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SUBMÓDULO VI - POSTURA NO AMBIENTE DE TRABALHO

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Apresentação em tema: "SUBMÓDULO VI - POSTURA NO AMBIENTE DE TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 SUBMÓDULO VI - POSTURA NO AMBIENTE DE TRABALHO

2 SUBMÓDULO VI - POSTURA NO AMBIENTE DE TRABALHO
Estrutura do Submódulo VI • Unidade 1: Postura e cuidados no ambiente de trabalho; • Unidade 2: Como cuidar da imagem.

3 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Objetivos Apresentar algumas dicas para iniciar uma conversa; Identificar boas práticas para o uso do telefone no trabalho; Orientar sobre como agir em situações formais e informais e/ou delicadas e embaraçosas. 3

4 Procure identificar seu perfil
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Procure identificar seu perfil Todos os profissionais estão sujeitos a cometer erros ao longo de sua vida profissional. Qualquer pessoa, em algum dia, já falou ou fez algo de que se arrependeu depois. O problema é quando a repetição dos então pequenos deslizes se torna um hábito, situação que, ao longo dos anos, pode acarretar um grande prejuízo profissional ou atingir, inclusive, sua vida pessoal. 4

5 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Os hábitos impróprios adquiridos em algum momento da vida, e repetidos ao longo do tempo, podem tornar-se rotineiros no dia a dia corporativo. Você comete pequenos erros sem nem ao menos percebê-los. Cuidado! 5

6 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Agir com cordialidade no convívio profissional é algo que se aprende com exercícios de autoconhecimento. Para saber como agir com os outros, pergunte-se como você gostaria que agissem com você. Procure conhecer a si mesmo e tente descobrir quais são as regras de relacionamento em seu local de trabalho. 6

7 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Roteiro de Autoconhecimento: • Qual é a sua função? E a sua formação? • Quais características fazem de você um profissional especial? • Qual é a sua imagem perante os demais na empresa? • Quais são seus pontos fortes e habilidades? • Em quais pontos você gostaria de se desenvolver melhor? • Sua imagem pessoal e profissional está adequada para a instituição que você representa? 7

8 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Provavelmente há alguns itens, dentre esses, em que você gostaria de se aperfeiçoar. A seguir vamos mencionar algumas dicas para que você se ajuste melhor em seu ambiente de trabalho. 8

9 Cumprimentos e apresentações
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Cumprimentos e apresentações Os códigos de conduta no ambiente de trabalho são princípios de etiqueta através dos quais nós mostramos às pessoas que estamos preparados para o convívio harmonioso dentro de um grupo. Eles tratam basicamente do comportamento social, e englobam desde o modo de se vestir adequadamente em cada situação, até a maneira como você se porta nos ambientes institucionais e públicos. 9

10 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Vamos começar falando da etiqueta dos cumprimentos e apresentações. Parece um assunto trivial, mas, nem todos sabem a maneira correta de agir ao apresentar ou ser apresentado para outras pessoas. Sempre que você estiver sendo apresentado a alguém, ou quando alguém estiver sendo apresentado a você, sorria e olhe a pessoa nos olhos. Isso demonstrará respeito e valorização em relação à pessoa, naquele momento. 10

11 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Outra dica importante: quando você estiver apresentando um funcionário a um cliente, o nome do funcionário deve ser dito primeiro. Isso demonstra que o cliente tem uma importância maior. Nos demais casos, diga primeiro o nome da pessoa que recebe a outra. 11

12 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Tapinhas nas costas ou beijinhos no rosto são comportamentos que devem ser sempre evitados, a menos que haja grande intimidade entre as pessoas e que a ocasião permita esse tipo de carinho. As mulheres também se cumprimentam apertando as mãos. 12

13 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Se por acaso uma das pessoas apresentadas não estender a mão, manifestando uma verdadeira descortesia, continue a apresentação. Esta atitude é a correta. Para apresentar alguém a um grupo, evite apresentar um a um. 13

