Se quiser pode fazer uma correção coletiva, usando o datashow. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 Minutos Organização da sala de aula: Opcional

9 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Artes Ano SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 9 a 12 Checagem ATIVIDADE 13 a 16

10 Artes Atividade 8: Momento de reflexão
Ano Atividade 8: Momento de reflexão Orientações práticas de aplicação dessa atividade Entramos no conceito de “jogador” que é trabalhado no jogo da Pucca. Antes de partir para o jogo (que mostra uma imagem com atores no palco observados pela plateia.) é interessante perguntar aos alunos sobre quem seriam os jogadores do jogo teatral. Quem participa do jogo. Lembrar que na atividade 3 (pergunta-desafio) isso já foi abordado. O jogo pode comprovar a resposta (caso tenha sido respondida) ou ajudar a responde-la. É importante lembrar que sem a presença da plateia, não há motivo para que aconteça o jogo teatral. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Acessando o link o aluno será levado ao jogo do teatro da Pucca. Onde a plateia interfere nas cenas de teatro do improviso. Acessando o link o aluno será levado ao quebra-cabeças cuja imagem mostra atores e plateia. Tempo de duração da atividade: 10 Minutos Organização da sala de aula: Opcional

11 Artes Atividade 9: Relembrando O Quem, O Que e O Onde
Ano Atividade 9: Relembrando O Quem, O Que e O Onde Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, esta atividade tem como objetivo relembrar os elementos do Jogo Teatral e suas respectivas perguntas. Uma sugestão é pedir a um aluno que vá a frente para interpretar uma personagem realizando uma ação. Por exemplo: Um velho fazendo a barba. Você pode perguntar aos alunos: Quem é ele? O que ele está fazendo? Onde ele provavelmente está? Pode ser divertido! Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 Minutos Organização da sala de aula: Opcional

12 Artes Ano Atividade 10: Quem? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nesta atividade você pode pedir aos alunos que dêem exemplos de personagens que eles gostariam de interpretar. Também pode fazer um jogo de mímica das profissões. Sem falar, apenas com a interpretação corporal, o aluno irá representar um profissional (médico, professor, dentista, bailarina, outros). A turma precisará identificar qual personagem está sendo interpretado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Site sugerido para os alunos: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Opcional

13 Artes Ano Atividade 11: O Que ? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nesta atividade você pode utilizar a imagem do slide da Aula Digital e pedir aos alunos que dêem outras ações compatíveis a um cavaleiro medieval. É importante dizer que os personagens realizam várias ações dentro de uma peça. Relembre o exercício anterior realizado com os alunos (mímica das profissões) onde só foi possível descobrir as profissões dos personagens por conta das ações realizadas pelos atores. Assista ao vídeo da aula e peça para os alunos anotarem pelo menos três ações observadas. Explique a diferença de ação e movimento. A ação sempre tem um objetivo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Vídeo sugerido na aula: Tempo de duração da atividade: 10 Minutos Organização da sala de aula: Opcional

14 Artes Ano Atividade 12: Onde ? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nesta atividade, peça aos alunos que dêem outros exemplos de espaço onde a personagem poderia estar. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Neste jogo os alunos devem supor o espaço do jogo teatral a partir das ações da personagem. Tempo de duração da atividade: 15 Minutos Organização da sala de aula: Sala com computadores e acesso a internet

15 Artes Atividade 13 a 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Ano Atividade 13 a 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aqui é o momento de testar o conhecimento do aluno em relação ao que ele já aprendeu até o momento. Esclareça as dúvidas, quando necessário, durante o feedback. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A atividade é um webquest. A cada resposta correta ele soma uma pontuação e acrescenta mais conhecimento à resposta. Tempo de duração da atividade: 3 Minutos Organização da sala de aula: Opcional

16 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Artes Ano TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 17 a 22 Checagem ATIVIDADE 23

17 Artes Atividade 17: Os Elementos do Jogo Teatral : Quem? O Quê? Onde?
Ano Atividade 17: Os Elementos do Jogo Teatral : Quem? O Quê? Onde? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, esta atividade tem como objetivo relembrar os elementos do Jogo Teatral e suas respectivas perguntas, preparando assim para as próximas atividades. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Opcional

18 Artes Atividade 18: Tipos de Personagens
Ano Atividade 18: Tipos de Personagens Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o tema personagem é reforçado. Uma sugestão é perguntar aos alunos que personagens humanos, animais ou fantásticos eles se lembram. Personagens de cinema podem ser uma boa forma de fazer esse exercício. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link levará o aluno a uma cena do espetáculo: O Mágico de OZ com as personagens: Dorothy, Homem de Lata, Espantalho e Leão. Tempo de duração da atividade: 5 Minutos Organização da sala de aula: Opcional

19 Artes Atividade 19: Composição de Personagens
Ano Atividade 19: Composição de Personagens Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nesta atividade o tema personagem é aprofundado. Deixe claro a necessidade de que o ator tem que entender quem é o personagem para interpretá-la. O link do slide leva a um questionário que o aluno-ator pode fazer para exercitar a criação do personagem. Em seguida, se quiser, você pode fazer alguns exercícios de improvisação. exercício 1 – Talk show - o personagem é entrevistado em um programa de televisão. Os colegas de turma podem ajudar fazendo as perguntas da entrevista. Exercício 2 - Dois ou mais personagens se encontram na sala de espera de um consultório médico. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Link sugerido ao aluno: Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: A turma deverá formar uma plateia e os alunos se revezarão nas apresentações.

