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Libras e Braille: conheça mais.

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1 Libras e Braille: conheça mais.
Esta página é a capa Alessandra Trindade Josy Anne Masiel

2 Conceitos Simbologia Braille
A deficiência visual é classificada como adquirida ou hereditária e suas causas podem ser pré-natal, perinatal ou pós-natal. É caracterizada por uma limitação total, ou muito grave da função visual, podendo ser cegueira ou a baixa visão. Um pessoa com cegueira pode não ter nenhuma espécie de visão ou ter apenas uma percepção de luz sem projeção. Já a pessoa com baixa visão é a que tem um grau de visão que pode variar desde a percepção luminosa e a percepção de objetos, até a acuidade visual correspondente a 30%. Há também a surdocegueira, perda auditiva e visual concomitantemente, porém não é a soma das duas deficiências e, sim, uma deficiência especifica com abordagens e metodologias próprias. Pessoas surdocegas se comunicam de forma bem específica, normalmente através do tato. Um dos mecanismos de comunicação é o TADOMA. Colocando a mão sobre a face do interlocutor, o surdocego percebe as vibrações e os movimentos dos lábios e maxilares, conseguindo assim entender a fala de uma pessoa. Para quebrar barreiras e ter acesso ao conhecimento as pessoas com deficiência visual, contam com as ajudas técnicas e os recursos de Tecnologia Assistiva. Para informação, construção de conhecimento e acesso à cultura letrada é utilizado o Sistema Braille. Braille é uma escrita em códigos utilizada pelas pessoas com deficiência visual, principalmente pelas pessoas cegas.

3 Dicas Simbologia Braille
5 DICAS PARA O BOM RELACIONAMENTO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Procure não limitar a pessoa com deficiência visual mais do que a própria deficiência o faz, impedindo-a de realizar o que sabe, pode e deve fazer sozinha. Não deixe de oferecer auxílio para atravessar a rua ou tomar condução, ainda que seu oferecimento seja recusado ou mesmo mal recebido por alguém; esteja certo de que a maioria lhe agradecerá o gesto; Para guiar, ofereça seu braço, assim o movimento do seu corpo dará a orientação necessária; Ao chegar, anuncie sua presença e se identifique. E ao sair anuncie sua saída para não deixar a pessoa falando sozinha; Evite obstáculos perigosos, como objetos no meio do caminho ou portas e janelas entreabertas, conserve-as sempre fechadas ou totalmente abertas.

4 Aqui você pode colocar uma imagem (se quiser)
LIBRAS Conceitos Surdez é a ausência total ou parcial de audição. Comunidade surda é o grupo de pessoas, surdas ou ouvintes, que buscam perceber o mundo de acordo com as percepções da cultura surda, tornando-o mais acessível. Isto significa que abrange a língua, as idéias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo. LIBRAS é a a língua utilizada pela Comunidade Surda para se comunicar. Bilinguismo é a aquisição de duas línguas. No Brasil, a LIBRAS é a língua materna das pessoas surdas, enquanto o Português é a sua segunda língua. Aqui você pode colocar uma imagem (se quiser)

5 Dicas LIBRAS 5 DICAS PARA O BOM RELACIONAMENTO COM PESSOAS COM SURDEZ
Não se refira a uma pessoa surda como “deficiente auditivo”, “surdomudo”, “surdinho”, “mudinho”. Diga apenas “surdo”. Quando você encontrar uma pessoa surda, procure saber se ela fala ou usa a LIBRAS. Não diga que o falante ou intérprete de LIBRAS está fazendo “mímica”. Não grite. Se não conseguir se comunicar com a pessoa surda, tente escrever em um papel. Ao falar, fale devagar, mexa bem a boca e olhe para a pessoa surda. 5 DICAS PARA PROFESSORES  Descubra como é a comunicação em casa, desde a linguagem utilizada até o que mais chama a atenção da criança. Converse com outros professores do aluno surdo e procure repetir experiências bem-sucedidas. Procure apoio em instituições voltadas para pessoas surdas. Existem orientações diferentes para os professores de crianças que utilizam a LIBRAS e para os professores de crianças com défict auditivo que fazem uso da língua oral. Portanto, tente buscar orientação adequada. Oriente a família no sentido de fazer valer os direitos conquistados pelas pessoas surdas, como o direito a um intérprete e a materiais apropriados.

6 REFERÊNCIAS BOCK, Geisa Leticia Kempfer; SILVA, Solange Cristina da. Simbologia Braille. 1 ed. Florianópolis. DIOESC: UDESC/CEAD/UAB, Como lidar em sala de aula com crianças que têm perda de audição? Disponível em: Acesso em: 24/08/2014 Comunidade e Cultura Surda. Disponível em: Acesso em 23/08/2014. Convivendo com a surdez. Disponível em: Acesso em: 23/08/2014. Instituto Benjamin Constant. Um Olhar sobre a Cegueira. Disponível em Acesso em: Ago/2014 Disponível em: /08/dicas_de_relacionamento_-_02. Acesso em 23/08/2014 Recebi um aluno surdo. E agora? Disponível em: Acesso em: 24/08/2014 Ufam oferece curso de graduação em Libras já em 2014 Disponível em: Acesso em: 24/08/2014


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