14 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Aproveite um momento em que todos estiverem reunidos e apresente o convidado de uma vez só. Diga algo mais ou menos assim: "Oi, pessoal, queria apresentar a vocês _____________, que vai trabalhar conosco no setor _____________.” Nas apresentações para um grupo estão dispensados os apertos de mão. 14

15 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Se estiver sentada, a pessoa apresentada deve levantar-se. Esta regra se aplica especialmente aos homens. Se eles não se levantarem, poderão parecer desinteressados ou alheios. As mulheres, quando sentadas, só precisam levantar-se se a pessoa apresentada for um senhor ou uma senhora de idade. 15

16 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Ao ser apresentado, diga "Olá!" ou "Como vai?". Você não precisa dizer "Muito prazer!" Além de parecer forçado, afinal você nem conhece a pessoa, pode parecer que sente uma intimidade que (ainda) não existe. Apenas diga “Muito prazer” ao ser introduzido a alguém de quem já ouviu muito falar, e desde que tenha a certeza de que a outra pessoa compartilha do mesmo sentimento. 16

17 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Por fim, quando você for apresentado a alguém, não se intitule doutor, professor etc. Se você é doutor, professor ou magistrado, todos saberão no momento oportuno. Isso não é de bom-tom na hora da apresentação. Você deve apenas dizer o seu nome. 17

18 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Postura ao telefone Não importa se você está atendendo a uma ligação pessoal ou profissional. Ter bons modos ao telefone pode fazer uma diferença enorme na carreira de uma pessoa. Veja a seguir como evitar alguns erros muito comuns. 18

19 Técnicas para atendimento ao telefone
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Técnicas para atendimento ao telefone A primeira regra é sempre escutar cuidadosamente, tratando todos com profissionalismo. Orientações essenciais: IDENTIFIQUE-SE - Ao atender ao telefone, diga o seu nome e pergunte "Em que posso ajudar?". Evite perguntar "Quem fala?". Só faça esta pergunta se não conseguir identificar quem está falando. Se a pessoa se identificar usando o título de doutor, professor etc., trate-o pelo título, nunca somente pelo nome. 19

20 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho FAÇA ANOTAÇÕES - Tenha sempre papel e caneta nas mãos e anote os pontos mais importantes da conversa. Isto o ajudará a recordar-se do que foi discutido. Anote dados importantes e lembre-se de que pode ser constrangedor para o interlocutor ter de repetir várias vezes as mesmas informações. FAÇA PERGUNTAS - Se você não entendeu algo ou sente que pode ter perdido algum tópico, solicite esclarecimentos para melhorar sua compreensão. 20

21 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho CONCENTRE-SE NA LIGAÇÃO - Enquanto estiver falando ao telefone, não faça outras coisas como digitar, mexer com papéis, ler etc. A pessoa do outro lado, com certeza, vai perceber, e poderá pensar que você não lhe está dedicando a devida atenção. ESQUEÇA SUAS PRÓPRIAS PREOCUPAÇÕES - Não é fácil se desligar de pensamentos, compromissos ou problemas pessoais que o estejam perturbando, mas, muita atenção, pois essas preocupações podem impedi-lo de se concentrar no assunto em foco. 21

22 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho LIMITE O TEMPO DA LIGAÇÃO: Evite prolongar o diálogo, pois a outra pessoa pode estar ocupada com suas tarefas. Lembre-se: quem faz a ligação deve interromper primeiro. No entanto, se você recebeu o telefonema e precisa desligar, diga educadamente: "Me desculpe interromper, mas eu preciso desligar". SE NÃO TEM A RESPOSTA, RETORNE A LIGAÇÃO - Se você recebeu uma ligação e precisa de algum tempo para dar uma resposta mais precisa, comprometa-se a ligar, informando quando e a que horas retornará. 22

