A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida"— Transcrição da apresentação:

1 Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida
Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Aula de hoje: O Passe Espírita

2 A Ordem de Jesus “Ide, curai os enfer-mos, limpai os lepro-sos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios: Daí de graça o que de graça recebestes” ( Mateus - 10:8)

3 Jesus utilizava-se das práticas magnéticas para curar

4 (Allan Kardec - A Gênese – Cap. XV, item, II)
Jesus aplicava passes Jesus curava pela imposição das mãos: – de sua aura amorosa saía virtude. O seu poder de cura estava na razão direta de sua moral elevada. “Agia, pois, por si mesmo, em virtude de seu poder pessoal, assim como podem fazê-lo os encarnados em certos casos e na me-dida de suas forças” (Allan Kardec - A Gênese – Cap. XV, item, II)

5

6

7 Instrução aos Espíritas
Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. (Espírito Verdade)

8 Conceito O passe é uma transfusão de energias, alte-rando o campo celular. Como gênero de auxílio, o passe é aplicável sem qualquer contraindicação, e sempre valio-so no tratamento aos enfermos de toda classe, desde as criancinhas tenras aos pacientes em posição provecta na experiência física. (Mecanismos da Mediunidade, cap. 22, págs. 161 e 162)

9 Para nós Espíritas A imposição de mãos sobre uma criatura com a intenção de aliviar sofrimentos, cu-rá-la de algum mal, ou simplesmente for-talecê-la, ficou conhecida como passe. Quando ministrado com fé, o passe é ca-paz de produzir verdadeiros prodígios.

10 Aos Passistas (Emmanuel) Espírita deve ser o teu caráter, ainda mes-mo te sintas em reajuste, depois da queda. Espírita deve ser tua conduta, ainda mesmo que estejas em duras experiências. Espírita deve ser nome de teu nome, ainda mesmo respires em aflitivos combates contigo mesmo.

11 (Livro: Religião dos Espíritos. Emmanuel – Chico Xavier
Aos Passistas (Emmanuel) Espírita deve ser o claro objetivo de tua con-duta, ainda mesmo que, por isso, te faltem as passageiras subvenções e honrarias terrestres. Doutrina Espírita quer dizer Doutrina do Cristo e a Doutrina do Cristo é a doutrina do aperfeiçoamento moral em todos os mundos. (Livro: Religião dos Espíritos. Emmanuel – Chico Xavier

12 Histórico Com o Espiritismo, a práti-ca magnética ressurge atra-vés do passe. Não foi inventado pelo Es-piritismo, mas foi estudado por ele e incorporado às práticas espíritas. (Allan Kardec)

13 Preparo para a Reunião: Despertar
No dia marcado para as tarefas do passe, os integrantes da equipe precisam, a rigor, culti-var atitude mental digna, desde cedo. Ao despertar pela manhã, os companheiros devem elevar o nível do pensamento, seja orando, seja acolhendo ideias de natureza su-perior.

14 Alimentação A alimentação, durante as horas que prece-dem o serviço de intercâmbio espiritual, será leve. A digestão laboriosa consome grande par-cela de energia, impedindo a função mais clara e mais ampla do pensamento, que exige segu-rança e leveza para exprimir-se nas atividades mediunica.

15 Alimentação Carnes: As Vermelhas são inapropriadas e não devem ser consumidas. Brancas: Peixes e aves Não conseguindo abster-se con-sumir moderadamente.

16 Repouso Físico e Mental
Faça o seareiro do passe o horário possível de refazimento do corpo e da alma. Repouso externo e interno. Relaxe, com ideações edificantes. Abstenção de pensamentos impróprios. Distância de preocupações inferiores. Preparação íntima, podendo incluir leitura edificante e salutar.

17 Prece e Meditação Pelo menos durante alguns mi-nutos, horas antes dos traba-lhos, dedique-se o companheiro de serviço à prece e à meditação em seu próprio lar. Ligue as tomadas do pensa-mento ao Alto. Retire-se, em espírito, das vulgavulgaridades da terra, e ore, buscando a inspiração da Vida Maior.

