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TIC - Conceitos Introdutórios

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Apresentação em tema: "TIC - Conceitos Introdutórios"— Transcrição da apresentação:

1 TIC - Conceitos Introdutórios

2 TIC - Conceitos Introdutórios

3 TIC - Conceitos Introdutórios

4 TIC - Conceitos Introdutórios
Barramento (bus): Possibilita a interligação entre todos os componentes e periféricos de um computador e a velocidade com que a informação é transmitida.

5 TIC - Conceitos Introdutórios
Dispositivos de Entrada: ou periféricos de entrada, convertem os dados introduzida pelo utilizador em sequências próprias de bits capazes de serem interpretados pelo processador. Dispositivos de saída: ou periféricos de saída, permitem transmitir para o exterior os dados processados, ou seja a informação. Dispositivos de entrada/saída: permitem efectuar a entrada ou saída dos dados processados.

6 TIC - Conceitos Introdutórios
Entrada Teclado: dispositivo de entrada indispensável num computador para a introdução de dados no sistema.

7 Entrada Dentro da área assinalada, deve habituar-se a dividi-la ao meio. Deve usar o dedo ou a mão do respectivo lado (esquerda e direita) dentro da zona que lhe pertence, evitando o cruzar dos dedos ou das mãos no teclado. Se tem duas mãos ...

8 Entrada Os invisuais, por exemplo, sabem situar as mãos no teclado através de umas pequenas saliências que existem nas teclas que estão assinaladas. Por favor observe com atenção no seu teclado, e se quiser utilize o seu sentido do tacto, futuramente.

9 Entrada

10 As teclas na fila superior do teclado, numeradas de F1 a F12, designam-se por teclas de função. Usam-se para facilitar a introdução de comandos, não necessitando de repetir uma sequência de teclas. Por exemplo, em qualquer aplicativo Windows, F1 é sempre Ajuda. Teclas de Função Entrada

11 Escape Em muitas aplicações serve para sair do programa. Anular.
Nos aplicativos Windows, tem a mesma utilidade do botão Cancelar. Escape Entrada

12 Usa-se para fazer avançar o cursor um certo número de espaços para a direita.
No Word, por exemplo, tem imensa utilidade para fazer o início dos parágrafos. Ficam sempre todos alinhados e certos. Tabulador Entrada

13 Quando se deseja continuar a introduzir dados em letras maiúsculas, prime-se esta tecla; quando activada, acende-se a luz indicadora no canto superior direito do teclado. Caixa Alta Entrada

14 Permite passar das letras minúsculas para maiúsculas e vice-versa, assim como usar os símbolos existentes na parte superior das teclas com algarismos e outros sinais de pontuação. Há 2 teclas (destros e canhotos). Shift (mudar) Entrada

15 Usa-se em conjunto com outras teclas
Usa-se em conjunto com outras teclas. Quando usada deve manter-se premida até se pressionar a tecla complementar. Há 2 teclas (destros e canhotos). Ctrl (controle) Entrada

16 Usa-se sempre em conjunto com outras teclas para a execução de determinadas funções do programa em uso. É a “alternativa” ao rato. Mais à frente veremos como se faz. Entrada Alt (alternativa)

17 Dá acesso a alguns símbolos e sinais indicados nas teclas e por vezes voltadas para o utilizador. Mais simplesmente, permite inserir o 3º símbolo das teclas (por - tecla 2 - para o ou o € - tecla E - mais recentemente para o euro). Gr Entrada Alt Gr (3º símbolo)

18 É a maior tecla existente no teclado
É a maior tecla existente no teclado. Usa-se para separar as palavras por um espaço, ou seja, premida uma vez faz avançar o cursor de texto um espaço para a direita. Se lá deixarmos ficar o dedo, continuará a dar espaços até ..... Barra de Espaços Entrada

19 Enter (comando) Entrada
Faz mover o cursor da sua posição para o início da linha seguinte, ou seja, força a mudança de linha (ponto final, parágrafo). Usa-se para executar uma ordem (comando); prime-se esta tecla para o mandar executar. Há duas teclas – pode usar a que quiser ! Entrada Enter (comando)

20 Faz mover o cursor uma posição para a esquerda, apagando o caracter imediatamente atrás, por isso, faz a vez da “borracha”, por exemplo no Word, quando nos enganamos. Entrada Backsapce (borracha)

21 Usa-se para a impressão em papel, de qualquer imagem do écran (tela inteira).
Em combinação com a tecla Alt, faz uma cópia da caixa de diálogo que estiver activa. PrtScr (Print Screen) Entrada

22 Entrada Quando premida (uma vez) pára a execução do programa em uso, assim como a apresentação no monitor. Quando premida novamente, volta tudo ao normal, ou seja, a funcionar novamente. Break (pausa)

23 Num Lock (teclado numérico)
Usa-se para activar ou desactivar as teclas numéricas; para utilizar os números deve premir-se esta tecla, acendendo o indicador luminoso no canto superior direito do teclado. Entrada Num Lock (teclado numérico)

