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A importância do planejamento como atividade de aprendizagem

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Apresentação em tema: "A importância do planejamento como atividade de aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

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2 A importância do planejamento como atividade de aprendizagem
Bom dia! Bom dia! A importância do planejamento como atividade de aprendizagem

3 “A BOA AULA COMEÇA COM O PLANEJAMENTO”
NEIDE PENA

4 PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA COMO INSTRUMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA
Como o ser humano aprende; O papel da linguagem na comunicação; O papel da comunicação na aprendizagem; O papel das relações interativas na aprendizagem; Os efeitos das emoções na aprendizagem.

5 Tipos de emoções que afetam o aprendizado
Ansiedade: provoca impacto negativo; Sucesso: tem impacto positivo; Medo de errar: tem impacto negativo; Emoções positivas: atuam estimulando o pensamento criativo, flexível e integrado e incrementa o processo de aprendizagem; Emoções negativas: prejudicam a interação.

6 Fatores que interferem na aprendizagem
A interação; A comunicação; O contexto; A afetividade; As emoções; A cultura.

7 Quem orienta as decisões a serem tomadas pelo professor?
É a concepção de educação e de aprendizagem do professor; É o seu conhecimento do processo de aprendizagem; É o conhecimento de técnicas e métodos de ensino; É a postura do professor; É a quantidade e tipo de conhecimento da disciplina. É a capacidade de se relacionar com o grupo e a capacidade de ousar do professor.

8 AÇÕES QUE MOTIVAM O ALUNO UNIVERSITÁRIO (Prof. Dr
AÇÕES QUE MOTIVAM O ALUNO UNIVERSITÁRIO (Prof. Dr. Gilberto Teixeira – FEA/USP) Professor transformado num tutor eficiente de atividades de grupos; Sabe demonstrar a eficiência prática do assunto a ser estudado; Sabe transmitir entusiasmo para o aprendizado e a sensação de que aquele conhecimento fará diferença na vida dos alunos; Sabe transmitir força e esperança, a sensação de aquela atividade está mudando a vida de todos e não simplesmente preenchendo espaços em seus cérebros; Sabe estimular o aluno através de diálogo e ações que demonstram credibilidade

9 Outros olhares para o planejamento
O aprender interagindo está ligado ao fazer interagindo; Fatores intervenientes em sala de aula; A aprendizagem é influenciada pelo estado emocional do aluno (como ele se sente sobre si mesmo) e sua motivação (como ele se sente sobre o assunto); Emoções positivas facilitam o aprendizado; Inteligência emocional – fator de desempenho no trabalho e na escola.

10 O PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA
A atividade docente em uma disciplina do ensino superior não é só uma atividade técnica. As repercussões de um planejamento bem feito ou mal feito se estendem para além da sala de aula ou de um semestre de aula. É pela dinâmica da sala de aula que se observa se um professor tem um bom planejamento.

11 O PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA
O que planejar? Por que planejar? Para que planejar? Como planejar? Tipos de planejamento. Entende-se por planejamento um processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis ou necessários para alcançar objetivos.

12 O que é planejamento de uma disciplina?
Organização ou sistematização das ações do professor e dos alunos tendo em vista a consecução dos objetivos de aprendizagem estabelecidos; Não se trata apenas de intenções: é organização de ações; Sistematização diz respeito a ações do professor e dos alunos (as ações dos alunos também devem ser planejadas)

13 TIPOS DE PLANEJAMENTO Em educação há vários tipos de planejamento e níveis, que variam em abrangência e complexidade: Planejamento de um sistema educacional; Planejamento geral das atividades da escola (PDI – PPI - PPC) Planejamento didático ou plano de ensino

14 TIPOS DE PLANEJAMENTO PDI: É o plano diretor e administrativo da IES.
PPI: É o Projeto Político Pedagógico da instituição. Contém todas as ações a serem realizadas pelos agentes escolares. PPC e Plano de ensino Todos devem ser elaborados de forma participativa e coletiva, envolvendo professores, funcionários, pais alunos e comunidade.

15 Cuidados ao planejar O planejamento de uma disciplina não pode ser considerado uma camisa de força; deve ser flexível; Qualquer plano para ser eficiente precisa ser flexível e adaptável a situações novas e imprevistas; O 1º plano realizado deve ser adaptado após tomar conhecimento da turma.

16 O PLANO DE ENSINO COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO
Entre professor e alunos; Entre professor e seus colegas; Entre professor e coordenador; Entre professor e instituição; Entre professor e professor; Entre a IES e o examinador externo.

17 O PLANO DE ENSINO COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO
Plano é a organização de um conjunto de matérias e atividades que vão ser “ensinadas” e desenvolvidas durante um determinado período e que obedece a certas normas ou princípios orientadores (Menegolla, 1991) . Plano é a apresentação, sob forma organizada, do conjunto de decisões tomadas pelo professor em relação à disciplina que vai leciona (Masseto, 1990).

