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Sistemas de Informações Gerenciais

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informações Gerenciais"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informações Gerenciais
Prof. João Amâncio de Mello Santos

2 Utilização dos SI nas empresas
Para que as empresas utilizam Sistemas de Informações? Apoio às operações Apoio às tomadas de decisões gerenciais Apoio à vantagem estratégica

3 Utilização do SI na empresa
Em quais níveis organizacionais os SI são utilizados? Vantagem Estratégica Estratégico Estratégico Tomadas de Decisão Gerencial Funcionamento das Operações Operacional

4 Classificação das Informações
Como as informações são classificadas para cada tipo de SI? Operacionais – necessária à realização de uma função ou tarefa. Ex. Salários, horas extras e descontos de cada funcionário para fazer a folha de pagamento. Objetiva – eficiência do setor (fazer certo as coisas) Gerenciais – resumo de informações operacionais que chega até um gerente. Ex. Os gastos com pessoal em cada área. Objetiva: - eficiência dos setores (fazer certo as coisas) - eficácia do negócio (fazer as coisas certas)

5 Classificação das Informações
Continuação ... Estratégicas – necessárias para decisões estratégicas Ex1: Estratégia de vendas do concorrente Ex2: Descobrir uma região em que os impostos são menores para abrir filial. Ex3: Definição da política de Recursos Humanos, Planos de Cargos e Salários, Plano de Desenvolvimento, Sistemas de Avaliação, Políticas de remuneração. Objetiva – eficácia do negócio (fazer as coisas certas)

6 SI por área funcional Os Sistemas de Informação também podem ser diferenciados por especialidade funcional. As principais funções organizacionais são servidas por seus próprios Sistemas de Informação. Vendas e Marketing Produção Contabilidade Finanças Recursos Humanos

7 Apoio do SI nas áreas funcionais
Vedas e Marketing vender os produtos e serviços da organização Produção produzir produtos e serviços Finanças administrar os recursos financeiros da organização (dinheiro, estoque, hipotecas, etc. ) Contabilidade manter os registros financeiros da organização Recursos Humanos atrair, desenvolver e manter a força de trabalho da organização

8 Apoio do SI nas áreas funcionais
Uma organização típica tem sistemas a níveis estratégico, gerencial e operacional para cada área funcional. Sistemas Estratégicos Produção Contabilidade Finanças Vendas e Marketing Recursos Humanos estratégico gerencial operacional Sistemas Gerenciais Sistemas Operacionais Sistemas de Computador Hardware e Software Dados e Arquivos Telecomunicações

9 Alguns sistemas típicos

10 Sistemas de Informação Gerencial
Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Figura 2-2

11 Alguns sistemas típicos
Sistemas de Vendas e Marketing:

12 Sistemas de Informações Operacionais
Sistemas de Processamento de Transações (SPT): Sistemas administrativos básicos que atendem ao nível operacional; Sistema computadorizado que realiza e registra as transações rotineiras necessárias ao funcionamento da empresa.

13 Sistemas de Informações Operacionais
SPT para folha de pagamento:

14 Sistemas de Informações Operacionais
SPT típicos:

15 Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação Gerenciais (SIG): Nível gerencial Entrada: Alto volume de dados Processamento: Modelos simples Saída: Relatórios/ sumários executivos Usuários: Gerentes de nível médio Exemplos: Orçamento anual Vendas por região: Real x Planejado Análise da evolução dos custos

16 Sistemas de Informações Gerenciais
SIG Sistemas de Informações Gerenciais:

17 Sistemas de Informações Gerenciais
“Converte informação sobre as transações em informação para a gestão da organização” Dados SIG Relatórios Programa Pedido de relatórios Resposta Utilizador SPT

18 Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação Gerenciais (SIG): Informações para tomadas de decisões; Orientados para o controle de relatórios; Dados passados e presentes; Orientação interna; Processo de projeto demorado.

19 Sistemas de Informações Gerenciais
Tarefas: Obtenção de informação Produção de informação Difusão da informação Características e objectivos: Permitem planejar, comparar, controlar e tomar decisões Alertar as pessoas para a existência de problemas e oportunidades Característica dos relatórios: Periódicos: determinados intervalos (diários, semanais, mensais, etc.) Sumários: agregam informação em forma de resumos Específicos: mostrem somente um subconjunto da informação disponível Comparativos: comparem subconjuntos de informação análoga

20 Profissionais da Informação
CEO (Chief Executive Office) – Diretor Executivo; CIO (Chief Information Office) – Diretor de Tecnologia da Informação; Bibliotecários; Profissionais de Informática (Analistas de Sistemas, Programadores, Digitadores, Administradores de rede, etc.); Usuários (todos os tipos de sistemas);

21 CEO Alta administração executiva da empresa;
Necessidade de informações críticas sobre o desempenho da empresa; Trabalha principalmente com informações estratégicas.