23 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Ao realizar ligações: - Posicione corretamente o telefone. - Utilize tom de voz aberto, a fala clara e uma boa dicção. - Cuidado para não falar muito alto ou muito baixo. Não demonstre alegria excessiva ou tristeza em seu tom da voz. - Evite ruídos externos durante a conversa ao telefone. Música alta, gargalhadas e conversas paralelas atrapalham a comunicação. - Esteja atento ao uso correto da língua portuguesa. Erros na fala podem passar uma má impressão sobre você. 23

24 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Evite os seguintes erros:
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Evite os seguintes erros: Atender a ligação dizendo “Alô”. O correto é dizer “Setor _______, bom dia.” - Não se identificar. Ao atender a ligação, identifique-se. - Fazer comentários negativos ou irônicos ao repassar a ligação a um colega. - Não desligue ou transfira a ligação sem avisar. Informe corretamente para quem ou para qual setor a ligação está sendo transferida. 24

25 Regras de convivência no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Regras de convivência no ambiente de trabalho Não importa a posição hierárquica que você ocupa. Esteja atento e seja cordial com todos, afinal, somos todos iguais e merecemos o mesmo respeito. Lembre-se de que cada cargo ou função demanda posturas e responsabilidades diferentes, mas todos fazem parte de um mesmo time. 25

26 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Seja sempre educado, mas sem parecer íntimo de colegas e clientes. Jamais chame o cliente de querido, meu bem, benzinho. Jamais trate de assuntos particulares próximo a clientes, fornecedores ou no ambiente coletivo de trabalho. Mesmo que o assunto seja divertido ou curioso, encontre um momento mais adequado para compartilhá-lo com seus colegas. 26

27 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Ao ingressar em uma nova empresa, procure conhecer os usos e costumes do local e preste atenção aos detalhes. Na dúvida, observe primeiro e pergunte depois. 27

28 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Evite sempre: • Chegar e não cumprimentar. • Ler enquanto outros estão conversando. • Conversar enquanto outros estão lendo. • Dar gargalhadas ruidosas. • Criticar alguém na frente dos outros. Chame-a em particular. • Cortar unhas na presença de outras pessoas. • Deixar um convidado sem lugar para sentar. • Não expressar gratidão ao receber um presente ou elogio. 28

29 Postura e cuidados no ambiente de trabalho
Unidade 1 Postura e cuidados no ambiente de trabalho Por fim, jamais pergunte a uma mulher se ela está grávida. Se ela realmente estiver esperando um bebê, não há problema, mas, se ela estiver um tanto acima do peso, a situação será muito constrangedora para ambos. Pense, mas não diga nada. 29

30 Conclusões da Unidade 1 A aprendizagem deve ser um processo constante na vida de um profissional. Seu desenvolvimento intelectual e moral pressupõe a prática de conhecimentos, habilidades e atitudes em todas as fases de sua carreira. O contexto social e as grandes mudanças que vêm ocorrendo modificaram o comportamento das pessoas. Lembre-se: o mercado exige pessoas entusiasmadas que queiram conquistar espaço com credibilidade e postura profissional. 30 30

31 Objetivos Unidade 2 Como cuidar da imagem
Apresentar maneiras corretas de se vestir nos ambientes de trabalho; Conhecer a maneira correta de agir em um almoço ou jantar de negócios; Apresentar a etiqueta adequada em situações presenciais ou na internet. 31

32 Dicas para vestir-se corretamente
Unidade 2 Como cuidar da imagem Dicas para vestir-se corretamente É claro que competência é o que mais importa, mas, a maneira de vestir-se soma pontos na carreira. Um guarda-roupa com peças adequadas para o trabalho não é vaidade, mas uma ferramenta de trabalho. Se você quer ser um profissional respeitado, mantenha uma aparência de respeito! 32

33 Unidade 2 Como cuidar da imagem
Usar e abusar do bom senso são as principais dicas para manter qualidade na apresentação pessoal. Não descuide da aparência. A pessoa elegante é sempre bem-vista e bem lembrada. 33

