A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEIO AMBIENTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEIO AMBIENTE."— Transcrição da apresentação:

1 MEIO AMBIENTE

2 Reflexão Inicial Que fatores podem ter estimulado as empresas a buscarem a gestão ambiental? Por que um bom desempenho ambiental tornou-se um diferencial competitivo no mundo dos negócios? início

3 Sociedade mais alerta e exigente
NOVA CONSCIÊNCIA HUMANA Sociedade mais alerta e exigente As leis tornam-se mais severas; Crescem as iniciativas e movimentos em torno das questões ambientais no mundo; Os clientes passam a exigir a qualidade ambiental fazendo com que as questões ambientais sejam consideradas no mundo dos negócios; Não existem bons negócios em sociedades falidas.

4 NOVA CONSCIÊNCIA HUMANA
CATALISADORES DA NOVA CONSCIÊNCIA HUMANA GRANDES ACIDENTES AMBIENTAIS INTENSIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA AMEAÇADAS

5 O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE
“FLUXO CONTÍNUO E PERMANENTE DE PROCESSOS NATURAIS, HISTÓRICOS, CULTURAIS, SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS QUE OCORREM ATRAVÉS DE UMA REDE DE RELAÇÕES INTERDEPENDENTES”. Esta rede de relações funciona como uma teia delicada onde todos estão inseridos: A TEIA DA VIDA!

6 Atividades Humanas x Sistema Natural
Ar, Água, Alimento, Matéria-Prima, Energia Utiliza / Modifica Atividades Humanas Sistema Natural Meio Físico – Ar, Água e Solo Meio Biótico – Fauna e Flora Reage Resíduos Sólidos, Líquidos, Gasosos, Energia

7 PROBLEMAS AMBIENTAIS POLUIÇÃO

8 O CONCEITO DE POLUIÇÃO De acordo com a Lei 6938, de 31/08/81, que dispõe sobre a Política Nacional de Meio Ambiente, a POLUIÇÃO é definida como: “A degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: - prejudiquem a saúde, a segurança e o bem estar da população; - criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; - afetem desfavoravelmente a Biota (conjunto de seres vivos de um ecossistema); - afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; - lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos”.

9 PROBLEMAS AMBIENTAIS ORIUNDOS DO DESENVOLVIMENTO

10 DESERTIFICAÇÃO ESCASSEZ DE ÁGUA

11 Imagine se toda a água do planeta fosse colocada numa garrafa...

12 “ QUEM TIVER ÁGUA TERÁ PODER. A ÁGUA SERÁ O PETRÓLEO DESTE SÉCULO.
QUEM CONTROLAR A ÁGUA CONTROLARÁ UMA DAS MAIS DESEJADAS RIQUEZAS DO FUTURO IMEDIATO ”. Jornal Tarde 06/06/99

13 REDUÇÃO DA BIODIVERSIDADE
EXTINÇÃO DE ESPÉCIES

14 EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA ANO 2000

15 Evolução da População Mundial
Ano População (Bilhões) 1650 0,5 1850 1,0 1930 2,0 1950 2,4 1970 3,6 1990 5,4 (4,2 em países em desenvolvimento) 2000 6,1 (4,9 em países em desenvolvimento) 2010 7,2 2025 8,4 2050 9,6

16 Evolução da População no Brasil
Ano Pop. Total Pop. Urbana % Pop. Rural 1940 31,2 68,8 1950 36,2 63,8 1960 44,7 55,3 1970 55,9 44,1 1980 67,7 32,3 1991 75,5 24,5 2000 81,2 18,8

17 POBREZA DESIGUALDADES SOCIAIS

18 FOME

19 DEGRADAÇÃO HUMANA MISÉRIA

20 GUERRAS CONFLITOS

21 TERROR VIOLÊNCIA ÓDIO

22 ... CORRUPÇÃO, DESEMPREGO, CRIMINALIDADE, ALIENAÇÃO, VIOLÊNCIA...
... QUADRO DE INDIVIDUALISMO E DE DESCRÉDITO DOS VALORES HUMANOS....

