A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade II Planejamento Econômico Conceito Características.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade II Planejamento Econômico Conceito Características."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade II Planejamento Econômico Conceito Características

2 Planejamento Econômico

3 PLANEJAMENTO ECONÔMICO É o conjunto de medidas previstas para a adoção corretiva dos desequilíbrios estruturais e dos desvios conjunturais de uma determinada economia. Conceito formulado a partir dos ensinamentos do professor Raimundo Bezerra Falcão da UFC.

4 Orçamento

5 Previsão limitadora das quantias monetárias que devem ser utilizadas como despesas e receitas, ao longo de um período determinado, por um indivíduo ou por uma sociedade.

6 O orçamento público é uma forma de planejamento econômico do dinheiro público em que predomina a autorização e a previsão, o que mais uma vez reflete a indicatividade dos planejamentos.

7 A falta de planejamento pode deixar um país despreparado para determinadas situações imprevistas em que o planejamento poderia apresentar soluções e evitar que a surpresa causasse a desestrutura.

8 Orçamento da União Planejamento anual feito pelo governo federal para calcular as quantias que devem entrar e sair dos cofres públicos. É daí que saem recursos para financiar obras e pagar funcionários, por exemplo. Esta conta é sempre apresentada como projeto ao Congresso Nacional, onde pode ser aprovada na íntegra ou receber emendas (os deputados e senadores podem mudar o destino de verbas ou cortar gastos previstos). Depois de aprovado, segue para sanção do presidente da República e vira lei. O orçamento sempre tem validade para o ano seguinte de sua aprovação.

9 O orçamento é a estimativa dos custos do projeto. Maximiano (2002)

10 Orçamento das Bibliotecas

11 O RÇAMENTO DAS BIBLIOTECAS As bibliotecas, de um modo geral, não elaboram seus orçamentos de forma completa, pois as despesas comuns aos demais setores da instituição são previstas ou terceirizadas pela sua organização central.

12 O RÇAMENTO DAS BIBLIOTECAS É o caso específico da despesa com pessoal, luz, telefone e limpeza etc.

13 O RÇAMENTO DAS BIBLIOTECAS A biblioteca deve relatar todos os investimentos feitos no período, nos setores que competem a sua gerência orçamentária, tais como:

14 O RÇAMENTO DAS BIBLIOTECAS 1. aquisição de documentos – livros, periódicos, normas, mapas etc.

15 O RÇAMENTO DAS BIBLIOTECAS 2. Encadernação.

16 O RÇAMENTO DAS BIBLIOTECAS 3. conservação e segurança dos acervos.

17 O RÇAMENTO DAS BIBLIOTECAS conservação e segurança dos acervos.

18 O RÇAMENTO DAS BIBLIOTECAS 4. reprografia

19 O RÇAMENTO DAS BIBLIOTECAS 5. Material de consumo

20 O RÇAMENTO DAS BIBLIOTECAS 5. Mobiliário e equipamento

21 O RÇAMENTO DAS BIBLIOTECAS 5. Manutenção de equipamento

22 C USTO OPERACIONAL DA BIBLIOTECA NO PERÍODO CUSTO OPERACIONAL SETORESENTIDADE FINANCIADORACUSTOS Aquisição de livros ABC5.000 Aquisição de periódicos Aquisição de outros materiais Encadernação Conservação e segurança Material de consumo Mobiliário e equipamento Reprografia

23 O RÇAMENTO DAS BIBLIOTECAS A atual crise econômica torna uma dificuldade sem precedentes toda e qualquer previsão orçamentária. Recomenda-se aos profissionais a conversão das previsões feitas em reais para dólares.

24 Despesas

25 O QUE SÃO DESPESAS FIXAS? São as despesas administrativas realizadas para adequado funcionamento da empresa, independentemente do valor das vendas. Exemplos de despesas fixas: - aluguel, condomínio, IPTU; - água, luz, telefone; - salários administrativos; - pró-labore (retirada dos sócios); - encargos sociais sobre salários e pró-labore; - honorários profissionais (contador, outros); - despesas com veículos; - despesas com alimentação; - despesas financeiras; - despesas de manutenção;

26 C RONOGRAMA DE DESEMBOLSO ITENS DE CUSTOJANFEVMARABRTOTAL Mão-de-obra Material permanente Material de consumo Terceiros TOTAL

27 C RONOGRAMA DE DESEMBOLSO CUSTO OPERACIONAL SETORESENTIDADE FINANCIADORACUSTOS Aquisição de livrosABC5.000 Aquisição de periódicos Aquisição de outros materiais Encadernação Conservação e segurança Material de consumo Mobiliário e equipamento Reprografia

28 M ODELO DE C ONTROLE DE D ESPESAS F IXAS :

29 Recursos

30 Todo Projeto exige recursos para sua implementação. Embora frequentemente esse termo seja vinculado a recursos financeiros, nem sempre recursos implicam investimentos. Recursos podem ser entendidos como o conjunto de meios ou instrumentos que possibilitarão o desenvolvimento do projeto. Podem ser :

31 R ECURSOS Recursos institucionais – instrumentos jurídico- administrativo; Recursos organizacionais – estrutura organizacional (criar novos serviços ou desativar ou fundir ou modificar atividades)

32 R ECURSOS Recursos físicos – área física (área disponível e necessária) inclui criação de nos espaços, bem como reformas, ampliações, adaptações e planejamento do novo lay-out.

33 R ECURSOS recursos humanos – pessoal necessário (formas de contratação, duração do contrato, salário para cada função) formação, experiência anterior, conhecimentos adicionais: língua estrangeira, informática.

34 R ECURSOS Recursos materiais que inclui: Material de consumo – material de escritório e outros bens não-patrimoniais Material permanente – mobiliário, o equipamento (o existente e o necessário). É importante verificar especificações técnicas e custos dos mobiliários e equipamentos a serem solicitados.

35 O BRIGADA Planejamento Bibliotecário Planejamento Econômico Prof.ª Lúcia Martins Oliveira


Carregar ppt "Unidade II Planejamento Econômico Conceito Características."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google