18 “Chuva” Superação de Impedimentos:
Necessário vencer esses per calços como a promessa de aguaceiro a ventania forte, chuva ou frio... O integrante da equipe não se prenderá em casa por se-melhantes obstáculos. Conservará, sempre à mão, o agasalho preciso e enfrentará quaisquer desafios naturais, cons-ciente das obrigações que lhe competem.

19 Superação de Impedimentos: “Visitas”
Na lista dos impedimen- tos um existe dos mais frequentes: a visita ines-perada. Em alguns casos, é um parente necessitando de palavra amiga; de outros, um companheiro reclamando atenção. Compreende-se o constrangimento, mas que isso não seja tomado à conta de óbice insupe-rável.

20 Solução: Visitas O tarefeiro da desobsessão esclarecerá o assunto delicada-mente, empregando franqueza e humildade, sem esconder o móvel da ausência a que se vê compelido, cumprindo, assim, não apenas o dever que lhe assiste, como assiste, como também despertando simpatia nos circunstantes e assegurando a si mesmo o necessário apoio vibratório.

21 Contratempos Obstáculos surgem em muitas ocasiões, inteligentemente de-terminados a lhe entravarem o passo. Uma criança cai, explodindo em choro. Desaparece a chave de uma porta. Alguém chama pa para solicitar um favor. Certo familiar se quei- xa de dores súbitas. Colapso do sistema de condução. Dificuldades de trânsito...

22 Solução de Contratempos
O colaborador do serviço de passes não po-de hesitar. Providencie, de imediato, as solu-ções razoáveis para esses pequeninos proble-mas e siga ao encontro das obrigações espiri-tuais que o aguardam, lembrando-se de que mesmo as festas de natureza familiar, quais sejam as comemorações de aniversário ou os júbilos por determinados eventos domésticos, não devem ser categorizados à conta de obs-trução.

23 Impedimento Natural Circunstâncias existem que pe-sam na balança do trabalho por obstáculos naturais. Uma viagem inesperada, por exemplo. Pode acontecer que a obrigação profissional assim o exija. exija. Noutros casos, a moléstia grave em casa ou do próprio cooperador, obstando-lhe o comparecimento à reunião. Temos ainda a considerar o impedimento por enfermidades epidêmicas, qual, gripe, tosse.

24 Comportamento na sala de
Passes Os benfeitores espirituais de plantão, na obra assisten- cial, esperam sempre que os integrantes da equipe alcan-cem o recinto de serviço em posição respeitosa. Nada de vozerio, tumulto, gritos, gargalhadas. Lembrem-se os de que se aproximam de enfermos (encarnados e desen-carnados) reunidos, como num hospital, cre-dores de atenção e carinho.

25 (José Herculano Pires)
Transmissão do Passe “ O passe espírita é, simplesmente, a imposição das mãos, usada e ensinada por Jesus, como se vê nos evangelhos.” (José Herculano Pires)

26 (André Luiz – Livro: Conduta Espírita, cap. 28, pág. 102)
Transmissão do Passe O passista quando concentrado na tarefa do bem sente a corrente do fluido que o envolve e ao qual serve de condutor. Lembrar-se que na aplicação de passes não se faz preciso a gesticulação violenta, a respira-ção ofegante ou o bocejo de contínuo, e de que não há necessidade de toque direto no pa-ciente. A transmissão do passe dispensa qualquer re-curso espetacular. (André Luiz – Livro: Conduta Espírita, cap. 28, pág. 102)

27 Nos Intervalos dos Passes
Necessário inclinar o sentimento ao silêncio e a prece, à compaixão, à bondade e à eleva-ção, a fim de que o conjunto possa funcionar em harmonia na construção do bem. Nada de conversas ou brincadeiras de qual-quer espécie, pois isso enseja falta de caridade para com os companheiros desencarnados que continuam sendo tratados no local pela equi-pe espiritual. Lembrem-se a Casa Espírita é um Hospital.

28 Assiduidade / Pontualidade
É forçoso entender que benfei-tores espirituais e amigos outros desencarnados se deslocam de obrigações graves da Vida Supe-rior, a fim de assistirnos nas ta-refas do passe. Não haja falha de serviço por nossa causa.