23 Os problemas ambientais são tantos e tão graves que muitos se perdem no entendimento destes...

24 PROBLEMAS AMBIENTAIS GLOBAIS

25 EFEITO ESTUFA Efeito provocado pelo acúmulo de CO2 e outros gases na atmosfera, oriundos das indústrias, queima de florestas e veículos. Estes gases agem como uma barreira evitando a dissipação do calor que é irradiado pelo sol. Dessa forma, a Terra permanece quente semelhante a uma estufa.

26 EFEITO ESTUFA CONSEQÜÊNCIAS
A mudança de temperatura da Terra provoca alterações climáticas que afetam a agricultura e os Ecossistemas. Nas áreas costeiras podem ocorrer inundações em conseqüência do aumento de volume das águas que ocorrem devido ao degelo das calotas polares provocado pelo aumento da temperatura da Terra.

27 Atualmente foi detectada a existência de uma nuvem de poluentes que se estende do Japão ao Afeganistão, no sentido leste–oeste, e da China à Indonésia, no sentido norte–sul, abrangendo uma região da Ásia em que vive um quinto da humanidade. De tonalidade marrom e tamanho equivalente a três Brasis, essa nuvem de venenos tem 3 quilômetros de espessura e representa 1,5% da atmosfera na região. Trata-se da mais densa e ampla concentração de poluentes já detectada. Nuvens parecidas flutuam ocasionalmente sobre os Estados Unidos e a Europa, mas nenhuma teve igual tamanho e durabilidade.

28 CAMADA DE OZÔNIO Camada constituída de moléculas de O3, localizada a cerca de 50 Km acima da superfície da Terra. Essa camada age como um grande guarda-sol filtrando cerca de 99% dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, e que podem causar câncer de pele e outros danos às espécies vivas.

29 BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO
CFCs, compostos de Cloro, Flúor e Carbono, presentes em aerossóis e sistemas de refrigeração que quando lançados no ar, reagem com o ozônio destruindo as suas moléculas.

30 CHUVA ÁCIDA Provocada pela emissão de óxidos de enxofre (SOx), óxidos de nitrogênio (NOx) provenientes de plantas industriais, veículos auto-motores, metalúrgicas e siderúrgicas que quando lançados para a atmosfera se combinam com o vapor d’água, gerando ácido nítrico e sulfúrico. A acidez excessiva de corpos d’águas podem afetar algumas espécies vivas que neles vivem, podendo levá-las à morte.

31

32 O PODER DAS PESSOAS PASSA A SER AVALIADO
O CULTO AO CONSUMISMO O PODER DAS PESSOAS PASSA A SER AVALIADO A PARTIR DOS SEUS BENS MATERIAIS

33 Todos estes problemas promovem impactos sociais e ambientais na sociedade como um todo exigindo que as questões sócio ambientais sejam consideradas e priorizadas com mais rigor por todos. As empresas, em particular, desempenham um papel fundamental na busca da solução destes problemas.

34 No âmbito mundial está acontecendo uma grande mobilização, de todos os setores da sociedade, no sentido de criar mecanismos para aplicar o Modelo de Desenvolvimento Sustentável

35 CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
LANÇADO EM 1987 NO RELATÓRIO "NOSSO FUTURO COMUM”, PELA COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, TAMBÉM CONHECIDA COMO COMISSÃO DE BRUNDTLAND. “MODELO DE DESENVOLVIMENTO CAPAZ DE SUPRIR AS NECESSIDADES DA GERAÇÃO ATUAL SEM COMPROMETER A CAPACIDADE DE ATENDER AS NECESSIDADES DAS FUTURAS GERAÇÕES”.

