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Disciplina: Métodos Projetivos de Avaliação

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Apresentação em tema: "Disciplina: Métodos Projetivos de Avaliação"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Métodos Projetivos de Avaliação
Temática – Conceito de projeção e métodos projetivos (continuação) Maria Suely Alves Costa Professora do Curso de Psicologia UFC Sobral MS Saúde Pública Cel. (88)

2 CUNHA, Jurema Alcides e NUNES, Maria Lucia Tiellet, Medida projetiva em PASQUALI, Luiz e Colaboradores, Instrumentação Psicológica: funadamentos e práticas, artmed,2010 O uso do método projetivo visa o acesso dos aspectos dinâmicos da personalidade. Sob uma ótica de um referencial teórico de difícil acesso por via psicrométrica.

3 “medida” – acepções: (...) pode ser abordado. Demonstrando que, mesmo nas chamadas técnicas projetivas, o material identificado como projetivo só pode ser interpretado com cautelas e dentro de “limites realísticos”, autorizados por algumas forma de quantificação que proporcione um grau razoável de certeza. (Exner, 1989) – pg. 357 Meio de comparação e julgamento. (Ferreira, 1986) – pg.357

4 Um ponto de reflexão é o conceito de projeção e técnicas projetivas.
Um dos pontos de reflexão é a confusão entre o conceito de projeção e técnicas projetivas, que envolvem palavras “que soam similarmente, mas que têm significações diferentes.”(Shneidman,1965,p.501). pg.357

5 Conceito de projeção freudiano (evolução dentro da própria obra)
Estudos sobre Histeria(1896) – para designar um mecanismo de defesa contra angustia. Em no caso – Autobiografia do presidente Schreber - aprofunda este mecanismo e conceitua – “uma percepção interna é reprimida e, substituindo-a, seu conteúdo, após sofrer certa deformação, chega a consciência sob a forma de uma percepção vinda do exterior”(Anzieu, 1984).  

6 Conceito de projeção freudiano (evolução dentro da própria obra)
Psicopatologia da vida cotidiana (1901 – 1904) no ultimo capitulo “Crença no Acaso e Superstição” – a projeção é vista como “o simples desconhecido” não mais como expulsão.

7 Conceito de projeção freudiano (evolução dentro da própria obra)
Em Totem Tabu(1974b) Freud explica a projeção de uma forma mais aplicável ao conceito implícito em testes e respostas, que se qualificam por seu sentimento projetivo, adotado por Murray, para esclarecer o fenômeno observado na interpretação que o sujeito faz no TAT, ao integrar “experiências passadas e necessidades presentes”, expressando conteúdos de nível consciente e inconscientes.

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9 Henry Alexander Murray (13 de mayo de 1893 – 23 de junio de 1988) fue un psicólogo estadounidense. Murray enseñó durante más de 30 años en la universidad de Harvard. Fue además el fundador de la Sociedad psicoanalítica de Boston y desarrolló una influyente teoría sobre el constructo psicológico de la personalidad, basada en la necesidad y la presión. Por otro lado, es quien desarrolló el Test de apercepción temática (TAT), prueba de personalidad que es muy utilizada en todo el mundo por los psicólogos.

10 Murray, Bellak traz o conceito de apercepção (pg
Murray, Bellak traz o conceito de apercepção (pg. 360) Apercepção – uma interpretação (dinamicamente) significativa que o organismo faz de uma percepção.

11 Graus de Apercepção ( Bellak,1979,p.21) p.360:
Projeção invertida: em que a deformação aparceptiva encontrada em resposta ao teste é mais severa, por um processo de defesa. Projeção simples: em que a deformação aperceptiva se baseia em conteúdos mnêmicos anteriores, que podem se transferir a nova situação, não tendo necessariamente significado clinico.

12 Graus de Apercepção Sensibilização: em que a deformação aperceptiva se justifica, porque a situação atual mobiliza um modelo de resposta aprendido anteriormente em outra situação com conotações semelhantes, mas que é inadequada no momento. Percepção autística: em que a deformação aperceptiva acontece a partir de lembranças perceptuais associadas com impulsos básicos primitivos, eventualmente considerada como um processo de projeção simples; Externalização : é um processo pré-consciente onde o sujeito se identifica quase que diretamente.

13 Testes de dinâmica de defesas do ego
Cattell (1976, p.89) considerou errônea a ênfase dada pelos pioneiros da psicologia ao conceito psicanalítico de projeção, salientando que outros mecanismos de defesa poderiam contribuir para aspectos dinâmicos “rompessem as barreiras das consciência “, pelo que propôs que os instrumentos para sua investigação se chamassem testes de dinâmica de defesas do ego. (pg. 360)

14 Raymond Bernard Cattell

15 Raymond Bernard Cattell - nasceu na Inglaterra, 20 de março 1905 a 2 de fevereiro de 1998, na psicologia estudou dimensões da personalidade, temperamento, habilidades cognitivas, motivação e emoção. Cattel desenvolveu a teoria fatorial da personalidade – IFP (escala de personalidade).

16 A psicologia projetiva lida fundamentalmente com processos que ocorrem no ego. Sendo assim é necessário o conhecimento básicos dos conceitos da psicologia do ego, seus processos de pensamento e mecanismos de defesa.

17 Enfim, a partir da revisão de literatura, propuseram que a definição de projeção se limitasse – a manifestação de comportamentos do individuo, que indique algum valor ou necessidade emocional do mesmo.

18 Projeção nos processos de respostas:
Fase I – os elementos de realidade assumem enorme importância , diminuindo as possibilidades de projeção . Fases II e III - cada resposta potencial é revisada , julgada e refinada .

19 Enfim – (...) fica evidente que, embora cada resposta constitua uma representação indireta das operações psicológicas do sujeito, de forma alguma isso ‘significa que cada resposta ou parte de cada respostas sejam produtos de projeção. Outro aspecto - as resposta seguem características do individuo – em protocolos de indivíduos obsessivo- compulsivos, constata-se uma aderência rígida aos elementos de racionalidade e o controle estrito na formulação das respostas para se adequar a realidade.( pg 365)

20 Cunha, Nunes e Werlang (1990 e 1991), demonstraram que, até os 5 anos, predominam respostas de caráter não aperceptivo - descrições ou enumerações - porque a grande maioria desses pré-escolares não consegue ultrapassar a simples percepção dos elementos de realidade do estímulo, portanto , sem evidências de projeção. Podemos observar também uma estrutura de ego rígida onde a capacidade de regressão e limitada. Por outro lado se muito flexível, a perda do controle regressivo proporciona indícios patológicos.

21 Força e fraquezas das técnicas projetivas
Necessidades de cursos sobre o tema - métodos projetivos. Apesar das criticas e desconhecimento, os psicólogos sentem a necessidade de utilizá-las no processo de avaliação. Está atento as aspectos culturais e de aprendizagem. ( criança fora da escola, adulto não alfabetizado...). Esta atento ao propósito do teste ‘medir’ o individuo; outros, caracterizá-los. Também não inviável com incremento das pesquisas seja viável emprestar aos métodos projetivos características psicrométricas.


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