34 Unidade 2 Como cuidar da imagem
Encare a roupa de trabalho como uma forma de exibir conceitos e códigos de valores seus e de sua empresa. Para vestir-se como um profissional não é preciso estar com uma roupa antiga, careta ou séria todo o tempo. Vestir roupas muito fechadas ou muito tradicionais no trabalho podem vender uma imagem falsa e muito conservadora. Mas, é preciso manter sempre a sobriedade e a discrição. 34

35 Unidade 2 Como cuidar da imagem
Aposte em cores e cortes básicos e modernos, peças que combinem entre si, tecidos que não amassem e nem atrapalhem os movimentos. Escolha vestimentas práticas e versáteis, que não interfiram no seu estilo individual e em seu tipo de trabalho. Lembre-se de que é melhor chamar a atenção pela elegância do que pela ousadia ou irreverência. São poucas as profissões nas quais a descontração e a criatividade no visual são cartões de visita positivos. 35

36 Unidade 2 Como cuidar da imagem
Dicas: • Se você lida com o público, sua imagem deve comunicar eficiência e gentileza (roupas básicas, poucos complementos). • Se trabalhar em um escritório de economia ou advocacia, ou em ambiente sóbrio, sua imagem pede roupas discretas e formais. • Agências de publicidade, empresas de marketing, de moda e escritórios de arquitetura permitem trajes criativos, e aceitam estilos ousados. 36

37 Unidade 2 Como cuidar da imagem
Dê preferência a cores discretas, neutras e sem estampas marcantes e também a peças ou conjuntos fáceis de vestir e de combinar com acessórios. Use sapatos confortáveis e com saltos médios ou sandálias mais fechadas. 37

38 Cuidados para as mulheres
Unidade 2 Como cuidar da imagem Cuidados para as mulheres Para a mulher que ocupa posição de destaque, a roupa clássica é sempre a grande solução. Mas, não confunda clássico com antigo: mantenha a linha com roupas de corte moderno. Evite roupas justas, curtas, transparências, fendas e decotes. Discrição no trabalho não é apenas recomendável, mas, imprescindível. 38

39 Unidade 2 Como cuidar da imagem
Atenção especial aos detalhes: lingerie aparecendo, saltos muito altos, bainhas malfeitas, roupas manchadas ou amassadas, muita maquiagem ou cara lavada, cabelos maltratados, unhas muito longas ou malcuidadas, muito perfume, meias desfiadas, minissaias, bermudas e sapatos, bolsas ou cintos em mau estado de conservação. 39

40 Unidade 2 Como cuidar da imagem
Evite excesso de bijuterias, brilhos e roupas que evidenciem as formas de seu corpo ou suas roupas íntimas. Cuidado ao sentar-se e levantar-se. 40

41 Cuidados para os homens
Unidade 2 Como cuidar da imagem Cuidados para os homens Fique atento ao tamanho da calça e da camisa. Peças muito grandes passam a impressão de desleixo, enquanto peças muito pequenas ressaltam partes indesejáveis do corpo. A menos que seu ambiente de trabalho seja informal, mantenha a barba sempre feita ou aparada. 41

42 Unidade 2 Como cuidar da imagem
Nem todas as funções exigem o uso diário de terno. Normalmente, basta uma camisa e uma calça social e você já estará bem vestido. A menos que seu ambiente de trabalho seja formal, você poderá adotar a calça jeans, desde que ela tenha um corte reto, cores discretas e acabamento impecável. Não use calças rasgadas, muito largas ou de cores vibrantes. 42

43 Unidade 2 Como cuidar da imagem
Quando tiver que usar ternos, prefira os tecidos escuros ou cores discretas. Pesquise tecidos que melhor se adaptem às características regionais de seu local de trabalho e a seu estilo pessoal. Se morar em local quente, use roupas de tecido leve, mesmo sendo ternos. Evite gravatas divertidas e que passem uma ideia de imaturidade ou excesso de descontração. Evite estampas de bichinhos, gravatas de crochê ou frouxas no colarinho. 43

