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Estruturas de Artigos Científicos e TCC´s

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Apresentação em tema: "Estruturas de Artigos Científicos e TCC´s"— Transcrição da apresentação:

1 Estruturas de Artigos Científicos e TCC´s
19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

2 Prof e Consultor Roberto Santos
ARTIGO CIENTÍFICO Atualmente esse formato de publicação científica é utilizado pela maioria dos pesquisadores, para divulgação de novos conhecimentos e como meio para adquirir notoriedade e respeito dentro da comunidade científica. – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

3 Prof e Consultor Roberto Santos
ARTIGO CIENTÍFICO Não confundir Artigo Científico com artigos de mídia em geral, veja porquê nos exemplos abaixo – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

4 CHAPEUZINHO VERMELHO NA IMPRENSA
REVISTA VEJA Lula sabia das intenções do lobo. REVISTA CLÁUDIA Como chegar à casa da vovozinha sem deixar se enganar pelos lobos no caminho. REVISTA NOVA Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama. FOLHA DE S. PAULO Legenda da foto: 'Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador'. Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador. O ESTADO DE S. PAULO Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PT. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

5 CHAPEUZINHO VERMELHO NA IMPRENSA
O GLOBO Petrobrás apóia ONG do lenhador ligado ao PT que matou um lobo pra salvar menor de idade carente. ZERO HORA Avó de Chapeuzinho nasceu no RS. AGORA Sangue e tragédia na casa da vovó REVISTA CARAS (Ensaio fotográfico com Chapeuzinho na semana seguinte) Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: 'Até ser devorada,eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa' PLAYBOY (Ensaio fotográfico no mês seguinte) Veja o que só o lobo viu. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

6 CHAPEUZINHO VERMELHO NA IMPRENSA
REVISTA ISTO É Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente. G MAGAZINE (Ensaio fotográfico com lenhador) Lenhador mostra o machado SUPER INTERESSANTE Lobo mau! mito ou verdade ? DISCOVERY CHANNEL Vamos determinar se é possível uma pessoa ser engolida viva e sobreviver. REPARE QUE QUANDO SE ABORDA UM ASSUNTO DO PONTO DE VISTA CIENTÍFICO NÃO HÁ JULGAMENTO, TENDENCIONISMO, NEM SUBJETIVIDADE, MAS SIM UM QUESTIONAMENTO OBJETIVO SOBRE ALGO 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

7 ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Título /Autores/Instituição RESUMO E/OU ABSTRACT INTRODUÇÃO Problema de pesquisa Objetivos gerais Objetivos específicos Justificativa Hipóteses Delimitação METODOLOGIA Modelo do estudo Descrição da amostra Instrumentos Procedimento coleta de dados Tratamento dos dados Limitações do estudo RESULTADOS E DISCUSSÃO CONCLUSÕES E SUGESTÕES REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANEXOS 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

8 O ASSUNTO & TEMA DA PESQUISA
ASSUNTO é a área de conhecimento abrangente a qual pertence o tema escolhido Estratégia Marketing Serviços, etc. TEMA da pesquisa é a delimitação ou enfoque que será dado ao Assunto A estratégia de diferenciação Mkt e consumismo Excelência na prestação de Serviços, etc. – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

9 se ele não estiver claro, toda a pesquisa estará sem direção
O PROBLEMA DA PESQUISA PROBLEMA de pesquisa é a formulação clara de um problema a ser estudado O problema é a parte mais importante do trabalho, pois é a pergunta que se espera responder com o estudo, se ele não estiver claro, toda a pesquisa estará sem direção – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

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O PROBLEMA DA PESQUISA Deve ser: ORIGINAL: Possibili// de novos resultados IMPORTANTE: Questão de interesse p/ 1 área VIÁVEL: Há bibliografia, evidências ou prazo DELIMITADO: Bastante específico e focado TESTÁVEL: Envolve variáveis que possam ser testadas Formulado sob forma de uma pergunta A diferenciação traz resultados p/ a empresa? O Marketing favorece o consumismo? A prestação de serviços gera diferencial competitivo? – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

