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Sistema de Numeração Emanuel Pires Nº4 Cef oi.

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1 Sistema de Numeração Emanuel Pires Nº4 Cef oi

2 Historia Os números criados pelos romanos foram relacionados a letras, diferente de outros povos que criaram símbolos na representação numérica de algarismos. Os números romanos utilizavam as letras I, V, X, L, C, D, M na representação dos seguintes valores: 1, 5, 10, 50, 100, 500, 1000 respectivamente. O interessante desse sistema de numeração é a ausência de uma letra relacionada ao número zero. Mas ao criar esse sistema de numeração, os romanos não estavam interessados na realização de cálculos. Eles simplesmente queriam números representativos para a determinação de quantidades, como contar objetos, animais, armas e etc. A representação numérica adotada pelos romanos foi durante muitos séculos a mais utilizada por toda a Europa.

3 Com o desenvolvimento da expansão comercial, a utilização de cálculos matemáticos tornou-se uma questão primordial. Foi nesse momento que os números romanos foram questionados em razão da ausência do zero e da representação de valores por letras. Essas características principais do sistema de numeração dos romanos dificultavam o desenvolvimento de técnicas matemáticas eficazes. Alguns estudiosos romanos tentaram relacionar o sistema numérico com a utilização do ábaco, mas os meios operantes requisitavam conhecimentos complexos.

4 O algarismo zero, ausente no sistema de numeração dos romanos, fora descoberto pelo povo hindu, bem como um novo sistema de numeração semelhante ao utilizado actualmente. Esse sistema consistia em uma base decimal (dez algarismos) que ordenados entre si formavam e representavam qualquer número. O sistema criado pelos hindus fora divulgado por toda a Europa pelos árabes, passando a ser conhecido como sistema de numeração indo-arábico. Esses números contribuíram de forma incessante na modernização dos cálculos matemáticos, em razão de sua praticidade simbólica e representação de quantidades.

5 Atualmente, os números romanos são utilizados na representação de nomes de papas e reis, de séculos, nomes de ruas, marcações de relógios, capítulos de livros etc. Por Marcos Noé - Graduado em Matemática

6 Diversidade A diversidade no desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual é tão abrangente quanto as suas possibilidades de trabalho. Para estudar o sistema de numeração decimal com alunos com deficiência intelectual, é essencial considerar o que ele já conhece acerca dos numerais e respeitar o ritmo de aprendizagem dele. Se necessário, antecipe ou repita as atividades propostas e retome os conteúdos já trabalhados, inclusive no contraturno, com auxílio do AEE e da família, que pode ajudar na contextualização dos números, uma vez que é importante que o aprendizado faça sentido na vida fora da escola.

7 Ao trabalhar o sistema de numeração com base em números que essa criança vê no dia a dia, que tenham significado, como o número do sapato ou seu peso, as chances de ela aprender são maiores. Mesmo que não adquira os conhecimentos ao mesmo tempo em que a maioria da turma, ajustes nos objetivos das propostas podem fazer com que ela aprenda o que estiver dentro das potências dela, participando das atividades e progredindo em cada aula.


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