A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações Gerais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações Gerais."— Transcrição da apresentação:

1 Orientações Gerais

2 água Eliminada 90 % pelos rins e 10% pela respiração, pele e fezes.
→Equilibrar a entrada e saída de água. Os alimentos têm água. Alguns, praticamente, só têm água, como as frutas. Outros têm 50% de água quando cozidos, como feijão, arroz, legumes, grãos e massas. Esta água deve ser somada à quantidade estipulada por dia. Algumas das complicações do excesso de água são: tremores, tonturas, náuseas, dores de cabeça, hipertensão, dispnéia, edema generalizado ( anasarca), insuficiência cardíaca e edema agudo de pulmão. Abandonar os copos grandes, usar aqueles para vinhos ou mesmo os pequenos copos para licor. As frutas podem ser consideradas como água pura ingerida. Quando, no verão, a sede é muito grande, chupar pequenos cubos de gelo feitos com água pura: a água pura gelada "mata" mais a sede do que qualquer outro tipo de líquido. água mineral com gás.

3 SÓDIO OU SAL Maior inimigo do doente renal, pelas diversas complicações que causa e, logicamente, também afeta os pacientes em hemodiálise. O sal e a água juntos produzem sede intensa, edema, dispnéia, aumento de peso, hipertensão, tonturas, mal-estar, confusão mental, tremores e abalos musculares. Cada pessoa doente tem um limite de sal que pode ingerir. Cultivar o hábito de alimentação assódica . Para manter o sabor ou atnuar a ausência de sal, use temperos verdes, ou outras especiarias. Alho, cebola, cebolinha tem sódio. Abolir os enlatados, as carnes processadas, tais como salames, presuntos, mortadelas, salsichas, sardinhas em lata e outros como os salgadinhos

4 Proteínas Utilizar em baixas quantidades.
Redução concomitante na ingestão de outras substâncias potencialmente tóxicas como ácidos, sulfatos, fosfatos, sódio e potássio.  A proteína animal é melhor assimilada; as vegetais requerem três vezes mais a ingestão do que a animal

5 Carboidratos Se não é diabético, dieta hipercalórica.
Os carboidratos diminuem a produção de uréia.

6 Lipídeos Gorduras não usar mais do que 20%.
O azeite de oliva é um excelente alimento, use-o nas saladas e nos alimentos para aumentar as calorias. Evite as gorduras animais e frituras.

7 Potássio Os alimentos mais ricos em potássio são: frutas secas (uva, damasco e ameixa), amêndoa, amendoim, avelã, bacalhau, cacau, castanhas, chocolate em pó, cogumelo, ervilha, fava, feijões, leite em pó, lentilha seca, melado e rapadura de cana, gérmen de trigo e caldas das compotas de frutas. As frutas, em geral, contêm muito potássio. A banana é a fruta que contém mais potássio. As frutas não devem ser ingeridas, em demasia, por dois motivos: ninguém consegue comer pouca quantidade e elas são em sua maioria constituídas quase só de água, o que prejudica o controle do potássio e dos líquidos. Comer frutas, durante a sessão de hemodiálise.

8 Cálcio Normalmente a função renal controla o cálcio e fósforo do nosso corpo, poupando ou eliminando estes sais quando necessário. Os distúrbios do cálcio plasmático são aparentes e precoces na Insuficiência Renal Crônica (IRC), levando ao Hiperparatireoidismo secundário e consequente doença óssea(osteodistrofia) A hipocalcemia induzida pela IRC estimula a secreção de hormônio paratireóide (PTH), na tentativa de restabelecer a calcemia, via aumento da absorção óssea, da reabsorção intestinal de cálcio e da inibição da reabsorção tubular de fosfato. Havendo hipocalcemia, o organismo tenta normalizar a taxa de cálcio através da retirada de cálcio do osso, surgindo a osteodistrofia renal. Assim o osso desmineralizado apresenta-se dolorido, fratura fácil e o andar pode ser difícil. Com a queda do cálcio, o fósforo aumenta e produz pruridos por todo o corpo, acompanhadas de lesões dermatológicas. Medicamentos fixadores de fosfato, tais como o hidróxido de alumínio (Amphojel) ou carbonato de cálcio (Oscal), nas refeições e lanches, para diminuir o fósforo sérico. Suplementos de cálcio – entre as refeições para aumentar o cálcio sérico. Vitamina D – aumenta a absorção e utilização de cálcio.

9 Fósforo Os alimentos ricos em fósforo devem ser ingeridos com restrições. Os alimentos que devem ser evitados são: amêndoa, amendoim, aveia, bacalhau, cacau em pó, castanha de cajú, farinha de soja, feijão, gema de ovo, germen de trigo, leite desidratado, chocolate, bacalhau e peixes salgados, sardinha em conserva, alguns tipos de queijo, alimentos desidratados ou salgados em geral. É importante retirar o excesso de fósforo do organismo para evitar que, junto com a hipocalcemia, provoque e acentue as lesões ósseas. O Hiperparatiroidismo como resposta e para tentar compensar a hipocalcémia (cálcio baixo no sangue), devido por um lado à retenção do fósforo no sangue, e por outro lado à diminuição de produção renal da vitamina D activa (que é responsável pela absorção intestinal do cálcio e eliminação renal do fósforo).

10 Dicas Desfiar ou picar estes alimentos protéicos misturando-os com o respectivo acompanhamento no prato de forma a dar a sensação de quantidade. Produtos mais doces provocam mais sede. Trocar a água do feijão após cozimento, inclusive dos legumes. Fibras contém potássio. Privilegiar os cozidos e grelhados sem adição de gordura. No entanto, os fritos e assados também podem ser usados com pouca frequência.


Carregar ppt "Orientações Gerais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google