11 Prof e Consultor Roberto Santos
O PROBLEMA DA PESQUISA NÃO deve ser: Problema de engenharia: Como melhorar o desempenho financeiro da empresa? Como reduzir o absenteísmo nas empresas? Problema envolvendo juízo de valor: Quais as melhores táticas de inovação? Uma boa estratégia garante resultados? Problema relacionado a uma empresa: A logística das Casas Bahia, centralizar ou não? A Itautec, centro de geração de receitas ou perda de foco? – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

12 DELIMITANDO PROBLEMAS DE PESQUISA
Geral: A diferenciação traz resultados p/ a empresa? + específico: A diferenciação (do produto, de preço, de serviços) traz resultados para a empresa? ++ específicos: A diferenciação (do produto, de preço, de serviços) traz resultados (financeiros, de fatia de mercado, de posiciona/o) para a empresa? +++ específicos: A diferenciação (do produto, de preço, de serviços), (como estratégia), traz resultados (financeiros, de fatia de mercado, de posiciona/o) para a empresa? Quanto mais delimitado o problema da pesquisa, mais fácil será desenvolvê-la e evitar perda de FOCO 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

13 DELIMITANDO PROBLEMAS DE PESQUISA
Geral: O Marketing favorece o consumismo? + específico: ++ específicos: +++ específicos: Quanto mais delimitado o problema da pesquisa, mais fácil será desenvolvê-la e evitar perda de foco 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

14 DELIMITANDO PROBLEMAS DE PESQUISA
Geral: A prestação de serviços gera diferencial? + específico: ++ específicos: +++ específicos: Quanto mais delimitado o problema da pesquisa, mais fácil será desenvolvê-la e evitar perda de foco 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

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OBJETIVOS DA PESQUISA OBJETIVO é o que se pretende com o desenvolvimento da pesquisa e quais resultados se procura alcançar, sendo derivado do problema da pesquisa OBJETIVO GERAL: Segundo LAKATOS (1992:102) está ligado à visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenômenos e eventos, quer das idéias estudadas Analisar o impacto da estratégia de diferenciação de produtos nos resultados financeiros da empresa – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

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OBJETIVOS DA PESQUISA OBJETIVO é o que se pretende com o desenvolvimento da pesquisa e quais resultados se procura alcançar OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Decorrem do Objetivo Geral e apresentam caráter mais concreto. Têm função intermediária e instrumental, permitindo, de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares (LAKATOS, 1992) Analisar a conjuntura atual e seus efeitos na Estratégia de diferenciação Estudar os opositores da Teoria de Porter Levantar dados sobre empresas de diferentes setores que obtiveram resultados financeiros adotando a diferenciação – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

17 JUSTIFICATIVA DA PESQUISA
Consiste na apresentação das razões de ordem teórica (falta de estudos sobre o tema, aprofundamento do material existente, etc. ) e / ou prática (fato recente, divergências teórico-práticas, etc. ) que justificam a realização da pesquisa Deve-se convencer o leitor de que vale a pena estudar o PROBLEMA em questão e sua contribuição p/ o progresso da Ciência – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

18 JUSTIFICATIVA DA PESQUISA
Deve ser: SÓLIDA: Baseada em DADOS, FATOS E EVIDÊNCIAS COMPROVADAS que deixam claro a relevância da pesquisa. No caso de Adm, são essenciais : Os DADOS CONJUNTURAIS OU MACRO-ESTRUTURAIS sobre: economia, demografia, cultura, sociedade, política, tecnologia, etc. (em maior ou menor grau de profundidade segundo o tema escolhido) ANÁLISES SETORIAIS ESTATÍSTICAS E PESQUISAS ligadas ao problema – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

