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Engenharia de Usabilidade: Uma abordagem Ergonômica

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Apresentação em tema: "Engenharia de Usabilidade: Uma abordagem Ergonômica"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Usabilidade: Uma abordagem Ergonômica

2 Usuário frente a um dispositivo inadequado
Consequências Aborrecimentos, frustrações Estresse, psicopatologias Sub-utilização e abandono do sistema Causas Desconhecimento do cognitivo humano Desconhecimento da atividade Desinteresse pela lógica de utilização Falta de ferramentas lógicas

3 Mau Exemplo

4

5

6

7

8 Usuário frente a um dispositivo ergonômico
Consequências Satisfação e Conforto, Saúde e bem-estar Produtividade Causas Utilidade, Intuitividade Facilidade de uso Eficiência de uso

9 Ergonomia Definição Aplicação de conhecimentos científicos relativos ao homem no desenvolvimento de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e de eficácia 42

10 Ergonomia da Informática
Ergonomia da informática tem por domínio o conjunto de atividades mentais dos sujeitos engajados na realização de uma tarefa apoiados por sistemas informatizados. Bases da Ergonomia da informática Conhecer o usuário Conhecer o seu trabalho

11 Usabilidade Definição
A capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas, de maneira eficaz, eficiente e agradável (ISO 9241) 42

12 Engenharia de Usabilidade
Definição Disciplina que fornece métodos estruturados para a obtenção da usabilidade durante o desenvolvimento de sistemas interativos. (Mayhew, 1999) Tem raízes em diversas disciplinas incluindo a psicologia cognitiva, sociologia, ergonomia, semiótica e engenharia de software. 42

13 Sistemas Interativos Componentes Básicos Interface com o Usuário
Apresentar dados, informações, controles e comandos Solicitar a entrada de dados, controles e comandos Apoiar o usuário Aplicação Algorítmos Base de dados, .... 2

14 Interfaces Humano-Computador
Definição Subsistema do software interativo cujos componentes e processos apoiam a interação com seus usuários. Característica Única Assim um único sistema de interface humano-computador permite inúmeras interações humano-computador, cada uma associada aos diferentes percursos (processos) realizados pelos diferentes usuários.

15 Engenharia de Usabilidade Fundamentos
Conhecer o Usuário Características Específicas Formação, experiência na tarefa, domínio da informática, ... Características Gerais A cognição humana Percepção, Memória, Raciocínio, .... Personalidades A comunicação humana e a semiótica 43

16 Engenharia de Usabilidade Fundamentos (cont.1)
Conhecer o Trabalho Objetivos e estratégias dos usuários Perspectivas do trabalho Tarefa - Trabalho prescrito Atividade - Trabalho efetivo Lógicas envolvidas Funcionamento - interna/projetista Utilização - externa/operador 44

17 O projeto de Interfaces Humano-Computador
O projeto deve ser centrado no usuário e sua tarefa Envolvimento do Usuário O projetista deve seguir Princípios, Recomendações e Normas de Usabilidade Projeto deve ter em um ciclo de vida baseado em Prototipagens (versões evolutivas) Testes junto aos usuários

18 O Envolvimento do Usuário
Justificativa O usuário é quem mais conhece o seu trabalho! Vantagens Mais qualidade para o sistema Maior aceitação do sistema pelos usuários

19 O Envolvimento do Usuário
Formas de envolvimento Informativo: entrevistas e questionários Consultivo: validação de versões Participativo: sessões de arranjo e classificação

20 O Envolvimento do Usuário
Organização para o envolvimento Representantes dos Usuários Usuários Especialistas Grupos de Usuários Projetistas

21 As Qualidades Ergonômicas de Interfaces Humano-Computador

22 Princípios, Recomendações e Normas de Usabilidade
Os Critérios Ergonômicos para de Interfaces Humano-Computador Scapin&Bastien, 1993 Condução Carga de Trabalho Controle do Usuário Adaptabilidade Gestão de Erros Significado dos Códigos e Denominações Homogeneidade/Consistência Compatibilidade 45 3

