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PublicouRafael Marreiro Vilarinho Alterado mais de 8 anos atrás
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Séculos XVII e XVIII; Inspirado no fervor religioso e na passionalidade; Emoção superando a razão; Arte da fé; Produção de efeitos: óticos e ilusões, sensação de movimento e jogo de luz, coisas que mais deslumbravam do que faziam pensar. “santo espaço cênico” Arquitetura, escultura e pintura provocar o fervor intenso e o encantando
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exaltação da forma dramática dos sentimentos e da religiosidade, Temas: religiosa, mitológicos pintura que exaltava o direito divino dos reis (teoria defendida pela Igreja e pelo Estado Nacional Absolutista que se consolidava)
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O Barroco não é simplesmente uma retomada do fervor medieval cristão Após o período do Renascimento, o homem passou a ter consciência de si e de seu valor, deixando de colocar tudo nas mãos de Deus. A dúvida rege a arte deste período numa constante dualidade "divino versus humano", um período dos claros-escuros.
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Nos estados protestantes, a pintura barroca assumiu características diferentes, frente as condições favoráveis à liberdade de pensamento. A investigação científica iniciada no Renascimento pôde continuar existindo sem limitações. Um reflexo disso pode ser apontado em quadros como "A aula de anatomia do Dr.Tulp", do holandês Rembrandt.
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" Crucificação de São Pedro"
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St. Sebastian
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Cristo carregando a cruz
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As meninas, ou A Família de Filipe IV
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Carta de amor
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Menino à Janela
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O Martírio de São Felipe
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Christ in the House of Martha and Mary
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