22 CIO Responsável pela gerência do fluxo de informações na empresa;
Necessidade de informações sobre os componentes das Tecnologias da Informação, bem com as necessidades dos usuários e seus procedimentos; Deve alinhar suas estratégias com as estratégias de negócio da empresa.

23 Bibliotecários Auxiliam na busca de informações gerais de forma rápida e sistematizada.

24 Profissionais de Informática
Possuem formação técnica na área de Tecnologia da Informação; Tendecialmente, estão sendo “forçados” a conhecerem o ambiente empresarial, tornando-se “Analistas de Negócios”; Deve estar sempre aprendendo por causa da evolução e modificações constantes nesta área de conhecimento.

25 Usuários Produtores e consumidores principalmente de informações operacionais; Quando organizados, são considerados construtores de redes informais de informações; Essas redes são de difícil gerenciamento.

26 Modelo genérico de Gerenciamento de Informações
Identificação de Necessidades e Requisitos de Informação; Coleta de informações; Classificação e Armazenamento/Tratamento e Apresentação da Informação; Desenvolvimento de produtos da informação; Distribuição e Disseminação; Análise e uso.

27 Identificação de Necessidades de Informação
Fase de identificação sobre as necessidades informacionais do Sistema de Informações ou parte dele; Considerada uma das fases mais importantes no processo de gerenciamento de informações.

28 Coleta de Informações Aquisição de informações sobre as necessidades avaliadas na fase anterior; Utilizam ferramentas como: Brainstorm; Treinamentos; Palestras/Seminários, etc.

29 Processamento das Informações
Dependendo do momento e situação as informações coletadas podem ser: Classificadas/Armazenadas; Tratadas e Apresentadas.

30 Desenvolvimento de Produtos e Serviços de Informação
Momento de construção do planejamento para resolução das necessidades utilizando-se das informação processada; Usuários e especialistas são peças fundamentais neste processo.

31 Distribuição da Informação
Processo para repasse e assimilação das informações; Formas de apresentação; Locais de obtenção das informações; Também é considerada uma fase fundamental no gerenciamento de informações.

32 Análise e uso da Informação
Feedback e utilização do novo sistema de informação.

33 Projetos de SI Razões para o Sucesso Razões para o Fracasso
Envolvimento do usuário Apoio da administração executiva Declaração clara de requisitos Planejamento adequado Expectativas realistas Razões para o Fracasso Falta de contribuição do usuário Falta de apoio executivo Requisitos e especificações incompletos Mudanças de requisitos e especificações Incompetência tecnológica

34 Sistemas de Comércio Eletrônico
Custos reduzidos relacionados... ...às instalações: aluguéis, seguros e manutenção; ...aos catálogos de produtos: produção e veiculação. Controle da audiência: Visitantes do site: origem e quantidade; Páginas mais consultadas: acessos e duração da visita; Conhecimento do perfil do consumidor (cadastro online) e hábitos de consumo.

35 Desafios do Comércio Eletrônico
Segurança; Tecnologia; Logística; Custos; Questões Legais; Intangibilidade; Restrições a determinados públicos.

36 ERP Sistema de informação que utiliza uma base de dados única, contendo diversos módulos que conversam entre si e trocam informações; Cada módulo é responsável por uma função específica do sistema (setor da empresa); Possibilita à empresa acesso às informações de forma integrada, em uma única ferramenta e com um mesmo padrão de apresentação das informações. Professor Henrique Freitas – Prof. Ass. Maurício Testa - Semestre 2004/2

37 ERP Termos utilizados:
Funcionalidades: é o conjunto total de funções embutidas em um sistema ERP, suas características e suas diferentes possibilidades de uso; Módulos: são os menores conjuntos de funções que podem ser adquiridos e implementados separadamente em um sistema ERP.