36 EM BUSCA DO

37 EM BUSCA DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO: TAMBÉM CONHECIDA COMO CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE HUMANO. FOI REALIZADA EM JUNHO DE 1972, EM ESTOCOLMO, SUÉCIA. CONVENÇÃO DE VIENA PARA A PROTEÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO ESTA CONVENÇÃO, REALIZADA EM MARÇO DE 1985, TEVE O OBJETIVO DE DISCUTIR OS MECANISMOS PARA EVITAR OS IMPACTOS RESULTANTES DAS MODIFICAÇÕES DA CAMADA DE OZÔNIO, ESTABELECENDO MEDIDAS E DESENVOLVENDO PROTOCOLOS COM ESTE PROPÓSITO. COMO RESULTADO DESTA CONVENÇÃO FOI ESTABELECIDO O PROTOCOLO DE MONTREAL

38 EM BUSCA DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONFERÊNCIA MUNDIAL DA INDÚSTRIA SOBRE A GESTÃO DO MEIO AMBIENTE REALIZADA EM 1991, DIRIGIU ÀS EMPRESAS A CARTA EMPRESARIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. MUITAS EMPRESA SE TORNARAM SIGNATÁRIAS DESTA CARTA, ASSUMINDO O COMPROMISSO DE PRATICAR OS PRINCÍPIOS NELA ESTABELECIDOS, ENTRE ESTES A INSERÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL NOS SEUS MODELOS DE GESTÃO. CONFERENCIA RIO-92 CONHECIDA TAMBÉM COM CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO OU CÚPULA DA TERRA. FOI REALIZADA EM JUNHO DE 1992. NA OPORTUNIDADE FOI LANÇADA A AGENDA 21 MUNDIAL

39 EM BUSCA DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO Este Princípio foi adotado nos anos 90 pela Comunidade Européia e estabelece que: “ A possibilidade de um impacto ser causado por determinados processos ou produtos, deve ser considerada como um fato, mesmo não existindo informações suficientes que o comprovem. Medidas ambientais devem antecipar, prevenir e atacar as causas da degradação ambiental. Onde houver ameaças de danos ambientais sérios ou irreversíveis, a falta de certeza científica não deverá ser usada como razões para postergar as medidas para prevenir a degradação ambiental. “

40 EM BUSCA DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CRIAÇÃO DO PROTOCOLO VERDE (BRASIL) Este Protocolo foi publicado pelo Ministério do Meio Ambiente em 1995. Seu objetivo é incorporar a variável ambiental no processo de gestão e concessão de créditos oficial e benefícios fiscais às atividades produtivas. Os bancos devem adotar sistemas internos de classificação de projetos que levem em conta o impacto ambiental e suas implicações em termos de risco de crédito. O BNDS,BB, BNB,CEF já vem atuando dentro os Princípios do Protocolo Verde.

41 EM BUSCA DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CRIAÇÃO DO CONJUNTO DE NORMAS ISO-14000 A ISO é um conjunto de normas que orienta às empresas a buscarem uma melhoria de desempenho ambiental, definindo: diretrizes para a implantação, avaliação e certificação de Sistemas de Gestão Ambiental- SGAs e critérios para a análise da qualidade e eficiência das relações empresariais com o meio ambiente.

42 EM BUSCA DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INTRODUÇÃO DOS PROGRAMAS DE PRODUÇÃO LIMPA Os princípios da Produção Limpa (Clean Production) surgiram nos anos 80, como proposta da organização ambientalista internacional Greenpeace, na campanha para mudança mais profunda do comportamento industrial. A boa idéia ganhou maior visibilidade, a partir de 1989, quando o PNUMA Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente criou o programa de Produção Mais Limpa (Cleaner Production). O conceito de Produção Limpa propõe a substituição dos processo industriais convencionais, os quais sempre foram desenvolvidos de forma linear (gerando resíduos que necessitam ser tratados e obrigam a aplicação das tecnologias de fim-de-tubo) por processos cíclicos .

43 EM BUSCA DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PRINCÍPIO DOS PROGRAMAS DE PRODUÇÃO LIMPA

44 EM BUSCA DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Cerca de 500 condomínios e restaurantes de Salvador e RMS já destinam óleo utilizado em frituras para reciclagem; medida que evita entupimentos de encanamentos; Óleo de cozinha é recolhido para produção de sabão e tintas; O óleo vegetal, mais conhecido como óleo de cozinha, e o azeite de dendê são utilizados na fabricação de produtos como sabão, cosméticos, tinta e óleo combustível (biodiesel); A ação é feita pelo Projeto Renove, parceria UFBA com UNIFACS – Disque Óleo – ; São coletados por semana 30 toneladas de óleo vegetal de 500 empresas da RMS; Não jogue óleo no ralo da pia, armazene-o em uma garrafa de refrigerante pet e entre em contato com a Renove que eles irão buscar; A EMBASA parabeniza a iniciativa, pois 15 a 18% das obstruções das redes de esgoto são causadas pelo lançamento do óleo de cozinha na rede de esgoto

