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PublicouMaria dos Santos Lencastre Castelo Alterado mais de 8 anos atrás
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Proposta curricular CBC Conteúdo Básico Comum Ensino médio
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Estabelecer os conhecimentos, as habilidades e competências a serem adquiridos pelos alunos,
bem como as metas a serem alcançadas pelos professores a cada ano condição indispensável Para o SUCESSO
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ALTERAÇÕES NO DOCUMENTO
Os CBCs não esgotam todos os conteúdos a serem abordados, mas expressam os aspectos fundamentais de cada disciplina. O que o aluno não pode deixar de aprender O que a escola não pode deixar de ensinar . Indicam habilidades e competências a serem adquiridas em cada ano
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Eixos temáticos unidades estruturadoras
Tópicos fundamentais Habilidades e competências Temas complementares de acordo com as potencialidades e interesses do aluno Projetos específicos (ppp) Eixos temáticos unidades estruturadoras Tópicos fundamentais Habilidades e competências Temas complementares de acordo com as potencialidades e interesses do aluno Projetos específicos (ppp)
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Os CBCs foram elaborados para ocupar a metade da carga horária disponível para a disciplina de Biologia e devem ser desenvolvidos prioritariamente Outros conteúdos devem ocupar o restante da carga horária Fundamentada nos PCN+
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Sentido de ensinar Biologia
Especialidades: Botânica- Zoologia- Genética- Bioquímica-Ecologia... Incorporam um debate sobre a origem e significado da vida Fundamenta saberes práticos- próprios da medicina-pecuaria-agricultura Engenharia sanitária- industrialização de alimentos
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Estão relacionadas a diferentes competências do conhecimento científico tecnólogico- parte da formação cidadã e da preparação para o trabalho Identificar símbolos Dominar classificações Significa mais do que reproduzir dados
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Participar de convívio social
Saber informar Comunicar Argumentar compreender Enfrentar problemas Participar de convívio social De forma prática e solidária Elaborar críticas Fazer escolhas proposições Tomar gosto pelo conhecimento Não o acúmulo de informações Continuação da capacidade de aprender Compreensão do mundo físico e social
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De maneira motivada- consciente- esclarecida
Ampliam se as capacidades para a aquisição de instrumentos intelectuais Formação de atitudes para uma efetiva participação na esfera pública e social De maneira motivada- consciente- esclarecida Estimula a descoberta- respeito - valoriza a diferença de culturas – raças diversidade étnico-cultural Capazes de julgarem com espírito crítico e criativo o meio social em que se integram- empenharem na transformação
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Diretrizes para o ensino da Biologia
Aspectos do sistema reprodutivo Conhecimento significativo Colocando em evidência o raciocínio e menos a memória Centrado na interação Construção de conhecimentos coletivos Estudar o corpo humano- Uso de drogas- dietas Consumir gorduras Fazer exercícios
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Planejar as atividades A escolha dos conteúdos
Desenvolver outros conteúdos Procedimentais Atitudinais E de valores A escolha dos conteúdos Reconhecimento das ideias prévias =objeto de trabalho pedagógico Metodologia: variedade de atividades estimuladoras- contextualizada Construção do conhecimento científico Fatos e conceitos não apenas conteúdos = aprendizagem significativa os
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O que e como ensinar Eixos integradores bidiversidade materiais
modelagem energia
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Critérios para a seleção de conteúdos
Ciências da natureza e da matemática matemática biologia química Física
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Princípio da Conservação da energia
fundamental na interpretação de fenômenos naturais e tecnológicos- mas verificado em processos biológicos- fermentação Processos químicos- combustão biodiversidade compreensão do funcionamento dos ambientes e dos seres vivos que os constituem Desde a síntese dos carboidratos aos decompositores que transformam os matériais orgânicas em inorgânicas completando o ciclo biológico da vida
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O desenvolvimento do conhecimento biológico
Tem revelado notáveis semelhanças entre os sistemas vivos Funcionamento dos ambientes Transformação de qualquer espécie de seres vivos- seleção natural e adaptação Processos que promovem a diversidade-são os mesmos- mutação- reprodução ssexuadas Semelhanças entre os metabolismos
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Processos nos níveis moleculares básicos- duplicação de DNA
Níveis moleculares- mitose e meiose Em relação a reprodução, as variações também não são grandes- ocorrem tanto no reino animal quanto no vegetal Organismos constituidos por células e possuem DNA
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Temas propostos a partir dessas semelhanças
Temas Biologia A história da vida na terra Linguagem da vida Corpo humano e saúde Teia da vida
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NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOSSISTEMA POPULAÇÃO ORGANISMO CÉLULA
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JUSTIFICATIVA PARA OS CRITÉRIOS
INTEGRAÇÃO Física– Biologia- Química- Matemática Ponderação das ideias- organizam o pensamento biológico Instrumentalizam o estudante para compreensão mais complexas Ideias chaves da Biologia
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Ideias –chaves da Biologia
CICLO TRANSFORMAÇÃO CONSERVAÇÃO METABOLISMO DIVERSIDADE ADAPTAÇÃO REGULAÇÃO Ler página 3
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METABOLISMO DIVERSIDADE REGULAÇÃO COMUNICAÇÃO entre esses elementos
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Tema I - A TEIA DA VIDA O que os conteúdos propostos nesse tema nos permite? Ao estudar os processos que mantém o funcionamento dos ecossistemas as interrelações existentes na natureza e como se encaixam, é possível entender... O que os estudantes já trazem?
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Prioridades da aprendizagem
Apresentar sua produtividade regulada pelo ambiente físico Ter a estrutura das comunidades regulada pela dinamica das populações Apresentar correspondência com a termodinamica
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Ideias prévias Ler e sublinhar Dificuldades linguagem
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TEMA II- HISTÓRIA DA VIDA NA TERRA
O que esse tema aborda? Como os estudantes explicam a evolução? O que é necessário para explicar a evolução? Prioridades- ideias prévias- linguagem da B iologia
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TEMA III- CORPO HUMANO E SAÚDE
O que esse tema aborda? Conhecer o metabolismo ajuda em que sentido a aprendizagem? Prioridades Ideias prévias linguagem
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TEMA IV- LINGUAGENS DA VIDA
O que é necessário entender? O que o tema retoma e amplia? Por que essas noções são importantes? Prioridades- ideias prévias- linguagem
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Avaliação em BIOLOGIA Planejar-orientar- observar-instigar- organizar- registrar Formam um conjunto de parâmetros que habilitam o professor avaliar
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Ele próprio- sua prática
O aluno O material A metodologia Permite reformular suas práticas pedagógicas- melhorá-las e adaptá-las Parte integrante e contínua Atitude positiva e construtiva incentivadora
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Verificação da aprendizagem
Observação- registro Métodos tradicionais Verificação da aprendizagem
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É parte do processo- levar em conta as competências pedagógicas
As competências sociais Servirão como apoio ( sublinhar)
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Como lidar com o erro Tentativa considerada Aumenta a auto confiança
Oportunidade ideal de revisão de conceitos e estratégias Tentativa considerada Aumenta a auto confiança
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Não aceitando críticas Mostrando que a solução não atende
Postura adequada Não criticando Não aceitando críticas Mostrando que a solução não atende A solução correta deve vir da turma
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Eixos temáticos Eixo temático I ENERGIA
Eixo temático II BIODIVERSIDADE
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POR QUE ENSINAR-
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COMO ENSINAR-
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O QUE ENSINAR
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