A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamentos de Risco na Criança e no Adolescente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamentos de Risco na Criança e no Adolescente"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamentos de Risco na Criança e no Adolescente
Dr. Renato P. Zan Pediatria Social Depto. Medicina Social-FCMSCSP

2 CONCEITOS CONCEITOS de RISCO

3 É A PROBABILIDADE DE SE OBTER UM RESULTADO ADVERSO
RISCO É A PROBABILIDADE DE SE OBTER UM RESULTADO ADVERSO OU DE ESTAR PRESENTE UM FATOR QUE AUMENTE ESTA PROBABILIDADE

4 RISCO A percepção e a reação dependem : Experiência prévia Informação
Valores adquiridos Processo de aprendizagem “Não se deve brincar com Fogo”

5 O que é risco? Probabilidade Fator Conseqüência
Adversidade ou ameaça potencial HIV/AIDS Seringa Contaminada Má Nutrição Água Insalubre Dirigir Carro Alcoolizado Colisão Andar de Motocicleta

6 ultrapassando os critérios biomédicos
O Risco é uma proposta técnica que associa o conceito de proteção e de vulnerabilidade à probabilidade de um dano ou de um resultado indesejado. ultrapassando os critérios biomédicos atingindo variáveis sociais e de comportamento. características do próprio indivíduo, de sua família e da sociedade grupos de referência: amigos, escola, trabalho, áreas de saúde, justiça, nível sócio-econômico, inserção cultural e políticas governamentais.

7 FATORES DE RISCO São elementos com grande probabilidade de desencadear ou estar associado a um evento indesejável

8 VULNERABILIDADE FRACO INDEFESO
Na infância – a criança rende-se a sua própria vulnerabilidade ou torna-se presa inconsciente. Na adolescência – é menos passiva que a criança, tendo um lugar consciente por ele percebida e combatida.

9 ASPECTOS QUE AUMENTAM A VULNERABILIDADE
INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Desagregação familiar: Falta de referências Sistemas educacionais e de saúde : Baixa qualidade Carência Profissionais despreparados Falta de suporte Informações inadequadas : Papel da mídia ASPECTOS QUE AUMENTAM A VULNERABILIDADE

10 FATORES QUE AUMENTAM A VULNERABILIDADE ADOLESCÊNCIA
Indefinição da identidade : conflito entre a razão e o sentimento Onipotência : Sensação de invulnerabilidade Pensamento mágico Percepção da temporalidade : Virtualidade do futuro Dificuldade de administrar esperas Dificuldade em adiar desejos Gregarismo: Susceptibilidade de pressões grupais Modismos Necessidade de buscar o novo : Explorar Transgredir

11 FATORES DE RISCO São elementos com grande probabilidade de desencadear ou estar associado a um evento indesejável comprometendo o equilíbrio saúde – doença. Pessoais Baixa Auto-estima Impulsividade Vítima de Abuso Sexual Familiares Conflitos Intra-familiares Autoritarismo Permissividade Escolares Falta de Compromisso com o estudo Repetência Evasão Sociológicos Explosão Demográfica Vizinhança Social Deteriorada Acesso fácil à droga Sedentarismo Mídia

12 FATORES PROTETORES     - Recursos pessoais ou sociais que atenuam ou neutralizam o
impacto do risco. - Facilitam a resistência à enfermidades, - Reduzem ou atrasam a aparição das “descapacidades “ - Promovem a recuperação mais rápida.

13 Fatores Protetores Boa estrutura familiar e social
Compromisso com a educação   Saneamento ambiental  

14 Hábitos positivos para a saúde alimentação adequada atividade física
  Fatores Protetores   Hábitos positivos para a saúde alimentação adequada atividade física administração do tempo livre evitar o uso de substâncias nocivas evitar práticas sexuais de risco Controle dos acontecimentos da vida e expressões emocionais Estratégias eficazes para fazer frente às dificuldades afeto suporte emocional visão otimista da vida sentido de finalidade e direção espiritualidade serviços de saúde de boa qualidade redes sociais de apoio educação em saúde respeito aos direitos de cidadania

15 COMPORTAMENTO É o conjunto de reações, procedimentos e condutas que podem ser observados em um indivíduo, estando este em seu ambiente e em dadas circunstâncias .  

16 COMPORTAMENTOS DE RISCO
São alterações na conduta ou atuação repetida e fora de determinados limites. Podem comprometer ou desviar o desenvolvimento biopsicossocial. Repercussões danosas à vida atual e futura nos níveis individual, familiar e social Influenciadas pelo meio ou pelo caráter exploratório do indivíduo.

17 SITUAÇÃO DE RISCO   São as circunstâncias que oferecem risco a toda uma comunidade, a um sub-grupo social ou ao próprio indivíduo.   A permissividade ao uso de drogas põem em risco a todos os jovens de uma determinada comunidade, ou seja a situação de risco transcende ao comportamento individual.

18 MÍDIA Os diferentes meios de comunicação TV, música, cinema, internet, mídia impressa - influências positivas ou negativas - retratando selecionando informações e conhecimentos - fornecendo estímulos - acesso universal - não segregam - são eficientes Constituem-se em um importante meio de socialização, esta definida como um processo através do qual o ser humano interioriza valores, crenças, atitudes e normas de conduta incorporando-os a sua personalidade.

19 PERSPECTIVAS e SOLUÇÕES
Atitudes em Família ambiente de interação e convívio familiar favorável buscar o consenso e tolerância às diferenças utilizar métodos não violentos para impor limites e estimular disciplina oferecer identificação com modelos positivos desde a infância estimular atividades escolares e de lazer discutir sobre o conteúdo e a forma da abordagem das informações transmitidas pela mídia limitando, se necessário, o acesso a estes veículos.

20 PERSPECTIVAS e SOLUÇÕES
Áreas de Planejamento Social -  Apoio incondicional à educação,saúde e segurança, através de políticas públicas que visem a promoção, prevenção, cura e reabilitação , melhorando, assim a qualidade de vida. uso obrigatório de cintos de segurança em automóveis controle ao acesso às armas de fogo altos impostos à industria de tabaco e álcool Mídia mais responsável e mais saudável compromisso : é parte do problema x solução Fortalecimento da resilência - capacidade de minimizar ou superar os efeitos nocivos das situações difíceis.


Carregar ppt "Comportamentos de Risco na Criança e no Adolescente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google