A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ESCOLA VÍDEOS\Inteligência Emocional\Inteligência emocional 0001 - YouTube.flv.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ESCOLA VÍDEOS\Inteligência Emocional\Inteligência emocional 0001 - YouTube.flv."— Transcrição da apresentação:

1 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ESCOLA VÍDEOS\Inteligência Emocional\Inteligência emocional YouTube.flv

2

3 Manifestamos nossos sentimentos e evocamos emoções

4 O CÉREBRO TEM ALGO A VER COM NOSSAS EMOÇÕES ?

5 EMOÇÕES Sistema Límbico Tem formato de anel cortical
É um conjunto de estruturas do cérebro responsáveis primordialmente por controlar as EMOÇÕES Secundariamente participa das funções de aprendizado e memória.

6

7 Amígdala Possui cerca de dois centímetros de diâmetro.
O cérebro possui duas amígdalas, Cada uma localiza-se em um lobo temporal. Aqui é identificado perigo, medo e ansiedade. Também são responsáveis por memórias emocionais.

8

9 Circuito de Recompensa
Propiciar o interesse pela vida Aqui faz-se a interferência mais acentuada das drogas psicoativas no nosso Sistema Nervoso Central.

10

11 É no mesencéfalo que se situa a substância negra, área produtora da dopamina, vizinha da VTA - Área Tegumentar Ventral

12

13 A dopamina ou DOPA é o neurotransmissor atuante no Circuito de Recompensa
Promove a sensação de prazer e a sensação de motivação.

14

15 No tronco cerebral Há: os núcleos da rafe, (rafe é a prega que une as duas metades do tronco cerebral) implicados na fisiologia do sono e alterações do humor pela síntese do neurotransmissor serotonina e O locus ceruleus, produtor da noradrenalina relacionada com a atenção e vigília, estresse e pânico.

16

17 O que a Psicologia tem a ver com as EMOÇÕES ?

18 Daniel Goleman é psicólogo e professor da Universidade de Harvard (onde recebeu seu doutorado)

19 Para Goleman, Inteligência Emocional é
"...capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (1998)

20 E também ... "...a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela e saber regulá-la em si próprio e nos outros." (Salovey & Mayer, 2000).

21 A Inteligência Emocional foi dividida em quatro domínios:

22 Percepção das emoções Habilidade para identificar sentimentos, como a voz ou a expressão facial, a variação e a mudança no estado emocional de outra pessoa.

23 habilidade de captar variações emocionais nem sempre evidentes.
Entender as emoções habilidade de captar variações emocionais nem sempre evidentes.

24 Usar as emoções capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio.

25 Controle (e transformação) da emoção
constitui o aspecto mais facilmente reconhecido da inteligência emocional – e aptidão para lidar com os próprios sentimentos.

26 Para Goleman A inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. As situações de trabalho são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas Pessoas que apresentam: afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso.

27 Segundo ele, a inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:
Autoconhecimento Emocional Controle Emocional Motivação Reconhecimento de emoções em outras pessoas Habilidade em relacionamentos interpessoais

28 A Inteligência Emocional
Motivar a si mesmo Persistir mediante frustrações; Controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; Praticar gratificação prorrogada; Motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.

29 Importância das Emoções
Sobrevivência: Solidão - necessidade de encontrar outras pessoas. Receio - segurança. Rejeição- aceitação.

30 Tomadas de Decisão As emoções são uma fonte valiosa da informação.
Ajudam a tomar decisões. Quando as conexões emocionais estão danificadas no cérebro, a pessoa não pode tomar nem mesmo as decisões simples. Por quê? Porque não sentirá nada sobre suas escolhas.

31 Ajuste de limites: Quando nos sentimos incomodados com o comportamento de alguém, nossas emoções nos alertam. Isto nos ajudará a ajustar nossos limites que são necessários para proteger nossa saúde física e mental.

32 Comunicação Nossas emoções ajudam-nos a comunicar com os outros.
Expressões faciais demonstram uma grande quantidade de emoções. Com o olhar, podemos sinalizar que precisamos de ajuda.

