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PublicouMárcio Vilaverde Rodrigues Alterado mais de 8 anos atrás
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MARKETING ELETRONICO CONCEITO e OBJETIVO
INTERNET e COMERCIO ELETRONICO TIPOS DE CE
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A profusão de inovações tecnológicas e práticas em comércio eletrônico permitiu diversos entendimentos para o marketing eletrônico. Existe confusão entre conceitos e denominações de marketing digital, marketing eletrônico e marketing na Internet. Isto pode ser explicado pelo fato do marketing eletrônico permear diversas áreas de estudo (marketing, tecnologia de informação, Internet) e influenciar várias atividades dentro das organizações (marketing, vendas, produção).
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O marketing eletrônico também é conhecido como
e-marketing. Este tipo de vender trabalhos pelo uso da tecnologia de comunicações eletrônica como Internet, , e-livros, banco de dados, e telemóvel. É mais semelhante ao marketing online que ajuda a alcançar objetivos de marketing.
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O e-marketing é definido por muitos especialistas de muitos modos
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Hoge (1993 apud VIEIRA, VIANA, ECHEVESTE, 1998) inclui televisão, rádio, telefones, quiosques multimídia: qualquer transferência de bens ou serviços do vendedor para o comprador que envolva um ou mais meios eletrônicos. Pode ser observado que a disciplina continua baseada em conceitos de marketing, acrescida dos conceitos de tecnologia de informação e Internet. Para Frost e Strauss (2000), o e-marketing (marketing eletrônico) é o marketing impregnado com tecnologia. Isto leva a aumentos de eficiência e criação de novos modelos de negócios que adicionam valor para os clientes com maiores lucros. Esta nova modalidade afeta o marketing aumentando a eficiência das funções tradicionais e transformando as estratégias. Reedy, Schullo e Zimmerman (2001, p. 26) colocam "marketing eletrônico como todas as atividades on-line ou eletrônicas que facilitam a produção e a comercialização de produtos ou serviços para satisfazer os desejos e as necessidades do consumidor. O marketing eletrônico depende muito da tecnologia de redes para coordenar pesquisa de mercado e desenvolvimento de produtos, desenvolver estratégias e táticas para persuadir os consumidores, proporcionar distribuição on-line, manter registros dos consumidores, realizar serviços de atendimento aos consumidores e coletar feedback dos clientes. O marketing eletrônico aprimora o programa geral de marketing que, por sua vez, viabiliza os objetivos da empresa no comércio eletrônico." MARKETING ELETRONICO
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“Marketing eletrônico são todas as atividades on-line ou eletrônicas que facilitam a produção e a comercialização de produtos ou serviços para satisfazer os desejos e necessidades do consumidor.” Reedy et al (2001, p. 26)
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As mudanças trazidas pelas novas tecnologias e pelo comércio eletrônico modificam as atividades de marketing. O novo marketing deve entender a mudança nos conceitos de tempo e espaço, as necessidades dos consumidores são diferentes e estes têm nova postura frente aos anúncios e anunciantes.
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As oportunidades para a aplicação do marketing eletrônico crescem com a introdução de novas tecnologias. Os modelos de negócio que surgem baseados em novos conceitos servem de referência para a construção de metodologias aplicáveis em outras organizações. Seybold (2000) afirma que as empresas dispostas a ingressar no mundo eletrônico devem focar o cliente.
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Para alcançar os objetivos, Seybold (2000) sugere cinco etapas:
Facilitar os negócios do cliente com a organização; Enfocar o cliente final de seus produtos e serviços; Redesenhar os processos de negócios relacionados ao cliente, do ponto de vista do cliente; Conectar a empresa para obter lucro, concebendo uma arquitetura de negócios eletrônicos, abrangente e progressiva; Fomentar a lealdade do cliente para conseguir rentabilidade.
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Segundo Seybold (2000), existem oito fatores críticos de sucesso que devem ser observados por empreendimentos virtuais: Dominar a experiência do cliente; Enfocar os clientes certos; Agilizar os processos de negócios que influenciam o cliente; Oferecer uma visão completa do relacionamento com o cliente; Ajudar os clientes a fazer seu trabalho; Permitir que os próprios clientes cuidem de seus negócios; Prestar serviço personalizado; Fomentar a comunidade.
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Para Kotler (2000), os serviços on-line fornecem três grandes benefícios aos compradores potenciais: conveniência, informação e maior comodidade.
