Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
2
Sistema de Informações Gerenciais
3
Conceitos Básicos Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz à compreensão de determinado fato ou situação. Informação é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar uma decisão
4
Sistema de Informações é o processo de transformação de dados em informações. E, quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que esse é um Sistema de informações gerenciais.
5
Modelo do Sistema de Informações Gerenciais
6
Elementos para a Tomada de Decisão
Caracterizar o problema que está exigindo uma ou mais decisões para a sua solução Compreender o ambiente que cerca as decisões Identificar os impactos que essas decisões podem provocar na empresa
7
Decisão é a escolha entre vários caminhos alternativos que levam a determinado resultado
8
Importância dos Sistemas de Informações Gerenciais
Redução dos custos das operações Melhoria no acesso às informações Aumento da produtividade Melhoria nos serviços realizados e oferecidos Estimulo para maior interação entre os tomadores de decisão Fornecimentos de melhores projeções e análises dos efeitos das decisões
9
Importância dos Sistemas de Informações Gerenciais
Melhoria na estrutura organizacional e nos métodos administrativos Melhoria na estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema Redução do grau de centralização de decisões Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos
10
Aspectos que podem fortalecer o SIG nas empresas
Envolvimento adequado da alta e média administração Competência por parte dos profissionais envolvidos no SIG Uso de um plano mestre do SIG Atenção específica ao fator humano da empresa Habilidade dos executivos para identificar a necessidade de informações
11
Aspectos que podem fortalecer o SIG nas empresas
Habilidade dos executivos da empresa para tomarem decisões com informações Apoio Global dos vários planejamentos da empresa Apoio de adequada estrutura organizacional e das normas e procedimentos Apoio catalisador de um sistema de controladoria
12
Aspectos que podem fortalecer o SIG nas empresas
Conhecimento e a confiança no sistema de informações gerenciais Existência de dados e informações relevantes e atualizadas Adequada relação custos versus benefício
13
Técnicas auxiliares dos sistemas de informações gerenciais
Análise estruturada de sistemas é uma técnica que consiste em construir, graficamente, um modelo lógico para o sistema de informações gerenciais, o qual permite que os usuários e analistas de Organização, Sistemas e Métodos encontrem uma solução clara e única para o sistema, de modo que este transmita as reais necessidades dos usuários.
14
A- Fatores externos Fatores externos ou não controláveis pela empresa – propicia ao analista uma abordagem mais ampla – e estratégica - do sistema considerado.
15
B – Fluxo de informações
Fluxos de informações devem ser entendidos como um sistema de canalização pelo qual fluem todas as informações dos sistemas.
16
B – Fluxo de informações
Nome do fluxo de informações Fonte e descrição Destino e descrição Descrição expandida Estruturas de informações pertencentes Volume de informações
17
C – Processos Identificação Descrição Localização física
18
D – Banco de Informações
Nome do depósito de dados e informações Referência numérica Fluxos de informação de entrada Fluxos de informação de saída Conteúdo Organização física
19
Alguns aspectos das decisões
Identificação do problema Análise do problema Estabelecimento de soluções alternativas Análise e comparação de soluções alternativas Seleção da alternativa mais adequada Implantação da alternativa selecionada Avaliação da alternativa selecionada
20
Classificação das decisões
Decisões programadas Decisões não programadas
21
Elementos do processo decisório
Incerteza Recursos do tomador de decisão
22
Fatores de influência do processo decisório
Complexidade evolutiva do mundo moderno Redução do tempo disponível para a tomada de decisão Velocidade das comunicações Melhoramentos nos processos de informações
23
Condições de tomada de decisões
Na condição de certeza Na condição de risco Na condição de incerteza
24
Descrição das funções e atividades
Áreas funcionais fins Áreas funcionais meios
26
Áreas funcionais básicas de uma empresa
27
Atividades das áreas funcionais
28
Marketing
29
Produção
30
Financeira
31
Materiais
32
Recursos Humanos
33
Serviços
34
Gestão Empresarial
35
Estruturação dos Relatórios Gerenciais
Números Gráficos Comentários Decisões e Ações Recursos Resultados
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.