A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orações subordinadas Professora Ana Flávia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orações subordinadas Professora Ana Flávia."— Transcrição da apresentação:

1 Orações subordinadas Professora Ana Flávia

2 Toda oração subordinada desempenha uma função sintática para a oração principal.
Veja: Todos querem que você fique para a festa. Nesse período temos duas orações [“Todos querem” é a oração principal e “que você fique para a festa” é a oração subordinada, pois funciona como complemento (objeto direto) do verbo querem da oração principal]

3 Há três valores morfológicos para as orações subordinadas:
Substantivo (oração subordinada substantiva) Sua ajuda é fundamental ( aí temos apenas uma oração e o núcleo do sujeito é o substantivo AJUDA). Que você ajude é fundamental ( agora o termo destacado é uma oração com a mesma função “sujeito” do substantivo “Ajuda” da oração anterior), por isso “que você ajude” é aí uma oração subordinada substantiva com função de sujeito.

4 Adjetivo (subordinada adjetiva)
O livro rasgado era meu. ( aí temos uma só oração e o termo destacado é um adjetivo com função de adjunto adnominal determinando LIVRO). O livro que rasgaram era meu. (agora temos duas orações e a oração destacada é uma oração subordinada adjetiva, pois exerce a mesma função do adjetivo RASGADO da oração anterior.)

5 Advérbio (subordinada adverbial)
Em casa, todos acordam de madrugada. (aí temos apenas uma oração e o termo destacado é uma locução adverbial na função de adjunto adverbial de tempo). Em casa, todos acordam quando o galo canta. (agora temos duas orações e a oração destacada funciona como adjunto adverbial de tempo, tal qual o termo adverbial de madrugada da oração anterior).

6 Oração subordinada substantiva
Dica: toda oração subordinada substantiva pode ser substituída pela expressão ISSO ou variantes. Eles disseram que vão conosco. Eles disseram ISSO. Preciso de que vocês me ajudem. Preciso DISSO. Não sei se elas virão. Não sei ISSO.

7 As subordinadas substantivas começam com as conjunções integrantes QUE e SE
Podem também ser iniciadas pelos advérbios e pronomes interrogativos. “Eu sei que vou te amar” Você sabe dizer se ela vem ? Você sabe quando ela volta? Quero saber qual livro devo levar. Você viu onde deixei minha carteira?

8 Tipos de substantivas São essas as funções sintáticas desempenhadas pelas orações subordinadas substantivas: Sujeito (subjetiva) Objeto direto (objetiva direta) Objeto indireto (objetiva indireta) Complemento nominal (completiva nominal) Predicativo do sujeito (predicativa) Aposto (apositiva)

9 I. Subjetivas: função de sujeito da oração principal.
Dicas para reconhecer a oração subjetiva: Quando a oração principal vier sem sujeito e com: É bom que você fique conosco. Oração principal oração subord. substantiva subjetiva Verbo de ligação + adjetivo

10 2. Apenas um verbo intransitivo no singular:
Urge que você volte logo, meu amor. Oração principal oração subordinada substantiva subjetiva 3. Verbo transitivo direto (singular) + se: Esperava – se que tudo desse certo. Oração principal oração subordinada substantiva subjetiva

11 II. Objetiva direta: Dica para reconhecer a oração objetiva:
Quando a oração principal vier com sujeito e terminar com um verbo transitivo direto ou bitransitivo sem seu objeto direto: Todos queriam que você estivesse na festa. Oração principal (VTD) Oração subord. substantiva objetiva direta Elas me disseram que gostam muito de você oração principal (VTDI) Oração subordinada subst. Objetiva direta

12 III. Objetiva indireta:
Dica: a oração principal virá com sujeito e terminará com um verbo transitivo indireto sem seu objeto indireto. Ela insistia em que eu a beijasse. Or. Principal (VTI) oração subord. substantiva obj. indireta Obs.: a objetiva indireta e a completiva nominal são as únicas substantivas que começam com preposição.

