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Seminario Saneamento é Saúde Seminario Saneamento é Saúde A Educação a Distância como Estratégia de Implementação de Política Pública: a experiência da.

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Apresentação em tema: "Seminario Saneamento é Saúde Seminario Saneamento é Saúde A Educação a Distância como Estratégia de Implementação de Política Pública: a experiência da."— Transcrição da apresentação:

1 Seminario Saneamento é Saúde Seminario Saneamento é Saúde A Educação a Distância como Estratégia de Implementação de Política Pública: a experiência da EAD-ENSP/Fiocruz Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral da Educação a Distância Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca Fundação Oswaldo Cruz Ministério da Saúde BRASIL

2 Missão da Fiocruz... “ gerar, absorver e difundir conhecimentos cient í ficos e tecnol ó gicos em sa ú de pelo desenvolvimento integrado das atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnol ó gico, ensino, produ ç ão de bens, presta ç ão de servi ç os de referência e informa ç ão, com a finalidade de proporcionar apoio estrat é gico ao Sistema Ú nico de Sa ú de e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da popula ç ão e para o exerc í cio pleno da cidadania. ”

3 CpqLMD CpqAM CpqGM DIREB CpqRR Fiocruz MINISTÉRIO DA SAÚDE Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca Instituto Oswaldo Cruz Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde Instituto Fernandes Figueira Casa de Oswaldo Cruz Centro de Informação Científica e Tecnologia em Saúde Centro de Pesquisa dol Evandro Chagas Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Bio-ManguinhosFar-Manguinhos Centro de Criação de Animais de Laboratório Unidades

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5 Educação em saúde Strito sensu Pesquisadores Docentes Formação profissional em saúde pública novo contexto novo contexto novo profissional novo profissional novas exigências formativas novas exigências formativas Lato sensu

6 Cursos de pós-graduação lato sensu Incentivo à pesquisa estratégica Capacitação de profissionais do SUS Escola de Governo em Saúde Orientação estratégica dos programas de ensino, pesquisa e cooperação técnica da ENSP, com o propósito de colaborar para o aumento da capacidade e da qualidade de governo do sistema de saúde do país. Orientação estratégica dos programas de ensino, pesquisa e cooperação técnica da ENSP, com o propósito de colaborar para o aumento da capacidade e da qualidade de governo do sistema de saúde do país.

7 Reforma sanitária (SUS) induzindo: Novos modos de gestão Descentralização Participação Novos modos de atenção à saúde Integralidade (na atenção coletiva e individual)

8 Marcos conceituais do trabalho em saúde Saúde como problema complexo –Produção social, não simplesmente evento biológico –Conceito afirmativo e amplo (não só combater a doença, mas promover a vida com qualidade) Trabalho em saúde envolvendo –Campo interdisciplinar de conhecimentos –Campo intersetorial de práticas

9 grande quantidade de novos postos de trabalho criados pela descentralizaçãoEscala da clientela: grande quantidade de novos postos de trabalho criados pela descentralização : interdisciplinaridade e da intersetorialidadeDiversidade da clientela: interdisciplinaridade e da intersetorialidade Novas exigências de formação: capacidades técnicas e políticas para solucionar problemas complexos Perfil profissional requerido: capacidades técnicas e políticas para solucionar problemas complexos

10 Educação a Distância Objetivos  Acompanhar e coordenar o conjunto das iniciativas de EAD Elaboração de material pedagógico Elaboração de material pedagógico Formação de Tutores Formação de Tutores Acompanhamento Acadêmico Pedagógico Acompanhamento Acadêmico Pedagógico Base Tecnológica Base Tecnológica  Potencializar a formação e a qualificação profissional dos trabalhadores de saúde de saúde  Consolidar formas interativas, flexíveis e participativas do processo ensino-aprendizagem participativas do processo ensino-aprendizagem  Estabelecer relações com instituições nacionais e internacionais para intercâmbio de idéias e práticas e internacionais para intercâmbio de idéias e práticas

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12 Marco teórico conceitual A estreita relação entre teoria e práticaA estreita relação entre teoria e prática O sujeito é agente ativo do seu próprio conhecimentoO sujeito é agente ativo do seu próprio conhecimento O saber/conhecimento como construção coletivaO saber/conhecimento como construção coletiva O aprendiz é o ponto central do processo de aprendizagemO aprendiz é o ponto central do processo de aprendizagem A educação é uma prática social construída através da participação, do diálogo, e dosA educação é uma prática social construída através da participação, do diálogo, e dos significados da colaboração entre indivíduos significados da colaboração entre indivíduosEducação

