A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA Marcilene Gaspar Barros

2 I ENCONTRO INTRODUTÓRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DATA: 19/09/2009 HORÁRIO: 8h LOCAL: Auditório da SER III OBJETIVO: Apresentar o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar de Língua Portuguesa. AGENDA 8h Credenciamento (Confirmação de inscrições) 9h Abertura / Acolhida 9h30min Apresentação do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II 10h30min Questionamentos / Informes para o próximo encontro

3 II ENCONTRO INTRODUTÓRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA
08 / 10 / 2009 Objetivos: Identificar os fundamentos do Programa GESTAR II; Discutir os elementos que compõem a proposta pedagógica. Agenda Dinâmica dos "marcos”; Contrato de convivência; Apresentação dos cadernos de Teoria e Prática(TP) e da ementa do programa de Língua Portuguesa; Atividade do Guia Geral ; Desafio sobre gêneros textuais; Motivação para o estudo da TP3; Encerramento com poema “Desejo”, de Vitor Hugo, e com a avaliação . Atividade desenvolvida pela professora Valderez Mota de Albuquerque

4 II ENCONTRO INTRODUTÓRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA(08/10/2009)

5 ESTRUTURA E CRONOGRAMA DAS OFICINAS
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA 5º ENCONTRO – 3ª OFICINA Data: 19/ 11/ 2009 Horário: 18h às 22h Local: Colégio Municipal Filgueiras Lima TP4 – Leitura e processos de escrita I - unidades 13 e 14 Objetivo: Sistematizar e aprofundar as reflexões sobre letramento e sobre o processo de leitura: Agenda Acolhida Retomada dos estudos das unidades do TP Socialização dos relatos Planejamento de atividades para aplicação em sala de aula Motivação para o próximo encontro Avaliação da oficina Mês QUINTA-FEIRA Setembro/2009 19/09 (manhã) 1º encontro introdutório Outubro/2009 08/10 – 2º encontro introdutório 22/10 - 3º encontro TP3 (Unidades 09 e 10) Novembro/2009 05/11 - 4º encontro TP3 (Unidades 10 e 11) 19/11 - 5º encontro TP4 (Unidades 12 e 13) Dezembro/2009 03/12 – 6º encontro TP4 (Unidades 15 e 16) 17/12 – 7º encontro OFICINA EXTRA Janeiro/2010 07/01 – 8º encontro OFICINA EXTRA 21/01 – 9º encontro TP5 (Unidades 17 e 18) Fevereiro/2010 04/02 – 10º encontro TP5 (Unidades 19 e 20) 25/02 – 11º encontro TP1 (Unidades 01 e 02) Março/2010 11/03 – 12º encontro TP1 (Unidades 03 e 04 ) 25/ º encontro TP6 (Unidades 21 e 22) Abril/2010 08/ º encontro TP6 (Unidades 23 e 24) 15/ º encontro OFICINA EXTRA 22/ º encontro TP2 (Unidades 05 e 06) Maio/2010 06/ º encontro TP2 (Unidades 07 e 08) 20/ º encontro OFICINA EXTRA Junho/2010 03/06 – 19º encontro Avaliação 10/ º encontro Avaliação

6 III ENCONTRO – OFICINA TP3
(UNIDADES 9 E 10) 22 /10 / 2009 Objetivo: sistematizar o conhecimento acerca da classificação dos gêneros textuais. A acolhida Retomada dos estudos A apresentação das atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula ( Avançando na Prática ) Planejamento de atividades para aplicação em sala de aula Dinâmica de motivação Avaliação Texto biográfico escrito por Maria Paula Aragão, da Escola Marieta Guedes – Professora Rosimeire Silveira Diógenes

7 III ENCONTRO – OFICINA TP3 (UNIDADES 9 E 10) - 22 /10 / 2009
Planejamento de uma aula pelos professores em equipe (ver identificação) para aplicação em sala de aula.

