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Construindo Estratégias para Vencer !

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Apresentação em tema: "Construindo Estratégias para Vencer !"— Transcrição da apresentação:

1 Construindo Estratégias para Vencer !
Um método prático, objetivo e testado para o sucesso da sua empresa. Livro de Paulo de Vasconcelos Filho e Dernizo Pagnoncelli

2 Paradigmas para o Século XX Paradigmas para o Século XXI
Estabilidade, previsibilidade Descontinuidade, melhoria contínua Porte e escala Velocidade e responsabilidade Comando e controle de cima para baixo Empowerment (delegação de autoridade com responsabilidade) Rigidez organizacional Organizações virtuais, flexibilidade Controle por meio de regras e hierarquia Controle por meio da visão e princípios Informações em segredo Informações compartilhadas Racionalidade, análise quantitativa Criatividade, intuição Necessidade de certeza Tolerância à ambigüidade Reativo, avesso ao risco Pro ativo, empreendedor Orientado para o processo Orientado para os resultados Autonomia e independência da empresa Interdependência, alianças estratégicas Integração vertical Integração virtual Foco na organização interna Foco no ambiente competitivo Consenso Dissenso construtivo Orientação para o mercado nacional Orientação para o mercado global Vantagem competitiva Vantagem colaborativa Vantagem competitiva sustentável Constante reinvenção da vantagem Competindo por mercados atuais Competindo por mercados futuros

3 Tendências Relevantes para o Século XXI
Globalização da concorrência O Capital intelectual valendo mais do que o capital financeiro A virtualização do mundo Diferenciação pela inovação Tempo valendo mais do que o dinheiro Crescente consciência ambiental Padronização de produtos Concentração de empresas Crescente violência social Aumento do trabalho sem vínculo empregatício Aumento de informalidade nas empresas Crescente desregulamentação Valorização do indivíduo Valorização da qualidade de vida

4 Empresas em Transição Passado Futuro
Faz tudo na própria empresa Terceiriza Melhora por si mesmo Faz benchmark Atua de forma isolada Atua em rede É estruturada por função É estruturada matricialmente Tem atuação local Tem atuação global É voltada para o produto É voltada para o mercado e para o cliente Tem produtos padronizados Tem produtos personalizados Faz mass marketing Faz one-to-one marketing Tem foco no produto Tem foco na cadeia de valor Usa diferenciais sustentáveis Cria novos diferenciais Desenvolve lentamente de novos produtos Desenvolve aceleradamente novos produtos Tem muitos fornecedores Tem poucos fornecedores A gerência é de cima para baixo Tem gerência 360º Atua no mercado físico Atua também no mercado virtual

5 Perfil da Empresa Competitiva
Século XX Século XXI Direcionada por objetivos Direcionada pela visão Tem foco no preço Tem foco no valor Voltada para a qualidade do produto Voltada para a qualidade total Direcionada ao produto Direcionada ao cliente Tem foco no acionista Tem foco nos acionistas, comunidade, parceiros etc. Ênfase financeira Ênfase na velocidade Eficiente, estável Inovadora e empreendedora Hierárquica Tem poucos níveis e com autonomia As máquinas são importantes As informações são importantes Organizadas por funções Organizada matricialmente Rígida e comprometida Flexível e aberta Local, regional ou nacional Global Integrada verticalmente Integrada em redes, interdependente Consenso Dissenso construtivo

6 Que diferença um Século pode fazer As diferentes visões das Empresas
Característica Século XX Organização Piramidal Em rede Foco Interno Externo Estilo Estruturado Flexível Fonte de Força Estabilidade Mudança Estrutura Auto-suficiente Interdependente Recursos Ativos físicos Informação Operações Integração vertical Integração virtual Produtos Produção de massa Produção de massa customizada Alcance Doméstico Global Finanças Quadrimestrais Em tempo real Inventários Mensais Em horas Estratégia De cima para baixo De baixo para cima Liderança Dogmática De inspiração Trabalhadores Empregados Empregados e agentes livres Expectativas de trabalho Segurança Crescimento pessoal Motivação Para completar Para construir Desenvolvimento Incremental Revolucionário

