A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECONOMIA. QUESTÕES E PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECONOMIA  No final do mês passado, Zezinho, que já estava sem dinheiro, viu um anúncio num outdoor que oferecia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECONOMIA. QUESTÕES E PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECONOMIA  No final do mês passado, Zezinho, que já estava sem dinheiro, viu um anúncio num outdoor que oferecia."— Transcrição da apresentação:

1 ECONOMIA

2 QUESTÕES E PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECONOMIA  No final do mês passado, Zezinho, que já estava sem dinheiro, viu um anúncio num outdoor que oferecia um almoço grátis num hotel, numa região nobre da cidade. Ligou imediatamente para o número indicado, em busca da “saudável e saborosa refeição gratuita”. A pessoa do outro lado da linha lhe disse para comparecer ao local às 10h30, pois seria necessário, antes do almoço, assistir a uma apresentação de um programa de 90 minutos sobre o aluguel de condomínios de férias em Florianópolis.  Pode-se concluir que esse almoço é realmente grátis?  Em economia sempre têm o outro lado da moeda. (não existe ganha, ganha...)  Custo de oportunidade.

3 QUESTÕES E PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECONOMIA  Argumentos econômicos quando se pretende explicar e prever os fatos econômicos de uma sociedade. Existem dois tipos:  Argumentos positivos: são argumentos suscetíveis de uma verificação na prática. Ex.: o Estado de São Paulo tem a maior produção industrial do Brasil.  Argumentos normativos: são argumentos do que deveria ser. Assumem um juízo de valor. Ex.: o salário mínimo no Brasil deveria ser R$ 963,01 (proposição do Dieese, em setembro de 2000).

4 QUESTÕES E PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECONOMIA "Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro. Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo... e vivo escolhendo o dia inteiro!" (Flor de poemas, Cecília Meireles)

5 O CONCEITO DE ECONOMIA A ciência que estuda o emprego de recursos escassos, entre usos alternativos, com o fim de obter os melhores resultados, seja na produção de bens, ou na prestação de serviços. Nali de Jesus de Souza

6 PROBLEMA FUNDAMENTAL DE ECONOMIA  Um problema de ESCASSEZ  Questão Central do estudo da Economia:  Recursos limitados x Necessidades humanas ilimitadas.  Alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas necessidades da população.

7 PROBLEMAS FUNDAMENTAIS DE ECONOMIA  Quaisquer decisões de negócio estão relacionadas com Economia.  O que produzir?  Como produzir?  Onde e para quem produzir?


Carregar ppt "ECONOMIA. QUESTÕES E PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ECONOMIA  No final do mês passado, Zezinho, que já estava sem dinheiro, viu um anúncio num outdoor que oferecia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google