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ORÇAMENTO DE CAMPANHA. LIMITAÇÕES LEGAIS As disposições legais indicam que o candidato, seja de qual partido for, deve gastar até um valor X para a realização.

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1 ORÇAMENTO DE CAMPANHA

2 LIMITAÇÕES LEGAIS As disposições legais indicam que o candidato, seja de qual partido for, deve gastar até um valor X para a realização de sua campanha eleitoral. Democracia ou favorecimento?

3 § 5º Em ano eleitoral, os partidos políticos poderão aplicar ou distribuir pelas diversas eleições os recursos financeiros recebidos de pessoas físicas e jurídicas, observando-se o disposto no § 1º do art. 23, no art. 24 e no § 1º do art. 81 da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, e os critérios definidos pelos respectivos órgãos de direção e pelas normas estatutárias

4 PREVISÕES ORÇAMENTÁRIAS ANTES DE COMEÇAR, TENTE RESPONDER? QUAIS segmentos você pretende atingir? Qual a quantidade de votos necessários? Como estão distribuídos esses votos (geograficamente)? Quais as características socioeconômicas do eleitorado? Qual o programa de atuação do candidato (agenda)?

5 PREVISÕES ORÇAMENTÁRIAS AO RESPONDER ESSAS QUESTÕES, PODE-SE ESTIMAR... que, por exemplo, na visita ao município X, a ser realizada no mês de setembro, o candidato deve contar com a participação de pelo menos três mil pessoas. Lá, eles deverão estar expostos a imagem do candidato e ao seu número, a maior parte do tempo possível, por isso, deve-se investir em bottons, camisetas, bonés e bandeiras para aumentar o nível de exposição do eleitorado. Observação: Sabe-se que o município X apresenta um baixo índice de simpatia com a figura da presidente.

6 PREVISÕES ORÇAMENTÁRIAS ETAPA 1: Levantamento de materiais e serviços a curto, médio e longo prazos, determinado pela espécie, qualidade e as quantidades a serem orçadas. MATERIALQUALIDADEQUANTIDADEMÊS BANDEIRABranca com foto; número e apoio da presidente 500agosto BANDEIRABranca com foto; número SEM apoio da presidente 500setembro

7 PREVISÕES ORÇAMENTÁRIAS ETAPA 2: negociação Levantamento das fontes de fornecimento de materiais, estimando o seu fornecimento de serviços nos prazos ideais e com qualidade e quantidades estimadas.

8 PREVISÕES ORÇAMENTÁRIAS ETAPA 3: Levantamento de preços e prazos de entrega com os fornecedores.

9 PREVISÕES ORÇAMENTÁRIAS ETAPA 4: a margem de erro Projeta-se a inflação dos custos dos serviços provável até o dia da votação.

10 AS DESPESAS DESPESAS DE VIAGEM: Transportes Estadas Refeições DESPESAS DE VEÍCULO: Compra e aluguel de automóveis Combustível Manutenção

11 AS DESPESAS DESPESAS COM CONTRATAÇÃO RH: Cabos eleitorais Assessores pessoais DESPESAS COM CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS OPERACIONAIS Serviços de buffet Agencia de modelos Audio visual para eventos Montagem e desmontagem shows

12 DESPESAS COM SERVIÇOS INSTITUCIONAIS: Agências de propaganda Assessoria de Imprensa DESPESAS COM MATERIAIS DE CAMPANHA Despesas com brindes Mala Direta Mídias sociais Divulgação AS DESPESAS

13 DESPESAS DE COMITÊ: Aluguel Material de escritório Segurança Conservação Telefone Salários Água Luz... AS DESPESAS

14 Doações Presentes do candidato Filantropia Não precisa ser dinheiro, mas ações. AS DESPESAS

15 EXEMPLO- ORÇAMENTO SERVIÇOS OPERACIONAIS SERVIÇOEMPRESAVALOR Colocação de 1000 faixasAR$500,00 30 montagens e desmontagens de palanques AR$1.000,00 Locação de 5 carrosBR$3.000,00 Contratação de segurançaCR$5.000,00 Contratação de dois cabos eleitorais -R$8.000,00 TOTALR$17.500,00

16 QUADRO DE PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA ITEMTÍTULOCUSTO PRÉVIO NECESSIDADES DURANTE A CAMPAHA 123 ATÉ 30 DIAS ATÉ 60 DIAS 120/150 DIAS aServiços operacionais100.000,0020.000,0030.000,0050.000,00 bServiços institucionais100.000,0020.000,0030.000,0050.000,00 ccomitê15.000,005.000,00 (...) TOTAL CUSTO PREVISTOR$215.000,00

17 RECURSOS Deve-se distribuir os recursos conforme o nível de importância para a campanha; Evitar depender de um único fornecedor; Ao investir em aluguel de comitês, observar a sua capacidade de estocagem; Verificar as vantagens de se pagar a vista ou a prazo.


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