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HABILIDADES DE OUVIR Quando ouvimos atentamente uma pessoa, estamos na verdade ouvindo duas partes distintas de sua mensagem.

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Apresentação em tema: "HABILIDADES DE OUVIR Quando ouvimos atentamente uma pessoa, estamos na verdade ouvindo duas partes distintas de sua mensagem."— Transcrição da apresentação:

1 HABILIDADES DE OUVIR Quando ouvimos atentamente uma pessoa, estamos na verdade ouvindo duas partes distintas de sua mensagem.

2 Em primeiro lugar, estamos prestando atenção nas palavras, isto é, no conteúdo da mensagem.
Em segundo lugar, estamos prestando atenção no sentindo por trás das palavras; o tom de voz e a linguagem corporal. Em outras palavras, estamos ouvindo também o significado da mensagem

3 Ouvir corretamente é: permanecer em alerta; possibilitar uma boa recepção da informação; decodificar a informação de maneira a extrair dela o real significado

4 Níveis de atenção Nossa capacidade de ouvir varia durante o dia todo, dependendo da situação, de quem fala e de nossos hábitos. De acordo com o grau de boa vontade que colocamos em uma situação particular, nossa habilidade de ouvir se enquadrará em três níveis gerais de atenção:

5 Ouvir Passivamente - este é o menor nível da habilidade de ouvir. Neste nível, nossa atenção está voltada principalmente para nós mesmos e não para a outra pessoa. Não prestamos atenção nas palavras nem no significado da mensagem. Em vez disso estamos:

6 - Dando vaga atenção à conversa: Ex. "Hein? O que você quer que eu faça?"
- Interrompendo - ouvindo só o suficiente para termos chance de falar: Ex. (interrompendo) "Aconteceu a mesma coisa comigo ..." - Fingindo rara atenção - pensando em outra coisa enquanto ouvimos: Ex.: "Falou alguma coisa?"

7 Ouvir passivamente tende a deixar as pessoas com raiva porque elas percebem que não estão sendo ouvidas. Ouvir Superficialmente - Neste nível, ouvimos as palavras mas não entendemos o seu sentido mais profundo. Com esse tipo de atitude não participamos da comunicação, pois não estamos captando a mensagem toda. Estamos :

8 - Ouvindo apenas palavras; - Não nos envolvendo com sentimentos; - Não interagindo com o outro.
- Pessoa com tom de voz demonstrando dúvida: Ex.: "Bem, acho que esta é uma forma de resolver o problema". - Ouvinte respondendo: Ex.:"Que bom que você concorda".

9 Ouvir superficialmente é frustrante para as outras pessoas, já que seus sentimentos não estão sendo reconhecidos. Ouvir Atentamente - É nível mais alto desta habilidade - significa estar totalmente envolvido no processo de comunicação. Neste nível, tentamos nos colocar no lugar do outro - tentando ver as coisas sob o ponto de vista dele. Recebemos a mensagem completa tanto em palavras como em sentimentos. Nesta modalidade, estamos:

10 - Captando idéias principais - ouvindo os pontos enquanto o outro fala
- Captando idéias principais - ouvindo os pontos enquanto o outro fala. - Reconhecendo e respondendo - estimulando o outro acenando com a cabeça e fazendo pequenas observações, tais como "continue" ou "e depois, o que aconteceu?" - Resumindo e repetindo o que o outro falou - tentando captar a mensagem usando outras palavras. "Quer dizer que você estava se sentindo ..."

11 - Colocando-nos no lugar do outro - tentando nos imaginar em uma situação parecida. - Participando totalmente da comunicação - linguagem corporal, bem como sentimentos e conteúdo - ouvindo o tom de voz, observando as expressões faciais. - Pessoa com um tom de voz demonstrando dúvida: Ex.: "Bem, acho que esta é uma forma de resolver o problema". - Ouvinte respondendo: Ex.:"Parece que você têm outras soluções".

12 Quando ouvimos atentamente, não tentamos avaliar a outra pessoa, mas sim elevar nosso pensamento e sentimentos para dar toda atenção a ela. Por que escutar é difícil Ouvir atentamente ou escutar é privilégio de pouquíssimas pessoas. Veja quais são os fatores que enfraquecem a capacidade de escutar:

13 Hábitos - Consciente ou inconscientemente, estamos acostuamados a interromper os outros, a tirar conclusões apressadas, a distrair o interlocutor, agindo dispersivamente. Filtros - Crenças, experiências, costumes, expectativas, pressupostos, preconceitos e cultura, são filtros pelos quais peneiramos tudo aquilo que ouvimos. O significado das coisas não está nelas, mas em nós.