13 IV. Completiva nominal Dicas: a oração principal virá com sujeito com o verbo com seu complemento verbal e terminará com um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) precisando de complemento. Tivemos vontade de que você estivesse lá. Or. Principal (substantivo) oraç. Subord. subst. completiva nominal

14 V. Predicativa Dica: A oração principal tem sujeito e termina com um verbo de ligação: O melhor seria se você viesse conosco. Oraç. Principal Verbo ligação or. Subord. subst. Predicativa Meu medo era que você não viesse.

15 VI. Apositiva: Dica: a única substantiva que vem depois de dois pontos ou entre vírgulas: Ela só desejava uma coisa: que você voltasse. Meu receio, que você me deixasse, era imenso.

16 Orações adjetivas: Iniciam com pronomes relativos ( que, qual, quem, quanto, onde, cujo) Reconhecemos os pronomes relativos pela possibilidade de substituí-los por (o qual, os quais, a qual, as quais ou qualquer preposição + qual ou preposição + quais) Obs.: qualquer oração iniciada por pronome relativo é oração subordinada adjetiva

17 A menina que está ali é minha prima
Obs.:Geralmente a oração adjetiva intercala a oração principal e sempre terá função de adjunto adnominal, especificando o substantivo que antecede o pronome relativo. São esses os livros de que te falei ontem. A aluna cuja prova foi anulada está chorando. O homem, que é mortal, teme a morte.

18 Só há dois tipos de subordinada adjetiva:
1. Subordinada adjetiva restritiva: restringe, limita o sentido do termo que antecede e vem sempre sem vírgula (função de adjunto adnominal) Os alunos que estudam muito passaram no concurso. Esse é um problema cuja solução é fácil.

19 2. Adjetiva explicativa:
Esclarece algo sobre o antecedente. Embora pareça com um aposto explicativo, a função dela também é adjunto adnominal. Vem sempre isolada por vírgula: Os alunos, que estudam muito, passaram no concurso. O garoto, cuja mãe é linda, é meu filho.

20 Orações subordinadas adverbiais
Valor de advérbio e função sintática de adjunto adverbial, assim como os advérbios e as locuções adverbiais. Veja: Chegaremos amanhã. (advérbio) Chegaremos de manhã. (locução adverbial) Chegaremos quando amanhecer.(oração adverbial) Os três termos destacados exercem função de adjunto adverbial de tempo

21 As adverbiais indicarão circunstâncias para a oração principal
Obs.: se a oração adverbial vier depois da oração principal, a vírgula será facultativa; Se a oração adverbial vier antes da oração principal, a vírgula é obrigatória. Avise-me quando ela voltar. Quando ela voltar, avise-me.

22 Como estava doente, preferi ficar em casa.
Tipos: 1.Causais: indicam uma causa, um motivo para o fato expresso na oração principal. As conjunções ou locuções conjuntivas são: Pois, porque, que, sendo que, já que, posto que, uma vez que, como, na medida em que, etc. * o que está em azul é a conjunção padrão Como estava doente, preferi ficar em casa. (oração adverbial causal) (oração principal) Não dei o recado a Izildinha, porque não a encontrei (or. Adverbial causal)

23 2. Condicionais: indica uma condição para que um fato da oração principal se realize ou não
As conjunções e locuções condicionais são: Se, caso, contanto que, salvo se, somente se, desde que, a menos que, etc. Todos iremos à praia amanhã, se não chover. Contanto que você vá, eu também irei. Vocês me entenderão, desde que façam silêncio.

24 3. Concessiva: indica uma concessão, uma exceção a uma regra, uma ressalva
Conjunções e locuções: ainda que, embora, por mais que, mesmo que, porquanto, por menos que, apesar de que, etc. Mesmo que você não queira, eu a beijarei. Embora estivéssemos felizes, choramos muito.

25 4. Comparativa: estabelece uma comparação com algo da oração principal.
Geralmente o verbo da comparativa vem elíptico. Conjunções: tal qual, tal como, como, assim como, tanto quanto, mais...(do) que, menos...(do) que, etc. Como um doido, ele corria pela sala. Acho que você é mais doido do que eu (sou).

