A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens Artísticas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens Artísticas"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens Artísticas
Definições de Arte Linguagens Artísticas

2 O que é a Arte? A arte (do latin ars, significando técnica ou habilidade) normalmente é entendida como a atividade ligada a manifestações de ordem estética por parte do ser humano. A definição de arte, no entanto, é fruto de um processo sócio-cultural e depende do momento histórico em questão, variando bastante ao longo do tempo. Originalmente, a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades. Esse é o sentido usado em termos como “artes maciais". No sentido moderno, também podemos incluir o termo arte como a atividade artística ou o produto da atividade artística.

3 Linguagens Artísticas
Arquitetura Artes cênicas Arte digital Arte-educação Artes plásticas Artes visuais e design Banda desenhada (quadrinhos) Cartoons Cinema

4 Linguagens Artísticas
Dança Desenho Dramaturgia Escultura Graffiti Fotografia Literatura (Poesia e Prosa) Música Miniaturismo Pintura Teatro

5 Conceito de Linguagem “A linguagem, seja verbal(oral ou escrita), pictórica, fotográfica, cinematográfica, corporal, gestual, musical, etc., se dirige, ou seja, parte de alguém para outro alguém podendo ser entendida como enunciação, como espaço de interação, de troca e produção de sentidos”. Patrícia Corsino

6 Arquitetura A arquitectura ou arquitetura — (do grego arché — αρχή — significando "primeiro" ou "principal" e tékton — τέχνη — significando "construção") refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitectura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial. No entanto, normalmente a arquitectura associa-se diretamente ao problema da organização do homem no espaço (e principalmente no espaço urbano).

7 Artes plásticas As artes plásticas ou belas-artes são as formações expressivas realizadas utilizando-se de técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética em um dado momento histórico. O surgimento das artes plásticas está diretamente relacionado com a evolução da espécie humana.

8 Artes cênicas Artes cénicas (ou cênicas) ou artes performativas são todas aquelas que se desenvolvem num palco ou local de representação para um público. Muitas vezes estas apresentações das artes cênicas podem ocorrer em praças e ruas. Assim podemos dizer também que este palco pode ser improvisado. Ou seja, o palco é qualquer local onde ocorre uma apresentação cênica. Podemos destacar as seguintes classes: Teatro Ópera Dança Circo

9 TEATRO A palavra teatro vem do grego theatron, que significa "lugar aonde se vai ver". O teatro é talvez uma das artes mais complexas, pois exige a participação de vários tipos de profissionais para sua realização, como o dramaturgo (autor da peça), os atores, o diretor, o cenógrafo, o figurinista, o iluminador e, muitas vezes, quando é uma peça musical, exige um compositor, músicos, coreógrafos e bailarinos. Através do teatro tem-se a oportunidade de conhecer e confrontar culturas em momentos históricos diferentes.

10 Dança A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

11 Formas artísticas Cênicas Dança Medieval Balé Clássico Dança Moderna
Dança Contemporânea Dança Bharathanatyam

12 Formas artísticas Sociais Dança Popular Tradicional Dança de Salão
Dança do Ventre Dança de Rua

13 Arte-educação Arte-educação ou Ensino de Arte é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à Arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento.

14 Arte-educação A educação em Arte, assim como a educação geral e plena do indivíduo, acontece na sociedade de duas formas: assistematicamente através dos meios de comunicação de massa e das manifestações não institucionalizadas da Cultura, como as relacionadas ao folclore (entendido como manifestação viva e em mutação, não limitado apenas à preservação de tradições); e sistematicamente na escola ou em outras instituições de ensino. A Arte-educação tem um objetivo maior que a formação de profissionais dedicados a esta área de conhecimento, no âmbito da escola regular busca oferecer aos indivíduos condições para que compreenda o que ocorre no plano da expressão e no plano do significado ao interagir com as artes, permitindo sua inserção social de maneira mais ampla. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) estabeleceu em seu artigo 26, parágrafo 2º que: "O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos". "A arte é um patrimônio Cultural da Humanidade, e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber"


Carregar ppt "Linguagens Artísticas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google