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Personalidade e Valores

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Apresentação em tema: "Personalidade e Valores"— Transcrição da apresentação:

1 Personalidade e Valores
Comportamento Organizaional Personalidade e Valores Centro Universitário Padre Anchieta

2 Personalidade

3 O que é Personalidade? Para Gordon Allport: ''a personalidade é a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicofisicos do indivíduo que determinam seu ajuste ao ambiente''. Ela seria a soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais; A soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais;

4 Determinantes da Personalidade

5 Determinantes da Personalidade
Hereditariedade: Fatores determinados na concepção (Estatura, Sexo, Beleza, etc.) Perfis Biologicos, fisiológicos e psicológico influenciados pelos pais da pessoa.

6 Determinantes da Personalidade
Hereditariedade: Fatores determinados na concepção (Estatura, Sexo, Beleza, etc.) Perfis Biologicos, fisiológicos e psicológico influenciados pelos pais da pessoa. Ambiente : - Fatores sócio/culturais, familiares, ambientais e experiências.

7 Determinantes da Personalidade
Hereditariedade: Fatores determinados na concepção (Estatura, Sexo, Beleza, etc.) Perfis Biologicos, fisiológicos e psicológico influenciados pelos pais da pessoa. . Ambiente : - Fatores sócio/culturais, familiares, ambientais e experiências. Situação: - Influencia os efeitos da hereditariedade e/ou o ambiente sobre a personalidade. A personalidade de uma pessoa pode mudar em determinadas situações

8 Traços de Personalidade
Caracteristicas duradouras que descrevem o comportamento das pessoas e que são exigidas em um grande numero de situações; Quando mais consistentes as caracteristicas ao longo do tempo e quanto maior a frequência com que ocorrem em situações diversas, maior a importância desses traços para a descrição da personalidade; Os traços de personalidade ajudam a definir a forma como interpretamos nosso ambiente e respondemos a ele; Traços de Personalidade

9 Myers-Briggs (MBTI) Busca identificar características e preferências pessoais; Essencialmente um teste de personalidade com cem questões para que as pessoas respondam como agem ou se sentem em determinadas situações; Desenvolvido durante a Segunda Guerra, por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers; O modelo é analisado a partir de quatro elementos norteadores

10 Myers-Briggs (MBTI)

11 Myers-Briggs (MBTI)

12 Myers-Briggs (MBTI)

13 Myers-Briggs (MBTI)

14 Modelo Big Five 5 fatos que englobam as variações mais significativas das pessoas. • Extroversão identifica alguém sociavel, agregador; • Amabilidade refere se a alguém de boa indole; • Consiência descreve alguém responsavél; • Estabilidade Emocional pessoas calmas, seguras; • Abertura para Experiências interesses de uma pessoa em matéria de criatividade.

15 Modelo Big Five Além de proporcionar uma estrutura unificada da personalidade, a pesquisa sobre essas 5 dimensões também encontrou importantes relações entre elas e o desempenho no trabalho.

16 Personalidade e Comportamento Organizacional
Nesta seção, vamos examinar mais detalhadamente alguns atributos específicos de personalidade que são vistos como poderosos indicadores do comportamento nas organizações.

17 Principais Atributos:
Centro de Controle A percepção de uma pessoa sobre a fonte de seu destino; - TIPO 1 – Aquele que acredita controlar o próprio destino, foi denominado como INTERNO; - TIPO 2 – Acredita que sua vida é controlada por fatores alheios à sua vontade, é chamado de EXTERNO;

18 Principais Atributos: Centro de Controle
EXTERNOS x INTERNOS • Externos costumam ser mais insatisfeitos no trabalho, apresentam maior número de absenteísmo e são mais alienados quanto as normas do trabalho do que os Internos; • Os Internos acreditam ter um controle substancial sobre sua saúde, através de hábitos saudáveis, e se cuidam melhor. Seus episódios de doença e, portanto absenteísmo, são mais baixos;

19 Principais Atributos: Centro de Controle
EXTERNOS x INTERNOS • Externos são mais complacentes e mais dipostos a seguir orientações, os Internos são mais motivados para as conquistas e se esforçam mais para ganhar controle sobre seu ambiente. Portanto, os internos se dão melhor em tarefas mais sofisticadas (profissões liberais e funções executivas); • Os Internos costumam tomar atitudes, e isto pode fazer com que deixem seu emprego com mais facilidade. Ao mesmo tempo, eles tendem a ser mais satisfeitos com ele;

