A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PONTUAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PONTUAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 PONTUAÇÃO

2 VÍRGULA

3 Deu-me livros, revistas de arte, discos antigos e CDs.
Para separar termos que exercem a mesma função sintática – sujeito composto, complementos, adjuntos -, quando não vêm unidos por e, ou e nem Deu-me livros, revistas de arte, discos antigos e CDs.

4 O resto, as louças, os cristais, os talheres, irá nas caixas menores
Para isolar o aposto O resto, as louças, os cristais, os talheres, irá nas caixas menores

5 Você ouviu, Maria, que notícia estranha?
Para isolar o vocativo Você ouviu, Maria, que notícia estranha?

6 À noite, faço um curso de inglês intensivo.
Para isolar o adjunto adverbial, quando ele é extenso ou quando se quer destacá-lo À noite, faço um curso de inglês intensivo.

7 Entregar-lhe os documentos foi, sem dúvida, um erro.
Para isolar expressões explicativas como isto é, por exemplo, ou melhor, a saber, ou seja, etc. Entregar-lhe os documentos foi, sem dúvida, um erro.

8 São Paulo, 20 de dezembro de 2000.
Para isolar o nome de um lugar anteposto à data. São Paulo, 20 de dezembro de 2000.

9 Foi para a porta, espiou, correu para dentro assustada.
Para separar as orações coordenadas assindéticas Foi para a porta, espiou, correu para dentro assustada.

10 Talvez seja engano meu, mas acho-a agora mais serena.
Para separar as orações coordenadas sindéticas, com exceção das introduzidas pela conjunção e Talvez seja engano meu, mas acho-a agora mais serena.

11 Ele só pensava numa coisa, que não cederia.
Somente as orações subordinadas substantivas apositivas devem ser separadas por vírgula (ou dois pontos) da oração principal Ele só pensava numa coisa, que não cederia.

12 Somente as orações subordinadas adjetivas explicativas devem ser separadas por vírgula da oração principal; as restritivas, não. Até ele, que é o melhor da turma, não quis participar do torneio de xadrez.

13 etc. et coetera “e outras coisas” Trouxe nesta pasta as fotografias, as cartas, os documentos, etc.

14 PONTO-E -VÍRGULA

15 Você já recebeu dois convites; deve, portanto, comparecer à cerimônia.
Nas orações sindéticas adversativas e conclusivas, quando apresentarem a conjunção deslocada Você já recebeu dois convites; deve, portanto, comparecer à cerimônia.

16 Para separar os itens dos enunciados enumerativos
As águas das chuvas provocam sérios problemas à rede de esgotos. Evite problemas, procedendo da seguinte forma: não ligue ralos de fundo de quintas às redes de esgoto; tampe as caixas de inspeção e limpe-as a cada três meses; não jogue nos vasos sanitários fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, plásticos, estopas, panos e produtos similares.

17 PONTO

18 Emprega-se no final das Os livros foram danificados pelas traças.
frases declarativas Os livros foram danificados pelas traças.

19 PONTO DE INTERROGAÇÃO

20 Emprega-se no final das frases interrogativas diretas
E eu? O que devo fazer?

21 PONTO DE EXCLAMAÇÃO

22 Emprega-se no final das
frases exclamativas, com a finalidade de indicar estados emocionais, como espanto, surpresa, dor, alegria, súplica, etc. Saia daqui já!

23 DOIS PONTOS

24 É usado para introduzir palavras, expressões, orações ou citações que servem para enumerar ou esclarecer o que se afirmou anteriormente Lembrei-me do nome e do tipo: era João Francisco, caboclo robusto, desconfiado.

25 ASPAS

26 São usadas no início e no final de citações; para destacar palavras estrangeiras, neologismos, gírias; para indicar mudança de interlocutor nos diálogos ”São Cristóvão, dai-me paciência para olhar sem nojo tanta grosseria.” (Manuel Bandeira)

27 PARÊNTESES

28 São empregados para separar em um período palavras ou frases explicativas e nas indicações bibliográficas ”Depois do jantar (mal servido) Seu Dagoberto saiu do Grande Hotel e Pensão do Sol (Familiar) palitando os dentes caninos.” (Alcântara Machado)

29 TRAVESSÃO

30 Para indicar a mudança de interlocutores nos diálogos
- Quer saber de uma coisa? O melhor é nós terminarmos. - Terminamos? Ele sentiu um frio. - Não combinamos mais mesmo.

31 Para isolar a fala da personagem da fala do narrador
- Que deseja agora? – gritou-lhe afinal, a voz transtornada. – Já não lhe disse que não tenho nada a ver com suas histórias?

32 Para destacar ou isolar palavras ou expressões no interior de frases
Grande futuro? Talvez naturalista, literato, arqueólogo, banqueiro, político, ou até bispo – bispo que fosse -, uma vez que fosse um cargo.

33 RETICÊNCIAS

34 Qualquer dia destes, embarco para… para… para China.
Indicam a interrupção da frase, feita com a finalidade de sugerir dúvida, hesitação, surpresa Qualquer dia destes, embarco para… para… para China.

35 - Vá para a casa, menino!... aí vem temporal...
Indicam a interrupção da frase, feita com a finalidade de sugerir quebra de sequência na fala ou no pensamento do narrador ou da personagem - Vá para a casa, menino!... aí vem temporal...

36 Indicam a interrupção da frase, feita com a finalidade de sugerir supressão de trecho em textos
Com os descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI, os portugueses ampliam enormemente o império de sua língua...


Carregar ppt "PONTUAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google