A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Principais autores e obras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Principais autores e obras."— Transcrição da apresentação:

1 Principais autores e obras.
Romantismo Principais autores e obras.

2 Gonçalves Dias Principais poemas Indianistas: O canto do guerreiro, I-Juca Pirama, Canção do Tamoio, Marabá, Leito de folhas verdes, Canto do piaga, Deprecação. Poesias românticas: Seus olhos, Como? És tu?

3 Álvares de Azevedo Lira dos vinte anos, Poema do frade, O conde lopo, Noite na taverna, Macário, são as principais obras.

4 Álvares de Azevedo Seus poemas: Concepção de amor, vibração dramática, ingênuo lirismo, erotismo, pequena dose de humor no poema É ela! É ela!, a mulher como um ser etéreo.

5 Casimiro de Abreu Lirismo simples e ingênuo, temas principais: amor e saudade. Foi um dos mais populares poetas românticos. Principais obras: As primaveras, A valsa, Canção do exílio, Mocidade, Saudades, Meus oito anos.

6 Castro Alves Poemas abolicionistas, indignação contra as tiranias e opressões, seus poemas denunciavam as injustiças sociais cometidas contra os escravos.

7 Castro Alves Na poesia amorosa, foi bem mais sensual do que na poesia ultra-romântica, a beleza física da mulher é envolvida por um clima de erotismo e paixão. Principais obras:Espumas Flutuantes, A Cachoeira de Paulo Afonso, Os Escravos, Tragédia no lar, Navio Negreiro.

8 Romantismo (prosa) Início da prosa literária no Brasil. O público buscava na literatura apenas uma distração. As histórias eram publicadas em capítulos nos jornais (folhetins).

9 Romantismo (prosa) -Tramas fáceis -Final feliz -O amor sempre vence
-Literatura mais popular -Lado positivo da burguesia -Desenvolvimento da imprensa -Língua literária brasileira diferente da lusitana.

10 José de Alencar José de Alencar foi o mais completo romancista brasileiro. Seus romances são classificados em 4 categorias: Urbanos, históricos, indianistas e regionalistas.

11 José de Alencar Romances urbanos: Temas ligados à vida social da burguesia do Rio de Janeiro, tramas amorosos, segredos e suspenses. Cinco Minutos, A viuvinha, Lucíola, Diva, A pata da gazela, Sonhos d’ouro, Encarnação.

12 José de Alencar Romances urbanos: Senhora foi considerado o romance urbano mais importante de José de Alencar. Mulher como protagonista: Aurélia Camargo Casamento arranjado

13 José de Alencar Romance indianista: Valorização de nossas origens, o índio retratado como valente e nobre. Seus romances indianistas são: O Guarani, Iracema e Ubirajara.

14 José de Alencar Romance histórico: Foi um dos principais meios encontrados pelos românticos para a reinterpretação nacionalista de fatos e personagens de nossa História, revalorização de nosso passado. Obras históricas: As Minas de prata, Alfarrábios, A guerra dos mascates.

15 José de Alencar Romance regionalista: Desejo de explorar e investigar o Brasil do interior. Iniciava-se assim o romance regionalista ou sertanejo. O gaúcho,O tronco do ipê,til, O sertanejo.

16 Joaquim Manuel de Macedo
Joaquim Manuel de Macedo escreveu o primeiro romance publicado no Brasil (A Moreninha). Outra obra de destaque é O moço loiro.

17 Joaquim Manuel de Macedo
A Moreninha: Fidelidade a um amor de infância; Heroína perfeita; Festas e tradições da burguesia; Estilo fluente e leve; Linguagem simples.

18 Bernardo Guimarães Romance regionalista, Escrava Isaura foi o seu grande sucesso. A escrava branca; Educada; Caráter nobre; Manifestou o abolicionismo com sentimento.

19 Manuel Antônio de Almeida
Manuel Antônio de Almeida não tinha pretensões literárias, escreveu seu romance (Memórias de um Sargento de Milícias), apareceu em folhetins anônimos.

20 Manuel Antônio de Almeida
Memórias de um sargento de milícias: Obra precursora do realismo; Personagens coerentes e reais; Retrata a simplicidade do povo do Rio de Janeiro; Humor na descrição do período de D. João VI no Brasil.

21 Blog Literatura Brasileira Digital
elaineruizcederj.blogspot.com


Carregar ppt "Principais autores e obras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google