14 Ambiente Físico - Ruídos, desconforto físico, distrações visuais, fadiga ou falta de privacidade, influenciam negativamente a capacidade de escutar. Competição - Ao querermos dominar uma conversação, gastamos mais tempo pensando no que iremos dizer do que escutar o que os outros tem a dizer. Timidez - A pessoa tímida ou dependente, preocupa-se mais com o que os outros podem Más notícias - Quando nos dizem coisas que não queremos ouvir, nós nos desligamos da conversa.

15 Prepotência - A falta de humildade e a crença de que somos superiores, nos impedem de dar valor ao que os outros tem a nos comunicar. Velocidade de Assimilação - Uma pessoa normal pronuncia entre 100 e 150 palavras por minuto, enquanto que uma outra pessoa normal consegue assimilar entre 250 e 500 palavras por minuto. Assim, é fácil esta ultima se distrair com outras coisas capazes de preencher os espaços deixados na sua mente pela fala da primeira.

16 COMO ESCUTAR BEM Escutar corretamente envolve: Escutar Seletivamente - significa pinçar dos dados recebidos, unicamente aqueles que podem se transformar em informações relevantes para o que está sendo discutido.

17 Escutar Atentamente - consiste em mostrar ao interlocutor, com palavras e gestos que você está prestando atenção e entendendo o que ele está dizendo Escutar Empaticamente - Significa fazer com que o interlocutor entenda que o seu ponto de vista está levado em conta.

18 ATITUDES PARA ESCUTAR BEM
Pare de falar - Você não poderá ouvir enquanto está falando. Coloque-se no lugar da outra pessoa - procure colocar-se no lugar do outro para poder sentir onde ele está procurando chegar.

19 Sorria e resmungue adequadamente - Mas não se exceda.
Deixe suas emoções para trás - Procure deixar seus problemas, aborrecimentos e lágrimas fora da sala de reuniões (se puder). Eles podem lhe impedir de ouvir bem. Controle sua ira - Pergunte - Quando você não entender, quando necessitar de esclarecimentos adicionais ou quando desejar mostrar que está escutando. Não seja apressado - Não interrompa a pessoa; dê-lhe tempo para dizer aquilo que tem a dizer.

20 Concentre-se no que ele está falando - Focalize sua máxima atenção nas palavras do outro, bem como em suas impressões sobre o assunto. Olhe para a outra pessoa - Para o seu rosto, sua boca, seus olhos, suas mãos, bem como em suas impressões sobre o assunto. Procure não zangar-se com o que ele está dizendo, sua cólera poderá lhe impedir de entender suas palavras ou o que elas significam.

21 Não se distraia - Guarde qualquer papel, lápis,etc
Não se distraia - Guarde qualquer papel, lápis,etc.., que você tenha em mãos, eles podem distrair sua atenção. Concentre-se nos pontos principais - Concentre-se nas idéias principais e não no material ilustrativo, examine-as somente para verificar se elas provam, apóiam ou definem as idéias principais. Participe da responsabilidade pela comunicação - Somente uma fração dessa responsabilidade pertence ao orador, você é o ouvinte, e como tal, tem uma parte importante. Procure entender, se não puder, peça esclarecimentos.

22 Reaja às idéias e não à pessoa - Não permita que suas reações contra a pessoa influenciem no julgamento do que ela diz. Suas idéias podem ser boas, mesmo se você não a parecia como pessoa, ou a maneira como ela se conduz. Não argumente mentalmente - Quando você está procurando entender a outra pessoa é uma desvantagem argumentar com ela mentalmente, à medida que ela vai falando. Isto estabelecerá uma barreira entre você e o orador.

23 Use a diferença na proporção - Você pode ouvir mais rápido do que ele falar, portanto use esta vantagem para permanecer no rumo certo, antecipar o que ele vai dizer, pensar naquilo que ele já lhe disse e avaliar o seu desenvolvimento. Escute aquilo que não foi dito - Através do que uma pessoa está falando, pode-se aprender muito, determinando-se o que a pessoa deixou de dizer ou evitou dizer durante sua palestra.

24 Ouça como algo é dito - Frequentemente concentramo-nos tão atentamente naquilo que é dito que nos esquecemos da importância das reações emocionais e atitudes relacionadas com o que foi dito. As atitudes e reações emocionais do orador podem ser mais importantes do que aquilo que está sendo dito em tantas palavras. Não antagonize o orador - Você pode fazer com que a outra pessoa esconda as suas idéias, emoções e atitudes. Procure julgar e esteja certo da influência que está exercendo sobre a outra pessoa. Adapte-se a ela.

25 Conheça a sua personalidade - Uma das melhores maneiras de obter-se informações sobre uma pessoa é escutá-la; a medida que ela fala, você pode descobrir do que ela gosta e do que não gosta, quais as suas motivações, qual o seu sistema de reconhecimento de valores, o que pensa sobre tudo e sobre nada, o que a faz vibrar.