29

30 Assiduidade / Pontualidade
Pontualidade significa respon-sabilidade e a regularidade faci-lita a sintonia com os bons espí-ritos e com os objetivos da ta-refa. É preferível não contar com o trabalhador do que raramente contar com ele. (André Luiz – Livro: Desobsessão)

31 Orientação aos Passistas
(Emmanuel) 1. Não tocar o beneficiado do passe. 2. Não prestar orientações mediúnicas durante o passe. 3. Não transmitir o passe estando em transe.

32 Orientação aos Passistas
(Emmanuel) 4. Evitar qualquer tipo de exibicionis-mo. 5. Manter sintonia com os benfeitores espirituais. 6. Seguir as orientações da Doutrina Espírita para a aplicação do passe.

33 Orientação aos Passistas
(Emmanuel) 7. Manter-se num clima de vibrações elevadas por meio da prece, estudo e esforço de melhoria moral. 8. Cuidar da nutrição e da saúde.

34 Orientação aos Passistas
(Emmanuel) 9. Participar das reuniões de estudo. 10. Não aplicar passe se: faz uso de substâncias tóxicas viciantes, de qualquer natureza ou se se encon-tra debilitado (física, psíquica e emo-cionalmente).

35 O Passista

36 O que prejudica a aplicação do passe? Uso do fumo e do álcool.
Desequilíbrio nervoso. Alimentos inadequados. Mágoas, más paixões, egoísmo, orgu-lho, vaidade, cupidez. Vida desonesta. Adultério, etc.

37 capacidade de concentração
Higiene Pessoal Perfumes Os desequilíbrios a que submetemos o corpo físico são refletidos no perispírito. Alguns odores desarticulam a capacidade de concentração do receptor alguns perfu-mes também.

38 Vestuário Boa parcela dos encarnados ainda en-frenta problemas relacionados à área da sexualidade. Evitar, decotes, vestidos e ber mudas curtas. Os pinduricários prejudicam a concentração do receptor.

39 Fumo Incompatível com a responsabilidade do passista.
Os resíduos do fumo no organismo desarmonizam o campo vibratório do passis-ta

40 Álcool Incompatível com as responsabilidades do passista.
Os resíduos do álcool no organismo desarmo- nizam o campo vibrató-rio do passista, contami- nando suas energias.

41 Sexo A vida sexual a nível mental influencia o desempenho do passista, pois o pensa-mento atrai energias e com elas as companhias posi- tivas ou negativas. Conforme se pensa se crê, conforme se crê, será.

42 O Pensamento No momento em que pensamos, os flui-dos à nossa volta se transformam, ad-quirindo características conforme o tipo de pensamento. É a partir daí que se tornam bons ou maus os fluidos, conforme a destinação que lhes damos.

43 Pesquisa Cientifica O Dr. Massaro Emoto, cientista japonês, demonstrou como o efeito de determina-dos sons, palavras, pensamentos, senti-mentos, alteram a estrutura molecular da água. (Masaru Emoto, nasceu em Yokohama, Japão em Julho de Gra-duou-se em Humanismo e Ciência na Yokohama Municipal University e em Medicina Alternativa na Open International University no Sri Lanka).

44 Cristais de água

45 Molécula após ao som de uma oração. Molécula ao som da palavra ódio.

46

47

48 A vontade É eficaz para imprimir aos fluidos uma
boa direção e uma energia maior. No homem de vontade enér- gica a corrente produz o efei- to de uma ducha. No homem fraco e distraído a emissão é fraca.

49 Passe a distância Desde que haja sintonia entre aquele que o administra e aquele que recebe. Nesse caso os amigos espirituais se ajus-tam no trabalho de auxílio.

50 Encerrando Faze portanto, a imposição das mãos, com o amor e a fé que remove monta-nhas, em benefício do teu próximo, con-forme quererás que ele faça contigo, quando for a tua vez de necessidade. “Joanna de Angelis”


Carregar ppt "Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google