24 Como o próprio nome indica, são as teclas que nos permitem, por exemplo, deslocar num texto ou numa folha de cálculo, na direcção que pretendemos. Têm muita utilização nos jogos. Teclas direccionais Entrada

25 Teclas auxiliares de texto
O QUE FAZ ... HOME Leva o cursor para o início da linha CTRL + HOME Leva o cursor para i início do texto END Leva o cursor para o fim da linha CTRL + END Leva o cursor para o fim do texto PAGE UP Página anterior (desloca para cima) PAGE DOWN Página seguinte (desloca para baixo) Teclas auxiliares de texto Entrada

26 TIC - Conceitos Introdutórios
Entrada Rato: em ambientes gráficos, este dispositivo de entrada permite controlar o cursor no ecrã, marcar pontos ou executar comandos. Touchpad Trackball

27 TIC - Conceitos Introdutórios
Entrada Scanner: dispositivo que lê informação contida de uma folha de papel, e que a converte para formato digital.

28 TIC - Conceitos Introdutórios
Entrada Scanner de mão: este tipo de scanners devem ser deslocados manualmente pelo utilizador ao longo da imagem a digitalizar.

29 TIC - Conceitos Introdutórios
Entrada Scanner de mesa: neste caso o scanner não é deslocado pelo utilizador ao longo da imagem a digitalizar.

30 TIC - Conceitos Introdutórios
Entrada Leitor de código de barras: possui um funcionamento semelhante ao de um scanner, no entanto a sua função destina-se a ler a informação contida num código de barras.

31 TIC - Conceitos Introdutórios
Entrada Joystick: possui um funcionamento semelhante ao de um rato, servindo essencialmente como um dispositivo de indicação. São utilizados essencialmente em softwares de diversão (jogos).

32 TIC - Conceitos Introdutórios
Entrada Câmara fotográfica digital: permitem a captura digital de imagens. As imagens são armazenadas em dispositivos amovíveis e posteriormente poderão ser transferidas para o computador.

33 TIC - Conceitos Introdutórios
Ecrã: é o principal meio de comunicação entre o computador e o utilizador. Saída

34 TIC - Conceitos Introdutórios
Saída Pixel: Unidade mais pequena que pode ser criada e vizualizada num computador e é esta unidade que é utilizada para definir a sua resolução. Esta característica tem evoluído bastante desde os monitores CGA aos EGA, passando pelos VGA até aos actuais SVGA.

35 TIC - Conceitos Introdutórios
Actualmente, todos os monitores suportam 1024 X 768 Saída Nº de pixeis na horizontal Nº de pixeis na horizontal Um monitor SVGA pode ultrapassar bastante esta resolução.

36 TIC - Conceitos Introdutórios
Saída Impressoras: dispositivo que permite a saída de informação para suporte físico, normalmente o papel. Impressora jacto de tinta Impressora a laser Impressora matricial

37 TIC - Conceitos Introdutórios
Saída Projector de vídeo: estes dispositivos ligam-se directamente ao computador através do mesmo conector a que se liga o monitor, permitindo desta forma projectar o conteúdo do ecã para uma tela.

38 TIC - Conceitos Introdutórios
Entrada Saída Drives: são dispositivos externos ao processador, responsáveis pela comunicação entre o CPU ou a RAM e os suportes de armazenamento externos.

39 TIC - Conceitos Introdutórios
Entrada Saída Modems: utilizado quando se pretende ligar um computador a outros, através de um meio de comunicação não digital.

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Entrada Saída Sinal Digital Sinal Analógico Modems

41 TIC - Conceitos Introdutórios
Entrada TouchScreen: tem características idênticas ao monitor que normalmente utilizamos, mas permite também a introdução de dados através de toques no ecrã. Saída

42 TIC - Conceitos Introdutórios
Entrada Saída Como funciona?

43 TIC - Conceitos Introdutórios
Entrada Saída Placa de rede: este dispositivo permite ligar vários computadores em rede.

44 TIC - Conceitos Introdutórios
Entrada Saída Placa de som: dispositivo que nos permite ligar ao computador as colunas de som e o microfone.

45 TIC - Conceitos Introdutórios
Software: programas ou conjuntos de instruções escritos em diversas linguagens de programação, que determinam a actividade e o comportamento de um sistema informático desde os dados a serem processados até ao funcionamento de um periférico.

46 TIC - Conceitos Introdutórios
Software de sistema: conjunto de programas fundamentais para o funcionamento do computador. Ex: sistemas operativos.

47 TIC - Conceitos Introdutórios
Software de aplicação: engloba todos os programas de âmbito específico usados pelos utilizadores para a realização de algumas tarefas. Exemplo: processadores de texto, editores de imagem, jogos, etc

48 TIC - Conceitos Introdutórios
Como escolher o meu computador? Placa de rede Memória RAM Motherboard Placa Gráfica Processador Capacidade e velocidade do Disco Rígido Placa de som


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