7 Perfil da Empresa de Sucesso no Século XXI
É orientada por Princípios Tem foco na Competência Competitiva Tem o cliente “consultor” Constrói o futuro com visão estratégica É veloz com perfeição É real e virtual É enxuta e flexível É inovadora e empreendedora Tem atuação em rede com os Públicos Relevantes É uma “fábrica” de líderes É uma “escola” de adultos Tem a informação e o conhecimento como oxigênio Possui excelência total É socialmente responsável

8 Estratégias Competitivas
Negócio Missão Princípios Análise do Ambiente Visão Objetivos Estratégias Competitivas

9 Glossário de Planejamento Estratégico
Conceito Planejamento Estratégico É o processo que mobiliza a empresa para escolher e construir o seu futuro. Negócio É o entendimento do principal benefício esperado pelo cliente. Missão É a razão de existir da empresa no seu Negócio Princípios São os balizamentos para o processo decisório e o comportamento da empresa no cumprimento da sua Missão Análise do Ambiente É o conjunto de técnicas que permitem identificar e monitorar permanentemente as variáveis competitivas que afetam a performance da empresa Visão É a explicação do que se visualiza para a empresa Objetivos São resultados que a empresa precisa alcançar em prazo determinado para concretizar sua Visão sendo competitiva no ambiente atual e futuro. Estratégia Competitiva É o que a empresa decide fazer e não fazer, considerando o Ambiente, para concretizar a Visão e atingir os Objetivos, respeitando os Princípios, visando cumprir a Missão no seu Negócio

10 Autor desconhecido “Não me ofereça coisas. Não me ofereça sapatos.
Ofereça-me comodidade para meus pés e o prazer de caminhar. Não me ofereça casa. Ofereça-me segurança, conforto e um lugar que prime pela limpeza e felicidade. Não me ofereça livros. Ofereça-me horas de prazer e o benefício do conhecimento. Não me ofereça discos. Ofereça-me lazer e a sonoridade da música. Não me ofereça móveis. Ofereça-me conforto e tranqüilidade de um ambiente aconchegante. Não me ofereça coisas. Ofereça-me idéias, emoções, ambiência, sentimentos e benefícios. Por favor, não me ofereça coisas.” Autor desconhecido

11 É o entendimento do principal benefício esperado pelo cliente.
CONCEITO DE NEGÓCIO A primeira dificuldade é conseguir diferenciar Negócio e Missão da empresa. Missão é a razão da existência da empresa em seu Negócio. Por exemplo, as montadoras de automóveis e suas concessionárias atuam em um mesmo Negócio que é o de Transporte, porém o que as distingue é a sua Missão. Enquanto as montadoras têm a Missão de desenvolver e montar, as concessionárias têm a Missão de comercializar e dar assistência técnica. Outra dificuldade é a tendência de se confundir o Negócio da empresa com o seu slogan. Algumas vezes o Negócio pode ser utilizado como slogan da empresa. Soluções para o transporte, além de ser o Negócio da Randon, é também o slogan da empresa e pode ser visto nas lonas que cobrem as carretas que circulam pelas estradas deste país. É o entendimento do principal benefício esperado pelo cliente.

12 Estratégias Competitivas
Negócio Ajuda a focar no diferencial competitivo Orienta os investimentos Missão Orienta o Marketing Orienta o treinamento Orienta o posicionamento estratégico Princípios Orienta a terceirização Ajuda a identificar quem é concorrente Análise do Ambiente Ajuda a conquistar mercado Ajuda a criar mercado futuro Visão Evita a miopia estratégica Objetivos Estratégias Competitivas

13 Como definir o Negócio da sua empresa?
1ª Etapa: Identificação do Negócio atual 1ª Pergunta: Quem é mesmo o seu cliente? 2ª Pergunta: Qual o benefício que o seu cliente efetivamente procura ao comprar ou usar o seu produto ou serviço? 3ª Pergunta: Quem são e quais serão nossos concorrentes? 2ª Etapa: Checagem da consistência do Negócio atual Verificar tendências relevantes (consulte quadro). 3ª Etapa: Adequação do Negócio ao Século XXI Consulte quadro.