8 III ENCONTRO – OFICINA TP3 (UNIDADES 9 E 10) – 22/10/2009

9 IV ENCONTRO – OFICINA TP3 (UNIDADES 11 E 12)
05/11/2009 Relato (Avançando na Prática – TP3) escrito pela professora Rosimeire Silveira Diógenes Objetivo: sistematizar o conhecimento Acerca das sequências tipológicas em gêneros textuais. Acolhida; Retomada dos estudos; Planejamento de atividades; Explicitação sobre o potfólio, o projeto e a avaliação de entrada; Exibição do vídeo “Vida Maria”.

10 V ENCONTRO - OFICINA TP4 (UNIDADES 13 E 14) – 19/11/2009
Objetivos: sistematizar e aprofundar as reflexões sobre letramento e leitura. Exibição e discussão do vídeo “Processos de letramento”; A retomada dos estudo; Leitura compartilhada do texto “Ampliando nossas referências”; Socialização dos relatos ; Avaliação de entrada - professor Heitor; Motivação para o próximo encontro; Avaliação da oficina.

11 VI ENCONTRO - OFICINA TP4 (UNIDADES 15 E 16) – 03/12/2009
Objetivos: sistematizar conhecimentos acerca da leitura e da produção textual e desenvolver uma sequência de aulas de produção textual considerando as diferentes etapas envolvidas no processo. Atividade realizada pelos alunos do 8º ano da Escola Vicente Fialho – Professor Joaquim Filho Lima Correia

12 VI ENCONTRO - OFICINA TP4 (UNIDADES 15 E 16) - 03 / 12 / 2009

13 VII ENCONTRO – OFICINA EXTRA FILME NARRADORES DE JAVÉ
17/12/2009 O objetivo proposto para esta oficina foi refletir sobre práticas de leitura e escrita como necessidades básicas do homem que vive em uma sociedade letrada. Aspectos relevantes abordados: Relação do filme com a leitura, escrita e letramento; A predominância da oralidade na comunidade; A importância da escrita em uma comunidade essencialmente oral; A relação entre oralidade e escrita; Variação linguística; As consequências dos avanços, da modernidade; A destruição de um grupo, da memória e da cultura de um povo; O poder nas mãos de quem sabe ler e escrever.

14 VIII ENCONTRO - OFICINA EXTRA ( PROJETO E ATIVIDADES )
Objetivos: Refletir sobre a elaboração do projeto; Vivenciar atividades sobre coesão e coerência para aplicação em sala de aula. Desenvolvimento de atividades sobre coesão e coerência: dividiu-se a turma em quatro grupos, ficando dois grupos com a tarefa de organizar as informações que se encontravam de forma fragmentada, resgatando o sentido dos textos e tornando-os compreensíveis, enquanto os outros grupos receberam uma relação de palavras com o objetivo de elaborar um anúncio publicitário, a fim de verificar como se constrói a coerência no texto publicitário.

15 IX ENCONTRO - OFICINA TP5 (UNIDADES 17 E 18)
21/01/2010 Atividade realizada por Ana Gabrielly Bahia da Silva, da Escola Aldaci Barbosa – Professora Vera Sandra Mota Saraiva Relato de atividade planejada e aplicada pela professora Vera Sandra Mota Saraiva

16 IX ENCONTRO - OFICINA TP5 (UNIDADES 17 E 18)
21/01/2010 Planejamento de uma aula realizada pelos professores em equipe (ver identificação) para aplicação em sala de aula.

17 X ENCONTRO - OFICINA TP5 (UNIDADES 19 E 20) 04/02/2009
Relato de atividade aplicada pela professora Alcione Barbosa Pimentel Atividade realizada pelos alunos do 8º ano da Escola Professor Monteiro Pimentel - professora Alcione B. Pimentel

18 X ENCONTRO - OFICINA TP5 (UNIDADES 19 E 20) – 04/02/2009
Produção textual realizada pelo professor Joaquim Filho Lima Correia com a participação de outros colegas.

19 X ENCONTRO - OFICINA TP5 (UNIDADES 19 E 20) – 04/02/2009
Produção textual realizada pela professora Iara Cavalcante Cruz com a participação de outros colegas.

