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PublicouCarlos Benke Escobar Alterado mais de 8 anos atrás
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PSICOLINGUÍSTICA VÍDEOS\Neurociência e superdotação\Psicopedagogia Crianças são como borboletas... - YouTube.flv
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VÍDEOS\Neurociência e superdotação\Psicopedagogia Crianças são como borboletas... - YouTube.wmv
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O sonho dos professores nem sempre é possível
VÍDEOS\Neurociência e superdotação\tem 8 anos e tá fazendo faculdade - YouTube.flv
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Psicolinguística É o estudo das conexões entre a linguagem e a mente. Noam Chomsky defendeu que a linguística precisava ser encarada como parte da psicologia cognitiva, aliada ao interesse crescente pela aquisição da linguagem.
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Avram Noam Chomsky é professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, filósofo e ativista político americano
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A psicologia cognitiva ...
Estuda a cognição, os processos mentais que estão por detrás do comportamento. Examina questões sobre a memória, atenção, percepção, representação de conhecimento, raciocínio, criatividade e resolução de problemas.
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Contribuições para a Psicologia
Chomsky criticou a teoria de Skninner Defendeu que a linguagem teria origem em mecanismos inatos. O cérebro “deve” conter algum “programa” para construir um número infinito de frases a partir de uma lista finita de palavras - Gramática Universal (GU).
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B. F.Skinner Foi um autor e psicólogo americano.
Conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental e foi o propositor do Behaviorismo Radical, em que o comportamento é entendido em função das interrelações entre a filogenética, o ambiente (cultura) e a história de vida do indivíduo.
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segundo Skinner... O uso da linguagem poderia ocorrer por meio das pistas e do condicionamento proveniente do mundo no qual a criança está imersa.
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Condicionamento é um processo
de aprendizagem e modificação de comportamento por meio de estímulos-respostas sobre o sistema nervoso central do indivíduo. Esse processo é vinculado ao Behaviorismo.
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O primeiro tipo de condicionamento foi chamado de Condicionamento Clássico que foi desenvolvido pelo fisiologista russo Ivan Pavlov.
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PARA PIAGET ... a aquisição da linguagem é vista como resultado da interação entre o ambiente e o organismo, por meio de assimilações e acomodações, responsáveis pelo desenvolvimento da inteligência em geral e não como resultado do desencadear de um módulo ou órgão específico para a linguagem.
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Jean Piaget Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
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Epistemologia ou teoria do conhecimento
é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados com a crença e o conhecimento. É o estudo científico da ciência (conhecimento), sua natureza e suas limitações.
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Lev Semenovitch Vygotsky
É o grande fundador da escola soviética de Psicologia Histórico-Cultural A linguagem é um produto da atividade humana, nascido da necessidade de comunicação social
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PARA VYGOTSKY ... A própria consciência é uma construção da linguagem. Não há consciência fora dela. As imagens sensoriais formadas na consciência só adquirem seu caráter significativo pela mediação da linguagem
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Durante a aprendizagem da escrita,
a criança passa por várias fases até chegar à hipótese alfabética, na qual realiza uma análise sonora da palavra que vai escrever, fazendo corresponder a cada som de fala um caráter escrito.
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Nessa fase de escrita alfabética,
a criança pode escrever palavras como, por exemplo, “dinosauro” (dinossauro), “tatussinho” (tatuzinho) e “jacare” (jacaré).
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SOLUÇÃO: Estar em contato com vários materiais escritos, para perceber as diferenças no padrão de escrita do idioma, adquirindo a escrita ortográfica.
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É importante ressaltar ...
que podem ocorrer diferenças individuais quanto à idade em que as crianças passam por cada fase de evolução da escrita.
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Essas diferenças têm a ver
também com o maior ou menor interesse e estimulação (principalmente da família) em relação à oferta de material significativo de leitura e escrita.
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É desejável que os professores e os pais ...
observem a evolução de todo esse processo e estejam atentos a dificuldades específicas, que podem necessitar de ajuda profissional, principalmente quando a criança está em uma fase inicial do processo.
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Nesses casos, é necessário
diagnosticar os fatores que estão interferindo para, então, fazer com que a criança evolua e acompanhe o que é pedido para seu nível de escolaridade.
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A leitura, parte desse processo,
também desenvolve-se de forma gradual, é um hábito a ser adquirido e deve ser fonte de prazer e não apresentada de forma obrigatória, com imposição, cercada de castigos e ameaças.
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A leitura reflete-se de forma significativa
na escrita da criança (e do adulto também), ao ler, memorizamos as correspondências ortografia-som apreendemos também as exceções
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ampliamos o vocabulário e o conhecimento das estruturas de diferentes textos, o que aumenta o repertório e reflete-se em uma escrita melhor.
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Escrever, respeitando os padrões da língua,
é um processo gradual, mas depende muito da estimulação que a criança recebe quanto ao uso significativo de material escrito.
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Os adultos Devem ser modelos de leitura
Ler é um hábito a ser desenvolvido O hábito só se instala se for repetido muitas vezes A aprendizagem é gradativa Diferenças individuais devem ser respeitadas
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Não se deve punir e criticar
a criança por ela não estar lendo ou escrevendo como outra da mesma idade.
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Isso poderia atrapalhar o seu desenvolvimento, gerando nela sentimentos de insegurança e incapacidade.
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Ao contrário! Deve-se compreender que
quanto mais a criança associar a leitura e a escrita com atividades úteis e que lhe deem prazer, maior será o seu desejo de aproximar-se delas,
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maior facilidade ela terá
de aprendizado. Afinal, aprende-se a ler e escrever lendo e escrevendo
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e maiores chances ela terá de levar a leitura e a escrita como aliadas para toda a vida.
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