A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Aulas Bahá’ís

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Aulas Bahá’ís"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Aulas Bahá’ís
“...Infelizmente, nunca houve professores suficientes para responder a essa demanda tão justificada, e por algum motivo, muitos bahá’ís aptos a ensinar as crianças não têm dado a necessária importância a este ato de serviço do qual depende o futuro das novas gerações.” ( Aos Colaboradores livro 3.1 pg 1)

2 Roda de Reflexão ... Como a criança é vista no mundo atual?
Qual a situação da criança no mundo? Como evitar que os padrões exteriores de um mundo em decomposição interfiram na maneira de nos comportarmos e entendermos as necessidades das crianças? Como criar laços de responsabilidade e afeto pelas crianças?

3 Que jamais se esqueçam do imperativo de cuidar das necessidades das crianças do mundo e  oferecê-las aulas que desenvolvam suas faculdades espirituais e implantem os alicerces de um caráter nobre e correto. Casa Universal de Justiça

4 Estrategias para levar adiante o processo de entrada em tropas não pode ignorar as crianças e os pré-jovens, para que as vitórias conquistadas em uma geração não se percam com a passagem do tempo. Casa Universal de Justiça

5 Livro 3 Ruhí ...Uma vez que a educação espiritual de crianças é um assunto de tal importância crítica para a comunidade bahá´í, 2 livros foram dedicados a este campo do serviço. ...Todos, neste programa, são encorajados a estudar os livros, pois, seja dando aulas regulares em estabelecimento formal ou servindo em instituições bahá´ís, seja educando crianças como pais ou influenciando-as como membros de uma grande família, todos nós trazemos conosco alguma responsabilidade de assegurar que as gerações mais jovens sejam preparadas para assumir suas obrigações futuras.

6 Aulas Bahá’ís Não são aulas de doutrinamento Enfase: Aprender a pensar
Embora aprendam princípios, ensinamentos e as crenças básicas da Fé. Enfase: Aprender a pensar Aprender a refletir Desenvolver a habilidade de aplicar as leis espirituais à vida do individuo e da sociedade.

7 Aulas Bahá’ís Evitar o doutrinamento ou o catequismo não deve no entanto levar a lassidez na instrução religiosa. “A humanidade, deixada ao seu próprio entendimento, sem guia divina, nada mais produziu senão o caos, a injustiça e o sofrimento.”

8 1- Aprender a pensar: . O que diz a realidade?
Entender o que está escrito no texto Sagrado. . O que diz a realidade? Distância: momento objetivo. O pensamento se inicia com uma pergunta sobre a realidade. É um momento de humildade, de escuta, de honestidade objetiva. A arte de pensar começa com a educação da leitura, despojando-se, enquanto possível, dos preconceitos ideológicos, religiosos, dogmáticos.

9 2- Aprender a refletir: Meditar sobre o que está escrito no texto Sagrado. O que me diz a realidade? Proximidade: momento subjetivo. Quando perguntamos a nós mesmos pela realidade, pelo texto lido, a resposta será o que assimilamos, aprendemos. Refletimos.

10 3- Aprender a aplicar: Desenvolver a habilidade de aplicar as leis espirituais à vida O que a realidade me faz dizer? Comunicação: momento intersubjetivo. Não aprendemos só para nós. Existe para fazer a comunidade crescer. Cumpre uma função social e moral. Pensar termina num serviço qualificado à comunidade.

11 Aula Bahá’í: Aprender a pensar. Aprender a refletir.
Desenvolver a habilidade de aplicar as leis espirituais à vida do individuo e da sociedade.

12 Lição 10 “Embelezai vossas línguas com a veracidade, ó povo, e adornai vossas almas com o ornamento da honestidade...” Bahá´u´lláh

13 Como a lição 10 leva à: Aprender a pensar? Aprender a refletir?
Desenvolver a habilidade de aplicar as leis espirituais à vida do individuo e da sociedade?

14 Princípios e conceitos
Alguns Princípios de Educação Bahá’í ...

15 Princípios de Educação Bahá´í
Não existe nenhum sistema educacional no mundo atual que possa ser chamado propriamente de bahá´í. Tal sistema só poderá ser criado através da experiência reunida de numerosos educadores, trabalhando em diversos meios e culturas durante um longo período de tempo

16 Princípios de Educação Bahá´í
Mas os princípios e conceitos que deverão influenciar os esforços para desenvolver os elementos da educação bahá´í, podem ser identificados.

17 Atividade

18 Nobreza do Homem “Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação, tão somente, pode fazê-la revelar seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício” Bahá'u'lláh

19 Nobreza do Homem É essencial que os professores de crianças, compreendam a conexão entre este princípio extremamente importante e o tipo de educação que será oferecido.

20 Nobreza do Homem Aceitação deste princípio.
Familiarizar-se com a natureza da qualidades espirituais. Aprender a observar e reconhecer os talentos e capacidades das crianças. Ajudar as crianças a desenvolver hábitos e padrões de comportamento que estejam de acordo com o modo de vida bahá´í.

21 Conteúdo das Lições Nas lições do primeiro nível, a ênfase é colocada sobre as qualidades espirituais, e menos atenção é dada ao conhecimento geral sobre a Fé. Quando se houver estabelecido as bases do caráter da criança, ter-se-á tempo suficiente nos anos seguintes para transmitir o conhecimento necessário.

22 Metodologia das Aulas

23 Metodologia das Aulas A metodologia das aulas para crianças combina diferentes atividades, todas voltadas para o objetivo principal: Contribuir ao desenvolvimento de suas atitudes e qualidades espirituais.

24 Atividades Todas as atividades giram em torno da Palavra Criativa.

25 Memorização Memorização: Compreensão e fixação do texto.
Atividades complementares (jogos cooperativos, cirandas, dinâmicas etc) destinadas a ajudar a ampliação desta compressão.

26 Histórias de ‘Abdu´l-Bahá
Ilustram de maneira concreta as qualidades espirituais que estão sendo exploradas e sabe-se que as situações concretas ajudam as crianças a entenderem explicações abstratas.

27 Material de Apoio “...Infelizmente, neste momento, faltam-nos canções, jogos e histórias que reforçam diretamente as idéias apresentadas nos textos a serem memorizados. Espera-se que no futuro, muitas atividades assim sejam criadas e compiladas para o uso dos professores de aulas bahá´ís para crianças.” Aos colaboradores Livro 3.1 Ruhi

28 Textos Sagrados Painéis Ilustrativos com partes do texto para facilitar a memorização das citações e das orações. Histórias secundárias que ampliam a compreensão das palavras. Atividade lúdica de fixação (reforço do conceito)

29 Histórias Narração Visualização História em Quadrinhos Teatro de Papel
Flanelógrafo “Cordel” Painéis Bonecos Atividade Lúdica de Fixação (reforço do conceito)

30 Rotina Básica Memorizar Cantar Contar histórias Brincadeira Dirigida
Colorir (desenhos / atividades relacionados com conceitos espirituais)

31

32

33

34

35


Carregar ppt "Oficina de Aulas Bahá’ís"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google