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Redação Publicitária I

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Apresentação em tema: "Redação Publicitária I"— Transcrição da apresentação:

1 Redação Publicitária I
Estrutura de um anúncio - Título Professora Luciana Moura

2 Redação Publicitária Título Imagem Texto Slogan Título Imagem Texto
Marca Slogan

3 Importante: Mensagem Interação (público-alvo)
Sedução (estratégia criativa)

4 Anúncio Título: promessa básica
(USP - Unique Selling Proposition ou proposição única de vendas) Texto: justificativa e promessa secundária

5 Título O título e a imagem dividem, em igual importância, a responsabilidade pela força de atração de um anúncio. É o lugar da informação mais importante do anúncio. Também é lugar daquilo que precisa ser dito em primeiro lugar.

6 Título O título deve ter duas qualidades fundamentais:
Ser conciso, isto é, ser expresso na forma de um enunciado sintético, breve. Ser positivo, abordando aspectos eufóricos e agradáveis.

7 Exercício Briefing: Informar que no site da Pepsi é possível fazer downloads de músicas gratuitamente para MP3. Público de 13 a 20 anos Classe AB

8 Exercício Comece colocando a USP em uma frase.
Acrescente informações que ajudem a definir o público-alvo. Acrescente estratégias criativas (humor, sexo, romance, emoção, etc.) Faça variações com o resultado (apresente as versões).

9 Exemplos de variações A vida que a gente gosta tem Coca-Cola.
A vida tem mais gosto com Coca-Cola. É gostoso viver com Coca-Cola. Com Coca-Cola é gostoso viver. Com Coca-Cola é mais gostoso viver. Viver fica mais gostoso com Coca-Cola. Com Coca-Cola sempre é mais gostoso viver. Gostoso é viver com Coca-Cola. Viver é gostoso. Viver é Coca-Cola. Coca-Cola. Viver é gostoso demais.

10 O título e as funções da Linguagem
Referencial / denotativa / informativa Emotiva / expressiva Fática / interacional Apelativa / conativa / diretiva Poética Metalingüística

11 Função Referencial Centrada no significado ou na informação sobre alguma coisa (no caso do texto publicitário, informações sobre ou produto ou a empresa). Transmite ao interlocutor informações que ele ainda não possui. Para o alcance deste objetivo, os termos são utilizados em sentido real, evitando ambigüidade na interpretação. Em geral, prevalece a 3ª pessoa e o texto é centrado no referente, ou seja, naquilo que é falado. É o caso do diferencial técnico explorado em um anúncio, que pode gerar títulos pouco criativos.

12 Função Emotiva É usada quando o emissor deseja exprimir suas emoções em torno do assunto, deixando transparecer os seus sentimentos, sensações e visão pessoal. É, portanto, uma função centrada no emissor e por isso se desenvolve principalmente com o uso da 1ª pessoa do singular, bem como de interjeições e exclamações. No caso do texto publicitário, o emissor pode ser o produto ou a empresa anunciante. Isso significa que a empresa ou o produto pode aparecer em primeira pessoa no

13 Função Fática Evidencia o canal utilizado na transmissão da mensagem. O emissor geralmente testa a eficiência do canal ou chama atenção para ele, para garantir a qualidade da recepção. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas que se usam para chamar a atenção (ruídos como psiu, ahn, ei). Essa função ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicação ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficiência. Essa função tem o objetivo de manter o canal de comunicação aberto.

14 Função Apelativa Centrada no receptor, é usada quando o objetivo é de influenciá-lo por meio de uma ordem, pedido ou apelo. Utiliza-se geralmente de 2ª e 3ª pessoa, bem como de vocativos e imperativos.. Essa função procura organizar o texto de forma a que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa função, busca-se envolver o leitor com o conteúdo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento. Todo anúncio é centrado no consumidor, mas nesse caso ele aparece citado no título, muitas vezes usando um verbo no imperativo.

