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Desenvolvimento Humano

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento Humano"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Humano

2 A psicologia do desenvolvimento; ocupa-se com a discrição, explicação, predição e modificação de comportamento relativos à idade da concepção à morte.

3 As três principais questões no desenvolvimento humano.

4 Natureza ou criação De acordo com os naturalistas; o comportamento e o desenvolvimento humano são governados por sinais automáticos, geneticamente predeterminados, conhecidos como maturação. A posição ambientalista acredita que o desenvolvimento ocorre por aprendizagem por meio de experiência. Qual das posições é correta? Perspectiva interacionista.

5 Continuidade ou Estágios
Continuidade  o desenvolvimento é contínuo e que novas habilidades, competências e conhecimentos são gradualmente adicionados em um ritmo relativamente uniforme. Estágios  os teóricos dos estágios, acreditam que os estágios ocorrem em ritmos diferentes, alternando períodos de pouca mudança com períodos de mudança rápida. Acredita-se que o desenvolvimento físico e as habilidades motoras, por exemplo, sejam primariamente de natureza contínua, enquanto as habilidades cognitivas são geralmente descritas como o resultado de estágios discretos.

6 Estabilidade ou Mudança
Você, de maneira geral, manteve suas características pessoais à medida que amadureceu da infância para a idade adulta? Ou será que sua personalidade atual tem pouca semelhança com a personalidade que você apresentava durante a infância?

7 A pesquisa mostra que a resposta está em um intermediário: alguns são estáveis, enquanto outros variam muito ao longo da vida.

8 Desenvolvimento pré-natal: da concepção até o nascimento.
3 estágios: Período germinal  começa com a fertilização e termina com a implantação da massa de células em rápida divisão na parede do útero. Período embrionário  começa após a implantação e dura até a 8ª semana. Período fetal  do final do 2º mês até o nascimento.

9 Riscos ao desenvolvimento pré-natal.
Algumas condições ambientais que colocam a criança em risco.

10 Possíveis efeitos no embrião, feto, recém-nascido ou bebê
Fatores maternos Possíveis efeitos no embrião, feto, recém-nascido ou bebê Desnutrição Baixo peso ao nascer, malformações, cérebro menos desenvolvido, maior vulnerabilidade a doenças. Exposição a estresse Baixo peso ao nascer, hiperatividade irritabilidade, dificuldades de alimentação. Exposição a raios X Malformações, câncer.

11 Drogas legais e ilegais
Talidomida Defeitos de audição, membros deformados, morte. Andrógenos Masculinização de fetos femininos. Dietiletilbestrol Anormalidades uterinas e vaginais nos fetos femininos, possível carcinogênese em fetos masculinos e femininos, infertilidade. Analgésicos Depressão respiratória. Aspirina em altas doses Tetraciclina Inibição do crescimento ósseo, descoloração dos dentes. Estreptomicina Perda da audição.

12 Narcóticos Deficiência de crescimento, síndrome de abstinência, depressão dos sistemas nervoso central e respiratório, morte. Nicotina Baixo peso ao nascer, aumento da taxa de batimento cardíaco do feto, parto prematuro, aumento do risco de aborto espontâneo, morte fetal. Álcool Síndrome alcoólica fetal (deficiência do crescimento, retardo do desenvolvimento, retardo mental); aumento do risco de aborto espontâneo, morte fetal, déficits de atenção na infância. Cocaína Aumento do risco de aborto espontâneo, síndrome de abstinência, emoções erráticas em bebês. Maconha Aumento de tremores e sobressaltos em recém-nascidos e desenvolvimento verbal e da memória abaixo da média em crianças de quatro anos.

13 Doenças Rubéola Cegueira, surdez, retardo mental, malformação cardíaca. Herpes, Aids, e outras DSTs Infecção cerebral, morte, aborto espontâneo, nascimento prematuro, retardo mental. Toxoplasmose Aborto, retardo mental, baixo peso ao nascer, más-formações.

14 Desenvolvimento Infantil
Princípios metodológicos que norteiam este estudo é – “conhecer e aceitar as crianças para favorecer seu desenvolvimento”. Isto significa não apenas conhecer cada criança, seus interesses e necessidades, mas conhecer seu processo de desenvolvimento global.

15 Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo reconhecer as individualidades, o que torna mais apto para a observação dos comportamentos.

16 A criança ao nascer, tem uma série de potencialidades – À medida que cresce(maturação biológica) e vive experiências diversas (influências do meio), estas potencialidades irão se concretizando O processo de desenvolvimento é a interligação destes dois fatores.

17 Todo comportamento da criança, não está ligado a uma área específica, resulta da integração de todas as áreas: psicomotora – cognitiva – afetivo-social – comunicação. Áreas: Psicomotora – refere-se ao crescimento orgânico, a maturação

18 neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo (coord. dos movs). Cognitiva – é a capacidade de pensamento, raciocínio. Afetivo-emocional – é o modo particular do indivíduo integrar as suas experiências.

19 É o sentir. Social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outra pessoa.

20 Resultando assim a valorização na sua forma de ser, respeitando-a e compreendendo suas manifestações.

21 ADOLESCÊNCIA Aberastury e Knobel – noção de “síndrome normal das adolescência”, com enfoque psicanalítico, caracterizada pelos seguintes sintomas: busca de si mesmo e da identidade, existe a consolidação da auto-imagem de quem ele é e de para onde está indo;

22 tendência grupal, em que o papel das amizades é fonte de segurança e status social;
necessidade de intelectualizar e fantasiar; crises religiosas, que podem ir desde o ateísmo mais intransigente até o misticismo mais fervoroso;

23 deslocação temporal, em que o pensamento adquire as características de pensamento primário;
evolução sexual manifesta, que vai do auto-erotismo até a heterossexual genital adulta;

24 atitude social reivindicatória com tendência anti-social de diversas intensidades;
contradições sucessivas em todas as manifestações da conduta, dominada pela ação, que constitui a forma de expressão conceitual mais típica desse período da vida;

25 separação progressiva dos pais e transferência de amor destes para os pares;
constantes flutuações de humor e do estado de ânimo.


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