14 Digitalização de documentos
Evitando a Miopia Empresa Negócio Míope Negócio Estratégico Nike Tênis Atitude FEDEX Encomendas Paz de espírito Mont Blanc Canetas A arte de escrever BMW Automóveis Prazer em dirigir Xerox Copiadora Digitalização de documentos Kopenhagen Chocolate Presentes Danone Iogurte Saúde Revlon Cosméticos Beleza C&A Roupas Moda Arezzo Sapatos Sebrae-MG Consultoria Resultado Revista Exame Negócios Idéias Arroz Tio João Arroz Soluções em alimentos

15 Exemplos de Negócio: TAM: Nosso Negócio é Voar com Estilo.
Air France: Fazendo do céu o melhor lugar na terra. Elevadores SÛR: Serviços e Soluções em Movimento. SEBRAE-MG: Nosso Negócio é o resultado. Editora Campus: Informação é o nosso business. Editora Globo: Informação, divertimento, educação e cultura. SIEMENS: Soluções inteligentes em transportes.

16 “Acredito que muitas pessoas supõem que uma empresa existe para fazer dinheiro. Embora isso seja uma conseqüência importante da existência de uma empresa, precisamos ir mais fundo e descobrir as razões reais de existirmos. À medida que examinamos o assunto, chegamos à inevitável conclusão de que um grupo de pessoas se reúne e existe como instituição, que chamamos de empresa, para realizar coletivamente algo que não seriam capazes de realizar individualmente – fazem uma contribuição à sociedade. A Missão é uma frase que parece banal, mas é fundamental.” David Packard Fundador da HP

17 Missão é a razão de existir da empresa no seu Negócio.
CONCEITO DE MISSÃO Várias empresas podem atuar dentro de um mesmo Negócio, porém o que as distingue é a sua Missão, seu papel dentro desse Negócio. Algumas Missões são complementares, outras semelhantes e, portanto, concorrentes. Missão é a razão de existir da empresa no seu Negócio.

18 Estratégias Competitivas
Negócio Orienta a “partida” Evita a armadilha do sucesso Missão Funciona como farol alto Atrai, motiva e retém talentos Orienta a formulação dos objetivos Princípios Ajuda a aumentar a produtividade Análise do Ambiente Visão Objetivos Estratégias Competitivas

19 Como definir a Missão de sua empresa?
1ª Etapa: Identificação da Missão atual Responda às seguintes perguntas facilitadoras: - O que a empresa faz? - Como ela faz? - Onde ela faz? - Com qual responsabilidade social? 2ª Etapa: Checagem da consistência da Missão atual Verificar tendências relevantes (consulte quadro). 3ª Etapa: Adequação da Missão ao Século XXI Consulte quadro.

20 Como definir a Missão de sua empresa?
Dica 1: A Missão deve ser a “carteira de identidade” da sua empresa Dica 2: A Missão deve explicitar o Negócio da sua empresa Dica 3: A Missão deve ser concisa e objetiva Dica 4: A Missão depois de ser explicitada, pode ser detalhada Dica 5: Não basta explicitar, é preciso divulgar Dica 6: Não basta divulgar, é preciso fazer acontecer

21 Exemplos de Missão: Microsoft: Criar software para computadores pessoais, que facilitem e valorizem o trabalho das pessoas, no local de trabalho, na escola e em casa. Motorola: Habilitar o consumidor a ficar em contato, clientes a encantar seus consumidores e indústrias a conceber e desenvolver. HP: Fazer contribuições técnicas para o avanço e bem-estar da humanidade. Siemens: Desenvolver sistemas de geração e transmissão de energia que contribuam para pontuar recursos, gerando energia limpa e a custos acessíveis, construindo as usinas mais eficientes do mundo e desenhando novas soluções energéticas, para atender as necessidades do mundo de hoje e das gerações futuras. Solution Comunicações: Oferecer soluções em comunicação, contribuindo estrategicamente para o sucesso das marcas e negócios dos nossos clientes. Rede Globo de Televisão: Contribuir para o progresso cultural, político, econômico e social do povo brasileiro, através da educação, da informação e do entretenimento.

22 “Não pergunte em que princípios devemos acreditar
“Não pergunte em que princípios devemos acreditar. Pergunte em que princípios acreditamos de fato e defendemos com paixão.” Collins & Porras Feitas Para Durar

23 CONCEITO DE PRINCÍPIOS
Para cumprir a Missão no seu Negócio a empresa precisará de alguns balizamentos para impedir que os fins justifiquem os meios. Os dois pilares que servem de sustentação na orientação e balizamento de uma empresa são a Missão e os Princípios. Enquanto a Missão atua como um norte, os Princípios servem de balizamento para decisões e comportamentos na empresa. Princípios para o processo decisório e comportamento da empresa no cumprimento da sua Missão.