26 5. Conformativa: indica um fato em conformidade com outro da oração principal.
As conjunções são: Como, conforme, consoante, segundo, de acordo com o que, etc. Segundo nos informaram, ela já melhorou de saúde. Como estamos vendo, nem é tão difícil assim.

27 6. Consecutiva: indica uma consequência do fato da oração principal.
Conjunções e locuções: Tanto que, tamanho que, tal que, que consequentemente, etc. Comi tanto acarajé que tive disenteria. Tal foi o susto, que ela desmaiou.

28 7. Proporcional: indica um fato paralelo a outro da oração principal.
Conjunções e locuções: À medida que, à proporção que, enquanto, ao passo que, etc. Todos amadurecem, à medida que sofrem. “Enquanto eu ía, você vinha me chamar.” Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece.

29 8. Temporal: estabelece a noção de tempo para algo da oração principal.
Conjunções e locuções: Quando, assim que, mal, logo que, desde que, no momento em que, enquanto, etc. “ E quando você voltar, saudade vai me deixar.” Não sairei, enquanto ela não aparecer.

30 9. Final: indica a finalidade, o objetivo para o que se disse na oração principal.
Conjunções e locuções: A fim de que, para que,, por que, que, etc. “ eu vim, para que todos tenham vida.” A fim de que você volte, farei o impossível.

31 EXERCÍCIOS DE ORAÇÕES 1. Aponte a alternativa em que a oração destacada foi analisada incorretamente: A) O homem não é uma ilha para que possa viver isolado. (principal) B) Temo pela minha pátria, quando penso que Deus é justo. (adverbial temporal e principal) C) A máscara é tão bonita que sinto medo do rosto. (subordinada adverbial causal) D) O medo foi tamanho, que quase desmaiei. (adverbial consecutiva) E) O medo que me dominava o peito me impedia de prosseguir. ( subordinada adjetiva restritiva)

32 2. "Como a mãe não se voltasse para vê-lo, deu uma corridinha em direção de seu quarto." O fragmento só não apresenta: A) Oração adverbial causal B) Oração principal C) oração subordinada adverbial final D) três orações E) Oração adverbial conformativa

33 3. Apesar de ser indivíduo medianamente impressionável, convenci-me de que este mundo não é mau. As orações do período são, respectivamente: A) Subordinada adverbial concessiva, principal, subordinada substantiva objetiva indireta. B) Subordinada adverbial causal, principal, subordinada substantiva completiva nominal C) Subordinada adverbial concessiva, oração principal, oração subordinada adjetiva restritiva. D) Subordinada adverbial causal, oração principal, subordinada substantiva objetiva indireta. E) Oração coordenada assindética, subordinada principal, subordinada objetiva indireta.

34 4.Na frase: "Entrando na faculdade, procuro um emprego”, a oração em destaque pode indicar ideia de:
Concessão B) Causa C) Finalidade D) Proporção E) Condição

35 A) Fiz-lhe sinal que descesse
5. Assinale o item em que ocorre uma oração subordinada com o mesmo valor da segunda oração do texto entre parênteses: (Em torno do paralítico a multidão fizera uma clareira, uma roda, para ver o homem andar...) A) Fiz-lhe sinal que descesse B) O garoto, na mesma hora, ficou meio nervoso e pediu desculpas C) Como era inteligente, aprendeu em pouco tempo D) Ele caminhou rápido para a sala de jantar E) Ela entrou apressadamente para a sala de estar.

36 6. Assinale a alternativa em que haja uma oração com função substantiva
A) Quando Etelvina chegar, mostre-lhe essa poesia que é linda. B) Não entendi o que você perguntou. C) Se ocorrer a greve, não haverá ônibus nas ruas. D) Vá até ela e se apresente. E) Até agora ninguém informou se ocorrerá a greve.

37 Ela disse que aquela carta que eu mandei para ela deveria revelar meus sentimentos verdadeiros, e não o fez. Nesse período só não ocorre: A) oração principal B) oração subordinada substantiva C) oração coordenada adversativa D) oração coordenada aditiva E) oração subordinada adjetiva


Carregar ppt "Orações subordinadas Professora Ana Flávia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google