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MARKETING ELETRONICO CONCEITO e OBJETIVO

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Apresentação em tema: "MARKETING ELETRONICO CONCEITO e OBJETIVO"— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING ELETRONICO CONCEITO e OBJETIVO
INTERNET e COMERCIO ELETRONICO TIPOS DE CE

2 A profusão de inovações tecnológicas e práticas em comércio eletrônico permitiu diversos entendimentos para o marketing eletrônico. Existe confusão entre conceitos e denominações de marketing digital, marketing eletrônico e marketing na Internet. Isto pode ser explicado pelo fato do marketing eletrônico permear diversas áreas de estudo (marketing, tecnologia de informação, Internet) e influenciar várias atividades dentro das organizações (marketing, vendas, produção).

3 O marketing eletrônico também é conhecido como
e-marketing. Este tipo de vender trabalhos pelo uso da tecnologia de comunicações eletrônica como Internet, , e-livros, banco de dados, e telemóvel. É mais semelhante ao marketing online que ajuda a alcançar objetivos de marketing.

4 O e-marketing é definido por muitos especialistas de muitos modos

5 Hoge (1993 apud VIEIRA, VIANA, ECHEVESTE, 1998) inclui televisão, rádio, telefones, quiosques multimídia: qualquer transferência de bens ou serviços do vendedor para o comprador que envolva um ou mais meios eletrônicos. Pode ser observado que a disciplina continua baseada em conceitos de marketing, acrescida dos conceitos de tecnologia de informação e Internet. Para Frost e Strauss (2000), o e-marketing (marketing eletrônico) é o marketing impregnado com tecnologia. Isto leva a aumentos de eficiência e criação de novos modelos de negócios que adicionam valor para os clientes com maiores lucros. Esta nova modalidade afeta o marketing aumentando a eficiência das funções tradicionais e transformando as estratégias. Reedy, Schullo e Zimmerman (2001, p. 26) colocam "marketing eletrônico como todas as atividades on-line ou eletrônicas que facilitam a produção e a comercialização de produtos ou serviços para satisfazer os desejos e as necessidades do consumidor. O marketing eletrônico depende muito da tecnologia de redes para coordenar pesquisa de mercado e desenvolvimento de produtos, desenvolver estratégias e táticas para persuadir os consumidores, proporcionar distribuição on-line, manter registros dos consumidores, realizar serviços de atendimento aos consumidores e coletar feedback dos clientes. O marketing eletrônico aprimora o programa geral de marketing que, por sua vez, viabiliza os objetivos da empresa no comércio eletrônico." MARKETING ELETRONICO

6 “Marketing eletrônico são todas as atividades on-line ou eletrônicas que facilitam a produção e a comercialização de produtos ou serviços para satisfazer os desejos e necessidades do consumidor.” Reedy et al (2001, p. 26)

7 As mudanças trazidas pelas novas tecnologias e pelo comércio eletrônico modificam as atividades de marketing. O novo marketing deve entender a mudança nos conceitos de tempo e espaço, as necessidades dos consumidores são diferentes e estes têm nova postura frente aos anúncios e anunciantes.

8 As oportunidades para a aplicação do marketing eletrônico crescem com a introdução de novas tecnologias. Os modelos de negócio que surgem baseados em novos conceitos servem de referência para a construção de metodologias aplicáveis em outras organizações. Seybold (2000) afirma que as empresas dispostas a ingressar no mundo eletrônico devem focar o cliente.

9 Para alcançar os objetivos, Seybold (2000) sugere cinco etapas:
Facilitar os negócios do cliente com a organização; Enfocar o cliente final de seus produtos e serviços; Redesenhar os processos de negócios relacionados ao cliente, do ponto de vista do cliente; Conectar a empresa para obter lucro, concebendo uma arquitetura de negócios eletrônicos, abrangente e progressiva; Fomentar a lealdade do cliente para conseguir rentabilidade.

10 Segundo Seybold (2000), existem oito fatores críticos de sucesso que devem ser observados por empreendimentos virtuais: Dominar a experiência do cliente; Enfocar os clientes certos; Agilizar os processos de negócios que influenciam o cliente; Oferecer uma visão completa do relacionamento com o cliente; Ajudar os clientes a fazer seu trabalho; Permitir que os próprios clientes cuidem de seus negócios; Prestar serviço personalizado; Fomentar a comunidade.

11 Para Kotler (2000), os serviços on-line fornecem três grandes benefícios aos compradores potenciais: conveniência, informação e maior comodidade.

12 A conveniência é proporcionada pela possibilidade de pedidos 24 horas por dia, em qualquer lugar que possua acesso à internet; a informação é caracterizada pelos dados comparativos sobre empresas, produtos, concorrentes e preços;

13 já a maior comodidade aparece a partir do momento em que torna-se desnecessário lidar com vendedores e a inexistência a exposição aos fatores de persuasão emocionais, aliado ao fato de não precisar esperar na fila.