24 Estratégias Competitivas
Negócio Criam diferencial competitivo Balizam o processo decisório Missão Orientam o comportamento Balizam as estratégias Orientam o recrutamento e seleção Princípios Orientam o treinamento Fundamentam a avaliação Análise do Ambiente Visão Objetivos Estratégias Competitivas

25 Como definir os Princípios da sua empresa?
1ª Etapa: Identificação e explicitação dos Princípios 2ª Etapa: Checagem da consistência dos Princípios Verificar tendências relevantes (consulte quadro). 3ª Etapa: Adequação dos Princípios ao Século XXI Consulte quadro. “Uma filosofia pode ajudar uma organização a manter seu sentido de singularidade ao declarar o que é e o que não é importante. Também oferece eficiência em planejamento e coordenação entre pessoas que compartilham uma mesma cultura.” William Ouchi Teoria Z

26 Exemplos de Princípios:
McDonald’s: Qualidade Serviço Limpeza Valor Hotel Fazendo Boa Esperança: Hospitalidade Organização Solidariedade Pontualidade Ética Dedicação Esperança

27 Exemplos de Princípios:
Danone: (três princípios) - Abertura, que significa: - Humanismo, que significa: Curiosidade Responsabilidade Agilidade Respeito aos outros Proximidade Compartilhar - Entusiasmo, que significa: Coragem Paixão AT&T: - Respeitar a individualidade - Dedicação na ajuda aos clientes - Os altos padrões de integridades - Inovação - Trabalho em Equipe

28 Exemplos de Princípios:
Accor: Valorizar o Homem Ser líder Empreender Ter Qualidade Ter Confiabilidade Ter Sinergia Ser voltada para resultados Banco Safra: Há mais de cem anos o mesmo princípio: A Segurança. Microsoft: - Ser referência no seu negócio - Focalizar em resultados: Vencer, vencer ou vencer - Ter os melhores profissionais - Nunca estar satisfeito é que faz o produto ficar melhor - Compartilhar o sucesso. Valorizar quem ajudou a atingí-lo - Ter visão de longo prazo

29 “Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, perderemos todas as batalhas.” Sun Tzu A Arte da Guerra

30 CONCEITO DE ANÁLISE DO AMBIENTE
A Análise do Ambiente é um conjunto de técnicas que permitem identificar e monitorar permanentemente as variáveis competitivos que afetam a performance da empresa. Compentência Competitiva é a qualidade e/ou habilidade marcante que efetivamente cria benefícios, que conquistam e fidelizam o cliente.

31 Estratégias Competitivas
Definir a abrangência do Ambiente a ser analisado: Considere como referências o Negócio, a Missão e os Princípios da sua empresa. Considere como limite de tempo o horizonte do Plano Estratégico Negócio Missão Definir o que analisar no Ambiente Quem é mesmo o nosso cliente? Quais são mesmo os nossos concorrentes? Quais são os nossos Públicos Relevantes? Como funciona a Cadeia de Agregação de Valor da nossa empresa? Quais são as nossas Competências Competitivas? Princípios Análise do Ambiente Identificar o Cenário Referência para sua empresa Quem será o nosso cliente no futuro? Quais serão os nossos concorrentes no futuro? Quais serão os Públicos Relevantes da empresa no futuro? Como funcionará a nossa Cadeia de Agregação de Valor no futuro? Que Competências Competitivas precisaremos desenvolver para ter sucesso no futuro? Visão Objetivos Estratégias Competitivas

32 Estratégias Competitivas
Negócio Missão Princípios Levantar as Informações Relevantes sobre a empresa. Análise do Ambiente Descrever o resultado da Análise do Ambiente Criar o Radar do Ambiente Visão Objetivos Estratégias Competitivas