20 Principais Atributos: Centro de Controle
EXTERNOS x INTERNOS • Quase todos Vendedores bem-sucedidos, por exemplo, são Internos. - Por quê? Porque é difícil ter sucesso em vendas se você não acredita que é capaz de influenciar os resultados; • Externos se saem melhor em trabalhos mais estruturados e rotineiros, cujo sucesso dependa do cumprimento de ordens dadas;

21 Principais Atributos:
Maquiavelismo Recebe este nome por causa de Niccolo Machiavelli, que no século XVI escreveu um tratado sobre como obter e exercer o poder. • Um indivíduo muito Maquiavélico é progmático mantém distância emocional e acredita que os fins justificam os meios ‘’ Se Funcionar, use`` ; Niccolo Machiavelli ( )

22 Principais Atributos:
Maquiavelismo As Peronalidades altamente maquiavélicas manipulam mais, vencem mais e são menos persuadidas, mas persuadem mais do que aqueles indivíduos de pouco maquiavelismo. Se dão Melhor : • Face a Face com os outros, e nao indiretamente; • Situação de poucas regras e regulamentos, espaço para improvisação; • Quando o envolvimento emocional com detalhes irrelevantes para o sucesso distraem os indivíduos pouco maquiavélicos.

23 Principais Atributos:
Maquiavelismo Maquiavélicos são bons Funcionarios ?

24 Principais Atributos:
Maquiavelismo Maquiavélicos são bons Funcionarios ? Depende do tipo de trabalho e se as implicações éticas serão consideradas na avaliação do desempenho; Individuos Altamente Maquiavélico - Barganha (negociações trabalhistas) - Recompensa Significativa (vendas comissionadas) SE HOUVER PADRÕES ABSOLUTOS DE COMPORTAMENTO FICA DIFICIL PREVER O DESEMPENHO DESSES INDIVÍDUOS

25 Principais Atributos:
Auto-Estima Auto-Estima Grau em que gostam de si mesmas. A auto-estima está diretamente relacionada às expectativas de sucesso; Os individuos com auto-estima elevada acreditam possuir a capacitação de que necessitam para ter sucesso; • Aceitam Correr riscos em suas tarefas e têm maior probabiidade do que indivíduos com baixa auto-estima.

26 Principais Atributos:
Auto-Estima Auto-Estima Grau em que gostam de si mesmas. A auto-estima está diretamente relacionada às expectativas de sucesso; Os Indivíduos com baixa auto-estima são mais vulneravéis às influências externas • Dependem da avaliação positiva feita pelos outros - Em posições Executivas , indivíduos com Baixa auto-estima se mostram preocupados em não desagradar os outros, tem menos probabilidade de assumir posições impopulares.

27 Principais Atributos:
Auto-Estima Diversos Estudos confimam que pessoas com auto-estima elevada estão mais satisfeitas com seu trabalho do que as que têm baixa auto-estima

28 Principais Atributos:
Automonitoramento Automonitoramento se refere a capacidade do indivíduo para ajustar seu comportamento a fatores externos situacionais Elevada Capacidade de Automonitoramento apresentam uma considerável adaptabilidade a ajustar seus comportamentos a fatores externos; Alta sensibilidade para compreender sinais do ambinte e podem se comportar de maneiras diferentes em situações diversas; Prestão mais atenção ao comportamento dos outros e se adaptam com maior facilidade; Despontar como líderes e demonstrar menos comprometimento com suas organizações; Se darão melhor em posições executivas que demandam o desempenho de múltiplos papéis.

29 Principais Atributos:
Automonitoramento Automonitoramento se refere a capacidade do indivíduo para ajustar seu comportamento a fatores externos situacionais Indivíduos com baixa capacidade de Automonitoramento, costumam demonstrar suas verdadeiras disposições e atitudes em todas as situações; Existe uma grande coerência entre quem eles são e o que fazerm.

30 Principais Atributos:
Assumir Riscos Assumir Riscos Os executivos propensos a correr riscos tomaram decisões mais rapidas e ultilizam menos informações para isso. Geralmente, os executivos das grandes organizações são avessos a riscos, especialmente quando comparados a empreendedores que buscam ativamente o crescimento de seus pequenos negócios.

31 Principais Atributos:
Assumir Riscos Donald Trump sempre declarou sua disposição para correr riscos. Ele começou praticamente do nada, na década de Na metade dos anos 80, já havia amealhado uma fortuna apostando no reaquecimento do mercado imobiliário de Nova York. Então, ao tentar capitalizar seu proprio sucesso ele passou das medidas. Em 1994 acumulava um rombo de 850 milhões de dólares. Sem medo de arriscar, Donald T. alavancou os poucos ativos que ainda lhe restavam em propriedades, atingiu sucesso novamente. Em 2003 a revista FORBS estimava seu patrimonio em mais de 2 Bilhões de dólares.