15 Função Poética Chama-se atenção para a forma como as informações são organizadas, valorizando-se a seleção das palavras e sua combinação. O ritmo e a sonoridade das palavras também podem se apresentar como integrantes da comunicação. A linguagem utilizada é, em geral, conotativa, sugestiva e metafórica, podendo o emissor se utilizar de figuras de linguagem. Quando a mensagem é elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de idéias. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa.

16 Função Metalingüística
Pode ser identificada quando o próprio código é o foco da mensagem e o texto é utilizado para explicá-lo. Pode ocorrer com um filme que fale de cinema, com uma peça de teatro sobre o teatro, com uma poesia que fale de poesia ou com um anúncio que fale sobre propaganda. Resumindo: quando a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente, ocorre a função metalingüística.

17 Funções do Título Identificar o público-alvo;
Despertar o interesse pela leitura; Provocar desejos capazes de determinar a ação do consumidor; Personalizar a mensagem, tratando o leitor como um indivíduo e não massificando-o.

18 Aspecto retórico Títulos diretos: informam a principal característica do produto (atributo). Títulos indiretos: representam um apelo emocional (benefícios).

19 Formatos de Títulos Afirmativo Promessa Conselho
Renault. Elegância não se compra. Se conquista. Promessa Faz o mesmo efeito que jantares românticos, 15 viagens a Paris, jóias, roupas, flores e bombons. Tudo de uma vez. (Ourocap do Banco do Brasil) Conselho Novo IBM Aptivia. Muito mais que um rostinho bonito. Se eu fosse você, não ficaria só paquerando. Eles estão cheios de pretendentes.

20 Formatos de Títulos Noticioso Dramatizado Comparação Suspense
Temos vaga para patrão. (Feira de Franchising) Dramatizado Se você não pode estar com ela no dia dos namorados, eu posso. (Correios) Comparação Namorada que ganha flores morre de inveja daquela que ganha Valisére. Suspense Você sabe o que a Abril faz? Faz parte da sua vida. (Editora Abril)

21 Formatos de Títulos Interrogativo Negativo Testemunhal
Reparou como as pessoas ficam mais bonitas dentro de um Suzuki? Negativo Salas Vip em aeroportos do mundo inteiro. Precisar, não precisa. (Dinners Club) Testemunhal Eu bebo. (Zeca Pagadinho em comercial da Bhrama)

22 Cuidados Interrogativo Negativo Quer fazer uma boa ação nas férias?
Quer viajar? Negativo Trabalhamos pesado. (Agência Talk) Pra você ficar bonita.

23 O título e a seleção do público-alvo
Abertos: Não define o público que se pretende atingir. Fechados: Dirigido especialmente a alguém.

24 Exemplo Pra você que gosta de comida congelada. (fechado)
Torne sua vida mais prática com comida congelada. (aberto)

25 A construção de um título
Simples: Formado por apenas uma frase. Composto: Formado por mais de uma frase na mesma página ou em página dupla. Seqüencial: Formado por mais de uma frase, alocados em páginas seqüenciais.

26 Duas escolhas Título “gritando”: Tipologia em corpo grande, caixa alta e geralmente no alto da página. Título “sussurando”: Tipologia delicada, corpos pequenos e caixa baixa.

27 Como criar um bom título?
Escrever muito Anotar todas as idéias Selecionar as melhores Tornar a avaliar Buscar a mais original e adequada

28 Como criar um bom título?
Proposição única de vendas Identificação do público-alvo Idéia criativa

29 Dicas “Bolar” uma chamada é trabalhar usando a Unique Selling Proposition (proposta única de venda) em combinação com as estratégias criativas (humor, emoção, informação, etc) para conseguir “dialogar” com o consumidor. A chamada é óbvia na sua função, chamar a atenção do leitor, “tirá-lo do lugar” e pra isso não podemos esquecer de combinar ousadia (sem exagero) e adequação (sem chatice). . Escrever chamadas é, acima de tudo, escrever. E pra isso, vale a pena LER muito, e nessa leitura incluir um monte de chamadas. Junto com ler, quanta originalidade, é preciso exercitar, praticar, fazer chamadas. Assim como o diretor de arte propõe um layout e testa cores, arranjo dos elementos e tudo mais, cabe ao redator encarar suas frases como elementos que podem ser mexidos e testados. Fonte:

