Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouInês Vasques Imperial Alterado mais de 8 anos atrás
1
OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT CONSTRUINDO FUNDAMENTOS In: Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. (2002). Porto Alegre: Artmed.
2
OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Três passos: –Definir resultados objetivos. –Escolher um material de leitura adequado. –Estabelecer um roteiro organizado por tópicos.
3
OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Definir resultados objetivos. –O que queremos que os alunos aprendam quando interagem com o material? –Que experiência levarão com eles ao concluí- lo? –Plano de ensino mais aberto, com objetivos mais amplos. –Considerar os resultados esperados conforme o curso progride.
4
OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Plano de ensino. –Plano de aula semanal, com tema para discussão. –Ou também um curso em torno das leituras solicitadas – estímulo à discussão. –Resolução individual ou em grupo, pelos alunos. –Discussão sob forma de questões. –Material adicional em vídeo/DVD ou CDROM.
5
OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Plano de ensino – considerar as áreas para: –Apresentação de material aos alunos. –Discussão assíncrona e/ou síncrona. –Envio de tarefas. –Avaliação. –Correspondência por e-mail.
6
OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Diretrizes do curso. –Apresentadas com o plano de ensino e com o roteiro do curso. –Considera-se uma mensagem discente, quando o aluno comenta outras mensagens ou sugere um novo tópico. –Na graduação, acompanhamento mais próximo. –Diretrizes como estrutura inicialmente frouxa (expectativas de participação e conduta do curso,). –Primeira semana de discussão da aula on-line: mensagem de apresentação dos alunos, participantes opinam sobre as diretrizes.
7
OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Construção do site – áreas a considerar: –Boas vindas. –Comunitária de interação (para além do curso). –Para o conteúdo (conforme plano de ensino). –Dedicada à reflexão sobre a aprendizagem. –Dedicada às avaliações do curso. –Dedicada à postagem de tarefas.
8
OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Construção do site – organização do curso: –Em torno de tópicos de discussão semanais. –Em torno de leituras (pode ser em paralelo). –Discussão perene (sem limite de tempo).
9
OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Navegabilidade: –Participantes devem ser capazes de navegar facilmente pelo curso. –Visual do site refletindo a organização apresentada no plano de ensino. –Objetivo: conseguir uma participação mais ativa dos alunos.
10
OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Estratégias para obter a confiança do alunos: –Estabelecer diretrizes claras para a participação. –Esclarecer quanto ao modo como a participação será avaliada. –Plano de ensino claro, com estrutura flexível. –Ser claro quanto ao tempo necessário para a participação. –Site amigável, fácil de navegar, em que os alunos se sintam bem.
11
OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Estratégias para obter a confiança do alunos: –O próprio formador ser um bom exemplo de participante on-line. –Entrar em ação quando a participação estiver fraca. –Telefonar para os alunos “ausentes”. –Empenhar-se na criação de uma comunidade: elementos humanos. –Trabalhar com uma pitada de humor e diversão.
12
OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Plano de ensino on-line Freqüência: –Alguns aplicativos mapeiam o tempo de conexão dos alunos. –Quando não, monitoração das mensagens enviadas ao site do curso.
13
OAPI I - LUCILA PESCE - PALLOFF & PRATT Atividade Elaborar um primeiro esboço do curso a ser desenvolvido e implementado on-line. (vide questões da p. 139)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.