20 X ENCONTRO - OFICINA TP5 (UNIDADES 19 E 20) – 04/02/2009

21 XI ENCONTRO - OFICINA TP1 (UNIDADES 1 E 2) 25/02/2010
Relato de atividade aplicada pelo professor Joaquim Filho Lima Correia

22 XI ENCONTRO - OFICINA TP1 (UNIDADES 1 E 2)
25/02/2010 Atividade realizada pela aluna Tanara Almeida do Nascimento da Escola Vicente Fialho – Professor Joaquim Filho Lima Correia

23 XI ENCONTRO - OFICINA TP1 (UNIDADES 1 E 2) – 25/02/2010

24 XII ENCONTRO - OFICINA TP1 (UNIDADES 3 E 4)
11/03/2009 Atividades realizadas pelos alunos do 8º ano da Escola Vicente Fialho – Professor Joaquim Filho Lima Correia

25 XII ENCONTRO - OFICINA TP1 (UNIDADES 3 E 4)

26 AVANÇOS DIFICULDADES Reflexão sobre a prática pedagógica;
Redimensionamento de alguns conteúdos a partir da formação; Trabalho com: diversidade textual, gêneros textuais, variação linguística. Maior ênfase na produção textual. DIFICULDADES Falta de condições estruturais para executar o programa; Alto índice de evasão dos professores; Sobrecarga de trabalho dos professores (muitos trabalham três expedientes); A maioria dos professores não cumpre com o estudo a distância dos Cadernos de Teoria e Prática; Ausência de políticas públicas para formação em serviço.

27 Desejo Desejo por sinal que você seja triste,
Desejo primeiro que você ame, E que amando, também seja amado. E que se não for, seja breve em esquecer. E que esquecendo, não guarde mágoa. Desejo, pois, que não seja assim, Mas se for, saiba ser sem desesperar. Desejo também que tenha amigos, Que mesmo maus e inconseqüentes, Sejam corajosos e fiéis, E que pelo menos num deles Você possa confiar sem duvidar. E porque a vida é assim, Desejo ainda que você tenha inimigos. Nem muitos, nem poucos, Mas na medida exata para que, algumas vezes, Você se interpele a respeito De suas próprias certezas. E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo, Para que você não se sinta demasiado seguro. Desejo depois que você seja útil, Mas não insubstituível. E que nos maus momentos, Quando não restar mais nada, Essa utilidade seja suficiente para manter você de pé. Desejo ainda que você seja tolerante, Não com os que erram pouco, porque isso é fácil, Mas com os que erram muito e irremediavelmente, E que fazendo bom uso dessa tolerância, Você sirva de exemplo aos outros. Desejo que você, sendo jovem, Não amadureça depressa demais, E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer E que sendo velho, não se dedique ao desespero. Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e É preciso deixar que eles escorram por entre nós. Desejo por sinal que você seja triste, Não o ano todo, mas apenas um dia. Mas que nesse dia descubra Que o riso diário é bom, O riso habitual é insosso e o riso constante é insano. Desejo que você descubra , Com o máximo de urgência, Acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos, Injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta. Desejo ainda que você afague um gato, Alimente um cuco e ouça o joão-de-barro Erguer triunfante o seu canto matinal Porque, assim, você se sentirá bem por nada. Desejo também que você plante uma semente, Por mais minúscula que seja, E acompanhe o seu crescimento, Para que você saiba de quantas Muitas vidas é feita uma árvore. Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro, Porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano Coloque um pouco dele Na sua frente e diga "Isso é meu", Só para que fique bem claro quem é o dono de quem. Desejo também que nenhum de seus afetos morra, Por ele e por você, Mas que se morrer, você possa chorar Sem se lamentar e sofrer sem se culpar. Desejo por fim que você sendo homem, Tenha uma boa mulher, E que sendo mulher, Tenha um bom homem E que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes, E quando estiverem exaustos e sorridentes, Ainda haja amor para recomeçar. E se tudo isso acontecer, Não tenho mais nada a te desejar ". Victor Hugo


Carregar ppt "PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google