19 JUSTIFICATIVA DA PESQUISA
Deve ser: COERENTE: Os diferentes dados devem se somar (nunca conflitar ou se contradizer) para reforçar a relevância da pesquisa CONFIÁVEL: Os dados devem vir de fontes que tenham credibilidade comprovada na ordem: Livros Publicações científicas / Teses / Dissertações Jornais e Revistas Dados originários da Internet, também devem vir de sites confiáveis, evitar Wikipedia, Blogs e sites empresariais que podem ser tendenciosos, imprecisos e incorretos – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

20 DEFINIÇÃO DOS TERMOS UTILIZADOS
Os principais termos utilizados no estudo devem ser definidos, de preferência, logo no início do trabalho, para que o leitor saiba exatamente sob qual ótica cada termo será utilizado, uma vez que eles podem gerar diferentes interpretações. Mesmo quando existe consenso sobre a definição do termo convém usar um mínimo de 3 autores. E a partir daí deve ficar claro a razão da escolha de uma ótica em vez de outra – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

21 DEFINIÇÃO DOS TERMOS UTILIZADOS
A escolha da definição a ser utilizada: Pode ser por sua abrangência ou especificidade de um autor Pode ser pela convergência de vários autores Pode ser pela complementaridade de vários autores Pode ser pela divergência de vários autores Por fim ao citar os vários autores para uma mesma definição, faça a ligação entre eles e seu objetivo em apresentá-los – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

22 DEFINIÇÃO DOS TERMOS UTILIZADOS
Veja os termos que precisam ser definidos previamente Analisar o impacto da ESTRATÉGIA de DIFERENCIAÇÃO de produtos nos RESULTADOS FINANCEIROS da empresa ESTRATÉGIA DIFERENCIAÇÃO ESTRATÉGIA de DIFERENCIAÇÃO RESULTADOS FINANCEIROS – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

23 Prof e Consultor Roberto Santos
ARGUMENTAÇÃO Deve ser apresentada: Os argumentos sempre do geral para o específico Estratégia Tipos de Estratégia ou Os teóricos de Estratégia Empresarial Estratégia de Diferenciação Resultados Financeiros A estratégia de diferenciação e seus resultados financeiros As limitações da estratégia de diferenciação no contexto atual Apenas argumentos relevantes e relacionados ao seu assunto (o resto é EAD) A estratégia segundo Peter Senge (Learning Organizations) A macro estrutura dos Bric´s (sendo que o foco será a China) – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

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ARGUMENTAÇÃO Deve ser apresentada: Os argumentos sempre do macro para o micro DADOS CONJUNTURAIS GLOBAIS Panorama global DADOS CONJUNTURAIS DO PAÍS, ESTADO ou CIDADE ESTUDADOS (e nesta ordem) Economia Demografia Sociedade Cultura, etc. ESTUDO SETORIAL – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

25 Prof e Consultor Roberto Santos
ARGUMENTAÇÃO Deve ser apresentada : Concentre os argumentos por assunto, tipo, região Evite falar do Brasil, da cidade e voltar pra falar do Brasil novamente ou falar sobre economia, demografia e depois voltar pra economia, etc. Conclua seus argumentos demonstrando claramente onde quer chegar com eles é comum pensar que a conclusão é óbvia, mas isto só vale para quem está diretamente envolvido com a pesquisa Sempre faça a associação com o seu tema!!! Novamente a relação da conclusão com o seu tema pode parecer óbvia, mas idem ao anterior – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

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ARGUMENTAÇÃO NÃO deve: Juntar argumentos irrelevantes, desconectados do assunto ou conflitantes Usar jargão sem conhecer seu significado (B Bingo) Usar frases vazias de sentido, óbvias, chavões, EAD Usar gráficos, tabelas, dados e fatos p/ fazer volume (encher lingüiça) Usar fontes duvidosas Usar como base posicionamentos pessoais Fazer vai-vem com os argumentos Enumerar argumentos sem conectá-los e concluir Chegar a conclusões para as quais não se apresentou argumentos – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