44 Dicas de almoço e jantar de negócios
Unidade 2 Como cuidar da imagem Dicas de almoço e jantar de negócios Em situações de almoço ou jantar de negócios, quem convida paga a conta. Nunca chegue atrasado, não importa se você é o anfitrião ou o convidado. Opte por refeições e bebidas leves; lembre-se de que a finalidade é comercial e não nutricional. Não passe uma imagem excessivamente descontraída. 44

45 Unidade 2 Como cuidar da imagem
Cuidado para não se exceder nas festas de empresa, happy hours, jantares e almoços sociais, comemorações etc. Nunca seja o último a sair dos eventos da empresa, a menos que você tenha sido designado para isso. 45

46 Unidade 2 Como cuidar da imagem
Evite palitar os dentes, mastigar com a boca aberta, apoiar os cotovelos na mesa, olhar só para o prato, arrastar a cadeira, comer antes de todos estarem servidos, chamar o garçom por outro nome e usar o celular. Esteja atento a cada detalhe e responda sempre educadamente a todos que se dirigirem a você. 46

47 Etiqueta no elevador Unidade 2 Como cuidar da imagem
Ao usar o elevador, o homem sempre deve segurar a porta para a entrada da mulher. Da mesma forma, os idosos têm a preferência. Portanto, se duas pessoas forem descer no mesmo andar, o homem, ou a pessoa mais jovem, deve abrir a porta para que a mulher ou o mais idoso saia do elevador. 47

48 Unidade 2 Como cuidar da imagem
Em elevadores de empresas, o homem deve entrar após a mulher, e sempre permitir a passagem para que ela saia primeiro. Se o elevador estiver muito cheio e essa delicadeza representar incômodo para outras pessoas, o homem deve pedir licença e sair primeiro. Qualquer pessoa que entra no elevador deve cumprimentar aqueles que já estão dentro. Não custa nada e mostra respeito e educação com os demais usuários. Lembre-se, você nunca sabe quem está usando o elevador com você. 48

49 Etiqueta no uso da Internet
Unidade 2 Como cuidar da imagem Etiqueta no uso da Internet As novas exigências do mundo do trabalho estão levando os profissionais a relacionar-se com um número cada vez maior de pessoas. No entanto, na medida em que as fronteiras se expandem, diminuem os cuidados e o formalismo nas relações. Nesse ambiente, saber comportar-se passou a contar pontos valiosos na construção da imagem profissional. 49

50 Unidade 2 Como cuidar da imagem
Nas últimas décadas, a Internet passou a fazer parte do dia a dia de muitos profissionais. Atendentes, telefonistas, balconistas, vendedores, representantes e diversos outros trabalhadores dependem dela para o exercício de suas atividades. E toda essa evolução trouxe consigo novas regras de etiqueta que ultrapassam os limites do ambiente normal de trabalho e se estendem ao ambiente virtual. 50

51 Unidade 2 Como cuidar da imagem
É, então, importante estar atento ao uso adequado dessa importante ferramenta: • Não repasse s duvidosos, correntes, piadas e boatos. • Responda a todos os s o mais rápido possível. • Não produza um spam (propaganda sem prévia aceitação pelo receptor). • Preste atenção na gramática, ortografia e pontuação. • Use a internet para o aprimoramento pessoal e profissional. 51

52 Conclusões da Unidade 2 Com a crescente competição no trabalho, dispõe de maiores chances aquele profissional com boa apresentação e que saiba comportar-se corretamente. Pequenas mudanças para reforçar sua autoconfiança e elegância podem melhorar a sua imagem e abrir portas para você. E se, mesmo assim, bater alguma dúvida de como agir, em qualquer situação procure ser apenas gentil, sincero e atencioso com os outros. 52 52


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