26 Evite conjeturas poderão prejudicar sua compreensão da outra pessoa
Evite conjeturas poderão prejudicar sua compreensão da outra pessoa. Não espere que ela utilize as mesmas palavras que você usaria, não pense que ela não expressou seu pensamento, mas que você a compreendeu, que ela evitou encarar-lhe porque está mentindo, que está tentando lhe embaraçar olhando-o fixamente, que esta distorcendo a verdade porque não concorda com o que você pensa.

27 Evite classificar o orador - Muito frequentemente enquadramos uma pessoa dentro de um determinado tipo. Assim nossa percepção daquilo que ele diz ou do que quis dizer fica submetida à nossa apreçiação ou não por este tipo de pessoa. Evite julgamentos precipitados - Espere até que todos os fatos estejam situados, antes de fazer qualquer julgamento.

28 Reconheça sua própria prevenção - Procure estar seguro de sua imparcialidade com relação ao orador, ao assunto, ao momento, ...etc.. para não influir em julgamentos prévios. Identifique o tipo de raciocínio - Comumente, torna-se difícil separar o raciocínio certo do duvidoso, quando se está escutando. Contudo está é uma tarefa muito importante.

29 Avaliar fatos e evidências - à medida que forem ouvidos, procure identificar não somente a significância e evidência dos fatos, como também sua relação com o argumento. Ouvir pode reduzir a tensão - Dar ao outro a oportunidade de desabafar seus problemas ou pontos de vista, ajudará a clarear o ambiente da tensão e hostilidade.

30 Escutar pode resolver problemas para a outra pessoa - Proporcionar ao outro a oportunidade de expor-lhe seu problemas pode esclarecer seu pensamento sobre o assunto e prover o indispensável relaxamento emocional. Ouvir ajuda a resolver problemas recíprocos e discordâncias - Você não pode inteligentemente concordar ou discordar até que esteja certo do ponto de vista da outra pessoa. Somente quando há entendimentos recíprocos, pode-se procurar soluções para problemas.

31 Ouvir pode lhe ajudar a fazer um melhor trabalho - Peça sugestões às pessoas com quem você trabalha, para quem você trabalha e que trabalham com você, sobre como você poderia melhorar sua tarefa, então ESCUTE. Ouvir pode evitar dúvidas - frequentemente, quando falamos antes de escutar a outra pessoa numa discussão, arriscamos nossa pele, tomamos decisões das quais mais tarde nos arrependemos, tecemos críticas que depois nos lamentamos ou nos comprometemos a agir de uma forma que não podemos ou não poderemos, OUÇA... depois fale.

32 Conceitos errôneos Geralmente somos levados a acreditar em conceitos errôneos com relação à habilidade de escutar. Como conceitos falsos podemos citar: Aprendemos a escutar automaticamente.

33 Treinamento é desnecessário,
Habilidade de escutar depende da inteligência. Habilidade de escutar está relacionada à capacidade de audição. Geralmente muitos de nós podem escutar bem e ler ao mesmo tempo. Nós escutamos bem a maior parte do tempo. O que escutamos é o que em geral foi falado.

34 Escutar é uma atitude passiva.
Personalidade tem um efeito pequeno na capacidade de escutar. Escutar é apenas por meio de ouvidos. Escutar relaciona-se ao conteúdo em primeiro lugar e sentimentos em segundo lugar.

35 Como conceitos verdadeiros podemos citar:
Escutar efetivamente é uma habilidade que é difícil para a maioria de nós. Prática e treinamento podem melhorar nossa habilidade de escutar bem. Não há relação entre inteligência e habilidade de escutar. Habilidade para ouvir é um fenômeno físico. Tem pouca relação com habilidade de escutar. Pessoas que perdem audição, desenvolvem extrema habilidade de escutar.

36 Muito poucas pessoas conseguem ler e escutar ao mesmo tempo efetivamente.
Muitos de nós precisam desenvolver habilidade para escutar. Como seres humanos, nós temos uma tendência natural de filtrar informações que ouvimos. Freqüentemente o que ouvimos não é o que foi falado.

37 Escutar é um processo ativo. Requer nossa participação e envolvimento.
Nossa personalidade tem influência em quão bem escutamos. Uma escuta efetiva é feita com o corpo todo. O contato visual apropriado e a postura do corpo podem facilitar uma escuta efetiva.

38 Sentimentos são freqüentemente mais importantes que as próprias palavras. Nós devemos procurar entender os sentimentos subentendidos nas mensagens. Eles são freqüentemente a mensagem real. Adriana Bicalho


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