20 Artes Atividade 20: Caracterização da Personagem
Ano Atividade 20: Caracterização da Personagem Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, essa atividade continua o tema “personagem”. Dessa vez, abordando elementos que podem ajudar o ator a construir e interpretar seu personagem (figurino, adereços e maquiagem). Você pode perguntar aos alunos que outro figurino ou adereços poderiam servir a um cavaleiro medieval. Uma sugestão é escolher outro exemplo de personagem e pedir diferentes sugestões de figurino e adereços para compor aquele personagem. Ex: “Se nosso personagem é uma senhora de 80 anos, como seria o seu figurino? Em seguida convide os alunos para um jogo de vestir super –heróis. Nele os alunos escolhem se o herói é homem ou mulher, suas roupas e acessórios. Após escolher, basta arrastar o objeto até a imagem do personagem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Professor o link do site do jogo sugerido acima é: é: Tempo de duração da atividade: 10 Minutos Organização da sala de aula: Opcional

21 Artes Atividade 21: Espaço do Jogo Teatral
Ano Atividade 21: Espaço do Jogo Teatral Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nesta atividade, retornaremos ao tema espaço cênico. Peça aos alunos outras opções de espaço para o cavaleiro medieval. Para o exercício sugerido no slide peça que cada aluno escreva em um papel uma sugestão de espaço cênico e coloque em uma caixa para sorteio. Em seguida forme duplas ou grupos. Os alunos deverão interpretar os personagens criados no exercício anterior se encontrando no espaço sorteado. Os alunos podem utilizar adereços e figurinos. Uma observação importante é lembrar que os adereços podem estar no cenário e não apenas no figurino. Dê exemplos (flores num vaso, produtos de beleza numa cômoda e outros). Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: A turma deverá formar plateia e os alunos se revezarão nas apresentações.

22 Artes Atividade 22: A Ação Dramática
Ano Atividade 22: A Ação Dramática Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, nesta atividade, relembramos e aprofundamos um pouco mais o tema da ação. Fale das ações internas e externas. Diga aos alunos que quando um ator está atuando ele está o tempo todo realizando ações, sejam elas internas ou externas. Porém não são quaisquer ações e sim ações dramáticas, com foco no Jogo Teatral. É importante lembrar que a ação dramática é movida pelo conflito da história. Peça exemplos aos alunos e, se quiser, peça a um aluno para vir a frente da turma fazer demonstrações. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem link do vídeo sugerido no slide: Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Opcional

23 Artes Atividade 23 a 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Ano Atividade 23 a 27: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Agora é o momento de testar o conhecimento dos alunos e saber o que mais eles aprenderam. Desfaça, as dúvidas sobre o tema, que ainda persistirem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 4 Minutos Organização da sala de aula: Em círculo

24 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Artes Ano QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 28

25 Artes Atividade 28: Você está sendo desafiado
Ano Atividade 28: Você está sendo desafiado Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, os alunos terão a chance de colocar em prática de forma criativa o aprendizado teórico desta aula. A criação e preparação desta performance pode ser durante o tempo de uma aula e a apresentação pode ser feita em outra aula. Ou, se for mais conveniente, você pode conduzir a dinâmica para algo mais simples e limitar a preparação para um tempo menor. Forme os grupos, para casa um será dado um tema. Sugestões de temas: (Preconceito, Drogas, Violência, Gravidez na Adolescência w outros) Peça que os alunos respondam as perguntas do quadro rosa do slide. Quando for iniciar as apresentações, lembre que a plateia também faz parte do jogo teatral. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 50 Minutos Organização da sala de aula: A turma deverá formar plateia e os alunos se revezarão nas apresentações.

26 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Artes Ano QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 29 Resumo ATIVIDADE 30 Próximo tema ATIVIDADE 31

27 Artes Atividade 29: Construindo um resumo
Ano Atividade 29: Construindo um resumo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Solicite que o aluno faça um resumo ilustrado do que aprendeu na aula. Este resume pode ser uma colagem, um glossário ilustrado, um texto ou mesmo com o auxilio do wordle: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem , Tempo de duração da atividade: 5 Minutos Organização da sala de aula: Opcional

28 Artes Atividade 30: Educosíntese
Ano Atividade 30: Educosíntese Orientações práticas de aplicação dessa atividade Este é um momento de verificação do conteúdo, veja se as palavras destacadas foram abordadas nos resumos. Faça um debate/apresentação dos trabalhos com os alunos, volte a atividade 2 e veja se eles conseguiram atingir os objetivos propostos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 Minutos Organização da sala de aula: Em círculo

29 Artes Atividade 31: Na próxima aula...
Ano Atividade 31: Na próxima aula... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, apresente o tema da próxima aula, estimule a curiosidade dos alunos fazendo algumas perguntas como: Você sabe o que é coxia? Boca de cena? Proscênio? Fosso de Orquestra? Em seguida assista com eles o vídeo sugerido e tire as dúvidas que surgirem! Para seu auxílio visite o glossário de teatro sugerido a baixo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Vídeo sugerido: Glossário de teatro: Tempo de duração da atividade: 5 Minutos Organização da sala de aula: Opcional

30 Artes Ano PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Caso tenha tempo e interesse, você pode usar o método de improvisação da Viola Spolin baseado nas três perguntas (Quem, O quê, Onde) para fazer alguns jogos e cenas improvisadas. Deixe claro que o aluno não deve contar, mas mostrar. Divirtam-se! PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Peça aos alunos que escolham uma letra de música para servir de base para uma cena. Eles devem fazer uma análise da letra e anotar tudo o que puderem sobre o quem, o que e o onde. Com essas informações devem cria uma cena sem fala que deverá ser interpretada ao som da música. O resultado deve ser mostrado em sala de aula!


Carregar ppt "Artes AULA DIGITAL E PLANO DE AULA 8º Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google