33 União As emoções são a maior fonte capaz de unir todos os membros da espécie humana.

34 E NA ESCOLA ? É PRECISO TER INTELIGÊNCIA EMOCIONAL ?

35 VÍDEOS\Inteligência Emocional\Professor agride aluna de 11 anos na sala de aula em Passo Fundo - YouTube.flv VÍDEOS\Inteligência Emocional\Jovens deixam aula para práticar sexo no banheiro do colégio - YouTube.flv VÍDEOS\Inteligência Emocional\Meninas brigam ao sair de escola em São Braz - YouTube.flv

36

37 COMO MELHORAR SEU QE ?

38 Para Goleman, a melhor maneira de tornar as pessoas mais inteligentes emocionalmente é começar a educá-las quando ainda são crianças.    

39 Para um adulto melhorar sua própria inteligência emocional,

40 a primeira tarefa é desaprender e reaprender, devido ao fato de que seus hábitos emocionais foram aprendidos na infância. VÍDEOS\Inteligência Emocional\Augusto Cury Ser Feliz - YouTube.flv

41 Escola da Educação Uma das grandes preocupações dos pais é educar seus filhos emocionalmente - prepará-los para enfrentar os desafios impostos pela vida com inteligência. Ensiná-los como reagir nas diversas ocorrências que podem vir a acontecer.

42 Devemos desenvolver todos os
tipos de inteligência na criança, para haver um desenvolvimento mais harmônico, prevenindo obstruções e evitando bloqueios de capacidades.

43 "Ter inteligência emocional significa
perceber os sentimentos dos filhos e ser capaz de compreendê-los, tranquilizá-los e guiá-los." Diz John Gottman em seu livro Inteligência Emocional e a Arte de Educar Nossos Filhos.

44 A infância modificou-se muito nos últimos anos,
o que vem dificultar ainda mais o aprendizado afetivo. Os pais que são os preparadores emocionais, devem ensinar aos filhos estratégias para lidar com os altos e baixos da vida. Devem aproveitar os estados de emoções deles, para ensiná-los como lidar com as emoções e como tornar-se uma pessoa humana

45 Nas últimas décadas, uma visão muito liberal entre pais e filhos e escola/crianças tem comprometido a educação e o aprendizado. O receio de produzir crianças reprimidas está gerando uma quantidade muito grande de crianças mal educadas e emocionalmente menos aptas. VÍDEOS\Inteligência Emocional\Morte em Escola na cidade de Cajazeiras foi motivada por uma disputa por namorada - YouTube.flv

46 Estimulando a Inteligência Emocional na Escola
Perceber as emoções dos alunos e as suas próprias; Reconhecer a emoção como uma oportunidade de aproximação e orientação; Ouvir com empatia e legitimar os sentimentos deles; Ajudá-los a verbalizar as emoções; Impor limites e ajudá-los a encontrar soluções para seus problemas.

47     Embora os pais tenham papel fundamental na educação emocional dos filhos, algumas iniciativas em escolas têm se mostrado positivas. Hoje, assistimos ao fortalecimento do indivíduo enquanto pessoa, fazendo com que as instituições, para obter sucesso, moldem-se aos indivíduos, treinando professores para tal missão.

48 O professor pode perceber que o "princípio da educação emocional" é simples
Deve ensinar ao indivíduo o senso de respeito, importância e de responsabilidade. E isto é fácil de se conseguir: atividades em equipes, em que todos trabalhem igualmente e possuam a responsabilidade de manter a equipe viva.

49 As "escolas emocionais" devem:
Investir menos esforços em medir conhecimentos (as notas) e mais tempo e enfoque na aprendizagem. Compartilhar responsabilidades com seus alunos. Investir nas tecnologias modernas de ensino. Identificar e promover talentos individuais. Promover reciclagem permanente de professores. Enfatizar atividades em grupo. Enfatizar a criatividade de cada aluno. Ensinar o aluno como aprender.

50 Percebemos que a educação deve
ser prioridade do Estado. Todos devemos compartilhar na educação de nossas crianças e adolescentes, dando oportunidade a eles de crescer e "se tornar adultos", de mostrar-se à humanidade, para que fatos lamentáveis, como adolescentes incendiando mendigos, deixem de acontecer. "Todos somos beneficiários de uma boa educação da juventude.“ VÍDEOS\Inteligência Emocional\INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - YouTube.flv


Carregar ppt "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ESCOLA VÍDEOS\Inteligência Emocional\Inteligência emocional 0001 - YouTube.flv."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google