A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÚSICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÚSICA."— Transcrição da apresentação:

1 MÚSICA

2 MÚSICA A música é uma forma de arte que constitui-se basicamente em combinar sons e silêncio seguindo ou não uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.

3 A música como som consiste de quatro elementos físicos que todos deveriam conhecer. São eles:   - Altura: É a capacidade de um som ser mais grave ou mais agudo.   - Intensidade: É a capacidade que um som tem de ser mais forte ou mais fraco.   - Timbre: É o tipo de som que o instrumento produz. Por exemplo, guitarras tem um tipo de som, bateria outros, e a voz humana outro diferente.   - Duração: É a capacidade que um som tem de ser mais ou menos longo.

4 Sendo utilizada de maneira adequada, dirigida, fundamentada, a música se torna um acessório de valor grandioso no ambiente escolar. O profº Dr. José Maria de Almeida Jr., comentando o texto da LDB que trata da realização de atividades culturais na escola afirma: O educando, além de noções básicas indispensáveis para despertar a sensibilidade e o gosto musical, deve ser introduzido não apenas a cantos cívicos nacionais e sons de instrumentos de orquestra, mas também a cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos.

5 ESCOLHA ADEQUADA DA MÚSICA A SER USADA.
O aprendizado musical, assim como qualquer outro ramo do conhecimento, deve obedecer etapas sucessivas, consoantes com o nível de amadurecimento psicológico do indivíduo e é construído pelo próprio indivíduo. ESCOLHA ADEQUADA DA MÚSICA A SER USADA. O professor deve buscar desenvolver a criatividade e a improvisação, utilizando para isso todo e qualquer material sonoro disponível. ( As atividades, no entanto, devem ser dirigidas e planejadas para um desenvolvimento ordenado e harmonioso) A criança deve ser estimulada com músicas que estejam no seu dia-a-dia e dentro dos padrões musicais de sua cultura. Isso não significa dizer que não devemos ampliar esse repertório, mostrando outros universos sonoros.

6 Improvisação, criação, invenção
Música na prática Musica experimental Improvisação, criação, invenção

7 Música Instrumental Formação de orquestra com instrumentos artesanais, grupo de flautas doce, Bandas marciais.

8 formação de corais, conjuntos, músicas em atividades acadêmicas etc.
Música vocal Canto orfeônico "Um povo que sabe cantar está a um passo da felicidade.  É preciso ensinar o mundo inteiro a cantar". Villa Lobos formação de corais, conjuntos, músicas em atividades acadêmicas etc.


Carregar ppt "MÚSICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google