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Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios.

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Apresentação em tema: "Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios."— Transcrição da apresentação:

1 Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios

2 Cenário Atual dos Negócios
Evolução Tecnológica Aumento da Competição Excesso de Oferta

3 Cenário Atual dos Negócios
Mudanças nas expectativas dos clientes Redução no ciclo de vida dos produtos

4 Cenário Atual dos Negócios
Desafios para os gestores: Entender que os empreendimentos precisam ser competitivos O fator preço deve ser encarado como um elemento decisivo A gestão de custos é fundamental O conhecimento das operações é imprescindível

5 Formação de Preços Fatores Determinantes: Influência do macroambiente
Análise da concorrência Comportamento de compra do consumidor Ciclo de vida do produto Custos de produção, financeiros e tributários 17

6 Influência do Macroambiente
Ambiente Demográfico Ambiente Tecnológico Ambiente Econômico Ambiente Ecológico Ambiente Político-legal Ambiente Sociocultural 21

7 Análise da Concorrência
Monopólio Concorrência Perfeita Concorrência Monopolista Oligopólio Mercado Monopsônio (único comprador) Mercado Oligopsônio (poucos compradores e muitos vendedores) 21

8 Comportamento de compra do consumidor
A análise dos fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor é fundamental para a definição dos preços: Fatores culturais e sociais (valores, costumes e crenças) Pessoais (idade, ocupação, condição econômica, personalidade, etc.) Psicológicos (preço x qualidade) 21

9 Comportamento de compra do consumidor
As empresas deveriam se preocupar com a seguinte pergunta: Numa compra, que componentes de valor os compradores buscam? 21

10 Ciclo de Vida do Produto
Vendas e Lucro Maturidade Declínio Introdução Crescimento Tempo 21

11 Precificação e Custos Custos diretos e indiretos.
Custos financeiros e tributários. Sistemas de custeio (absorção, variável, ABC). Análise do ponto de equilíbrio (break-even point). 21

12 Determinação do Preço de Mercado.
Políticas gerais de preços (preço premium, baseado na concorrência ou de economia) Políticas de preços para novos produtos (lançamento e penetração de mercado, recuperação rápida do investimento) Política de preços para serviços 21

13 Determinação do Preço de Mercado.
Preço do composto de produtos Política de Adequação de preços Política de variações de preços 21

14 Determinação do Preço de Mercado.
Erros usuais das empresas na determinação do preço de mercado: Ênfase exagerada nos custos. Falta de revisão freqüente na determinação dos preços. Incoerência entre o preço e os demais elementos do composto de marketing (produto, praça e promoção). Não estabelecimento de preços diferenciados. 21


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