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7 NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE

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Apresentação em tema: "7 NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 7 NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
GRUPO 6

2 VAZ 1-6

3 ERIK 7- 12

4 DIAGRAMA DE AFINIDADE (Método KJ – Kawakita Jiro)
O Diagrama de Afinidade reúne uma grande quantidade de dados de diversas naturezas (idéias, opiniões, declarações, manifestações, comportamentos etc.) e organiza-os em grupos, baseando-se no relacionamento natural/intrínseco (Afinidade) entre cada item, definindo grupos de itens. OBJETIVO: Facilitar o surgimento de novas idéias, novos enfoques ou maior compreensão da situação.

5 DIAGRAMA DE AFINIDADE (Método KJ – Kawakita Jiro)
Há diversas situações onde não se tem disponibilidade de dados numéricos, mas penas informações verbais que ecessitam ser utilizadas de alguma forma para se chegar a uma solução ou, então, a propostas para ação. ETAPAS 1.Seleção do tema 2.Reunião das informações verbais 3.Transferência das informações para fichas 4.Separação das fichas 5.Rotulagem das fichas 6.Desenho do diagrama 7.Apresentação

6 EXEMPLO Reclamações feitas por clientes de um restaurante “por kilo”:

7 DIAGRAMA DE RELAÇÕES O Diagrama de Relações toma uma idéia, um problema ou um ponto considerado central e, a partir dele, constrói uma mapa de relações lógicas de causa e efeito entre as várias variáveis/vozes descritas pelo mapa. É uma ferramenta que exige criatividade e capacidade de análise e reflexão para a definição das conexões lógicas que estão apenas implícitas no processo de aplicação do Diagrama de Afinidade. OBJETIVO: Facilitar o entendimento amplo, a identificação de fatores e a busca de soluções adequadas para um problema complexo.

8 LUCAS R

9 MARCELO TADEU 25- 30

10 PRISCILA

11 MESQUITA

12 PDPC (Process Decision Program Chart – Árvore de Decisão)
APLICAÇÃO O PDPC pode ser adotado para o projeto de instalação de uma nova máquina ou para a realização de uma intervenção de manutenção com o objetivo de antecipar todos os possíveis imprevistos que possam acontecer e delinear alternativas que evitem atrasos, interrupções ou custos desnecessários; O PDPC é extremamente útil para garantir que todas as atividades envolvidas no desenvolvimento e na introdução de novos produtos sejam analisadas previamente para a identificação de pontos vulneráveis e preparação de planos alternativos para combater barreiras e problemas potenciais. O PDPC traz contribuições significativas para qualquer grupo de trabalho envolvido na realização de atividades onde o mapeamento de acontecimentos críticos e a elaboração prévia de caminhos alternativos são fatores críticos para assegurar o sucesso da ação.

13 TIRANDO “SOLUÇÕES DA CARTOLA” DIAGRAMA PDPC:
Em função das possíveis barreiras ou problemas identificados, busca-se definir, antecipadamente, ações e planos alternativos a serem acionados, caso os imprevistos especulados realmente se manifestem, tendo em vista assegurar que todas as etapas planejadas do programa de melhoria sejam cumpridas sem prejuízo aos prazos, à qualidade e ao orçamento preestabelecidos.

14 DIAGRAMA DA REDE DE ATIVIDADES DIAGRAMA DE FLECHAS
DESCRIÇÃO O Diagrama da Rede de Atividades é empregado para planejar a distribuição mais adequada das atividades ao longo do tempo tendo em vista a execução de qualquer atividade/tarefa complexa e seus respectivos desdobramentos. Projeta-se a duração estimada para completar a atividade e os tempos de início e fim de cada tarefa (com suas respectivas folgas) que garantam a cumprimento do prazo. Essa ferramenta é utilizada quando a atividade/tarefa enfocada é familiar, bem como o tempo de duração de cada tarefa é relativamente bem conhecido.

15 FIM


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