33 Competência Competitiva
Empresa Competência Competitiva 3M Inovação Fedex Logística Disney Atendimento Microsoft Padrão Mundial Dell Computer Amazon Conhecimento das preferências dos clientes Nike Marketing GE Soluções Volvo Segurança Coca-Cola Distribuição Ambev Escala McDonald’s Conveniência Domino’s Pizza Rapidez Sedex TAM Elevadores Sûr Serviços TEKNISA

34 Públicos Relevantes da Empresa:
CLIENTES CONCORRENTES FORNECEDORES DISTRIBUIDORES EMPRESA EQUIPE ACIONISTAS GOVERNO COMUNIDADE MÍDIA OUTROS

35 CONCEITOS Ambiente Externo Ambiente Interno
Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras, que podem influenciar positivamente o seu desempenho da empresa. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras, que podem influenciar negativamente o desempenho da empresa. Ambiente Interno Forças são características ou qualidades da empresa, tangíveis ou não, que podem influenciar positivamente o seu desempenho. Fraquezas são características da empresa, tangíveis ou não, que podem influenciar negativamente o desempenho da empresa.

36 “Não há máquina mais poderosa para direcionar uma empresa para a excelência e o sucesso duradouro do que uma visão atraente, compensadora, realizável e amplamente compartilhada.” Burt Nanus Liderança Visionária

37 CONCEITO DE VISÃO A Visão pode funcionar como “Sonho” ou como “Desafio Estratégico”. O primeiro conceito utiliza a Visão como um sonho. Formuladas por empreendedores visionários, algumas delas se transformaram em empreendimentos de reconhecido sucesso em todo o mundo. A definição da Visão nesses casos é consequência de uma característica singular de visionários como Disney, Gates e Ray Krock. Definições como essas são raras, porém podem surgir a partir de uma grande inspiração. O segundo conceito de Visão, muito mais utilizado, estabelece para a empresa uma Visão que se transforma em um verdadeiro Desafio Estratégico. A grande diferença entre os dois conceitos é que o primeiro é fruto da imaginação de um empreendedor visionário, ao passo que o segundo nasce a partir de um processe participativo. Visão é a explicitação do que se visualiza para a empresa.

38 Estratégias Competitivas
Apóia a parceria empresa/empregado na construção do futuro Negócio Promove a inovação Missão Levanta uma “bandeira” Funciona como “bússola” para a equipe Reduz a dependência da empresa para com “gênios e líderes” Princípios Tira a empresa da “zona de conforto” Análise do Ambiente Motiva e inspira a equipe Orienta o planejamento da sua atuação na cadeia produtiva Visão Orienta a “virada” Mobiliza para os programas de qualidade Objetivos Complementa a Missão Orienta os Objetivos Estratégias Competitivas Orienta os investimentos

39 Diferenças entre Missão e Visão
Inclui o Negócio. É o que se “sonha” no Negócio. É a “partida”. É “aonde vamos”. É a “Carteira de Identidade” da empresa. É o “Passaporte” para o futuro. Identifica “quem somos”. Projeta “quem desejamos ser”. Dá o rumo à empresa. Energiza a empresa. É orientadora. É inspiradora. Foco do presente para o futuro. Focalizada no futuro. Vocação para a “eternidade”. É mutável conforme os desafios.

40 Exemplos de Visão: IBM: Alcançar e suplantar o crescimento em todas os segmentos da indústria de processamento de informações durante a próxima década. IBM Brasil: Queremos ouvir de cada cliente que a IBM Brasil é insuperável em soluções de tecnologia de informação para suas necessidades e aspirações. Microsoft: Ser a melhor empresa de software do mundo. Hewlett-Packard: Fazer contribuições técnicas para o avanço e bem-estar da humanidade. O Globo: Buscar a liderança nos mercados em que atua tendo como fronteiras o país inteiro. Nike: Experimentar a emoção de competição, ganahando e esmagando os concorrentes. Compaq: Em todos os lugares que pessoas trabalham com computadores, nós iremos encontrar uma maneira de tornar o trabalho melhor.

41 “Os objetivos da empresa são uma espécie de imã, a direção que une toda a equipe.”
John Young Presidente da HP

42 CONCEITO DE OBJETIVOS Para concretizar a Visão e cumprir a Missão no seu Negócio, a empresa precisará definir um conjunto harmonioso de Objetivos que considerem as Tendências Relevantes para o Século XXI. Objetivos são resultados que a empresa deve alcançar, em prazo determinado, para concretizar sua Visão sendo competitiva no ambiente atual e no futuro.

