A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
Prof. Luiz Penna

2 Elaboração de projetos
 O propósito básico de qualquer projeto é a solução para um determinado problema. Neste sentido, o primeiro passo para a formalização de uma proposta de projeto é a definição clara e inequívoca do problema e das características que o contextualizam, ou seja, sua condições de contorno Para se entender o problema ou uma dada situação da realidade que se pretende mudar, precisamos fazer o diagnóstico dos aspectos que envolvem a questão e delimitar as possíveis implicações sócio-econômico-culturais que a caracterizam

3 Elaboração de projetos
O segundo passo necessário é o de caracterizar as possíveis soluções do problema e decidir por uma delas, ou seja, definir claramente a nova situação desejada estabelecendo-se objetivos e metas a serem alcançadas Conceber uma nova realidade, que se pretende ver implantada, exige muita clareza de propósitos, fazendo-se necessário estabelecer prognósticos claros, fundados em análise e reflexão crítica da realidade

4 Elaboração de projetos
 O terceiro passo envolve a escolha do melhor caminho para a superação das diferenças da situação-problema para a situação desejada. Ações, meios, ou curso de ações a serem empreendidas para a busca dos objetivos, implicam na necessidade de recursos (humanos, materiais e orçamentários) e arranjos organizacionais e de gerência)

5 Elaboração de projetos
Título- é o nome do projeto, portanto deve exprimir com clareza e objetividade o que se pretende com o projeto; Ex: Agenda Ambiental da Escola Pingo D’agua, Caratinga-MG. Introdução: Apresentação global do conteúdo do projeto. Uma visão global e sintética do que se pretende alcançar, da forma de atuação, coordenador, executores, participação da comunidade, Participação dos trabalhadores das empresa ou dos alunos do ensino fundamental e médio e seus professores.

6 Elaboração de projetos
 Justificativa que apresentamos a legitimação do propósito intencionado, portanto, deve informar sobre a problemática ambiental a ser abordada pelo programa de EA caracterizando sua relevância e a possibilidade de solução alternativas e deve conter: a) Diagnose- é a identificação do problema, envolvendo levantamento, análise e interpretação das informações existentes sobre a situação em foco , de modo a apresentar os problemas chaves; b) Prognose- configurar uma imagem da situação desejada, após a execução do projeto. - Obs: a justificativa deve ser elaborada baseada em dados que possam ser identificados.

7 Elaboração de projetos
Objetivo geral- deve ser colocado em termos mais abrangentes e deve conter os seguintes elementos básicos: resultado final esperado e o problema específico. Ex: implantar e implementar a agenda ambiental da escola pingo d’agua, visando contribuir para a formação de alunos e orientação das comunidades vizinhas sobre os problemas ambientais locais. Objetivos específicos- derivam do objetivo geral, e nos dão ciência imediata da ação a ser executada Ex: Constituir comissão e carta de princípios da agenda ambiental escolar Ex: melhorar as condições de conforto ambiental nas salas de aula e áreas livres. Metas: a fixação de metas consiste em quantificar e qualificar os resultados esperados, em respostas aos objetivos específicos.

8 Elaboração de projetos
Metodologia: descreve os passos a serem dados na execução do projeto, as fases, as tarefas, a formas de participação de cada parte( coordenação, comunidade,funcionários, trabalhadores, alunos, instituições de apoio, etc.). Devem ser descritos os mecanismos que serão utilizados como: reuniões, acordos, convênios, parcerias, etc. Cronograma de execução: especifica as tarefas e ações distribuídas por todo o período de execução, permitido uma visão seqüencial lógica; Recursos: humanos, materiais e financeiros Cronograma de desembolso: elaborar um quadro especificando a fonte dos recursos e o período de sua utilização Acompanhamento, avaliação e controle: definir informações necessárias de acompanhamento, avaliação e controle e controle da execução e os resultados obtidos face os objetivos do projeto.

9 Diretrizes de planejamento
Conceitos básicos Trata-se de construir um referencial que sirva de base para desempenhar com eficácia a tarefa de conceber e implantar um propósito desejado Planejar não pode ser um pensar desvinculado da realidade e da intervenção sobre ela. Planejamento não gera mudanças construtivas só serve para mostrar o que não deve ser feito. Planejar não pode ser um ato descomprometido.

10 Diretrizes de planejamento
Planejar é o contrário de improvisar. Improvisa-se quando não se tem interesse em alcançar um objetivo ou quando não se deseja ser conseqüente ou ainda, quando não importam o resultado da ação empreendida Planejar não é agir e agir não é planejar. Agir significa intervir na realidade e planejar significar refletir criticamente sobre a ação. Somente o planejamento pode garantir uma ação conseqüente para se alcançar os propósitos desejados

11 Diretrizes de planejamento
O planejamento, enquanto um processo de tomada de decisão, exige, antes de mais nada, conhecimento da realidade O planejamento não é um ato isolado que precede a ação, mas um ato permanente que precede, acompanha e continua após a ação, sendo um processo contínuo de tomada de decisões que se manifesta como: previsão-reflexão antes da ação, revisão-reflexão durante a ação e avaliação-reflexão após a ação.

12 Diretrizes de planejamento
Finalmente o planejamento deve permitir um processo participativo, em todas a suas etapas, desde o momento da formulação, decisão e operacionalização das ações, buscando estabelecer instrumentos de comunicação, documentação e devolução dos resultados da ações/atividades O planejamento deverá permitir reformulações em função de situações novas ou não previstas. Exige uma contínua reavaliação assegurando a coerência entre objetivos/metodologias/estratégias/ações


Carregar ppt "Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google