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PROMOÇÃO DE VENDAS Professor Sandro Tôrres

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Apresentação em tema: "PROMOÇÃO DE VENDAS Professor Sandro Tôrres"— Transcrição da apresentação:

1 PROMOÇÃO DE VENDAS Professor Sandro Tôrres

2 Avaliação da Promoção Comunicação Adequação dos meios ao público-alvo, aos veículos, aos PDV's. Perfeita ligação entre os envolvidos com simplicidade, objetividade e intensidade de mídia.  

3 Avaliação da Promoção Duração
O tempo de duração de uma promoção pode ser o sucesso ou o fracasso da mesma. Nem tão pouco que não gere a vontade de participar. E nem tão longo que sature o consumidor.  

4 Avaliação da Promoção Produto
O critério de escolha do produto ou produtos que estarão envolvidos pela promoção tem que ser uma decisão estratégica. O mesmo raciocínio é válido para os tamanhos.

5 Avaliação da Promoção Distribuição
Muita atenção ao perfeito abastecimento dos Canais de Distribuição. Um consumidor ou distribuidor frustrado traz graves conseqüências, tanto no relacionamento quanto na venda, às vezes difíceis de serem corrigidas. Há soluções que podem resolver: uma promoção de âmbito regional ou local; uma promoção específica aos atacadistas.  

6 Avaliação da Promoção Premiação
Exclusividade: Procure ser criativo, sem ser vulgar; gerar o desejo. Originalidade: Um simples logotipo pode alterar um produto. Utilidade: Uma peça útil tem vida mais longa, é guardada e usada.

7 Calendário Promocional Na Promoção de Vendas deve-se elaborar, para cada produto ou grupo de produtos, um Calendário Promocional anual ou semestral onde o esforço promocional se concentre para ocasionar maior demanda.   O Calendário Promocional deve prever eventos como:   Razões Sazonais – Primavera, Verão, Outono, Inverno e inerentes ao produto; Aniversários – Empresa, Clientes, Fornecedores, Concorrentes, Cidade; Datas Festivas – Ano Novo, Natal, Carnaval, Festa Junina, Calendário Católico; Datas Promocionais – Dia das Mães, Pais, Criança, Namorados, Profissional; Fatos Específicos – Volta às Aulas, Férias, Copa do Mundo, Olimpíadas.

8 Legislação e regulamentos A fim de proteger os direitos do consumidor e normatizar o assunto, existe legislação específica sobre a matéria promocional no que se refere a Concursos, Sorteios e Vale-Brindes. Lei , de ; Decreto Lei de e há ainda algumas Portarias e Instruções Normativas da Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda. É conveniente uma avaliação por parte do Departamento Jurídico quando for prevista uma das 3 modalidades mencionadas.   Código de Defesa do Consumidor - Lei , de , que dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.

9 Mecânica Promocional É a forma como o consumidor participa da promoção de vendas. Deve estar adequada ao prêmio (esforço empreendido X benefício percebido). Deve ser simples na medida da base do público-alvo da promoção de vendas.

10 Publicidade da promoção de vendas A Logomarca da Promoção (Selo Promocional) deve ser destacada na peça, normalmente vindo na parte superior e a esquerda, seguida de título complementar (cuidado para o título não ser redundante em relação à logomarca promocional). É natural que as peças da campanha de promoção de vendas sejam mais “chamativas”, usem cores fortes e sejam incrementadas de elementos, de maneira que chame a atenção do consumidor para a excepcionalidade mercadológica do produto. Lembre-se: as peças devem dar conta de comunicar claramente a mecânica da promoção, conter o número de registro da promoção, período da promoção e fazer referência ao regulamento.

11 Logomarca da Promoção.

12 É importante o uso da palavra “PROMOÇÃO”
O logotipo do produto, linha de produtos ou fabricante se integra ao selo promocional. O título da promoção deve estar presente na logomarca promocional

13 Imagens e referências aos prêmios também são muito válidas
Tanto quanto a presença de mascotes do produto, linha ou fabricante

14 Quando o logotipo não está inserido na logomarca promocional,
cria-se problemas de diagramação, organização e, enfim, a logomarca da promoção nunca será auto-suficiente.

15 Como a logomarca promocional é temporária e não está sujeita
a sérios problemas ligados à resistência a entropia, é comum e natural que sejam usados elementos complexos, como “imagens bitmaps”.

16 Cuidado com redundâncias

17 Atenção: enfoque no prêmio.
A percepção de marca será trabalhada na publicidade tradicional.

18 Apesar de sempre chamativa, cheia de cores e elementos diversos, a peça de promoção de vendas pode ser extremamente agradável, com equilíbrio, ordem, graça etc. O exemplo ao lado é a prova definitiva de que a peça de promoção de vendas pode trazer boas soluções de layout. Procure combinar os elementos na peça de forma que fique interessante e a mensagem seja transmitida sem sonegar dados importantes, que podem fazer o consumidor não se motivar ou desistir de participar da promoção.

19 Vantagens e desvantagens da promoção de vendas
O que a promoção de vendas faz Pelo Consumidor Pode obter a experimentação Pode encorajar o uso Pode ajudar a aumentar a freqüência e quantidades de compra Ajuda muito no lançamento do produto, nova embalagem Ajuda a neutralizar a concorrência É importante para eventos especiais, sazonais ou regionais Pelo Fabricante Ajuda a obter melhor relacionamento, lugares especiais Ajuda a aumentar ou a escoar estoques Ajuda a expandir ou melhorar a distribuição É excelente para motivar equipes de venda (revendedor, atacadista, etc.)

20 Vantagens e desvantagens da promoção de vendas
O que a promoção de vendas não faz Pelo Consumidor Não garante lealdade à marca. Não reverte uma tendência negativa de vendas. Não compensa a falta de propaganda ou níveis adequados dela. Não consegue mudar uma aversão ao produto. Não supera problemas de preço, embalagem e principalmente, qualidade. Pelo Fabricante Não compensa a falta de uma equipe de vendas treinada. Não resolve problemas de distribuição. Não compensa a falta de propaganda junto ao consumidor.


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