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A conveniência é proporcionada pela possibilidade de pedidos 24 horas por dia, em qualquer lugar que possua acesso à internet; a informação é caracterizada pelos dados comparativos sobre empresas, produtos, concorrentes e preços;
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já a maior comodidade aparece a partir do momento em que torna-se desnecessário lidar com vendedores e a inexistência a exposição aos fatores de persuasão emocionais, aliado ao fato de não precisar esperar na fila.
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As modalidades de marketing eletrônico estão diretamente ligadas com produtos, necessidades de comunicação e estágio de evolução da organização na Internet. Estas modalidades não são mutuamente excludentes, dependendo do interesse e possibilidades de alocação de recursos e implementação da empresa:
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Parceria com portal web; Banner; Intranet;
Website próprio - o website da organização estabelece sua presença na Internet, possibilitando a todos os usuários explorarem as informações e serviços disponibilizados; Intranet; Parceria com portal web; Banner; Intranet; Links em outros websites; Listas e Grupos (newsgroups) de discussão; Mala Direta Eletrônica ( ); Anúncios em Classificados Eletrônicos.
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A dificuldade em adaptar a organização para a cultura baseada na Web é grande.
A aplicação de tecnologias é insuficiente, Ghosh (1998) concorda, dizendo que estabelecer presença na web é simples, mas bastante difícil criar modelos de negócio baseados nela. O autor afirma que mudanças trazidas pela Internet são estratégicas e fundamentais, afetando o relacionamento com consumidores e proposições de valor para muitas companhias.
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O sucesso de uma iniciativa deve incluir:
Kanter (2001) afirma que uma organização não é transformada pela simples criação de um web site. O sucesso de uma iniciativa deve incluir:
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A remodelagem do trabalho
Revisão das premissas sobre consumidores Comunicação externa e interna Processo decisório Operações Comportamento gerencial Motivação e retenção dos empregados
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Segundo a autora, este novo modo de enxergar a organização não é um problema tecnológico, mas sim, humano.
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O crescimento das atividades empresariais na Internet demonstra que existe interesse pelo novo meio.
As vantagens apontadas pelas organizações pioneiras estão sendo comprovadas e perseguidas. Este conhecimento está delimitando uma nova disciplina de marketing que utiliza a tecnologia efetivamente para alcançar seus objetivos.
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Bruner, Harden, Heyman (2001) apresentam a possibilidade da Web tornar-se um braço econômico dos esforços de marketing de uma empresa, desde que exista um objetivo claro e mensurável. Os autores afirmam que, apesar das diferenças entre as metas de negócios, os empreendimentos on-line devem avaliar o retorno sobre o investimento (RSI). Para eles, as seguintes possibilidades de RSI na Internet devem ser avaliadas pelos profissionais de marketing:
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Solidificação da marca (mídia)
Geração de perspectivas de vendas Vendas on-line: e-commerce ou e-service Suporte ao cliente Pesquisa de mercado Publicação de conteúdo Interatividade Personalização Compra por impulso Mensurabilidade (Vantagem na utilização do marketing eletrônico)
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Solidificação da marca (mídia)
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Geração de perspectivas de vendas
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Vendas on-line (e-commerce ou e-service):
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Suporte ao cliente (help-desk):
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Pesquisa de mercado
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Publicação de conteúdo:
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É um prazer interagir contigo através da internet.
Olá. É um prazer interagir contigo através da internet. Interatividade
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Personalização
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Projeto infocêntrico
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Instantaneidade e compra por impulso
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Mensurabilidade
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Estratégias de Domínio
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Estratégias de E-mail, Vírus e Spam
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Periodicidade de Atualização das Informações e Responsáveis pelo Desenvolvimento do Site
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Análise das Respostas Comuns aos Níveis Estratégico/Tático e Operacional
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O Benchmarking como Estratégia de Marketing via Internet
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INTERNET
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COMERCIO ELETRONICO
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E-COMMERCE A internet, entre várias outras ações, pode ser uma grande aliada na hora das vendas. internet não é apenas vendas! É relacionamento, interatividade, conversas, conteúdo, vídeos, sons!!! Tudo pode ser vendido pela web, basta saber como e, em alguns casos, ter o parceiro ideal. Pense na rede como um grande shopping center, as pessoas entram buscando um produto, acham a loja e compram o que desejam. As compras feitas em shopping são infinitamente maiores do que as feitas pela web, mas shoppings estão fazendo a festa dos consumidores há mais de 30 anos, e a internet explodiu há 5 ou 6 anos
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Profa. Luçany Silva Bueno
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MODALIDADES DE COMERCIALIZAÇÃO
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