43 Estratégias Competitivas
Negócio Detalham e quantificam a visão Missão Orientam o processo decisório Fundamentam a avaliação de desempenho Princípios Orientam o Plano de Investimentos Análise do Ambiente Atraem e mantêm talentos Levantam uma “bandeira” Visão Tiram a empresa da “zona de conforto” Objetivos Orientam a formulação das Estratégias Estratégias Competitivas

44 Como definir os Objetivos da sua empresa
Se o Planejamento Estratégico tem como desafio construir o futuro da empresa, agora é chegado o momento de escolher o futuro a ser construído, e essa escolha deve ser feita através da definição dos Objetivos. Eles devem apresentar as seguintes características: - Ser desafiantes, porém viáveis. - Ter prazo definido. - Ser mensuráveis. - Ser coerentes entre si.

45 Como definir os Objetivos da sua empresa - Etapas
1ª Etapa: Definição do horizonte dos Objetivos 2ª Etapa: Escolha dos Temas - Crescimento - Participação de Mercado - Produtividade - Qualidade - Inovação - Resultado econômico-financeiro 3ª Etapa: Definição dos indicadores de desempenho 4ª Etapa: Preenchimento do Painel de Controle dos Objetivos - Dica 1: Não exagere: Quem tem cem objetivos com “c” pode ficar sem objetivos com “s”. - Dica 2: Seja claro: Não se atinge o que não se entende - Dica 3: Não basta definir, é preciso divulgar - Dica 4: Não caia na armadilha do crescimento - Dica 5: Não esqueça que os Objetivos são interdependentes

46 Exemplos de Objetivos:
Tema: Crescimento Empresa: Bradesco Objetivo: Ter, até dezembro de 2000, 10 milhões de clientes. Empresa: Gerdau Objetivo: Vender em 1999 US$ 200 milhões no mercado externo. Empresa: Samsung Objetivo: Crescer o faturamento em 50% em 1999. Empresa: Copesul Objetivo: Aumentar a produção de eteno de 685 mil para 1 milhão 135 mil toneladas / ano.

47 Exemplos de Objetivos:
Tema: Participação de Mercado Empresa: GOL Linhas Aéreas Inteligentes Objetivo: Conquistar 8,5% do mercado nacional de aviação civil até dezembro de Empresa: BR Distribuidora Objetivo: Ultrapassar 34% das participações no mercado nacional. Empresa: Sucos del Valle Objetivo: Ter 11,5% do mercado brasileiro de sucos até o final de 1999. Empresa: Iguaçu Máquinas Ltda. Objetivo: Ter 60% do mercado da sua região até o ano de 2003.

48 Exemplos de Objetivos:
Tema: Produtividade Empresa: Siemens Transformadores Objetivo: Aumentar a produtividade em 18,8% até dezembro de 2000. Empresa: Iguaçu Máquinas Ltda. Objetivo: Aumentar a produtividade em 55% até o ano de 2003.

49 “Nenhuma empresa pode ousar entrar no mercado competitivo sem uma definição clara de como posicionar-se em seu setor, ou seja, sem ter estratégias.” Michael Porter Harvard Business School Press

50 CONCEITO DE ESTRATÉGIA COMPETITIVA
Para atingir os Objetivos, considerando as Tendências Relevantes para o Século XXI, a empresa precisa definir um conjunto de Estratégias Competitivas. Estratégia Competitiva é o que a empresa decide fazer e não fazer, considerando o Ambiente, para concretizar a Visão e atingir os Objetivos, respeitando os Princípios, visando cumprir a Missão no seu Negócio.

51 Estratégias Competitivas
Negócio Apóiam a escolha de caminhos Missão Criam diferencial competitivo Orientam o Marketing Princípios Levantam uma “bandeira” e motivam a equipe Análise do Ambiente Orientam o recrutamento e a seleção Orientam o treinamento Visão Orientam a cadeia de agregação de valor Objetivos Orientam os investimentos Estratégias Competitivas

52 “Estar aberto ao novo significa desejar o próprio progresso e conseqüente atualização; não podemos ser escravos do novo ou do velho, todo o que existe deve estar a nosso serviço.” Hamilton Werneck


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