45 EM BUSCA DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A participação das baianas de acarajé ainda é muito tímida, afirma o Renove; As donas de casa que desejarem participar devem armazenar uma quantidade mínima de 50 litros de óleo para convocar o Renove;

46 EM BUSCA DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A INSTITUIÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Em 27/04/99, o Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sancionou a lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental. O projeto de lei, de autoria do ex-deputado Fábio Feldman, tramitou no Congresso Nacional por seis anos. No processo de elaboração da lei foram consultadas mais de trezentas entidades de todo o país, entre estas universidades, secretarias estaduais de meio ambiente e organizações ambientalistas.

47 PRINCÍPIOS QUE NORTEARAM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NOS ÚLTIMOS TRÊS SÉCULOS E MEIO
A SEPARAÇÃO E DAS CIÊNCIAS HUMANAS DAS CIÊNCIAS EXATAS. A NÃO CONEXÃO DAS DIVERSAS CIÊNCIAS. CADA CIÊNCIA ERA ESTUDADA COMO UMA DISCIPLINA INDEPENDENTE COM LINGUAGENS E SIMBOLOGIAS PRÓPRIAS.

48 EXIGÊNCIAS DO NOVO MILÊNIO
VISÃO GLOBAL E HOLÍSTICA CONSCIÊNCIA DA INTERRELAÇÃO ENTRE AS PARTES E O TODO; RESPONSABILIDADE SOBRE A GRANDE REDE DE RELAÇÕES. A TEIA DA VIDA

49 1970 1980 1990 2000 A EVOLUÇÃO DO COMPORTAMENTO EMPRESARIAL
EM RELAÇÃO AS QUESTÕES AMBIENTAIS Ação Pró-Ativa Negação Fuga Ambivalência Comprometimento Poluição é inerente aos processos produtivos e os custos devem ser pagos pelos clientes. Todos devem contribuir para melhorar o ambiente através de pequenos, constantes e coerentes esforços. O meio ambiente é importante mas não cabe a nós a resolução do problema. Devemos fazer o que tiver de ser feito para proteger o meio ambiente. 1970 1980 1990 2000 O meio ambiente não é importante, o importante é produzir.

50 DEMONSTRAR ESSE COMPROMETIMENTO ATRAVÉS DE UMA DECLARAÇÃO DE INTENÇÕES
COMPROMETIMENTO DAS EMPRESAS 1º. PASSO: DEMONSTRAR ESSE COMPROMETIMENTO ATRAVÉS DE UMA DECLARAÇÃO DE INTENÇÕES POLÍTICA AMBIENTAL

51 POLÍTICA AMBIENTAL DA EMBASA
A preservação do Meio Ambiente é indispensável para a continuidade da vida. Esse objetivo faz parte dos nossos negócios como desafio fundamental para a sobrevivência e crescimento da empresa. A missão de executar a política estadual de abastecimento de água e esgotamento sanitário se faz em padrões crescentes de qualidade dos serviços prestados, buscando sempre a satisfação dos clientes e fornecedores internos e externos, contribuindo assim para o desenvolvimento do Estado e melhoria das condições de vida desta e das futuras gerações.

52 Nossos compromissos básicos são:
POLÍTICA AMBIENTAL Considerar os aspectos ambientais de nossas atividades nos processos decisórios Preservação, recuperação e conservação dos mananciais de abastecimento e manutenção dos padrões de qualidade ambiental dos corpos receptores. Otimizar a utilização dos recursos naturais Interagir com os órgãos ambientais federal e estadual Educação Ambiental Cumprir requisitos legais Estabelecer canais de comunicação com o público em geral


Carregar ppt "MEIO AMBIENTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google