A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PUERPÉRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PUERPÉRIO."— Transcrição da apresentação:

1 PUERPÉRIO

2 CONCEITO Período compreendido desde os minutos seguintes ao delivramento até a completa involução uterina, regeneração do epitélio vaginal e do colo uterino. Completa-se a evolução puerperal em aproximadamente 6 semanas. Pós-parto imediato – (1º ao 10° dia) Pós-parto tardio – (10º ao 45º dia) Pós-parto remoto – (além de 45º dia)

3 ASSISTÊNCIA FISIOTERÁPICA NO PUERPÉRIO
Os Exercícios são indicados para evitar: Disfunção do assoalho pélvico e mm abdominal Má postura Diminuição da motilidade gastrintestinal Desconforto na região cervical e lombar Fadiga Dificuldade em amamentar Auto-imagem negativa

4 FASES PUERPERAIS PUERPÉRIO IMEDIATO: Das primeiras 24 hs da saída da placenta até o 10º dia. O útero retorna a região pélvica. Características: - Lóquio: elementos celulares descamados e sangue; sanguíneo (3 - 4 dias), serosanguíneo (acastanhado) 5º- 10ºdia. - Colostro Leite. - Involução uterina: após o parto está pouco acima da cicatriz umbilical, firmemente contraído, involuindo rapidamente a partir do 3º- 10º dia pós-parto.

5 Aumento do volume das mamas.
- Redução do peso corporal: cerca de 9,0 Kg (peso fetal, placenta, líquido amniótico, embebição gravídica, edema, diurese, secreção láctea e eliminação loquial).

6 PUERPÉRIO IMEDIATO Objetivos: Início do recondicionamento perineal.
Estímulo do aparelho circulatório. Recondicionamento da musculatura abdominal. Melhora da função intestinal e da eliminação de flatus. Orientações: Quanto ao uso da cinta ou enfaixamento abdominal. Uso correto do sutiã adequado. Aleitamento materno. Posicionamento correto no leito e estímulo a deambulação.

7 PUERPÉRIO IMEDIATO Condutas fisioterapêuticas:
Pós-parto imediato ( h): Mobilização pélvica com estimulação proprioceptiva da musculatura abdominal expirando aos movimentos (10X). Massagem abdominal no sentido horário. Exercícios gradativos e progressivos dos glúteos, adutores e assoalho pélvico. Crioterapia em episiotomia. Exercícios para extremidades de MMII e SS.

8 PUERPÉRIO IMEDIATO I e II Dia pós-parto ( após 24 h):
Exercícios abdominais isométricos de maneira suave e progressiva. Orientar quanto a cinesioterapia e posturas de drenagem após a alta hospitalar.

9 PUERPÉRIO TARDIO (10º - 45º)
Lóquio seroso. O útero está totalmente na cavidade pélvica e em torno do 25º dia está inteiramente epitelizado. Conduta: Intensificar recondicionamento abdominal e perineal.

10 PUERPÉRIO REMOTO (45ºem diante)
Conduta: Manter as anteriores até 60 dias pós-parto. Incentivar o retorno à atividade física.

11 PROGRAMA EDUCACIONAL PÓS-PARTO NÃO COMPLICADO:
Restauração do assoalho pélvico (Continência, força e resistência) Teste da parada - uma vez na semana pára e reinicia o fluxo de urina no banheiro. Exercícios – contrações rápidas (segurar por 3 segundos) Contrações lentas (segurar por 15 segundos) (Aumentar freqüência e repetições)

12 PROGRAMA EDUCACIONAL PÓS-PARTO NÃO COMPLICADO:
Abdominais (Fortalecer e eliminar a diástase) Avaliar a força e diástase do reto do abdome Exercícios – usar um lençol cruzado sobre o abdome da mãe para aproximar uma diástase pequena e fortalecer com exercícios de flexão anterior do tronco para frente, e laterais. Incorporar contrações do assoalho pélvico. Deslizamentos das pernas com o lençol