32 Personalidades Tipo A x Tipo B
Está sempre em movimento, andando e comendo rapidamente; Impacienta-se com o ritmo em que a maior parte das coisas acontecem; Tenta pensar ou fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo; Não consegue suportar os momentos de ócio; É obcecado por números, medindo seu sucesso em termos de quantas coisas consegue acumular.

33 Personalidades Tipo A Opera sob níveis de estresse de moderado a alto;
Trabalha mais rapido, pois enfatiza a quantidade e não a qualidade; Demonstra competitividade trabalhando mais horas e às vezes toma as decisões erradas por ser rápido demais; Raramente é criativo Os indivíduos com este perfil raramente mudam suas respostas em razão de desafios específicos colocados em seu ambiente, por isso seu comportamento é mais previsível do que o TIPO B

34 Personalidades Tipo B Raramente se sente pressionado para obter um numero crescente de coisas ou participar de cada vez mais eventos em um tempo cada vez menor .

35 Personalidades Tipo B Raramente se sente pressionado para obter um numero crescente de coisas ou participar de cada vez mais eventos em um tempo cada vez menor . Em um processo de seleção empresarial qual TIPO leva vantagem ?

36 Personalidades Tipo B Raramente se sente pressionado para obter um numero crescente de coisas ou participar de cada vez mais eventos em um tempo cada vez menor . Em um processo de seleção empresarial qual TIPO leva vantagem ? Os indivíduos do TIPO A se saem melhor na entrevistas porque demonstram possuir traços de personalidade desejáveis, como Motivação, Competência, Agressividade e Desejo de Sucesso.

37 Além da Personalidade, outro fator influencia no comportamento e nas atitudes
Valores

38 Valores: Representam convicções de conduta ou condição individual;
contem um elemento de julgamento, baseado naquilo que o indivíduo acredita ser correto, bom ou desejável; Os valores costumam ser estáveis e duradouros, e uma parcela significativa dos nossos valores é estabelecida na infância, onde havia pouco espaço para a ambiguidade; Ajuda na compreensão das atitudes e na motivação além de influênciar nossas percepções;

39 - Modos preferenciais de comportamento ;
Valores: Valores Terminais: - Ligados a condição de existência DESEJÁVEL; - Metas a serem atingidas durante a vida; Valores Instrumentais : - Modos preferenciais de comportamento ; - MEIOS para se chegar as metas dos valores terminais ;

40 Valores: Valores de atributo : determina que um modo de conduta é importante Valores de intensidade: especifica o QUANTO é importante realizarmos esse modo de conduta dos valores de atributo

41 Ética Moral

42 Valores em diferentes culturas
Geert Hofstede afirma que: ‘’ os executivos precisam se capacitar para trabalhar com pessoas de diferentes culturas ‘’. ◘ O conhecimento dessas diferenças é de grande valia para explicação e a previsão do comportamento de funcionarios vindo de países diferentes ;

43 Modelo Globe: Investigação sobre cultura e liderança em diferentes nações; 825 organizações em 62 países, e identificou 9 dimensões em que as culturas nacionais diferem entre si: • Agressividade; • Orientação p/ futuro ; • Diferença entre os sexos; • Fuga de Incerteza (forma de lidar com imprevisibilidade do futuro) • Distribuição de Poderes; • Individualismo/Coletivismo; • Coletivismo de grupo; • Orientação para o Desempenho (recompensa através da melhoria de desempenho ); • Orientação humanista

44 Atitudes As Atitudes são afirmações avaliadoras (favoráveis ou nao) em relação a objetos, pessoas ou eventos Reflete como o individuo se sente em relação a algo ( como ele reage a determinada ação , ou situação);

45 Tipos de Atitude: A maior parte das pesquisas na área de Comportamento Organizacional tem em foco 3 tipos de Atitude; ☻ Envolvimento ; ☻ Satisfação com o Trabalho ; ☻ Comprometimento Organizacional

46 Quão Satisfeito você está com seu trabalho?

47 Personalidade e Valores
Comportamento Organizaional Professora Denise Candiane Camila; Eduardo Sitta; Filipe S. Vale; ☼ Gabriela Esteves; Rafael Centro Universitário Padre Anchieta


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