A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alterações Metabolismo Proteínas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alterações Metabolismo Proteínas"— Transcrição da apresentação:

1 Alterações Metabolismo Proteínas
Amiloidose

2 Amiloidose Definição: Deposição nos tecidos de uma proteína com características tintoriais, ultraestruturais e químicas próprias, que pode causar interferência com o metabolismo de órgãos vitais (p. ex. rim, coração) e levar à morte. o amilóide consiste de uma proteína extremamente estável, É uma estrutura em zigue-zague, em que os aminoácidos de um segmento estão presos por atrações eletrostáticas com os do segmento vizinho, dando grande resistência física à molécula.

3 TIPOS  DE  AMILÓIDE Amilóide  AL: são fragmentos de cadeias leves de imunoglobulinas. Ocorre em 5-15% dos pacientes com mieloma múltiplo. Pode ocorre em pacientes sem mieloma. Neste caso, é considerada uma forma de amiloidose primária. O  mieloma múltiplo é um  tumor maligno de plasmócitos, que ocorre em adultos e pessoas idosas. Geralmente forma múltiplos focos nos ossos chatos.

4 TIPOS  DE  AMILÓIDE Amilóide AA:  doenças inflamatórias crônicas, como lepra, tuberculose, osteomielite, bronquiectasias, e artrite reumatóide, com duração de anos. Derivado da proteína plasmática SAA (serum amyloid associated protein), produzida no fígado para auxiliar a fagocitose por macrófagos. Proteína presente normalmente em concentrações baixas, mas aumenta até 100 x em doenças inflamatórias crônicas.

5 TIPOS  DE  AMILÓIDE Amilóide ATTR  (derivado da transtiretina ou pré-albumina): hereditárias, como a polineuropatia. Transtiretina: proteína plasmática que transporta tiroxina e retinol (Vit A). Herança autossômica dominante. Mutação: um único aminoácido (metionina por valina na posição 30).

6 TIPOS  DE  AMILÓIDE Deposição de amilóide em nervos periféricos e autonômicos, rins, coração, e muitos outros tecidos Neuropatia periférica causa hipo- ou anestesia distal nos membros superiores e inferiores (em bota e luva). Pode levar a escaras e perda de segmentos. Neuropatia autonômica causa diarréia crônica de longa duração, hipotensão postural e impotência sexual

7 TIPOS  DE  AMILÓIDE Amilóide b: encontrado no cérebro na doença de Alzheimer.

8 Laringe

9

10

11 ALZHEIMER É uma doença degenerativa, progressiva que compromete o cérebro causando:diminuição da memória, dificuldade no raciocínio e pensamento e alterações  comportamentais. “mal do século”, “peste negra”, “epidemia silenciosa” Pode manifestar-se já a partir dos 40 anos de idade, sendo que a partir dos 60 sua incidência se intensifica de forma exponencial. Existem relatos não documentados de DA aos 28 anos de idade.

12 ALZHEIMER Nos EUA, 70 a 80% dos pacientes são tratados em seus domicílios, demonstrando com clareza a importância da orientação para a família nas questões relativas aos cuidados e gerenciamento desses pacientes. Os sintomas mais comuns são: perda gradual da memória, declínio no desempenho para tarefas cotidianas, diminuição do senso crítico, desorientação têmporo-espacial, mudança na personalidade, dificuldade no aprendizado e dificuldades na área da comunicação. Na fase final o paciente torna-se totalmente dependente de cuidados

13 Fatores e Riscos O único fator de risco bem conhecido e aceito universalmente é a idade. Esse fato é tão bem estabelecido que alguns autores têm questionado se a doença de Alzheimer não seria nada mais que um processo de envelhecimento acelerado, exacerbado e de aparecimento prematuro

14

15 Fatores e Riscos Estudos sugerem fortemente que as mulheres sejam mais afetadas do que homens mas, como a expectativa de vida das mulheres é pelo menos 5 anos maior que dos homens essa correlação ainda precisa ser estatisticamente ajustada e  melhor esclarecida. Quanto maior o número de anos de estudo formal menor seria o risco.

16 Fatores e Riscos Outros possíveis fatores de risco têm sido estudados, com pouco resultado prático como: exposição ou ingestão de substâncias tóxicas como álcool, chumbo, e solventes orgânicos, medicamentos diversos, trauma craniano, exposição à radiação, estilo de vida, estresse, infecções, doenças imunológicas e câncer. Altos níveis de colesterol e de homocisteína (relacionada com o “stress oxidativo”), a obesidade e diabetes estão sendo estudados.

17 Fatores e Riscos O estrógeno, o tabagismo e o uso de antiinflamatórios por longo período de tempo parecem ser fatores de proteção e estão sendo objeto de investigação em vários centros de pesquisa. Do ponto de vista científico, pode-se afirmar que a incidência da doença de Alzheimer aumenta exponencialmente com a idade e que existem fortes indícios de que as formas precoces se relacionam com uma maior incidência familiar.

