A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE NEGÓCIOS EM SAÚDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE NEGÓCIOS EM SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE NEGÓCIOS EM SAÚDE
FARMACOVIGILÂCIA PADRÕES E PROTOCOLOS Aula 4 Profa Vera Mendes

2 Se os serviços de saúde são intangíveis, perecíveis, variáveis e exigem simultaneidade
O QUE FAZER?

3 OBJETIVO Compreender o significado da farmacovigilância e importância do uso de padrões e protocolos para a qualidade dos serviços de saúde e Segurança do Paciente

4 Farmacovigilância É conjunto de procedimentos relacionados à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de reações adversas a medicamentos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a fármacos. Objetivo: reduzir taxas de morbidade e mortalidade associada ao uso de medicamentos, através da detecção precoce de problemas de segurança desses produtos para os pacientes, melhorar a seleção e o uso racional dos medicamentos pelos profissionais de saúde.

5 Padronizar para garantir a manutenção da Qualidade

6 Importância da Padronização
Uniformidade Previsibilidade Orientação Eficiência Segurança

7 Importância da Padronização
A base do gerenciamento é a padronização. Ela cria condições para: manter a organização sob controle garantir o domínio tecnológico/treinar novos membros da equipe – a perda de domínio tecnológico gera graves disfunções na organização. Esta perda acontece quando boas experiências e tarefas bem-sucedidas não são socializadas e registradas em formas de padrões delegar autoridade – "Um indivíduo sem informações não pode assumir responsabilidades; um indivíduo que recebeu informações não pode deixar de assumir responsabilidades." (Jan Carlzon).

8 Objetivos Conseguir que as pessoas façam exatamente aquilo que tem de ser feito e sempre da mesma maneira. Documentar a forma de operar da Instituição. Facilitar a consulta em casos de dúvidas. Facilitar a Educação e Treinamento de novos funcionários.

9 O que é um Padrão? "Compromisso documentado, utilizado em comum e repetidas vezes pelas pessoas relacionadas com um determinado trabalho.“ “Um bom padrão é aquele que sofre melhorias constantes, a partir da experiência daqueles que o utilizam.”

10 O que é Padronização? "Conjunto de atividades sistemáticas para estabelecer, utilizar e avaliar padrões quanto ao seu cumprimento, à sua adequação e aos seus efeitos sobre os resultados." “ Fazer a coisa certa, do jeito certo, da primeira vez, todas as vezes.”

11 Prescrição e Transcrição
Sistema de Medicação Gestão Seleção e Aquisição Armazenagem Transporte Preparo e Dispensação Prescrição e Transcrição Identificação Dupla checagem Administração Quem são os responsáveis por cada fase deste processo ?

12 ERROS COM MEDICAMENTOS
Estudo comparativo realizado em HU brasileiro: Total: 294 prescrições 102 (34,7%) – ilegíveis 279 (94,6%) – incompletos Estudo realizado em 2003 demonstrou que 79% das consequências adversas, ocorreram por desvio do procedimento/comportamento.

13 Estratégias para Prevenção de Erros de Dispensação
Erros na dispensação podem significar rompimento de um dos elos da cadeia segura! Discrepância entre ordem prescrita e o atendimento desta ordem; Armazenamento em local seguro; Critérios para armazenagem (ordem alfabética); Organização (separação por tipo sólido, líquido); Checar; Ambiente tranquilo e seguro para a dispensação;

14 Manter prescrição e medicação dispensadas juntas;
Checar conteúdo com a informação do rótulo; Incluir lembretes para quem administra; Identificar especificidades de diferentes fabricantes (rótulo); Farmacêutico 24 horas; Educação PERMANETE; Participar da conferência dos carrinhos de emergência; Aconselhamento/ orientação ao paciente.

15 Criar Estratégias para Prevenção de Erros de Administração
Administração de medicamentos não é tarefa simples... Nem toda administração pode ser delegada a técnicos e auxiliares; Diluição correta – padronizada; Associação física ou química de medicamentos; Armazenamento inadequado; Assepsia inadequada; Identificação incorreta do fármaco; Escolha inapropriada dos acessórios de infusão;

16 Administração por via diferente da prescrita;
Velocidade de infusão incorreta; Administrado em horário diferente do que foi aprazado pelo enfermeiro; Checagem de medicação não administrada; Fatores organizacionais: falta de profissionais; ambiente inapropriado; dobras em plantão; rótulos semelhantes; guarda de semelhantes sem destaque...

17 Nove Certos Paciente Certo Medicamento Certo (conferir 03 vezes)
Dose Certa Via Certa Hora Certa Compatibilidade Certa Orientação ao Paciente Certa Aceitar direito a recusa; Registro Certo.

18 Tem detalhes que fazem a diferença...

19 Características do Padrão
Originar-se dos colaboradores ; Ser voluntário e fruto de consenso do grupo que utilizará o padrão; Ser baseado na prática, por isso passível de cumprimento; Ser estabelecido para garantir melhores resultados; Ser meio. O objetivo final é garantir melhor resultado;

20 Características do Padrão
Não ser fixo. Eles podem e devem ser melhorados; Deve garantir a transmissão de informação, devendo estar claro quem são os usuários; Deve ser registrado de forma organizada, clara e simples; Sempre que possível deve ser elaborado de forma interdisciplinar Deve indicar responsabilidade, datas de emissão e revisão Ser coerente com o sistema institucional/setorial