30 Dicas Texto que dorme. Uma técnica que funciona bem é fazer uma idéia, um título ou um texto dormir. Experimente criar num dia e avaliar no outro. É batata. Funciona mesmo. Se a idéia for boa, você não terá dúvidas no outro dia. Se for ruim, vem à tona na hora. A ficha cai. O dilema dos anglicismos. A influência dos americanos na nossa economia é tão grande que é quase impossível fugir das palavras que vêm diretamente do inglês. Num texto qualquer, você escreveria estande ou stand? Escanear ou Scannear? Apagar ou deletar? Público-alvo ou target? Não existe regra ou padrão que agrade a todos. Mas aqui vale uma dica: use a coerência. Tente seguir o seu próprio padrão, usando sempre que possível o mesmo critério. Isso vai evitar que você use formas diferentes no mesmo texto. Outra coisa: pense em quem vai ler o seu texto e qual seria a opinião desses consumidores.

31 Dicas Tracadalho do carilho.
O trocadilho já foi muito usado para garantir um tom bem-humorado, principalmente aos títulos. Hoje, já estão bem desgastados e o redator que usa um trocadilho acaba sendo taxado de canastrão. Pense bem na hora de mostrar para o seu diretor de criação. Se ele não estiver bem-humorado, você pode ir pra rua da amargura. Ops! A nível de, enquanto. Coisa feia. A nível de dica enquanto manha do metiê, nunca escreva isso num texto pelo-amor-de-deus! Esses modismos são chatos e gramaticalmente errados. Não existe "a nível", existe "em nível" (que é igualmente ruim). Use uma formulação diferente e, caso seja possível, remende com um "em termos". Já o "enquanto" deve ser usado quando se tem uma referência temporal no texto e nunca substituindo o "como". Você é um redator e tem a obrigação de encontrar recursos para fugir dessas coisas feias.

32 Títulos manjados Títulos que começam com porque: Detetive Galeano. Porque você não nasceu para ser enganado. Títulos que começam com pra quem: Detetive Galeano. Pra quem não nasceu pra ser enganado. Títulos que usam "mais que": Detetive Galeano. Mais que um detetive: um verdadeiro sistema de informações. Títulos baseados na expressão "se é assim que você...": Se é assim que você se sente quando é enganado, chame o Detetive Galeano.

33 Títulos manjados Títulos em dois tempos que usam uma negativa no segundo: Todo homem é um corno em potencial. Os clientes do Detetive Galeano, não. . Títulos que começam com "olha" ou "isso é que é": Detetive Galeano. Isso é que é remédio pra dor de cabeça. . Títulos que terminam com "não necessariamente nessa ordem": Informação, vingança e sacanagem. Não necessariamente nessa ordem. . Títulos que começam com "Quem disse?": Quem disse que dor de corno não tem cura? . Títulos em dois tempos que usam palavras antagônicas: O galho. O machado.

34 Pontuação em títulos Ponto de exclamação: uma vítima do preconceito dos publicitários. Para não ser radical e falar "evite", é preferível dizer que o melhor é ter bom senso. No mercado publicitário convencionou-se que os títulos terminam com ponto final. É claro que em alguns casos e quando o próprio ponto de exclamação faz parte da idéia, você tem que usar o dito cujo. Na prática, o ponto de exclamação é claramente discriminado pelos redatores. Reticências: fuja delas. É um caso parecido com o do ponto de exclamação, mas que merece um rigor na avaliação ainda maior.


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