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Reprojeto da Organização com Sistemas de Informação

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Apresentação em tema: "Reprojeto da Organização com Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Reprojeto da Organização com Sistemas de Informação
AULA DE HOJE Reprojeto da Organização com Sistemas de Informação Prof. Laurelli Curso de Informática com Ênfase em Gestão de Negócios FATEC – BS 2009

2 Desafios para a Administração
Principais riscos e incertezas no desenvolvimento de sistemas Controlar o desenvolvimento de sistemas de informação fora do departamento de Sistemas de Informação

3 Análise de Negócios no Planejamento de Sistemas Empresariais
A Análise de Negócios argumenta que os requisitos de informação da empresa somente podem ser compreendidos pela observação de toda a organização em termos de unidades, funções, processos e elementos de dados. Pode ajudar a identificar as entidades e os atributos-chave dos dados da organização.

4 Análise de Negócios Matriz Processo / Classe de Dados: O diagrama mostra quais as classes de dados são necessárias para apoiar processos organizacionais particulares e quais processos são os criadores e os usuários de dados.

5 Fatores Críticos de Sucesso (FCS)
Argumenta que os requisitos de informação de uma organização são determinados atingindo metas ou o sucesso da empresa / organização estabelecidas. Principal método usado na análise de FCS são entrevistas pessoais com alguns administradores de alto nível para identificar suas metas e os FCSs resultantes. A partir disto, montam-se sistemas para distribuir informações sobre esses FCSs.

6 Fatores Críticos de Sucesso (FCS)
Ponto forte: produz análise de um conjunto de dados menor que o produzido pela Análise de Negócios. Somente gerentes de alto nível são entrevistados e o questionamento enfoca um número pequeno de FCSs não sendo uma ampla investigação sobre a informação. Diferente da análise de negócios, concentra a atenção organizacional sobre o modo como a informação deve ser administrada.

7 Fatores Críticos de Sucesso (FCS)
Utilização de FCSs para desenvolver sistemas: A abordagem FCS baseia-se em entrevistas com os gerentes-chave para identificar seus fatores críticos de sucesso.

8 Como a Tecnologia da Informação pode transformar organizações
Tecnologia de Informação Mudança Organizacional Redes Globais Divisão internacional do trabalho: as operações de uma empresa e seus processos de negócios não são mais determinados pelo lugar; o alcance global das empresas é ampliado; os custos de coordenação global declinam; os custos de transação declinam. Redes Empresariais Trabalho colaborativo e trabalho em equipe: a organização do trabalho agora pode ser coordenada pelas fronteiras divisionais; os custos de gerenciamento declinam. Pode-se trabalhar simultaneamente em múltiplas tarefas em diferentes locais. Computação distribuída Fortalecimento: indivíduos e grupos de trabalho dispõem agora de informação e conhecimento para agir. Os processos de negócios podem ser simplificados. Os custos de gerenciamento declinam. A hierarquia e a centralização diminuem. Computação Portátil Organizações virtuais: o trabalho não está mais amarrado a localização física. Conhecimentos e Informações podem ser entregues em qualquer lugar onde sejam necessários. O trabalho torna-se portátil Interface Multimídia e Gráfica Acessibilidade: todos na organização podem acessar informações e conhecimentos. Os custos organizacionais diminuem a medida que fluxos de trabalho pasam do papel para a imagem digital, documentos e voz. Objetos complexos de conhecimento podem ser armazenados e representados como objetos contendo elementos gráficos, áudio, vídeo ou texto.

9 O espectro da Mudança Organizacional
Existem 4 tipos de mudança organizacional habilitadas para tecnologia da informação: (1) Automação (2) Racionalização (3) Reengenharia (4) Mudanças de Paradigma Cada tipo acarreta diferentes recompensas e riscos.

10 Tipos de Mudança Organizacional
Automação: Forma mais comum de mudança organizacional viabilizada pela TI. Primeiras aplicações: calcular pagamentos, registros de folha de pagamento, acesso a extrato e caixa em bancos, reserva de passagens, etc

11 Tipos de Mudança Organizacional
Racionalização de procedimentos: simplificar procedimentos padrão de operação, eliminando gargalos óbvios, de modo que a automação possa efetivamente tornar os procedimentos de operação mais eficientes. Reengenharia de Processos de Negócio: análise, simplificação e reprojeto dos processos de negócio visando melhorar velocidade, serviço e qualidade assim reduzindo desperdício e tarefas repetitivas. Mudança de Paradigma: mudança na realização dos negócios ou de sua natureza realizados pela organização

12 O espectro da mudança organizacional
Toda mudança organizacional traz consigo riscos e recompensas: As formas mais comuns de mudança organizacional são automação e racionalização. Essas estratégias de movimentação e mudança relativamente lentas apresentam retornos modestos, mas pouco risco. Mudanças mais rápidas e abrangentes como reengenharia e mudanças de paradigma acarretam grandes recompensas, mas comportam substanciais chances de fracasso.

13 Reengenharia dos Processos de Negócio
Se as organizações repensarem e reprojetarem radicalmente seus processos de negócio antes de investir na capacidade de computação, os retornos que podem obter de seus investimentos em tecnologia da informação serão potencialmente maiores.

14 Reengenharia dos Processos de Negócio
Gerenciamento do Fluxo de Trabalho: Proceso de simplificação e alinhamento de procedimentos empresariais. Softwares de Gerenciamento de Fluxo de trabalho e documentos automatizam processos como encaminhar documentos a localidades diferentes, garantir aprovações, fazer programação e gerar relatórios. Até 2 ou mais pessoas podem trabalhar simultaneamente num mesmo documento, o que resulta rapidez na conclusão.