23 Os Critérios Ergonômicos
A condução refere-se aos meios empregados para orientar, situar, conduzir, informar e ajudar o usuário na interação com o computador. Convite/Presteza Agrupamento e distinção entre itens Agrupamento e distinção por formato Agrupamento e distinção por localização Feedback imediato Legibilidade 46 4

24 Os Critérios Ergonômicos
Condução … Convite/Presteza orientações e informações necessárias presentes nas telas; títulos para telas, janelas e caixas de diálogo; rótulos para campos e mostradores de dados; rótulos com exemplos de entradas e unidades de medida 5

25 Os Critérios Ergonômicos
Condução… Convite/Presteza cabeçalhos para listas, colunas e tabelas de dados; títulos para gráficos e seus eixos; indicadores de continuidade para apresentações de dados, botões de comando e opções de menu; convite às interações em links e botões de navegação; 6

26 Os Critérios Ergonômicos
Condução... Convite/Presteza ajuda acessível (on-line), contextual e orientada à tarefas; bolhas de ajuda botão de ajuda nas caixas de diálogo; botão de ajuda nas mensagens de erro; 6

27 Os Critérios Ergonômicos
Condução… Agrupamento e distinção entre Itens Agrupamento e distinção por Localização critério lógico para definir grupos de comandos, opções de menu, campos e mostradores de dados; critério lógico para definir subgrupos de comandos, opções de menu, campos e mostradores de dados; critério lógico para definir a seqüência das opções nos grupos;

28 Os Critérios Ergonômicos
Condução… Agrupamento e distinção entre Itens Agrupamento e distinção por Formato distinguir rótulos, dados entrados, valores default, instruções e orientações diferenciar os campos para dados obrigatórios diferenciar cabeçalhos de listas, colunas, tabelas e textos diferenciar mensagens críticas esmaecer opções não disponíveis 8

29 Os Critérios Ergonômicos
Condução… Feedback imediato informar sobre a indisponibilidade do sistema informar sobre o tempo de um processamento demorado informar sobre o resultado de um tratamento 9

30 Os Critérios Ergonômicos
Condução… Legibilidade definir fontes legíveis de acordo com as necessidades de leitura (títulos e textos) definir um contraste texto-fundo adequado definir ícones claros e se necessário, com rótulos textuais pontuar a apresentação de dados numéricos longos adequar o arranjo interno de dados alfanuméricos 10

31 Os Critérios Ergonômicos
Condução… Legibilidade (cont.) definir uma diagramação lógica para os elementos de telas, janelas e caixas garantir alinhamentos e o balanceamento das apresentações não abusar de estilos na apresentação de textos definir linhas simples para bordas e delimitadores 11

32 Os Critérios Ergonômicos
Carga de trabalho diz respeito a redução da carga perceptiva e/ou mnemônica do usuário e no aumento da eficiência num diálogo. Brevidade Concisão Ações Mínimas Densidade Informacional 50 12

33 Os Critérios Ergonômicos
Carga de trabalho ... Brevidade Concisão (entradas e saídas individuais) definir títulos, rótulos e denominações concisas, definir códigos arbitrários curtos fornecer dados e opções de comando default fornecer o preenchimento automático da vírgula, zeros decimais e de unidades de medida 50 13

34 Os Critérios Ergonômicos
Carga de trabalho… Brevidade Ações Mínimas (diálogos) definir barras de ferramentas estruturas de diálogo balanceadas posicionar o cursor na posição inicial em um formulário facilitar a navegação pelos campos de um formulário 50 14

35 Os Critérios Ergonômicos
Carga de trabalho… Densidade Informacional (telas) apresentar somente dados e opções de comando pertinentes solicitar somente dados pertinentes ao usuário definir ícones em pequeno número 50 14

