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Ciência e sociedade.

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Apresentação em tema: "Ciência e sociedade."— Transcrição da apresentação:

1 Ciência e sociedade

2 1) As ciências na história - Antiguidade e Idade Média
Ciência contemplativa (desvinculada da técnica) Fundamentação no discurso racional Aristóteles: Física discursiva; Classificação de espécies (modelo essencialista e finalista)

3 1) As ciências na história – rev. científica no séc XVII
Galileu – Observação + Modelo Matemático Copérnico e Kepler – Heliocentrismo Racionalistas e empiristas – discussão sobre um método seguro para o conhecimento Newton – síntese das leis descobertas em um sistema (física matemática, estrutural e de qualidades absolutas)

4 1) As ciências na história - Século XIX
Percepção do caráter histórico do pensamento e da natureza Hegel – Ser humano e racionalidade Lamarck – Perspectiva dinâmica das espécies Darwin – Evolucionismo (sem sentido universal) Geometrias não-euclideanas Freud – Psiqué relacionada ao desenvolvimento das formas de organização social Surgimento da Sociologia Comte – física social Marx – Dialética nos modos de produção Durkheim – sociedades mecânicas e orgânicas Evolucionismo social

5 1) As ciências na história - Século XX
Desconstruções e relativismo – a ciência como saber provisório e perspectivista Einstein – Teoria da relatividade e superação de Newton Mecânica quântica – princípio da incerteza Franz Boas - Antropologia cultural Impossibilidade da objetividade e neutralidade nas ciências (pesquisador faz parte e interfere na observação)

6 2) O método e o fazer científico contemporâneo
Etapas (modelo moderno mais utilizado): Delimitação do problema e Hipótese Observação Conclusão (confirmação ou não da hipótese) Verificação Positivo: rigor e comunicabilidade Revisão e crítica constantes Desenvolvimento colaborativo Negativo: delimitação do objeto pode deixar de fora elementos conjunturais importantes Falsa sensação de neutralidade (influências subjetivas, culturais, empresariais, religiosas, políticas, etc.)

7 2) O método e o fazer científico contemporâneo
Saber provisório: Desenvolvimento de instrumentos de observação Descobertas de exceções e limitações Formulação de novos paradigmas e/ou perspectivas

8 2) O método e o fazer científico contemporâneo
Tomas Kuhn – Ciência normal e rupturas de paradigma Desenvolvimento contínuo ou por saltos Feyerabend – “anarquista metodológico” Problema: Objetos distintos podem demandar métodos diversificados Ex: pode-se utilizar o modelo da física na sociedade, tal como afirmava Comte? (Weber x Comte)

9 2) O método e o fazer científico contemporâneo
Nas ciências humanas e sociais O pesquisador é o objeto! Estar próximo ou distante da cultura são igualmente problemáticos Dados quantitativos não revelam intenções e sentidos Pesquisas qualitativas dependem de interpretações subjetivas e podem ser faseadas

10 2) Pensamentos sobre ciência e suas implicações
Grécia Antiga Céticos radicais na Grécia Antiga - impossibilidade de qualquer saber verdadeiro => “dane-se” Sofistas - “verdade” é apenas a opinião que tem prevalecido

11 2) Pensamentos sobre ciência e suas implicações
Modernidade Francis Bacon (século XVII) Saber é Poder; e o problema dos ídolos David Hume (séc. XVIII) Conhecimento científico não passa de expectativa psicológica. Não temos como afirmar leis universais para a natureza Immanuel Kant (séc. XVIII) Padrões e leis científicas são impostas sobre a natureza pela razão Auguste Comte (séc. XIX) Desenvolvimento rumo a uma sociedade científica (positivismo)

12 3) Pensamentos sobre ciência e suas implicações
Transição para a contemporaneidade Friedrich Nietzsche (séc. XIX) Ciência como criação Perspectivismo O caminho do método e da lógica é apenas um entre as possibilidades de interpretação da realidade Superação da metafísica e niilismo Contemporaneidade Michel Foucault (séc. XX) Relações de poder nos procedimentos e discursos científicos (ex: medicina; questão da loucura)

13 3) Pensamentos sobre ciência e suas implicações
Contemporaneidade (séc. XX) Max Weber Análise da racionalidade dominante no capitalismo (técnica e instrumental) Escola de Frankfurt Crítica da razão instrumentalizada Massificação (acesso à informação não desencadeou o esclarecimento) Domínio da razão instrumental sobre todos os âmbitos da vida humana Heidegger Tecnicismo e niilismo “Poder-ser” reduzido a “ser-para” Desprendimento de qualquer projeto fundamental

14 3) Pensamentos sobre ciência e suas implicações
Contemporaneidade Peter Singer Questões envolvendo ciência e ética: Eutanásia Trangênicos Utilização de animais em testes de laboratório Economia e ética da alimentação (vegetarianismo)

15 3) Pensamentos sobre ciência e suas implicações
Contemporaneidade Percepção e construção de conhecimento pelo ser humano: Fenomenologia – “verdade” como resultado da intencionalidade da consciência e da intersubjetividade Gestalt – tendências que a mente tem de “completar as lacunas” e dar sentido ao que é percebido A questão da mente e corpo: Neurociência – origem física para os fenômenos de consciência Inteligência artificial – Reproduzir os processos de conhecimento do ser humano

16 Filosofia https://abordagemfilosofica.wordpress.com
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