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As muitas faces do poder

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Apresentação em tema: "As muitas faces do poder"— Transcrição da apresentação:

1 As muitas faces do poder
Uma introdução a filosofia de Michel Foucault Livro: Tempos modernos, tempos de sociologia. Páginas: 84 a 97 ou 148 a 158

2 Michel Foucault (1926 – 1984) Filósofo, historiador, crítico;
Aproximação entre história e filosofia Temas de trabalho: poder, conhecimento, discurso, sexualidade, loucura. Interessava-se pela relação entre poder, conhecimento científico e discurso.

3 Também objetivava entender a relação entre verdade e poder;
Para isso, realizou pesquisas sobre temas bastante variados: investigou a origem de várias instituições de controle social, como abrigos, prisões, hospitais psiquiátricos, a fim de entender como a disciplina é criada.

4 Algumas indagações: Como os homens e mulheres aprendem a se comportar?
O que acontece quando não se comportam conforme o previsto? Em que tipos de justificativas se baseiam as regras de comportamento? Onde as regras sociais são transmitidas? Por que e por quem elas são cobradas?

5 A NAU DOS INSENSATOS – HIERONYMUS BOSCH – 1490
A pintura, datada da Idade Média, faz uma crítica aos costumes da época. Serviu de inspiração para Foucault escrever a introdução do livro A história da loucura. Durante a Idade Média e o Antigo Regime, a sociedade ocidental contava com mecanismos de controle que punia os anormais – ou seja, aqueles que não obedeciam as normas – por meio de castigos ou também por meio de confinamentos.

6 Estudou os seguintes saberes: biologia, economia política, psiquiatria, sociologia a fim de compreender os dispositivos disciplinares; Século XVIII: Processo de organização e classificação científica dos indivíduos, que veio a garantir uma nova forma de classificar e controlar a sociedade; Cada “anormalidade” passou a ser identificada e tratada por um determinado saber científico; Século XIX e XX: formação das “sociedades disciplinares” – caracterizadas pelo controle e penalização (Vigiar e Punir: nascimento da prisão); Estabelecimento de procedimentos de controle muito eficazes e menos dispendiosos – exemplo: prisões.

7 Medicina como classificadora: estabelece quem é normal (saudável) e quem não é;
Medicina clássica: trabalhava com um vago conceito de saúde, a medicina clínica tem como foco trazer o corpo do doente de volta à normalidade. Ex: temperatura normal, peso normal, estatura ideal. Esse padrão de normalidade passou a ser parâmetro para toda a sociedade; Atualmente, a medicina ganhou uma dimensão política de controle; A escola também se insere nessa dimensão: é o espaço onde os sujeitos aprendem a obedecer as regras sociais. Prisões: local de reclusão de indivíduos que não se adequaram as regras sociais; Fábricas: reproduzem a estrutura da prisão à medida que os trabalhadores são constantemente vigiados e controlados;

8 Foucault entende que o poder está difundido em todas a sociedade, não se faz presente apenas na esfera econômica (crítica a Marx) ou na esfera do Estado (crítica a Weber). Os governantes possuem poder, mas apenas até certo ponto – não são apenas os governantes que ditam qual o comportamento social deve ser adotado; Outro ponto importante: para Foucault existe uma íntima relação entre saber e poder. Instituições sociais (escolas, hospitais, prisões) nem são politicamente neutras e nem tampouco estão a serviço do bem geral da população. Nós é que julgamos que elas são neutras, legítimas e eficazes porque acreditamos na legitimidade e na eficácia dos conhecimentos científicos. O conhecimento não é uma entidade neutra, ele expressa uma vontade de poder.

9 Poder x Biopoder Poder: tem como alvo o corpo de cada indivíduo;
Biopoder: dirige-se ao corpo das massas, ao conjunto da população e ao seu local de convívio; O objeto do biopoder são os fenômenos coletivos, como os processos de natalidade, longevidade, mortalidade, fecundidade. São acionadas afim de garantir a resolução e o controle dos problemas da coletividade; Muitas instituições, além do Estado, são mobilizadas: instituições de ensino, meios de comunicação de massa, hospitais, etc. Introjetamos esse discurso como verdades absolutas e não como convenções históricas socialmente estabelecidas.

10 Tarefa! Livro didático: página 96 e 97, exercício 2 ao 5 – exercícios do ENEM, portanto, FAÇAM!

11 ATIVDADE DE SALA DE AULA
1) Escreva, usando suas palavras, o que você entendeu por política, poder, dominação, disciplina, controle. Procure estabelecer uma relação entre esses conceitos. 2) Na sua opinião, na busca pelo poder, os fins justificam os meios? É preciso que exista algum tipo de controle? Quais são os riscos que o poder proporciona à sociedade? Reflita e justifique.

12 PARA CASA: PÁGINA 158 (MONITORANDO A APRENDIZAGEM): 1, 2, 3 E 5;
PÁGINA 158 (DE OLHO NO ENEM): 1 AO 3 PÁGINA 160 (ASSIMILANDO CONCEITOS) 1 (A e B) PÁGINA 160 (OLHARES SOBRE A SOCIEDADE): 2

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