15 Melhoria do processo e Gerenciamento da Qualidade Total (TQM)
Gerenciamento da Qualidade Total (TQM): permite fazer da qualidade uma responsabilidade de todas as pessoas e funções dentro da organização. TQM espera que todos contribuam para a melhoria geral da qualidade evitando: (1) Erros de projeto; (2) Tratamento de erros; (3) Erros de entrada de dados; (4) Etc.

16 Como SI´s contribuem para o Gerenciamento da Qualidade Total?
Simplificação do produto ou processo de produção: Benchmarking (utilização de padrões / normas para medição de desempenho) Utilização de solicitações de clientes como diretriz para melhorar produtos e serviços Redução de tempo de ciclo Melhoria da qualidade e da precisão do projeto Aumento da precisão da produção

17 Processo de Desenvolvimento de Sistemas

18 Requisitos de Informação e Análise de Requisitos
Requisitos de Informação: Envolve identificar quem precisa de qual informação, quando, onde e como. Análise de Requisitos: define cuidadosamente os objetivos do sistema modificado ou do novo sistema e desenvolve uma descrição detalhada das funções que o novo sistema deve desempenhar. Uma Análise de Requisitos mal feita pode levar ao fracasso de sistemas e dos altos custos de desenvolvimento de sistemas.

19 Fases do Processo de Desenvolvimento de Sistemas
Estágio Divisão de trabalho Produto Final Análise de Sistemas Os técnicos identificam o problema, verificam quais informações estão sendo requeridas e estabelecem um plano de gerenciamento de um projeto. Os usuários apresentam a necessidade de informação, estabelecem limitações financeiras ou operacionais à solução e a selecionam. Relatório de Requisitos de Sistema Projeto de Sistemas Os técnicos modelam e documentam especificações do projeto e selecionam as tecnologias de hardware e software para a solução. Os usuários aprovam as especificações do projeto. Especificações do Projeto Programação Os técnicos escrevem códigos de programas. Especificações e código do programa

20 Fases do Processo de Desenvolvimento de Sistemas
Estágio Divisão de trabalho Produto Final Teste Os técnicos desenvolvem planos de teste e conduzem testes de unidade, sistema e aceitação. Os usuários fornecem dados e cenários de teste e validam resultados dos testes. Testes de desempenho do sistema Migração (conversão)/ Treinamento Os técnicos preparam e supervisionam o plano de implantação e caso exista, a migração. Também qualificam os usuários na sua utilização. Implementação com aprovação do usuário Produção e Manutenção Os técnicos avaliam o desempenho técnico do sistema e sua manutenção; Os usuários utilizam o sistema e avaliam seu desempenho funcional. Auditoria pós-implementação

21 Abordagens Alternativas no Desenvolvimento de Sistemas
Abordagem Características Vantagens Desvantagens Ciclo de Vida Processo formal seqüencial passo a passo. Especificação e aprovações por escrito. Papel limitado dos usuários. Necessário para sistemas e projetos complexos e de médio e grande porte. Lento e caro. Desencoraja mudanças. Grande volume de papéis para gerenciar.

22 Abordagens Alternativas no Desenvolvimento de Sistemas
Abordagem Características Vantagens Desvantagens Prototipagem Requisitos especificados dinamicamente com sistema experimental. Processo rápido, informal e repetitivo. Usuários participam continuamente com o protótipo. Rápido e relativamente barato. Útil quando os requisitos são incertos ou quando a interface de usuário fina é muito importante. Promove participação do usuário Em sistemas grandes e complexos é necessário avaliar abrangência. Pode camuflar etapas de análise, documentação e teste.

23 Abordagens Alternativas no Desenvolvimento de Sistemas
Abordagem Características Vantagens Desvantagens Pacote de softwares aplicativos Um software comercial elimina a necessidade de programas desenvolvidos internamente Redução do trabalho de projeto, programação, instalação e manutenção. Pode poupar tempo e custo no caso de desenvolvimento de aplicativos empresariais comuns. Pode não atender a requisitos exclusivos da organização. Pode não executar bem muitas funções empresariais. Customizações extensas aumentam custos de desenvolvimento.

24 Abordagens Alternativas no Desenvolvimento de Sistemas
Abordagem Características Vantagens Desvantagens Desenvolvimento por usuário final Sistemas criados por usuários finais utilizando ferramentas de software de 4 geração (aula 6). Rápido e informal. Papel mínimo de especialistas em sistemas de informação. Usuários controlam a montagem dos sistemas. Poupa tempo e custo de desenvolvimento. Reduz defasagem de aplicativos Pode levar a proliferação de sistemas de informação e dados descentralizados. Os sistemas nem sempre atendem aos padrões de garantia de qualidade.

25 Abordagens Alternativas no Desenvolvimento de Sistemas
Abordagem Características Vantagens Desvantagens Terceirização / Outsourcing Terceirização da(s) fase(s) do(s) processo(s) de desenvolvimento de sistemas. Em alguns casos sistemas proprietários operados por fornecedor externo. Pode reduzir ou controlar custos Pode conduzir sistemas quando recursos internos não estão disponíveis ou são tecnicamente deficientes. Necessário a manutenção da gestão do projeto. Dependência do rumo tecnológico e da prosperidade de fornecedores externos.

26 GRATO POR PARTICIPAREM DESTA AULA.
ATÉ A PRÓXIMA PROFº LAURELLI Para Refletir “Faça seu futuro maior que seu passado” Dan Sullivam Catherine Nomura


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