13 PROGRAMA EDUCACIONAL PÓS-PARTO NÃO COMPLICADO:
Postura (Restaurar e fortalecer; melhorar tônus e flexibilidade na coluna, abdome e quadris). Praticar postura correta durante as Avds Exercícios de correção postural Sutiã - suportes para abdome e costas Revisão das AVDs (evitar lesões) Tarefas cotidianas com o bebê (carregar, banho, amamentação) Avaliar a necessidade do uso de suportes

14 PROGRAMA EDUCACIONAL PÓS-PARTO NÃO COMPLICADO:
Condicionamento aeróbico geral Participação em atividades aeróbicas (caminhada, natação, bicicleta) Relaxamento consciente (aumentar a capacidade de lidar com a mudança de estilo e vida) Praticar relaxamento (20 min/ dia) - respiração lenta

15 PROGRAMA EDUCACIONAL PÓS-PARTO EM CESÁREA
Exercícios de respiração (Aumentar a ventilação dos pulmões pós-anestesia) Respiração diafragmática – com imobilização da incisão com as mãos ou uma almofada enquanto respira profundamente. Expansão da parte média e superior do tórax – com a mão no local de expansão Sopro – a mãe imobiliza a incisão e inspira pelo nariz e na expiração emite um AHHH forçado. A partir do 4°DPO dá-se início à cinesioterapia mais ativa, progredimento a partir do 7°DPO.

16

17

18 AMAMENTAÇÃO FISIOLOGIA DA LACTAÇÃO
LACTOGÊNESE: É caracterizada pelo início da lactação. Na gravidez placenta secreta estrogênio e progesterona, inibindo secreção de prolactina. O delivramento cessa a inibição, havendo o início da lactação.

19 FISIOLOGIA DA LACTAÇÃO
Nos primeiros 2 dias ocorre a secreção do colostro. A partir do 3º dia há a apojadura ou “subida” do leite. As mamas tornam-se congestas pesadas, doloridas, hipertérmicas e parestésicas. Características do leite materno: Altamente nutritivo, atende a todas as necessidades do bebê desde o nascimento até os 6 primeiros meses de vida.

20 LEITE MATERNO COLOSTRO LEITE PROTEÍNAS 6 % 1 % LIPÍDIOS 2,5 % 3,5 %
GLICÍDIOS 3 % 7 % ÁGUA * 88,5 % *Além de Sais Minerais e Vitaminas

21 FISIOLOGIA DA LACTAÇÃO
LACTOPOESE: Manutenção da lactação. VANTAGENS O leite materno é sempre adequado as necessidades do bebê. A quantidade de leite varia de acordo com a quantidade de líquidos ingeridos pela mãe. A amamentação exerce um efeito benéfico sobre a involução uterina (ocitocina ao estímulo do mamilo) e perda de peso. *Produção média diária é de 850 ml, podendo chegar a 1,0 - 1,5 l.

22 ORIENTAÇÕES Orientar a mãe sobre o uso adequado do sutiã e higiene das mamas. Orientar quanto à postura correta para a amamentação. Orientar quanto à técnica correta de amamentação. Orientação quanto ao uso das “conchas” para formação dos mamilos, seringa modificada e niplete. Tomar sol ou banho de luz nos mamilos.

23 CONDUTAS FISIOTERAPÊUTICAS
PRÉ-NATAL Exercícios de formação dos mamilos (HOFFMANN). Dessensibilização mamilar.

24 CONDUTAS FISIOTERAPÊUTICAS
PÓS-PARTO: Usar compressas mornas ou frias protegendo mamilos. Banho morno. Drenagem linfática manual. Massagem e ordenha do leite materno.

25 COMPLICAÇÕES DA AMAMENTAÇÃO
Ingurgitamento Mastite Abcesso Fístula


Carregar ppt "PUERPÉRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google