38 Procedimentos, programas
ERP Funcionalidades: Procedimentos, programas e modelos próprios Módulo de Marketing Módulo de P&D Módulo de Produção Módulo de Finanças Base de dados única

39 ERP Tipos de ajustes: Parametrização: é o processo de adequação de um sistema ERP a uma determinada empresa através da definição dos valores de parâmetros já disponibilizados no próprio sistema Customização: é a modificação de um sistema ERP para que esse possa se adequar a uma determinada situação empresarial impossível de ser reproduzida através de parâmetros já existentes Professor Henrique Freitas – Prof. Ass. Maurício Testa - Semestre 2004/2

40 ERP Tipos de ajustes: Localização (tropicalização): é a adaptação de sistemas ERP desenvolvidos em outros países para a sua utilização na realidade brasileira (impostos, taxas, leis) Atualização (upgrading): é o processo através do qual o fornecedor disponibiliza aumentos nas funcionalidades e correções de problemas e erros para instalação na empresa Professor Henrique Freitas – Prof. Ass. Maurício Testa - Semestre 2004/2

41 Módulos implementados (todas as tabelas desta apresentação são provenientes de Bergamaschi e Reinhard, 2003) Módulos Freqüência % Empresas Financeiro 36 83,7 Compras Contábil 34 79,1 Industrial 31 72,1 Vendas 29 67,4 RH 16 37,2 Projetos 13 30,2 Outros 11 25,6 Manutenção 10 23,3 Marketing 7 16,3 Transporte Serviços 5 11,6 Módulos implementados nos projetos da amostra Professor Henrique Freitas – Prof. Ass. Maurício Testa - Semestre 2004/2

42 Motivações para implementar ERP
Tipo de Motivação Gerentes Usuários Freqüência % Integração de informações 44 100,0 22 Necessidade de informações gerenciais 42 95,5 19 86,4 Ano 2000 30 68,2 13 59,1 Busca de vantagem competitiva 29 65,9 20 90,9 Evolução da arquitetura de informática 28 63,6 10 45,5 Redesenho de processos 25 56,8 12 54,5 Redução de pessoal 16 36,4 8 Globalização de negócios 15 34,1 Determinação da matriz 27,3 Indicação por empresa de consultoria 5 11,4 3 13,6 Pressão de parceiros 4 9,1 0,0 Total 250 125 Motivações para o projeto na visão dos gerentes de projeto e dos usuários Professor Henrique Freitas – Prof. Ass. Maurício Testa - Semestre 2004/2

43 Empresas com ERP - Faturamento Anual
Faturamento anual (milhões R$) Freqüência % Válido % Acumulado <= 20 5 11,6 7 16,3 27,9 44,2 60,5 > 300 17 39,5 100,0 Total 43 Fatura anual (milhões R$) das empresas da amostra Professor Henrique Freitas – Prof. Ass. Maurício Testa - Semestre 2004/2

44 Número de Funcionários de empresas com ERP
Freqüência % Válido % Acumulado <= 100 2 4,7 101 – 500 10 23,3 27,9 501 – 1.000 8 18,6 46,5 1.001 – 3.000 11 25,6 72,1 > 3000 12 100,0 Total 43 Número de funcionários das empresas da amostra Professor Henrique Freitas – Prof. Ass. Maurício Testa - Semestre 2004/2

45 Tamanho da equipe de projeto
Freqüência % Válido % Acumulado < 5 11 25,6 5 - 10 7 16,3 41,9 13 30,2 72,1 8 18,6 90,7 4 9,3 100,0 Total 43 Tamanho da equipe nos projetos da amostra Professor Henrique Freitas – Prof. Ass. Maurício Testa - Semestre 2004/2

46 Tempo de duração de projeto
Freqüência % Válido % Acumulado <= 12 11 28,2 13 – 18 14 35,9 64,1 6 15,4 79,5 25 – 36 3 7,7 87,2 37 – 48 2 5,1 92,3 > 48 100,0 Total 39 Tempo de duração (meses) nos projetos da amostra Professor Henrique Freitas – Prof. Ass. Maurício Testa - Semestre 2004/2

47 Valor do Projeto (milhões R$)
Freqüência % Válido % Acumulado <= 0,5 10 29,4 0,6 – 1,0 6 17,6 47,1 1,1 – 1,5 4 11,8 58,8 1,6 – 2,0 3 8,8 67,6 2,1 – 4,0 5 14,7 82,4 4,1 – 10,0 2 5,9 88,2 > 10,0 100,0 Total 34 Distribuição de valores dos projetos da amostra, em seus componentes Valor dos projetos da amostra Professor Henrique Freitas – Prof. Ass. Maurício Testa - Semestre 2004/2

48 Fatores Críticos de Sucesso da Implantação de ERP
Missões claras e definidas (sim*) Apoio da alta administração (sim) Usuários capazes e envolvidos (talvez) Planejamento detalhado do projeto (talvez) Gerente projeto c/ habilidades necessárias (talvez) Presença de consultoria externa (talvez) Mudança nos processos de negócios (talvez) * resultado da pesquisa Bergamaschi e Reinhard (2003) Professor Henrique Freitas – Prof. Ass. Maurício Testa - Semestre 2004/2


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