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Trabalho realizado por: Francisco Timóteo Nº15 João Moreira Nº17

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Apresentação em tema: "Trabalho realizado por: Francisco Timóteo Nº15 João Moreira Nº17"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado por: Francisco Timóteo Nº15 João Moreira Nº17
Ficha de trabalho nº4 Trabalho realizado por: Francisco Timóteo Nº15 João Moreira Nº17 Disciplina: DCA Prof.: Sofia Seabra Módulo 2

2 Índice de Perguntas 1. Quando, onde e por quem foi fundada a Escola de Ulm? 2. Quais os princípios da Escola de Ulm? 3. O que foi a carta de Atenas? 4. Quem foi o autor da afirmação: “A casa é uma máquina para habitar.” 5. Qual é o sentido da afirmação: “A casa é uma máquina para habitar”? 6. Comenta a afirmação: “O ornamento era considerado, à partida, como uma “delinquência”, no contexto da arquitectura modernista. 7. Que movimento submete exclusivamente à sua função operativa? 8. Que critérios eram usados para a produção de objetos no funcionalismo? 9. Qual foi o principal princípio do funcionalismo? 10. O que foi o pós-modernismo? 11. Que características pode referir relativamente ao design pós-moderno?

3 Quando, onde e por quem foi fundada a Escola de Ulm?
Esta escola foi fundada na Cidade de Ulm, Alemanha em 1953 por Max Bill.

4 Quais os princípios da Escola de Ulm?
Os principais princípios desta escola eram baseados numa outra escola alemã, a Bauhaus.

5 O que foi a carta de Atenas?
Foi um evento, que teve como tema a "cidade funcional", discutiu aspectos da arquitectura contemporânea. Foi dominado pela visão dos franceses e de Le Corbusier em particular, onde, o tópico sobre património histórico foi introduzido por solicitações dos delegados Italianos.

6 Quem foi o autor da afirmação: “A casa é uma máquina para habitar.”
Esta frase foi proferida por Charles-Edouard Jeanneret-Gris.

7 Qual é o sentido da afirmação: “A casa é uma máquina para habitar”?
O uso da fachada livre e da planta livre (resultado directo da aplicação das estruturas por ele defendidas), presentes nos "cinco pontos" advém também da arquitectura oriental que propõe um átrio central que marca e determina a circulação e a disposição dos espaços e fachadas. Os próprios terraços, como na Villa Savoye são reminiscências da arquitectura do norte da África.

8 Comenta a afirmação: “O ornamento era considerado, à partida, como uma “delinquência”, no contexto da arquitectura modernista. No nosso ver não estamos, pois cada qual tem as seus próprios gosto e tem que viver com as suas preferências e como mais gostar, não segundo um padrão que é a sociadade.

9 Que movimento submete exclusivamente à sua função operativa?
Foi o funcionalismo.

10 Que critérios eram usados para a produção de objetos no funcionalismo?
Qualquer dimensão de cariz decorativa, no objecto, é rejeitada; Todo e qualquer elemento do objecto terá que ser funcionalmente justificado; O objecto é geometrizado, as suas formas nada têm a ver com as do mundo natural; Os seus autores defendem a estandardização, a utilização de soluções tipo;

11 Que critérios eram usados para a produção de objetos no funcionalismo?
 Função é entendida como consequência objetiva da acção; As funções podem ser directas ou indirectas, latentes ou manifestas;  As actividades parciais contribuem para a actividade global do sistema ao qual pertencem;

12 Qual foi o principal princípio do funcionalismo?
É a questão: "Como é que a sociedade satisfaz as suas necessidades?".

13 O que foi o pós-modernismo?
Foi um movimento que teve início na década de setenta e estende-se até aos nossos dias. No pós-modernismo procura-se a ruptura com o racionalismo modernista, procurando retomar a dimensão lúdica dos objectos.

14 Que características pode referir relativamente ao design pós-moderno?
No pós-modernismo valoriza-se a carga simbólica do objecto e o seu aspecto ornamental; Rejeita-se tudo o que está ligado ao modernismo, que se considera elitista e ininteligível; O objecto ganha expressividade, é portador de características ornamentais;

15 Fim


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