18 Fase Inicial Não há tratamento curativo para a doença de Alzheimer, o diagnóstico precoce é fundamental no  retardamento do aparecimento de complicações e na instituição imediata da terapêutica farmacológica disponível. É de vital importância que os sintomas iniciais sejam valorizados, na tentativa de se estabelecer um diagnóstico de probabilidade o mais precocemente possível, o que infelizmente não é o observado na prática diária. Teoricamente essa fase dura de 2 a 4 anos.

19 Fase Inicial A primeira e mais característica marca do início da doença está relacionada com o comprometimento da memória recente ou de fixação.  Alterações não são constantes e se apresentam como falhas esporádicas de memória que se repetem com freqüência variável, sem constância. Nesta fase, também iniciam-se os episódios de desorientação espacial, especialmente em lugares desconhecidos podendo também ocorrer alterações na orientação temporal.

20 Fase inicial O começo das alterações é lento e o paciente, especialmente os de bom nível intelectual e social. A vida atribulada das grandes cidades, entre outros fatores, especialmente as de origem sócio-cultural, colaboram com a aceitação pelos familiares de determinadas perdas e alterações comportamentais, especialmente quando se trata de pacientes idosos.

21 Dois grupos de comportamento:
Um pela apatia, passividade e desinteresse Irritabilidade, egoísmo, intolerância e agressividade são características. Indivíduos gentis tornam-se rudes e agressivos, egoístas e obstinados, desagradáveis e inflexíveis.

22 Fase Inicial A dificuldade de comunicação também pode estar presente, com dificuldades em encontrar as palavras adequadas. A duração das frases se altera e apresentam dificuldades com a gramática. Os distúrbios do sono, com inversão de horários e as alterações com o pensamento abstrato podem se manifestar já na fase inicial, marcando uma fronteira na passagem para a fase intermediária.

23 Fase Inicial

24 Fase Intermediária Pode durar de 3 a 5 anos e caracteriza-se fundamentalmente pelo agravamento dos sintomas apresentados na fase inicial. Está correlacionada com o comprometimento cortical do lobo parietal afetando as atividades instrumentais e operativas.

25 Fase Intermediária Afasias (perda do poder de expressão pela fala, pela escrita ou pela sinalização ou da capacidade de compreensão da palavra escrita ou falada e sem alteração dos órgãos vocais), Apraxias (incapacidade de executar os movimentos apropriados para um determinado fim, contanto que não haja paralisia) Agnosias (perda do poder de reconhecimento perceptivo sensorial, auditivo, visual, táctil etc.)

26 Fase Intermediária Dificuldades motoras.
A marcha pode estar prejudicada, Lentificação global dos movimentos, aumento do tônus muscular, diminuição da massa muscular e emagrecimento. Roubo de objetos e de dinheiro, total desorientação têmporo-espacial, Dificuldades para reconhecer cuidadores e familiares Desenvolvimento de atividades totalmente desprovidas de objetivos (abulia cognitiva) são características da fase intermediária.

27 Fase Intermediária Quadros de agitação e alucinações
A repetição de frases e palavras, sem interrupção e sem nexo também costuma estar presente. As frases, são curtas, incompreensíveis e mal construídas. Perdem nessa fase a capacidade de ler e de entender o que lhes é dito ou pedido Os tremores e movimentos involuntários costumam ser observados, especialmente os tremores de extremidades e movimentos bucolinguais.

28 Fase Intermediária

29 Fase Final A duração desta fase varia de acordo com alguns fatores.
Quanto mais cedo a doença se instala mais rápida costuma ser a evolução.

30 Fase Final Dependência total. Imobilidade crescente.
Incontinência urinária e fecal. Tendência em assumir a posição fetal. Mutismo. Restrito a poltrona ou ao leito. Presença de úlceras por pressão (escaras). Perda progressiva de peso. Infecções urinárias e respiratórias freqüentes. Término da comunicação.

31 Fase Final

32 Fase Terminal Esta fase caracteriza-se por restrição ao leito/poltrona, praticamente durante todo o tempo. Acabam por adotar a posição fetal. As contraturas dos membros inferiores tornam-se inextensíveis e irrecuperáveis. Os membros superiores adotam posição fletida junto ao tórax e a cabeça pende em direção ao peito. A coluna também se flexiona e o paciente adota uma posição conhecida como paraplegia em flexão ou posição fetal.

33 Fase Terminal Podem surgir lesões nas palmas das mãos, por compressão destas pelos dedos flexionados; Grandes úlceras por pressão devido estado vegetativo. Alimentam-se por sucção, sendo muitas vezes necessário o uso alternativo de alimentação enteral. Morte sobrevém em um ano, devido a processos infecciosos, cujos focos preferenciais são o pulmonar e o urinário.

34 Fase Terminal

35

36 Pintura feita no ano do diagnóstico (1978) com 60 anos de idade Chalés Suíços-Aquarela
Pintura do artista antes da doença de Alzheimer (Veneza) Pintura do artista Carolus Horm ( ) na fase inicial da doença

37 Pintura do artista no início da fase intermediária
Pintura durante a fase intermediária  Pintura feita em estágio adiantado da fase intermediária

38 Pintura na fase final

39 Pintura a lápis alguns dias antes de sua morte...


Carregar ppt "Alterações Metabolismo Proteínas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google