27 Prof e Consultor Roberto Santos
BUSINESS BINGO 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

28 Embromation Aided Development
19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

29 Prof e Consultor Roberto Santos
(DADO CONJUNTURAL GLOBAL) A globalização levou as empresas a atuarem num ambiente de concorrência acirrada (se for só até aqui trata-se: de chuva no molhado, encheção de lingüiça, papo de boteco ou EAD). (DADO CONJUNTURAL DO PAÍS) É nesse contexto que o Brasil passou a chamar atenção das empresas por fazer parte dos BRIC´s (Brasil, Rússia, Índia e China) cobiçados pelo crescente potencial de consumo. (DADO ECONÔMICO LOCAL) A este respeito, um estudo da Universidade de Loughborough de Liverpool, aponta SP como a 14ª cidade mais influente na economia mundial1 (isto é um ex. de dado comprovado) daí (conclusão) pode-se deduzir o poderio econômico da cidade, que responde sozinha por mais de 12% do PIB Nacional (tabela 1), donde (conclusão) a conseqüente concentração de empresas e consumidores que obrigam os empresários a adotarem estratégias (relação com seu problema) que garantam vantagens competitivas destacando-as das demais. 1 PIMENTA, Ângela. Esqueça os países. O poder está com as cidades. Exame, SP, 05/12/2001. EX. DE ARGUMENTAÇÃO – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

30 EX. DE ARGUMENTAÇÃO TABELA 1 – MUNICÍPIOS C/ MAIOR PARTICIPAÇÃO NO PIB
Globo.com. Veja os 100 municípios com maior participação no PIB. Economia e Negócios. In Site Globo.com. Disponível em:< > Acesso em: outubro 2008 Gráficos e tabelas facilitam a compreensão e valorizam a pesquisa Vale ressaltar que para efeito deste artigo entendemos estratégia de forma abrangente conforme proposto por Serra2 ao condensar várias definições: “O cjto dos meios que uma organização utiliza para alcançar seus objetivos”. 2 SERRA, Fernando et alli. Administração Estratégica. RJ: Ed Reichmann & Affonso Editores, 2004 Posi-ção Municípios PIB em reais Participação (%) São Paulo-SP ,00 12,26 Rio de Janeiro-RJ ,00 5,54 Brasília-DF ,00 3,75 Curitiba-PR ,00 1,39 Belo Horizonte-MG ,00 1,32 Porto Alegre-RS ,00 1,30 Manaus-AM ,00 1,27 Barueri-SP ,00 1,04 Salvador-BA ,00 1,03 10º Guarulhos-SP ,00 1,01 – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

31 Prof e Consultor Roberto Santos
EX. DE ARGUMENTAÇÃO Além disso, as grandes metrópoles normalmente concentram também as melhores instituições de ensino3, o que permite não apenas o desenvolvimento de Pesquisas e Estudos em parceria, como também o recrutamento de profissionais bem-qualificados, para todas as empresas ali instaladas, não permitindo assim o uso de informações privilegiadas que por si só possam garantir resultados às empresas. (DADO ESTRUTURAL que reforça o argumento anterior, quanto mais argumentos mais sólida sua conclusão) (É comum escrever e por estar muito envolvido achar que o leitor inferirá sozinho onde se quer chegar, não é verdade, facilite o trabalho do leitor e conclua seu raciocínio demonstrando onde vc. quer chegar com seus argumentos) E justamente este ambiente de alta concorrência e de poucos privilégios que faz com que as empresas ofereçam produtos cada vez mais parecidos, (ligação com o problema) por isto a Estratégia baseada na Diferenciação4 proposta por Porter, à primeira vista parece ser a mais natural das respostas, por ter como foco o fornecimento de bens que sejam percebidos pelos clientes como superiores ou mais atraentes que os da concorrência, apesar de seus preços mais altos, (ligação com o problema) no entanto as pressões concorrenciais provocadas por potências emergentes como a China podem colocar por terra esta lógica, devido à corrosão das margens de lucro. 3 PIMENTA, Ângela. Esqueça os países. O poder está com as cidades. Exame, SP, 05/12/2001. 4 PORTER, Michel. Estratégia Competitiva. RJ: Ed. Campus, 05/12/2001. – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