21 Dinâmica da Padronização
Voluntária Origina-se das pessoas É fruto de um consenso PADRÃO Treinar Checar PDCA

22 Ação exercida pelo executor para realizar uma tarefa
Conceitos ITEM DESCRIÇÃO FERRAMENTA Sistema Conjunto de processos distintos, interligados, visando cumprir uma missão Macrofluxo Processo Conjunto de tarefas logicamente relacionadas, que utilizam recursos do SERVIÇO para obtenção de um determinado resultado. Fluxograma Tarefa Conjunto de atividades distintas, realizadas em um posto de trabalho, com o objetivo de cumprir uma função.Usualmente uma tarefa é um trabalho realizado por uma só pessoa,composta por um conjunto de passos POP Atividade Ação exercida pelo executor para realizar uma tarefa Passos do POP

23 Exemplo Sistema Recrutamento e Seleção Publicação do edital
Realização do concurso Convocação dos aprovados Exame pré-admissional Contratação Processo Exame Pré-admissional Fornecer requisição e guias para exames complementares Realizar a Consulta médica Emitir o Atestado de Saúde Ocupacional Encaminhar candidato ao Setor de Pessoal Tarefa Fornecimento de Requisição e guias para exames Verificar a idade do paciente Separar requisições dos exames necessários Identificar requisições com nome do candidato Orientar o candidato para se dirigir ao ambulatório para marcação dos exames Atividades

24 Alguns modelos para formatação do Padrão
Macrofluxograma (Simplificado e Detalhado) Fluxograma (Simplificado e Detalhado) Procedimento Operacional Padrão (POP)

25 Macrofluxograma É a representação gráfica global de uma seqüência de processos complementares com um objetivo comum. Cada processo pode ser desdobrado em fluxograma das etapas que o compõe.

26 Simbologia Início e final de processo Etapa do processo (ações)
Ponto de decisão (perguntas) Direção em o processo ocorre

27 Macrofluxograma Processamento de roupa Chegada da roupa
Recebimento e Lavagem Secagem Acabamento Entrega Fim

28 Fluxograma É a representação gráfica seqüencial das diversas etapas de um processo. Retrata o “passo a passo” de um trabalho revelando todas as áreas / pessoas envolvidas, permitindo assim uma visão ampla da seqüência de ações.

29 Fluxograma Recebimento e lavagem de roupa Chegada da roupa
Receber roupa na área crítica Pesar roupa suja Separar por grau de sujidade, tipo de tecido e cor Retirar material/instrumental que esteja junto a roupa A

30 Encaminhar peças para lavagem
Lavar roupa S Existem peças com mancha? Tratar e relavar N Encaminhar peças para secagem e passagem Fim

31 Procedimento Operacional Padrão - POP
É o documento final e mais elementar da padronização. Ele descreve cada passo crítico que deverá ser dado pelo operador para garantir o resultado esperado da tarefa.

32 Lavagem de roupa Executante: Auxiliar de Lavanderia
Resultados esperados: Lavagem adequada de roupa hospitalar, segundo critério pré-estabelecidos Material necessário: Produtos químicos, medidores, EPIs (luva cano longo, avental, óculos, protetor auricular e máscara) Principais atividades: Colocar na máquina a roupa em peso equivalente a sua capacidade, obedecendo aos critérios de separação Fechar as portas do cilindro interno e externo; Ligar a máquina; Adicionar o produto químico específico (ver anexo), através de compartimento próprio; Conferir o nível da água; Terminado o ciclo da lavagem, esgotar a água, abrir a descarga; Travar a máquina no término do ciclo Acionar carga,tocando alarme, para retirada de roupa da máquina na área de centrifugagem Acionar alarme para informar ao funcionário da centrifugagem o fim do processo Desligar a máquina Cuidados: Atentar e obedecer ao peso padrão da máquina; Atantar para produto a ser usado em cada tipo de tecido e de acordo com o grau de sujidade; Fazer uso de EPI conforme especificação. Ações em caso de não Conformidade: Comunicar imediatamente à Chefia

33 Gestão dos Protocolos Protocolos Comunicação Capacitação Pessoas 33
Instituto Qualisa de Gestão Protocolos Pessoas Comunicação Capacitação 33 33

34 PROTOCOLOS Conjunto de Parâmetros que define como a transferência de Informação vai ser controlada. Protocolos clínicos são etapas técnicas que descrevem o passo a passo. Mostram como operacionalizar uma Diretriz ( que descreve um evento e as alternativas possíveis para abordá-lo)

35 PROTOCOLO CLINICO 1 – Título, autores, data da elaboração e objetivo 2 – descrever a Diretriz (definição, agente, modo de transmissão, manifestações clinicas 3 –Descrever métodos de diagnóstico, diagnóstico diferencial, abordagem terapêutica, complicações, etc 4 Referencias bibliográficas

36 Exemplo de Protocolo: ACCR
Vermelho: Alto risco Amarelo: Médio risco Verde: Baixo risco Azul: Nível ambulatorial

37

38 P P P P Integrar... Profissionais Processos Padrões de Excelência
Pacientes Quem são eles? O que precisamos saber sobre eles? Profissionais Como envolvê-los? Quanto eles sabem sobre segurança do paciente? Processos Quais são os processos (cliente e fornecedores)? Como estão estruturados os processos? Padrões de Excelência Quais são protocolos institucionais? Como se analisa as suas variações? Quais os indicadores? “Organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas expandem continuamente a sua capacidade de criar os resultados desejados, onde padrões novos de pensamento são nutridos, onde as aspirações coletivas são libertadas e onde as pessoas aprendem continuamente a como aprender juntas” Peter Senge

39 Resultados Transmissão de informações atuais e seguras
Registro da técnica da organização Manutenção e melhoria da qualidade Redução dos custos Manutenção e melhoria da produtividade

40 Não devemos considerar a padronização como um fim.
ATENÇÃO Não devemos considerar a padronização como um fim. A Padronização é um meio para se obter a previsibilidade dos resultados finais.


Carregar ppt "GESTÃO DE NEGÓCIOS EM SAÚDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google