14 As modalidades de marketing eletrônico estão diretamente ligadas com produtos, necessidades de comunicação e estágio de evolução da organização na Internet. Estas modalidades não são mutuamente excludentes, dependendo do interesse e possibilidades de alocação de recursos e implementação da empresa:

15 Parceria com portal web; Banner; Intranet;
Website próprio - o website da organização estabelece sua presença na Internet, possibilitando a todos os usuários explorarem as informações e serviços disponibilizados; Intranet; Parceria com portal web; Banner; Intranet; Links em outros websites; Listas e Grupos (newsgroups) de discussão; Mala Direta Eletrônica ( ); Anúncios em Classificados Eletrônicos.

16 A dificuldade em adaptar a organização para a cultura baseada na Web é grande.
A aplicação de tecnologias é insuficiente, Ghosh (1998) concorda, dizendo que estabelecer presença na web é simples, mas bastante difícil criar modelos de negócio baseados nela. O autor afirma que mudanças trazidas pela Internet são estratégicas e fundamentais, afetando o relacionamento com consumidores e proposições de valor para muitas companhias.

17 O sucesso de uma iniciativa deve incluir:
Kanter (2001) afirma que uma organização não é transformada pela simples criação de um web site. O sucesso de uma iniciativa deve incluir:

18 A remodelagem do trabalho
Revisão das premissas sobre consumidores Comunicação externa e interna Processo decisório Operações Comportamento gerencial Motivação e retenção dos empregados

19 Segundo a autora, este novo modo de enxergar a organização não é um problema tecnológico, mas sim, humano.

20 O crescimento das atividades empresariais na Internet demonstra que existe interesse pelo novo meio.
As vantagens apontadas pelas organizações pioneiras estão sendo comprovadas e perseguidas. Este conhecimento está delimitando uma nova disciplina de marketing que utiliza a tecnologia efetivamente para alcançar seus objetivos.

21 Bruner, Harden, Heyman (2001) apresentam a possibilidade da Web tornar-se um braço econômico dos esforços de marketing de uma empresa, desde que exista um objetivo claro e mensurável. Os autores afirmam que, apesar das diferenças entre as metas de negócios, os empreendimentos on-line devem avaliar o retorno sobre o investimento (RSI). Para eles, as seguintes possibilidades de RSI na Internet devem ser avaliadas pelos profissionais de marketing:

22 Solidificação da marca (mídia)
Geração de perspectivas de vendas Vendas on-line: e-commerce ou e-service Suporte ao cliente Pesquisa de mercado Publicação de conteúdo Interatividade Personalização Compra por impulso Mensurabilidade (Vantagem na utilização do marketing eletrônico)

23 Solidificação da marca (mídia)

24 Geração de perspectivas de vendas

25

26 Vendas on-line (e-commerce ou e-service):

27 Suporte ao cliente (help-desk):

28 Pesquisa de mercado

29 Publicação de conteúdo:

30 É um prazer interagir contigo através da internet.
Olá. É um prazer interagir contigo através da internet. Interatividade

31 Personalização

32 Projeto infocêntrico

33 Instantaneidade e compra por impulso

34 Mensurabilidade

35 Estratégias de Domínio

36 Estratégias de E-mail, Vírus e Spam

37 Periodicidade de Atualização das Informações e Responsáveis pelo Desenvolvimento do Site

38 Análise das Respostas Comuns aos Níveis Estratégico/Tático e Operacional

39 O Benchmarking como Estratégia de Marketing via Internet

40 INTERNET

41 COMERCIO ELETRONICO

42 E-COMMERCE A internet, entre várias outras ações, pode ser uma grande aliada na hora das vendas. internet não é apenas vendas! É relacionamento, interatividade, conversas, conteúdo, vídeos, sons!!! Tudo pode ser vendido pela web, basta saber como e, em alguns casos, ter o parceiro ideal. Pense na rede como um grande shopping center, as pessoas entram buscando um produto, acham a loja e compram o que desejam. As compras feitas em shopping são infinitamente maiores do que as feitas pela web, mas shoppings estão fazendo a festa dos consumidores há mais de 30 anos, e a internet explodiu há 5 ou 6 anos

43 Profa. Luçany Silva Bueno

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45 Rank Site Unique Visitors (users) Reach Page Views 1 americanas.com.br 6.20% 2 submarino.com.br 4.70% 3 netshoes.com.br 3.50% 4 pontofrio.com.br 2.90% 5 magazineluiza.com.br 2.70% 6 extra.com.br 2.60% 7 comprafacil.com.br 8 casasbahia.com.br 2.40% 9 walmart.com.br 2.00% 10 livrariasaraiva.com.br

46 MODALIDADES DE COMERCIALIZAÇÃO
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