18 COMPONENTES DE UM PLANO DE DISCIPLINA
Identificação: -Data: semestre e ano civil -Nome da instituição -Nome da faculdade -Nome do curso -Nome da disciplina -Nome do professor responsável -Período letivo: Turno: Carga horária:

19 COMPONENTES DE UM PLANO DE DISCIPLINA
Objetivos: gerais e específicos Um objetivo bem definido é aquele que é elaborado de forma clara, precisa e transmite a quem lê a exata intenção de quem elaborou. O objetivo deve ser operacional: indicar um comportamento observável; deve ser redigido em termos de resultado de aprendizagem e em termos de desempenho do aluno ou de ações.

20 COMPONENTES DE UM PLANO DE DISCIPLINA
Um objetivo bem operacionalizado deve conter: desempenho – condições e padrão de rendimento aceitável. Exemplo de objetivo operacional: Capacitar o aluno a identificar, ao final do semestre, os estados da Região Nordeste, dado um mapa político do Brasil. Ou: Ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de identificar os estados da Região Nordeste, dado um mapa político.

21 Os enunciados dos objetivos devem indicar uma ação passível de mensuração. Atenção aos verbos
DOMÍNIO COGNITIVO: Conhecimento: citar, definir, descrever, evocar, listar, mencionar, nomear, reconhecer, rotular, conceituar, dentre outros. Compreensão: exemplificar, explicar, interpretar, predizer, traduzir, outros. Aplicação: aplicar, demonstrar, descobrir, elaborar, empregar, ilustrar, modificar, relacionar, resolver, usar. Análise: analisar, classificar, diferenciar, distinguir, dividir, identificar, selecionar, separar, classificar, comparar subdividir. Síntese: compor, reunir, compor, organizar, planejar, produzir, sintetizar, esquematizar. Avaliação: avaliar, comparar, concluir, criticar, julgar, justificar, eliminar, escolher, estimar, selecionar.

22 SUGESTÕES DE VERBOS A EMPREGAR
DOMÍNIO PSICOMOTOR: amarrar, atirar, armar, apagar, auxiliar, construir, camuflar, executar, fazer, instalar, lançar, manejar, manusear, marchar, minar, praticar, remover, restaurar, dentre outros dependendo do conteúdo e das intenções de quem planeja.

23 SUGESTÕES DE VERBOS A EMPREGAR
DOMÍNIO AFETIVO: aceitar, admirar, ajudar, apreciar, auxiliar, concordar, cooperar, cumprimentar, despertar, elogiar, gostar, interessar-se, participar, permitir, sentir, valorizar.

24 EMENTA Em muitos planos se exige ementa, que para a maioria dos professores é o resumo do conteúdo do plano da disciplina. A ementa deve explicitar os objetivos de uma disciplina, o que se pretende que os alunos aprendam, e, por isso, ela se confunde com os objetivos do plano.

25 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Neste item devem ser colocados os assuntos e temas que serão estudados , e que estejam em consonância com os objetivos a serem alcançados. Não é a disciplina que exclusivamente define o seu conteúdo. Este depende do curso, da ementa, e do profissional que se pretende formar e de suas necessidades.

26 TÉCNICAS Devem ser relacionadas as técnicas e estratégias que o professor escolheu tendo em vista os objetivos esperados. Como temos objetivos de ordem cognitiva, de habilidades, de afetividade e de atitudes ou valores precisamos escolher várias técnicas, pois somente uma não dará conta de todos eles.

27 RECURSOS Relacionar os recursos a serem utilizados.
Neste item é importante que o professor leve em consideração os recursos da instituição antes de relacioná-los.

28 AVALIAÇÃO Avaliar não é apenas aplicar prova e gerar uma nota.
Este item merece muito cuidado. Em algumas instituições as provas são marcadas pelo coordenador, em outras têm semanas de provas, etc. É importante relacionar os valores e as atividades a serem avaliadas.

29 BIBLIOGRAFIA Bibliografia básica; Bibliografia secundária.

30 CRONOGRAMA É a distribuição das unidades e atividades durante o período letivo O cronograma é importante para não nos perdermos durante o semestre e sermos surpreendidos com sua chegada ao fim.

31 Considerações Finais As emoções influenciam de modo vital para o sucesso do processo de aprendizagem; Ao lidar com pessoas devemos lembrar que estamos lidando com seres emocionais e não seres lógicos; É vital encontrar mecanismos para cultivar e provocar emoções positivas na interação em ambiente virtual; Em um ambiente de aprendizagem virtual pode-se criar as condições necessárias que favoreçam o controle emocional.

32 Referências BENCHETRIT, Orly. Artigo: Controlling Emotional Conditions for Learning. Universidade de Montreal. GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996.  MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus 2003. MENEGOLA, Maximiliano; Sant’Anna, Ilza Martins. Por que planejar? Como Planejar? 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.


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