32 ELABORAÇÃO DA INTRODUÇÃO
Na introdução deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado. – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

33 ELABORAÇÃO DA INTRODUÇÃO
Veja os ITENS que devem estar presentes: breve contextualização e importância do assunto objeto de estudo o ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado; trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema as justificativas que levaram a escolha do tema, o problema de pesquisa, a hipótese de estudo, o objetivo pretendido, o método proposto, a razão de escolha do método e principais resultados.” (GUSMÃO; MIRANDA 1997 apud RELATÓRIO... [2003]). – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

34 ELABORAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO
Parte principal e mais extensa do trabalho, deve apresentar a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão. Divide-se em seções e subseções conforme a NBR 6024, 2003. . – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

35 ELABORAÇÃO DAS CONCLUSÕES
As conclusões devem responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipóteses; devem ser breves podendo apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros Relação entre os fatos levantados e a Teoria. Implicações de ordem prática do Estudo. Limitações do Estudo. Confrontação entre os Objetivos do Estudo e os resultados encontrados. – inferência e sugestões, mas não responde diretamente o problema. Se algo é desejável ou indesejável, boa ou má , certa ou errada. Gerais e especificos. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

36 Referências Bibliográficas:
PARA LIVRO INTEIRO: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título da obra em negrito. Local: Editora, 20XX SOBRENOME DO AUTOR EM MAIÚSCULO (VÍRGULA) Nome do autor (PONTO) Título da obra em negrito (PONTO) Local (DOIS PONTOS) Editora (VÍRGULA) Data De Publicação (PONTO) D'ONOFRIO, Sérgio. Metodologia do trabalho intelectual. São Paulo: Atlas, 1999. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

37 Referências Bibliográficas:
PARA CAPÍTULOS OU PARTES DE LIVRO: AUTOR DO CAPÍTULO, Xxxx.// Título do capítulo.// In: AUTOR (do livro).// Título da publicação em negrito.// edição.// Local: editora, ano.// volume,// Tomo,// nº do capítulo,// página inicial-final do cap. O autor do capítulo é o mesmo do livro: SALVADOR, Ângelo Domingos. Encaminhamento de um projeto de pesquisa. In:___________. Métodos e Técnicas de Pesquisa Bibliográfica. Porto Alegre: Sulina,1986. cap. 1, p O autor do capítulo não é o mesmo do livro: SANTOS, Roberto. Artesanato Paulista: técnicas e materiais da terra. In SETUBAL, Maria Alice (coord). Terra Paulista: Histórias, arte, costumes. São Paulo: CENPEC, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, v. 3, pgs 117 a 139 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

38 Referências Bibliográficas:
PARA PERIÓDICOS: AUTOR DO ARTIGO, Xxxx.// Título do artigo.// Título do periódico em negrito, local de publicação, v., n., p. inicial final,mês abreviado, ano. Com autor: CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e jurisdição. Revista de Processo, São Paulo, v. 15, n. 58, p , abr./jun., 1990. Sem autor: MANDADO de Injunção. Revista de Direito Público, São Paulo, v. 23, n. 94, p , abr./jun., 1990. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos

39 Referências Bibliográficas:
PARA JORNAIS: AUTOR DO ARTIGO, Xxxx.// Título do artigo.// Título do Jornal em negrito, local de publicação, dia, mês abreviado e ano. Seção ou suplemento, página inicial-final, número da coluna. Com autor: PEREIRA, José. A vida universitária: pontos de reflexão. Jornal do Brasil, São Paulo, 20 jun Caderno D, p. 5. Sem autor: BIBLIOTECA climatiza seu acervo. O Globo, Rio de Janeiro, 4 mar p. 11, c. 4. 19/04/2017 Prof e Consultor Roberto Santos


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