13 Sistema de Tutoria  A Tutoria/orientação da aprendizagem desempenha papel fundamental na mediação entre o material didático oferecido pelo curso e o contexto concreto no qual o aluno desenvolve sua relação de construção do conhecimento.  Atua como um facilitador na construção do processo de conhecimento

14 Material Didático  Os materiais didáticos são ferramentas que devem estar alicerçados dentro de um sólido modelo pedagógico.  O aprendizado se dá a partir da interação do aluno com os materiais didáticos especialmente elaborados para proporcionar um ambiente adequado.  O material é elaborado para incentivar o diálogo com o texto através da inserção de exercícios e de questões para reflexão junto aos conteúdos desenvolvidos.  A linguagem é cuidadosamente pensada, visando evitar o excesso de formalismo.

15 Acompanhamento Acadêmico - Pedagógico  A administração de sistemas de educação a distância é de extrema importância, pois somente um gerenciamento efetivo permitirá o cumprimento adequado das finalidades, atingindo maior credibilidade e respondendo à demanda da sociedade.  O Acompanhamento Acadêmico Pedagógico da EAD-ENSP se apoia em procedimentos administrativos confiáveis, sistematizados e racionais que possibilitam uma metodologia adequada para a formulação de planos e um gerenciamento capaz de elaborar, executar e avaliar esses planos.

16 Cursos Especialização = 11 Aperfeiçoamento = 13 Atualização = 6 Etapa dos Cursos: Elaboração = 12 Cursos em Atividade=18

17 Números expressivos Mais de 48.000 alunos matriculados Mais de 24.500 alunos formados Mais de 1.500 docentes em todo o país Todos os 26 Estados + DF Mais de 3.000 Municípios

18 www.ead.fiocruz.br

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27 Tecnologias incorporadas ao processo de trabalho do EAD/ENSP Videoconferência Webconferência Ambientes virtuais de aprendizagem Sistema de gestão acadêmica Listas de discussão Material impresso e outras mídias Novo sistema EAD

28 Estratégias de Implementação Políticas Públicas Demandas Institucionais Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem e outras Profissões de Saúde Formação de Facilitadores de Educação Permanente Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde Formação de Apoiadores para a Política Nacional de Humanização da Gestão e da Atenção a Saúde Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde Programa de Formação em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana Processo Educativo em Negociação do Trabalho no SUS Formação Docente em Educação Profissional na Área de Saúde

29 Estratégias de Implementação Políticas Públicas Demandas Institucionais – continuação. - Programa de Formação em Envelhcimento e Saúde da Pessoa Idosa - Formação em Vigilãncia Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena - Impactos da Violência em saúde - Controle e Assistência da Tuberculose – nível superior e médio - Políticas Públicas e Gestão Social - Formação de Conselheiros Tutelares - Capacitação Gerencial de Gestores da Laboratórios de Saúde Pública - Formação Nacional de Gestores

30 Parcerias Rede de Escolas de Saúde Pública Demais Unidades da Fiocruz Ministério da Justiça (Conselho Tutelar) Ministério da Educação (UAB) Ministério da Saúde (SGETES, SAS) Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios Editora Fiocruz

31 Participação no Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB/MEC Política do Ministério da Educação Relação Intersetorial – Saúde e Educação 23 Pólos Municipais 3.000 vagas ofertadas em 2007 5 Cursos: –Vigilância Sanitária –Gestão em Saúde –Facilitadores de Educação Permanente em Saúde –Ativadores de Processos de Mudança na Formação Superior em Saúde –Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde

32 Expansão da EAD com qualidade pedagógicaExpansão da EAD com qualidade pedagógica Acompanhamento e Avaliação dos Programas de FormaçãoAcompanhamento e Avaliação dos Programas de Formação Ampliação do Acesso / Inclusão DigitalAmpliação do Acesso / Inclusão Digital Desafios...

33 Obrigada!!! www.ead.fiocruz.br Lúcia Dupret dupret@fiocruz.br (21) 25982996 www.ead.fiocruz.br dupret@fiocruz.br


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