36 Os Critérios Ergonômicos
Controle explícito diz respeito ao mesmo tempo ao controle que tem o usuário sobre a interface ou o software, e ao caráter explícito de suas ações Ações Explícitas do Usuário Controle do Usuário 52 15

37 Os Critérios Ergonômicos
Controle explícito... Ações Explícitas do Usuário separar a seleção e ativação de opções o usuário deve comandar explicitamente o processamento demorado evitar ações de dupla repercussão sobre o sistema 52 16

38 Os Critérios Ergonômicos
Controle explícito… Controle do Usuário definir opções para avançar, recuar, interromper, retomar, reiniciar, concluir diálogos seqüenciais definir opção para interromper, retomar, reiniciar e finalizar tratamentos demorados 52 16

39 Os Critérios Ergonômicos
Adaptabilidade diz respeito a sua capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário. Flexibilidade/Personalização Consideração da Experiência do Usuário 53 17

40 Os Critérios Ergonômicos
Adaptabilidade … Flexibilidade proporcionar caminhos diferentes para o mesmo objetivo Diferentes padroes e medidas Personalização possibilitar a personalização de telas possibilitar a criação de macros, 53 18

41 Os Critérios Ergonômicos
Adaptabilidade ... Consideração da Experiência do Usuário fornecer estilos de diálogo de acordo com as habilidades dos usuários fornecer níveis de apresentações e mensagens variados disponibilizar teclas de atalho, mnemônicos, etc. disponibilizar diálogo passo à passo, questão-resposta, etc... 53 18

42 Os Critérios Ergonômicos
Gestão de erros diz respeito a todos os mecanismos que permitemevitar ou reduzir os erros, e por outro lado, corrigir qualquer erro observado. Proteção contra os erros Qualidade das mensagens de erro Correção dos erros 54 19

43 Os Critérios Ergonômicos
Gestão de erros … Proteção contra os erros: solicitar confirmações para ações perigosas definir botão default não destrutivo definir máscaras e partição para os campos de entrada implementar sinais de alerta do preenchimento completo de campos 54 20

44 Os Critérios Ergonômicos
Gestão de erros ... Qualidade das mensagens de erro definir mensagens úteis, definir mensagens curtas e significativas, definir mensagens sem códigos, definir mensagens neutras e polidas, posiciona adequadamente as informações nas mensagens, alterar as mensagens no caso de seguidas re-apresentações 21

45 Os Critérios Ergonômicos
Gestão de erros … Correção de erros implementar funções de desfazer e refazer, proporcionar o re-aproveitamento de entradas; 22

46 Os Critérios Ergonômicos
Significado das denominações diz respeito a adequação entre o conteúdo da informação e a sua correspondente expressão na tela do sistema. Códigos e denominações. adequar o vocabulário de rótulos, títulos, cabeçalhos, mensagens, opções de menu definir figuras significativas para os ícones definir abreviaturas significativas 57 23

47 Os Critérios Ergonômicos
Consistência refere-se à consistência quanto as escolhas de projeto, conservadas idênticas em contextos idênticos, e diferentes para contextos diferentes. Consistência interna Diz respeito a coerência dentro de um mesmo sistema aplicativo. Consistência externa Diz respeito a coerência entre diferentes sistemas aplicativos. 24

48 Os Critérios Ergonômicos
Consistência … Consistência interna identificação e arranjo de telas localização, apresentação e formato de orientações, rótulos, campos de dados e comandos, desenho de ícones, atribuições das teclas de funções Consistência externa respeitar os estilos de apresentação e diálogo dos ambientes 25

49 Os Critérios Ergonômicos
A compatibilidade refere-se as relações favorecidas entre as habilidades e expectativas do usuário e a interface de uma dada aplicação. formulários compatíveis com os documentos originais formatos e unidades convencionadas pelos usuários 25


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