A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ergonomia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ergonomia."— Transcrição da apresentação:

1 Ergonomia

2 O que é a ergonomia? A ergonomia é entendida como o domínio científico e tecnológico interdisciplinar que se ocupa da optimização das condições de trabalho visando de forma integrada o conforto do trabalhador, a sua segurança e o aumento da produtividade.

3 Objectivo da ergonomia
O objectivo da ergonomia é o estudo integrado de uma situação de trabalho, tendo como finalidade aumentar a eficiência, a segurança e a competitividade. Deste modo procede-se á adequação do trabalho ao homem, e não do homem ao trabalho.

4 Como usar a Ergonomia? Tamanho e forma Visão Som Concepção da tarefa
Erro Humano

5 Tamanho e forma O design é imperfeito se não se tiver em conta as pessoas que vão utilizar o produto ou sistema. Existem pessoas de todas as formas e tamanhos e o Ergonomista toma em conta esta variabilidade influenciando o processo de concepção de novos produtos.

6 Visão A visão é normalmente o canal principal para a obtenção de informação, no entanto, os sistemas são tantas vezes tão mal desenhados que o utilizador não consegue ver a área de trabalho.

7 Som O som pode ser uma forma útil de fornecer informações, especialmente para sinais de aviso. No entanto, é necessário ter cuidado para não sobrecarregar este canal sensitivo.

8 Concepção da tarefa A ergonomia tem que ter em conta as diferenças, tais como, tamanho, força e capacidades cognitivas para um vasto leque de utilizadores. Os benefícios são uma melhoria na eficácia, qualidade e satisfação no trabalho.

9 Erro humano Quando os desastres ocorrem, a culpa é sempre do trabalhador e é chamado de “erro humano”. No entanto, na maior parte das vezes os erros são causados por uma má concepção dos equipamentos e do sistema.


Carregar ppt "Ergonomia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google